Você está aqui
Home > Cultura > Teatros infantis em Roma

Teatros infantis em Roma

Uma das melhores maneiras de passar um momento mágico com os pequenos durante uma visita a Roma é levá-los aos teatros infantis. Para nossa alegria, a grande maioria deles fica em bairros bem coladinhos no centro e facilmente alcançáveis com os meios de transporte que saem e/ou passam de áreas como Trastevere, Piazza Venezia, Termini, etc.

Temporada

As temporadas dos teatros (infantis ou não), geralmente duram do outono até meados do verão, ou seja, geralmente de Outubro até (no máximo) meados de Julho. No caso dos teatros infantis, as temporadas acompanham o calendário escolar. Aqui no hemisfério norte, as aulas geralmente começam em setembro e podem terminar a partir da primeira semana de junho, de acordo com a idade escolar dos alunos.

Portanto, de meados de Julho até meados de Setembro, a maioria dos espetáculos de teatros infantis pode estar dentro da programação de verão da Prefeitura de Roma, na grande maioria das vezes ao ar livre.

Reserve sempre antes:

Por experiência pessoal: não deixe para comprar o bilhete na hora, porque os teatros infantis estão quase sempre lotados, principalmente de Novembro até Maio, quando faz frio aqui na Europa e pais de crianças pequenas ficam à procura de atividades em locais fechados.

Dias e Horários:

Fundamentalmente os teatros infantis abrem aos sábados (tarde), domingos (manhã e tarde) e feriados (geralmente à tarde). Durante a semana (parte da manhã) eles abrem somente para as escolas e para quem reserva para festas. Mas, se quiser tentar levar seu filho durante a semana, contate o teatro.

Os Teatros:

 

Teatro Verde

teatro_verde
O Teatro Verde é um dos mais famosos teatros infantis de Roma e é bem fácil chegar lá. Durante o ano alguns espetáculos são realizados dentro do Villino Corsini, um teatro que fica dentro da Villa Pamphili (um dos maiores parques verdes de Roma) e, com certeza, durante a alta temporada de verão é possível inclusive participar de colônias de férias (geralmente a inscrição é semanal, mas podem realizar atividades de somente um dia).

A programação é bem variada, com os clássicos da literatura infantil (Chapeuzinho vermelho, Os três porquinhos, Rapunzel, etc.), a musicais infantis e teatros de fantoche. Não se acanhe se seu filho não falar italiano, porque principalmente os clássicos infantis são compreendidos e conhecidos universalmente.

Endereço: Circonvallazione Gianicolense 10 (fica em frente à Estação Trastevere).

Site: http://www.teatroverde.it/Facebook: https://www.facebook.com/teatro.verde

Como chegar: pegar o bonde 8 (Piazza Venezia-Casaletto) ou o ônibus H (Termini-Capasso) deixam bem na porta, tanto na ida quanto na volta. De Trastevere até lá são 10 minutos. De Termini (saindo do ponto final) leva-se em média 20-25 minutos. Para saber as paradas e ver os mapas dos ônibus, consulte o site da empresa de transportes municipal: http://www.atac.roma.it/. Coloque o número do ônibus na caixa de busca TROVA LINEA (ENCONTRAR A LINHA)

Compra de bilhetes: Os bilhetes podem ser reservados por e-mail, por telefone ou diretamente no site do teatro http://www.teatroverde.it/cartellone/

Teatro Vascello

teatro v

O Teatro Vascello fica no bairro Monteverde Vecchio, bem perto do Gianicolo e, nesse ponto, é praticamente “quase uma continuação do Trastevere”.
O espaço é teatro (para adultos), cinema e nos finais de semana há uma programação infantil. A diferença dos demais teatros, aqui há uma programação mista para adultos e crianças, e oficina/cursos de teatros para crianças e adolescentes.

O teatro é bem grande e confortável e nos arredores há vários bares e restaurantes bem legais, para um brunch, aperitivo ou uma refeição completa mesmo.

Endereço: Via G. Carini 78 – Tel: 06/5881021 – 06/5898031

Como chegar: O modo mais fácil é pegar o ônibus 44 (Piazza Venezia-Montalcini) e descer na parada Carini/Bonnet ou Regnolo/Quattro Venti. Você pode pegá-lo no ponto final (Piazza Venezia), mas também no Trastevere e apreciar a linda subida que separa o Trastevere de Monteverde Vecchio. Para saber as paradas e ver os mapas dos ônibus, consulte o site da empresa de transportes municipal: http://www.atac.roma.it/. Coloque o número do ônibus na caixa de busca TROVA LINEA (ENCONTRAR A LINHA)

Site: http://www.teatrovascello.it/ – Facebook: https://www.facebook.com/TeatroIlVascello

Compra de bilhetes: ainda não está ativada a compra de bilhetes on-line, mas eles podem ser reservados por telefone ou e-mail e retirados no dia do espetáculo.

Il San Carlino: teatro de fantoches na Villa Borghese

Teatro Sancarlino 2012 / I Vestiti nuovi dell'Imperatore

Esse é um dos meus teatros preferidos, porque fica numa casinha de madeira super fofinha dentro da Villa Borghese, o maior parque verde dentro do centro de Roma. Pode ser uma maneira de passar uma manhã ou uma tarde bem divertidos e, dali, aproveitar para fazer outros programas infantis como visitar o Zoologico, ou a Ludoteca, alugar uma bicicleta ou um kart, fazer um piquenique no parque. Mas, fundamentalmente, a Villa Borghese oferece muitos programas para os adultos também, como visitar a esplêndida Galleria Borghese, a Casa do Cinema ou, durante o verão, assistir a uma peça de Shakeapeare no Shakespeare Globe Theatre de Roma.

As peças são feitas com fantoches, atores e muita música. Então a diversão é garantida, mesmo para quem não fala italiano.

Endereço: Viale Valadier (dentro da Villa Borghese).

Como chegar: pegar o metrô A, descer na Piazza del Popolo, entrar na Villa Borghese pelo Terraço do Pincio e dali caminhar cerca de 200 m. Para saber as paradas e ver os mapas dos ônibus, consulte o site da empresa de transportes municipal: http://www.atac.roma.it/. Coloque o número do ônibus na caixa de busca TROVA LINEA (ENCONTRAR A LINHA)

Site: http://www.sancarlino.it/it/ – Facebook: https://www.facebook.com/sancarlino

Compra de Bilhetes: Os bilhetes podem ser reservados por e-mail, por telefone ou diretamente no site do teatro http://sancarlino.bookingshow.com/sancarlino/Default.aspx

Fotos: Divulgação, exceto Teatro Verde: Luciana Rodrigues


Mais dicas de Roma com crianças


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top