O luxo em Roma tem um nome: Via dei Condotti, conhecida simplesmente como Via Condotti.
É nessa rua de aproximadamente 300 metros de comprimento que estão algumas das mais caras marcas italianas e internacionais: Dior, Prada, Giorgio Armani, Louis Vuitton, Hermés, Bulgari, Burberry somente para citar algumas.
A rua está sempre bem cheia, não só de clientes que realmente podem comprar artigos de luxo, mas também de milhares de turistas que observam os produtos nas vitrines, e também tem quem até tire fotos na porta da sua loja de marca preferida.
Leia também:
- Pizza Napolitana: a história da pizza que conquistou o mundo
- Carnaval de Veneza: celebração suntuosa e cheia de magia
- Pontos Turísticos de Roma para colocar no seu roteiro
A Via Condotti nasceu como rua comercial de luxo em 1905, quando a marca Bulgari decidiu abrir uma loja ali. A famosa joalheria estava em busca de uma rua bem central, por onde passassem e/ou morassem pessoas ricas. Bingo!
Pouco a pouco foram chegando novas marcas de luxo, até que em 1963, aproximadamente 40 comerciantes decidiram criar a associação comercial Via Condotti, para defender a preservação da rua, segurança, limpeza e também ter poder decisivo quanto a novas marcas de luxo que queiram se posicionar ali.
Como a Via Condotti não é uma rua não muito comprida, nas ruas próximas também podem ser encontradas outras lojas de marcas de luxo, marcas bem conhecidas internacionalmente, e também marcas de semi-luxo italianas.
Uma das vitrines mais famosas é a da loja Louis Vuitton, que há alguns anos abriu uma outra loja beemmm maior numa praça ali bem pertinho, a Piazza San Lorenzo in Lucina.
Mas mesmo assim mantiveram a filial da Via Condotti, porque é por lá que passam turistas e locais ávidos por compras que denunciam um certo status quo.
Leia Mais:
- Piazza di Spagna: entre luxo, beleza e a arte de Bernini
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapa
- Piazza San Lorenzo in Lucina: novo point do luxo em Roma
Uma vez passei na Via Condotti e vi que uma loja estava aberta bem além do horário, e que na porta havia dois seguranças. Depois li nos jornais que a Jennifer Lopez estava em Roma, e queria torrar uma graninha fazendo compras.
Nas proximidades da Via Condotti também temos as “primas pobres” (contém ironia!) do luxo, ou seja, outras ruas que também têm lojas de luxo, mas não tem nem metade da visibilidade da Via Condotti: Via Borgognona (que nos últimos anos passou a abrigar bons lugares para comer, e inclusive foi a localidade escolhida pela loja Stella Mc Cartney), Via Frattina e Via del Babuino, só para citar algumas.
Nessa rua encontra-se o bar mais antigo de Roma: o Antico Caffè Greco, e nos arredores também encontram-se alguns dos melhores hotéis cinco estrelas de Roma: Hotel d’Inghilterra, Hassler e Hotel de Russie.
Sem falar do patrimônio artístico e cultural como a Escadaria da Piazza di Spagna (Scalinata di Spagna) com a igreja de Trinità dei Monti ao final da escadaria, a Academia da França e a Fonte da Barcaccia (1629), de Pietro Bernini, pai de Gian Lorenzo Bernini.
Quais são as marcas atualmente presentes?
Dior, Gucci, Bulgari, Angeletti (joalheria de luxo italiana), Louis Vuitton, Valentino, Max Mara, Céline, Relógios Swatch, Loro Piana, Stuart Weitzman, Alberta Ferretti, Miu Miu, Balli, Omega, Swarovski, Max & Co, Trussardi, Dolce e Gabbana, Tod’s, Furla, Church’s, Ermenegildo Zegna, Burberry, Salvatore Ferragamo, Hermès, Jimmy Choo, Carlo Eleuteri (uma famosa joalheria italiana bem de luxo com filiais em Milão, Veneza, Florença, etc.), Mont Blanc, Giorgio Armani, Cartier, Damiani, Prada, Moncler.
E se você também precisar de alimento para a alma, visite a belíssima Igreja da Santíssima Trindade dos Espanhóis (Chiesa della SS.MA Trinità degli Spagnoli). Fiquei de queixo caído com a cúpula.
Bom passeio… ou melhor… boas compras!
Como chegar: pegue a linha A do metrô e desça na estação Piazza di Spagna. A rua está logo à esquerda da saída do metrô.
Oi !! Gostaria de saber se vc me indica uma loja q venda perfume da calvin klein?? Obrigada.. Bjos
Muito obrigada!!!