Início Uncategorized Ver Roma do Alto: As 11 Melhores Vistas Panorâmicas de Roma

Ver Roma do Alto: As 11 Melhores Vistas Panorâmicas de Roma

Publicado em:

Com um skyline baixo, visto que não há arranha-céus no centro, existem muitos lugares para ver Roma do alto.

A maior parte das melhores vistas panorâmicas de Roma são grátis, e delas podemos ver ruínas, natureza, tetos dos monumentos e cúpulas das igrejas, inclusive da Basílica de São Pedro.

A seguir então uma seleção de 11 lugares para ver Roma do alto, a maioria completamente grátis.

Leia Mais:

Vista do Terraço Panorâmico do Vittoriano

ver roma do alto no vittoriano

Um dos melhores lugares em absoluto para ver Roma do alto, e que inclusive muita gente ne sabe, é o terraço panorâmico do Vittoriano, também conhecido como Altare della Patria. 

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Para chegar ao terraço panorâmico, é necessário subir toda a escadaria do Vittoriano (na verdade há algumas varandas panorâmicas onde já podemos um pouquinho ver Roma do alto)  e chegar até a parte posterior do monumento para pegar o elevador de vidro.

O bilhete para subir de elevador custa 10 euros, não aceita e nem faz desconto para quem tem Roma Pass, e também não aceitam pagamentos com cartão de crédito. Menores de idade não pagam. Jovens de 18 a 25 anos tem 50% de desconto.

Terraços Panorâmicos do Fórum Romano e do Palatino

ver roma do alto no fórum romano

No meio das ruínas milenares do império romano, a dizer, o Fórum Romano e o Palatino

existem seis mirantes dos quais é possível ver a cidade do alto. Eles estão localizados a Norte, Sul, Leste e Oeste, portanto, dá para ver o Coliseu, a cúpula da Basílica de Santa Maria Maggiore, as costas do Vittoriano.

Pra finalizar, dá para ver o Circo Máximo e o Rio Tibre. Simplesmente imperdível. E ainda a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Terrazza Caffarelli, no teto dos Museus Capitolinos

No teto dos Museus Capitolinos existe um café-bar-restaurante com terraço panorâmico, a Terrazza Caffarelli.

A cafeteria e o terraço também possuem acesso externo, portanto não é necessário visitar os museus para chegar até lá.

Mesmo que você não consuma nada, usufrua da vista panorâmica maravilhosa que se tem lá de cima. Se o dia for ensolarado, melhor ainda!

Vista do romântico Giardino degli Aranci

 ver roma do alto

Giardino degli Aranci fica perto o Circo Máximo, ao lado de Testaccio e se debruça para o rio Tibre, presenteando-nos com uma lindíssima vista para Trastevere, com direito também a ver a majestosa cúpula da Basílica de São Pedro no fundo.

Graças à maravilhosa vista panorâmica é um dos passeios preferidos de casais apaixonados e para quem quer fazer uma bela sessão de fotos.

Gianicolo: uma das vistas mais abrangentes de Roma

ver roma do alto no gianicolo

O Gianicolo não faz parte das sete colinas históricas de Roma, mas é um  dos melhores lugares para ver Roma do alto.

A colina fica na parte alta do bairro Trastevere, portanto, é fácil chegar lá após ter feito um passeio por esse que é um dos bairros mais tradicionais da cidade.

Outra coisa bem interessante, é que o Gianicolo também fica a uma distância breve do Vaticano: a gente vê a Cúpula da Basílica de São Pedro.

Roma vista do alto é linda. O melhor? É um passeio totalmente grátis e bem relaxante! Até porque além da vista panorâmica, o lugar também é um parque público.

Cúpula da Basílica de São Pedro

roma do alto basílica

Cúpula da Basílica de São Pedro, com mais de 130 metros de altura, proporciona uma das mais mais fantásticas e inesquecíveis vista de Roma, sobretudo em um dia ensolarado.

A obra-prima da arquitetura é um dos projetos de Michelangelo, que na verdade não a viu completa. Quando o artista faleceu em 1564, a obra ainda estava no tambor.

Dá para reconhecer vários lugares de Roma, e até a parte de cima do Coliseu.

Roma é mesmo uma cidade super cenográfica do alto e, apesar do esforço, esse é um passeio que vale a pena… se o seu preparo físico assim o permitir.

Terraço da loja de departamento Rinascente com Champanhe Bar

A Rinascente é uma das lojas de departamento mais chiques de Roma e da Itália.

Nos últimos dois andares há uma praça de alimentação e um dos restaurantes tem uma varanda aberta.

Mais o que faz mesm o bastante sucesso é o terraço panorâmico, onde a partir das 17h funciona um bar de champanhe da Moet et Chandon.

O terraço é aberto gratuitamente ao público até as 17h. Depois o  acesso é para os clientes do bar.

Rooftops: bares e restaurantes com vistas panorâmicas fantásticas

ver roma do alto nos rooftops

Roma é uma cidade com o skyline baixo, e no centro da cidade não há arranha-céus. Isso faz com que os Rooftops em Roma tenham uma visão mais do que privilegiada.

Isso faz com que muitos hotéis, centros culturais e lojas de departamentos tenham restaurantes e bares com vista panorâmica.

Inclusive é a chance de ver ícones como o Coliseu, a Cúpula da Basílica de São Pedro, e tantos outros edifícios monumentais, enquanto tomamos um drink ou consumimos uma boa refeição.

Para ver uma lista com os melhores bares com terraço panorâmico, leia: Rooftops em Roma: restaurantes e bares com vista panorâmica

Terraço do Jardim do Pincio, na Villa Borghese

vista panorâmica de roma

Um dos pontos alto de um passeio na Villa Borghese, é que na parte que dá para a monumental Piazza del Popolo, existe um terraço panorâmico: a Terrazza del Pincio com uma fantástica vista panorâmica de Roma.

Ali embaixo a Piazza del Popolo e lá no fundinho à esquerda, vemos a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Terraço na Scalinata di Spagna

ver roma do alto

A Piazza di Spagna é famosa porque ali começam os degraus da Escadaria Espanhola (Scalinata di Spagna) que conduz até a Igreja di Trinità dei Monti.

Do topo da escadaria, é possível ver os tetos, muitaos apartamentos com coberturas cheios de plantas e as inúmeras cúpulas das igrejas.

Durante a primavera, a escadaria é protagonista de uma maravilhosa mostra de azaleias. Nos seus degraus são colocados enormes vasos dessa planta, o que faz com que o local atraia uma quantidade ainda maior de turistas.

Terraço da Villa Maraini: Centro Cultural Suíço

Um dos lugares mais cenográficos para ver Roma do alto é a Torre Belvedere da Villa Maraini, sede do Instituto Suíço de Roma, nos arredores da Via Veneto.

Tradicionalmente a vista panorâmica completa (360º graus) mais alta de Roma é aquela da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas, alto lá!

O Vaticano é um Estado independente, então se consideramos que o seu território não faz parte da cidade de Roma, os suíços ganham a parada!

Em tom de brincadeira, a funcionária da Villa Maraini tentou nos convencer que essa é efetivamente a vista mais alta de Roma.

Independente da disputa entre a Suiça e o Vaticano, posso dizer que a vista é WOW! Fenomenal!

Terraço Panorâmico do Coliseu

Talvez muitos não saibam que durante o ano é possível fazer uma visita ao terraço panorâmico do Coliseu. Uma maneira diferente e interessantíssima de conhecer um dos monumentos mais visitados do mundo

É possível passear pelo terceiro andar ou terraço panorâmico, para uma vista mais do espetacular de toda a área arqueológica ao redor do monumento. Se fizer um belo dia de sol, dá para ver as colinas nos arredores de Roma, ou seja, a região dos Castelli Romani.

É incrível passar uma hora mergulhada na história tendo como pano de fundo uma vista panorâmica espetacular. Essa é mais uma das vistas panorâmicas excepcionais da área arqueológica de Roma, além daquela do terraço panorâmico do Vittoriano.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -