Início Toscana Onde Ficar em Florença : Hotéis em Florença

Onde Ficar em Florença [2021]: Hotéis em Florença

Publicado em:

Escolher onde ficar em Florença pode ser fundamental para o sucesso da sua viagem à Toscana e bate-voltas nos arredores, como Pisa, Lucca e vinhedos do Chianti.

Comparando com outras cidades italianas, Florença é pequena e não há uma enorme diferença nas características dos bairros: são todos charmosos e bem cuidados.

Ao buscar hotéis em Florença, é bom saber que algumas áreas de Florença são mais práticas, outras mais perto da estação de trem, outras muito lotadas de turistas e, em quase todo o centro histórico é proibido estacionar.

Leia mais:

Então é muito bom estudar bem onde ficar em Florença, de acordo com as suas necessidades logísticas: você vai passear só em Florença ou vai fazer passeios de bate e volta?

Então vamos às dicas práticas sobre onde ficar em Florença:

Arredores da Estação Santa Maria Novella: ideal para quem vai fazer bate e volta

Os arredores da principal estação ferroviária de Florença são bem bonitinhos. Logo de cara, quando saímos da estação e atravessamos a rua indo em direção ao “miolo de Florença”, já damos de cara com uma das principais e mais importantes igrejas de Florença e da Itália: a Igreja de Santa Maria Novella.

Basílica de Santa Maria Novella, que fica basicamente colada na estação de trem. | Crédito: Shutterstock

Meu conselho: se você vai buscar hotéis em Florença perto da estação, é ficar em ruas que não fiquem necessariamente de frente para o vai e vem do terminal ferroviário, mas alguns metros mais à frente.

Ficar aqui perto da estação pode ser bem prático para quem vai pegar um trem e visitar Pisa, Lucca, Arezzo, Volterra, Siena, Bolonha e até mesmo quem vai um pouco mais longe: Roma e Veneza.

Em uma das minhas viagens a Florença, apesar de ter ficado no centro histórico, eu estava a 30 minutos a pé da estação de trem.

++ Leia também | Onde ficar em Siena: hotéis dentro e fora das muralhas medievais

Então para fazer os passeios bate e volta, considerando chegar na estação pelo menos 15 minutos antes do horário de saída do trem, fazia com que eu tivesse que sair do hotel pelo menos 1 hora antes.

Piscina no rooftop do Gran Hotel Minerva, inclusive com vista para a Catedral de Firenze.

Boas opções nessa área da cidade são alguns hotéis em Florença localizados na Praça de Santa Maria Novella, uma das mais cenográficas da cidade: o Gran Hotel Minerva quatro estrelas com piscina no rooftop, e também o Hotel Rosso 23, com vista para a igreja de Santa Maria Novella.

Como na minha última viagem a Florença eu também iria fazer bate e voltas, acabei escolhendo ficar no c-hotels Club, que fica literalmente a 2 minutinhos a pé da estação de trem. Quartos espaçosos e modernos, café da manhã farto e atendimento ótimo na recepção e dos funcionários do hotel.

++ Passeio de 1 dia de Florença para vinícola na Toscana, almoço incluído

Onde ficar em Florença bem no “miolo do centro histórico”:  

Algumas coisas que procuro entender nas cidades italianas quando estou procurando um hotel é: onde fica o miolo da cidade, e se a estação de trem fica perto ou longe do centro.

Nesse caso, para escolher onde ficar em Florença, o que eu considero o coração da cidade é justamente a sua parte mais turística: os arredores da Catedral de Santa Maria del Fiore, da Galleria degli Uffizi, da Piazza della Signoria.

A Piazza della Signoria, com ao fundo o Palazzo Vecchio e à direita a Loggia dei Lanzi. | Crédito: Shutterstock

Acho que o privilégio de passar inúmeras vezes pela Catedral de Santa Maria del Fiore e dali chegar ao Uffizi, depois quem sabe, parar para um cafezinho nas confeitarias históricas, estar perto de tudinho mesmo é uma grande vantagem.

Mas também é a área mais cheia da cidade durante a alta temporada. Eu escolheria um hotel em Florença ou até mesmo um apartamento com janelas com um ótimo isolamento acústico. E também optaria com um hotel com vista para a cúpula do Duomo!

Para quem quer um lugar sossegado, charmoso, com terraço e vista para a cidade, uma escolha bem acertada é ficar no Your Florence. Para quem prefere um hotel charmoso, em um prédio histórico uma ótima pedida é o Relais Hotel Centrale. Outra pedida para suítes e apartamentos com charme (tipo de hospedagem que gosto muito) é o Martelli 6 Suite & Apartments. Há vários tipos de suítes, com preços variados.

++ Leia Mais | Documentos para entrar na Itália como turista

Hospedagem em Florença entre o Borgo Santa Croce e o Mercato Santo Ambrogio

Em uma das minhas últimas viagens a Florença, tive o privilégio de ficar no centro, mas não exatamente no burburinho. Minha hospedagem ficava entre o charmoso Borgo Santa Croce e bem colada no Mercato Santo Ambrogio.

Procura hotéis na Toscana? Clique na cidade para achar o seu!
 Siena  Florença Pisa Lucca Arezzo
 Chianti  Montalcino Capalbio Florença Livorno
 Isola d'Elba  Chianti Siena Orbetello Florença
A fachada da emblemática Basílica de Santa Croce. | Crédito: Shutterstock

Essa localização fica a poucos minutos da Catedral de Florença, mas o curioso é que em 15-20 minutos de caminhada a cara da cidade muda: menos turistas, muito mais lugares frequentados pelos florentinos.

Como falei, se a gente quiser mais burburinho, é só caminhar 15 minutinhos e chegar às atrações mais famosas da cidade. Para mim esse é uma das minhas áreas preferidas onde ficar em Florença.

Nessa área da cidade há menos redes de hotéis e mais opções de apartamentos na modalidade tipo airbnb.

Boas opções são A Maison du Sage, com vistas para a Basílica de Santa Croce e que dista 5 minutos da Galleria degli Uffizi, o elegantíssimo Palazzo Roselli Cecconi, que serve café da manhã em um maravilho terraço e também o hotel Home Florence (4 estrelas).

Hotéis no Oltrarno, ou seja, do outro lado do Arno

Em uma das minhas primeiras viagens a Florença, e lá se vão mais de vinte anos, eu fiquei hospedada no Oltrarno. Oltrarno significa Oltre l’Arno, ou seja, do outro lado ao Arno, o rio que corta a cidade.

Crédito: Shutterstock por Andrea Bonfanti

Os principais “bairros” do Oltrarno são Borgo Santo Spirito e San Frediano.

Para mim o que me encanta desse “outro lado” de Florença é que temos menos monumentos e obras de arte, mas é aqui que estão os artesãos: ali encontramos ourivesaria, tapeçaria, lojas de sapatos e bolsas, joalherias, perfumarias.

Também é o lado dos barzinhos frequentados pelos moradores locais, das festas nas praças, do agito tipicamente florentino. Sem esquecer do Piazzale Michelangelo, do Palazzo Pitti, dos Jardins de Bobboli. Todas essas maravilhas, também ficam do outro lado do Arno.

Para quem curte a atmosfera de alugar um apartamento elegante e aconchegante, uma ótima escolha é o Apartamento Santo Spirito, que não dista muito do Rio Arno. Para aqueles que preferem se hospedar em um hotel com elegância e a poucos minutos da Ponte Vecchio, a melhor opção é o hotel Palazzo Guicciardini.

Onde ficar em Florença sem se preocupar com estacionamento

Um dos problemas crônicos de Florença é que o centro histórico é “blindado”, ou seja, é uma área de acesso restrito. Para poder dirigir em Florença na verdade nós temos autorização somente para entrar, deixar as malas no hotel e imediatamente sair do centro histórico, sob pena de multas salgadas.

++ Saiba como evitar multas na Itália

Para resolver esse problema o ideal é escolher onde ficar em Florença em hotéis que tenham estacionamento para o cliente.

Selecionamos 5 hotéis que podem facilitar a sua vida nesse sentido:

Tenha uma coisa em mente: o fato de o hotel ter estacionamento próprio, não significa que o mesmo seja gratuito. Muitíssimos hotéis na Europa (com exceção de hotéis-fazenda e hotéis fora dos centros históricos) cobram uma taxa diária pela vaga de estacionamento.

++ Tour enogastronômico de 1 dia com saída de Florença

Hospedagem em Fiesole: nas colinas com vista para a cidade

Uma hospedagem fantástica em Florença, na verdade, fica fora da cidade: na cidadezinha de Fiesole.

Fiesole fica na província de Florença. Fazendo uma comparação banal, é como se Fiesole fosse um bairro mais afastado da cidade de Florença.

Fiesole é uma graça e muito charmosa. Vale a pena ficar aqui. | Crédito: Shutterstock

Conheci a cidadezinha há mais de vinte anos e fiquei completamente encantada.

Além de ser um lugar super agradável e tranquilo, às portas de Florença, Fiesole também possui importantes sítios arqueológicos como o Teatro Romano.

Uma das melhores opções de hospedagem em Florença é o hotel FH55 Hotel Villa Fiesole, que dista somente 7 km do centro histórico de Florença. Localizado em uma imponente vila toscana do séc 19, o hotel tem vista panorâmica para Florença.

Outra escolha muito válida é o Agriturismo Fattoria Di Maiano, um confortável e charmoso hotel fazenda com vista para Florença e uma ótima piscina. Tudo isso imerso no verde dos campos da Toscana.

Mais dicas para a sua viagem à Itália:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -