Amo Street Art e para quem vive em Roma, uma “arte viva, jovem e visual” é de grande importância.
Por quê? A primeira coisa que vem em mente a quem visita Roma são ruínas, monumentos, arte canônica (Michelangelo, Caravaggio, Rafael, etc.), fontes renascentistas e tudo mais que sabemos que a cidade oferece.
Para quem mora aqui, isso tudo é elevado à enésima potência! Não é toda cidade do mundo que você sai do metrô e dá de cara com uma das sete maravilhas do mundo. Sim, amigos!
Leia também:
- O que fazer em Milão: 20 dicas para curtir a cidade
- A Basílica Papal de São Paulo Extramuros
- Street Art: Wall of Fame no Bairro Ostiense
Sabem quantas vezes fiquei esperando o ônibus e vendo o Coliseu ali na minha frente?
Mas é justamente por isso, no meu modesto parecer, que precisamos de algo que esteja acontecendo agora! Cor e movimento. Diacronia x Sincronia.
Nada melhor que a Street Art. Fresca, moderna, jovem, colorida. Cores da periferia que se contrastam com o branco mármore dos monumentos e esculturas antigas dos ambientes mais requintados e das belas praças do centro histórico.
Foi assim que nasceu Big City Life Tor Marancia, o projeto de arte urbana que deu novos ares a um condomínio de apartamentos populares no bairro de Tor Marancia. O projeto teve a participação de 18 artistas internacionais, a participação dos moradores e o lugar hoje é um dos mais cool de Roma. Vale a pena ir até lá.
Big City Life Tor Marancia não é um projeto isolado de street art, mas faz parte de um fenômeno crescente de áreas mais periféricas (hoje em dia nem tão mais periféricas assim), antigos bairros industriais com galpões abandonados que hoje são ocupados por museus, restaurantes posh, etc. cujos muros dão lugar a algo de inovador. Um dos primeiros e mais sérios projetos foi aquele do Wall of Fame, do bairro Ostiense.
Leia o post:
Para admirar as pinturas é necessário entrar no condomínio de varais estendidos nas janelas. Ver aquelas casas dá um certo sentimento de orgulho e melancolia.
Melancolia não por ser um condomínio popular, mas porque a construção civil para famílias de baixa renda é um projeto que foi completamente abandonado pelo governo.
E mesmo na simplicidade do local a gente vê tudo cuidadinho, tudo limpo… e os moradores orgulhosos da interação com quem vai até lá admirar as novas fachadas dos prédios.
Se você tiver um pouco de tempo e quiser fazer algo além do turismo canônico, vá até lá.
Como chegar a Tor Marancia?
Basta pegar o ônibus 716 que faz ponto final do Teatro Marcello (a ponto fica a menos de 100m da escadaria do Campidoglio) e em cerca de 15 minutos vocês chegam à Via di Tor Marancia. Do ponto de ônibus já dá para ver algumas fachadas pintadas.
Para saber o itinerário use o site dos transportes de Roma, que contém o mapa de todas as paradas, ou baixe a App para celulares. Site: https://www.agenziamobilita.roma.it/en.html
Visite também o site oficial do projeto, com um vídeo bem legal que conta a iniciativa e mostra alguns artistas trabalhando in loco: http://www.bigcitylife.it/
Bom passeio e descubra o lado B de Roma!
Quem diria que Roma teria alguns bairros com este tipo de arte? Como diz o Filipe M. Gomes é uma excelente forma de reabilitar e trazer uma nova dinâmica a estes locais 🙂
Roma tem boas surpresas além das antiguidades, e também muita arquitetura moderna.
Obrigada por comentar,
Luciana
Que maravilha! A arte urbana é uma excelente forma de reabilitar e trazer nova vida a alguns bairros. Em Portugal tem-se assistido a um crescente interesse por este tipo de arte (temos excelentes artistas), e não há dúvida que as cidades só têm a ganhar em apostar nesta forma de expressão. Obrigado pela partilha.
Eu amo street art, dá uma vida as ruas das cidades, né? Não que a Itália precise, mas sempre dá um toque descolado a mais. Lindas as suas fotos, adorei! Preciso voltar a esse país maravilhoso e dar mais atenção a esses detalhes!
gente quantas pinturas lindas! adorei as cores e principalmente aquele super geométrico!!! Nunca tinha visto esse lado de Roma <3
Meu Deus, que lugar lindo! Nem fazia ideia de um lugar assim em Roma. Vou colocar na listinha, amei o post e as fotos!
Que legal que Roma também tem uma parte moderna, com direito a street art e tudo… Realmente é necessário alguma coisa para contrastar com a parte antiga da cidade, principalmente para os moradores que vêem os pontos turísticos todos os dias
Uau! Arrasou com esse post! Mais um motivo para voltar para Roma. Nunca ia imaginar que tem um lugar assim na cidade. O Daniel também adora street art e ia adorar conhecer esse bairro. Obrigada por compartilhar!
Muito lindo, tá aí uma boa dica pra revitalizar alguns lugares! Adoro este tipo de arte que ao invés de “emporcalhar” as cidades como as pichações, deixa tudo muito mais bonito!
Nossa, adorei! Já quero conhecer. Principalmente porque eu sou apaixonada nesse tipo de arte hahaha 🙂 Lindo lindo! Obrigada por compartilhar conosco.
Nossa, que interessante! Realmente, para quem vive aí, deve chegar uma hora em que você não aguenta mais ver arte clássica, né? kkk Muito legal a ideia do post!
Nossaaaaaaaa eu e o marido ficamos impressionados com a beleza dessas obras de arte! E ainda fico pensando como isso funcionaria bem aqui no Brasil onde temos tantos condomínios populares decadentes. Quando voltar à Roma certamente irei visitar
bjs
Dani Bispo
Pois é, porque na verdade é uma maneira linda de revitalizar espaços urbanos. E os moradores ficam super orgulhosos do lugar onde moram.
Com certeza vocês vão gostar.
Beijocas