Você está aqui
Home > roteiro > Roteiro de 15 dias na Itália

Roteiro de 15 dias na Itália

Nesses muitos anos morando na Itália já ajudei alguns amigos e parentes a programarem suas viagens. E, claro, também já organizei vários roteiros para a família também. Um dos meus últimos desafios foi organizar um roteiro de 15 dias na Itália.

Esse roteiro de 15 dias na Itália engloba: Roma, Pompeia, Nápoles, Florença, Pisa, Bolonha, Veneza e Milão.

O planejamento da viagem foi feito para uma amiga que estava visitando a Itália pela primeira vez, e queria ver o máximo que pudesse, sem ter que correr muito, mas ao mesmo tempo sem ter que se delongar muitos dias em uma cidade.

Sua escolha foi ver mais localidades na primeira vez no país, e em uma próxima oportunidade explorar algumas localidades com calma. Conto aqui como foi a divisão desse roteiro de 15 dias na Itália.

Organização do Roteiro de 15 dias na Itália com um mapa na mão:

A primeira coisa que fizemos foi pegar um mapa da Itália para compreendermos que o país é pequeno, principalmente se comparado às dimensões territoriais do Brasil. Mas isso não significa que dê para correr de um lado para o outro em 1 dia e fazer bate-voltas tresloucados. Considere, por exemplo, que só o trecho Roma-Veneza leva 3:45h de viagem de trem, sem contar os tempos mortos: ir do hotel até a estação, chegar com alguns minutos de antecipação para esperar o trem, etc.

mapa-da-italia

Por isso, com o mapa nas mãos, estudamos as distâncias para compreender onde efetivamente fica cada cidade, e quais delas ficam próximas e/ou no caminho para outras cidades turísticas.

Outro ponto importante é compreender quais cidades podem ser alcançadas com os trens de alta velocidade e quais não, porque isso pode influenciar na escolha dos bate-volta.

Bate-voltas: o tamanho da Itália e o tamanho do Brasil

O Brasil possui 8.515.767 quilômetros quadrados, enquanto a Itália possui somente 301.336 quilômetros quadrados. Isso significa que a Itália cabe 28,2 vezes dentro do Brasil, ou que o Brasil é 28,2 vezes maior do que a Itália.

Claro que isso anima muito fazer viagens bate-volta, mas considere sempre que ao sair dos eixos principais, os deslocamentos dentro da Itália podem ser lentos (mesmo utilizando a malha ferroviária) e certas localidades só dá para chegar facilmente de ônibus.

tamanho-da-italia
Comparação de tamanhos feitos com o site www.truesize.com. Se você reparar, o Amazonas engole a Itália.

Esquema do roteiro de 15 dias na Itália

A seguir você vai encontrar o “esqueleto” do roteiro, sem descrição das atrações turísticas, mas um esquema de número de dias, saídas e chegadas.

Dia 1: Roma

Chegada em Roma pela manhã (os voos que vem do Brasil, com ou sem escalas em outros países europeus, costumam aterrissar em Fiumicino na parte da manhã)

Dia 2: Roma

Dia 3: Roma

Dia 4: Roma

Dia 5: Pompeia e Nápoles

Saída de Roma pela manhã cedo e chegada em Nápoles. Check-in no hotel para deixar as malas e passar o dia em Pompeia.

A viagem de Roma para Nápoles leva 1h10min e de Nápoles para Pompeia leva 00:35min.

Se preferir ir direito para Pompeia, sem passar no hotel para deixar as malas, é importante saber que terá que deixar malas e mochilas grandes no depósito para bagagens, que funciona das 8:30 às 19:30h. Qualquer bagagem que superar 30 x 30 x 15 mim deve obrigatoriamente ser deixada no depósito.

Tarde e noite em Nápoles

Dia 6 : Nápoles

Dia 7: Florença

Saída de Nápoles pela manhã cedo e chegada em Florença, com tempo de curtir bem o que fazer em Florença. A viagem leva 2:40h.

Dia 8: Pisa

Viagem a Pisa como bate-volta saindo de Florença. A viagem de trem leva 50 minutos. Retorno a Florença no final da tarde/dia.

Dia 9: Florença

Dia 10: Bolonha

Viagem a Bolonha como bate-volta saindo de Florença. A viagem leva 40 minutos. Retorno a Florença no final da tarde/dia.

Foram feitas escolhas de visitar Pisa e Bolonha como bate-voltas saindo de Florença porque são passeios de um dia, fáceis, rápidos e econômicos. Com isso não há necessidade de carregar malas.

Dia 11: Veneza

Saída de Florença pela manhã e chegada em Veneza em 2:20h.

Dia 12: Veneza

Dia 13: Veneza. De Veneza há sempre a possibilidade de também explorar Verona e Pádua, tendo um pouco mais de tempo ou não ficando um dia em Milão.

Dia 14: Milão

Saída de Veneza para Milão pela manhã cedo. Tempo de viagem 2:35h

Dia 15: Milão com retorno ao Brasil

Esse é um roteiro de 15 dias na Itália e que privilegia o Centro e o Norte do país, com uma pequena fuga até a parte “alta” do Sul: Nápoles. Pompeia, Pisa e Bolonha são visitadas como bate-volta, sem exigir pernoites.

Obviamente 15 dias na Itália podem englobar inúmeras opções de viagens e combinações. Tudo depende do gosto do freguês!

Leia Também:

Simulação de preço das passagens de trem

A seguir algumas simulações dos preços das passagens ferroviárias que serão necessárias para o seu roteiro de 15 dias na Itália. Todas as simulações foram feitas com aproximadamente dois meses de antecedência. Todas as simulações foram feitas com a Trenitalia, mas você também pode comprar alguns desses trechos com a companhia ItaloTreno. A única exceção é a passagem Nápoles-Pompeia que é operado pelo consórcio Ente Autonomo Volturno, que antigamente se chamava ferrovia Circumvesuviana.

Trecho Roma-Nápoles

A seguir o preço de dois trens: o Intercity que é leva o dobro de tempo do Frecciarossa (Trem de Alta Velocidade).

roteiro-15-dias-na-italia

Trecho Nápoles-Pompeia

Preço: 3,20 euros

roteiro-15-dias-na-italia-2

Trecho Nápoles-Florença

roteiro-15-dias-na-italia-3

Trecho Florença-Pisa

roteiro-15-dias-na-italia-4

Trecho Florença-Bolonha

roteiro-15-dias-na-italia-5

Trecho Florença-Veneza

roteiro-15-dias-na-italia-6

Trecho Veneza-Milão

roteiro-15-dias-na-italia-7

Um conselho: tenha muita paciência e procure bastante para ver se no site das companhias há alguma promoção. Quanto antes começar a procurar, melhor. Mas às vezes abrem promoções na última hora e é possível conseguir bilhetes com preços em conta.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

34 thoughts on “Roteiro de 15 dias na Itália

  1. O Blog me ajudou bastante. Estou planejando a minha viagem de 15 dias e praticamente utilizei seu roteiro com algumas adaptações.

  2. Boa tarde, estou me organizando para ir a Itália no início de 2019. Uma viagem de 15 dias. Irei sozinha, não tenho ninguém que me acompanhe. Você poderia Me indicar além dos passeios, lugares como estadia, restaurantes para ficar, que fosse prático e próximos de estações. Outra coisa. É fácil a compreensão e será que consigo aproveitar bem sozinha???

  3. Estou planejando uma estadia de 12 dias em Roma apenas. Desejo conhecer bem a cidade. o que pode me dizer à respeito?

  4. Ola Luciana,adorei o post e aproveitei ele para programar minha viajem a Itália , Chego no dia 13/11/18 a noite por Roma e Saio dia 25/11/18 por Milão , então se baseei no seu roteiro , excluindo Nápoles , de 13 a 17/11 Roma , dia 17 saida de Roma para Florença ate 21 /11 e aproveitar os bate e volta para Pisa e Bolonha dia 21 saida para Veneza até dia 23 e 23 ida para Milão até dia 25/11 , aproveitei uma promoção da Tap para aproveitar o stopover de 5 dias no Porto na casa de uma amiga , minha duvida é com quanto tempo antes consigo comprar as passagens de Trem e em qual site ? Obrigado pela ajuda

  5. Olá Luciana, estou com viagem marcada para Italia dia 11/04 e eeroeno dia 28/04. Chego em Roma e volto por Veneza. Pretendo alugar carro dia 16/04 e ir descendo até Florença. O que me diz!

  6. Olá Luciana, estou com viagem marcada para Italia dia 11/04 e eeroeno dia 28/04. Chego em Roma e volto por Veneza. Pretendo alugar carro dia 16/04 e ir descendo até Florença. O que me diz!

    1. Oi, Adilson,
      Acho que se vc chega por Roma e volta por Veneza, o ideal seria não descer, mas subir até Florença, certo?
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  7. Excelente post! Estou realmente planejando uma viagem de 15 a 20 dias pela Itália ano que vem e seu roteiro foi muito parecido com o que eu tenho em mente (para 15 dias, claro). Uma dúvida: eu poderia substituir uma ou outra viagem de trem por carro? Você recomenda?

    1. Oi, Rafael,
      Acho que deve ser considerado: se o lugar possui boa malha ferroviaria, vc evita vários pequenos problemas: custo de estacionamento (estacionar na rua pode custar de 1 a 2,50 euros por hora), encontrar vaga (em algumas cidades é um problema crônico).
      Agora, em cidades pequenas ou um tour pelo interior da Toscana, é indispensável ter um carro.
      Abs,
      Luciana

  8. Amei tudo!! Estamos pensando em ir em janeiro/18. Eu meu marido e filho q fará 13 anos durante a viajem! Só fiquei em dúvida se acha q o frio atrapalhará esse roteiro e se posso fazer invertido. Começando em Milão e terminando por Roma. Obrigada!!

  9. Olá, gostei do seu roteiro, você tem sugestão de hospedagem em Florença e Milão, que região é mais fácil. Vou com meu esposo agora em Maio, chegaremos dia 08 e ficaremos 13 dias, pensei em 5 dias em Roma, fazer base em Florença para fazer bate e volta para outros locais proximos e por fim Milão para voltar ao Brasil.

  10. Boa noite. Gostei muito da praticidade do roteiro.
    Você aconselha alugar carro para ficar os 15 dias?
    Tem sugestão de localização para estadia em Roma?

    1. 15 dias rodando pela Itália? Se o seu roteiro for somente cidades grandes como Roma, Florença, Pisa, Bolonha, Nápoles, Veneza, digo que não.
      Se já compreender cidades/regiões interioranas, seria necessário, sim.
      Quanto à Costa Amalfitana, um carro poder dar mais liberdade, mas os estacionamentos são poucos e caríssimos!
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  11. Boa tarde Luciana,
    Estou começando a planejar uma viagem de 18 dias para a Itália com minha mãe e tia (77 e 70 anos respectivamente). Será em julho de 2017 e Pensei em começarmos por Roma , seguirmos para Florença, Veneza e terminarmos em Milão, de onde retornaríamos para o Brasil. A intenção é conhecer as cidades sem correria, com tranquilidade. Receio ser necessário retirar uma delas e peço justamente sua ajuda nesse quesito: qual delas necessita de maior esforço físico (grandes distâncias para percorrer a pé, dificuldade de deslocamento, muuuuitas escadas…)? Está difícil decidir!!!!
    Obrigada

    1. Lylian,
      Roma, por exemplo, exige bastante caminhada, viu? E vai estar bem quente.
      O que eu aconselho, nesse caso, é fazer alguns passeios pela manhã, repousar nas horas mais quentes do dia, e voltar a sair mais para a parte da tarde.
      Considere que, como 18 dias de viagens, bem programado, dá para fazer todas essas cidades que você citou, sem correria.
      Se é a primeira visita ao país, aconselho não fazer uma maratona de coisas, mas o essencial e básico.
      Abraços,
      Luciana

  12. Boa tarde . Gostei muito do roteiro eu vou segui-lo em minha viagem para a Itália . Só Tenho uma duvida é melhor hospedar-se em Nápoles ou fazer um bate-volta de Roma para Nápoles ? Depois posso vir de Roma direto para Florença e continuar o roteiro conforme o descrito ?

  13. Oi, fizemos um roteiro de 12 dias,3 em Milão, 2 em Veneza, 3 em Florença e 4 em Roma. Você acha esse roteiro legal? Ou são muitos dias em algumas cidade?

  14. Oi…
    É mais vantajoso ir por Roma e sair por Milão?
    Estava pensando chegar por Roma e voltar por Roma então gostaria de saber qt tempo leva de Milão para Roma.

  15. Adorei suas dicas, é sempre bom indicações de quem mora no país, porém estou em duvida pois meu roteiro de 15 dias sai de Veneza para baixo sem passar por Milão e estamos muito afim de ir à Sicilia, mas não sabemos se dara tempo, passando por Florença, Pisa, Roma e Napoles nesse tempo, se puder me ajudar agradeço. Abraço.

    1. Michelle, eu falei em Milão porque geralmente os voos aterrissam em Milão ou Roma, a menos que você esteja fazendo escala em outro lugar. Nesse caso comece por Veneza mesmo.
      Não, ir à Sicília requer pelo menos 1 semana de viagem somente para conhecer uma pequena parte. A Sicilia exige pelo menos uns 7-10 dias para conhecer algumas localidades.
      Abraços e boa viagem,
      Luciana

  16. Gente, adorei o roteiro! É bem meu caso e estou precisando de dicas pois minha viagem está chegando e não vi nada ainda!!! Chego em Roma dia 14/10 pela manhã e retorno dia 31/10 saindo por Milão. Minha dúvida é: reservas de hostel antes ou na hora? estou indo de mochila, sem frescuras, e ainda não reservei nada, até pq nao tinha o roteiro, mas seguindo sua sugestão, devo fazer as reservas antes e ficar amarrada ou tem condições de chegar e achar um local bacana pra ficar? Ou é arriscado? Obrigada!

  17. Bom dia! Adorei a dica, só tenho uma dúvida. Eu aluguei um carro, achei mais prático, pois estou com criança. Gostaria de saber se consigo fazer esse roteiro de carro?
    Chego em Milão, pego trem e vou para Nápoles, onde irei pegar o carro e vou subindo.
    Qtos dias vc recomenda em cada lugar? Irei em outubro. bjsss

    1. O roteiro de carro exigirá um pouco mais de organização e, sobretudo, tentem ficar em hotéis que oferecem estacionamento e/ou sejam conveniados com estacionamentos.
      Quanto aos dias em cada lugarm tem uma sugestão no próprio post. Acredito que devem considerar o ritmo conforme as necessidades da criança e, quem sabe, até eliminar alguma cidade.
      Um abraço,
      Luciana

  18. Boa tarde. Gostei muito do post! Visto que ficarei 15 dias na Itália e entrarei por Roma e sairei por Milão. Tenho um amigo que mora na região de Ancona. Há tempo para acrescentar alguns dias na casa dele? O que poderei visitar nesta região? Minha viagem será no final de agosto. Abraços.

    1. Ricardo,
      Para caber nesses 15 dias, conforme o roteiro, você teria que abrir mão de alguma coisa para poder passar pelo menos 2 dias em Ancona.
      Infelizmente não posso dar dicas sobre a cidade, porque eu mesma não a conheço.
      Se for, depois me conta se gostou!
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  19. Adorei a comparação dos mapas. Mas é isso aí, todo mundo acha que é tudo pertinho. Que nada! A menos que você não seja daqueles que não liga de chegar no fim de uma viagem esgotado. Eu tô fora. Adorei o post.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top