You are here
Home > Dicas práticas > Roma em Setembro: clima, fazer a mala e programação

Roma em Setembro: clima, fazer a mala e programação

roma em setembro

Roma em Setembro é o mês em que dizemos adeus ao verão e oficialmente entramos no outono. Não faz mais o calorão de Julho e Agosto, mas ainda não faz frio. Saiba como se vestir para não transpirar e nem “bater queixo”.

A primeira quinzena de Setembro em Roma ainda carrega consigo um pouco do ar do verão. A partir da segunda quizena, a temperatura começa a baixar um pouco, principalmente na parte da manhã e à noite. Pelo menos das dez da manhã até as quatro da tarde ainda faz bastante calor.

Uma combinação que funciona bem, mas na primeira quinzena de setembro (exceto nas horas mais frias), opte por uma camiseta de meia manga. Mais do que isso, durante o dia, é calor na certa.

Em Roma não temos aquela linda mudança cromática com folhas amarelas, vermelhas, alaranjadas. Por quê? Porque nosso outono é quente!


Roma em Setembro: como se vestir ou fazer a mala?

Aquele mantra que você de ter em mente: Setembro é quente, mas não faz mais calor tórrido. Nesse mês começa o outono, mas ainda não é frio.

Faça uma mala para meia estação. O grande segredo é: vestir-se em camadas, sem que a camada de cima seja pesada. Porque a uma certa hora, tenha certeza, você vai sentir calor.


Não é hora para…

Pelamor… não é hora para isso!

E muito menos para

botas de cano alto: só mesmo se você quiser dar um up no seu visual, mas não fará calor a ponto de usar botas.

botas forradas

toucas (de nenhum tipo)


Para os pés: que calçados colocar na mala?

Tênis são sempre uma boa pedida
Sapatilhas também
Também dá para usar sandálias, se você não sentir frio nos pés.

Sandálias: na primeira quinzena do mês, ainda dá para usar sandálias. Chegando mais perto do outono, se você for aquele tipo de pessoa que sente frio nos pés, opte por uma sapatilha ou um tênis mais levinho.

Meias: nesse caso, meias de algodão. Preferencialmente meias curtas.


Para o pescoço:

Pashminas e lenços de seda ou algodão: aconselho trazer uma coisa bem levinha para proteger o pescoço, principalmente pensando em eventuais viagens de trem, onde na maioria das vezes o ar condicionado está frio. Se você sair do hotel cedo (antes das 9) ou voltar tarde (depois das 21h), pode pegar um ventinho mais fresco e dar uma protegida na garganta pode ser uma boa ótima ideia.


Parte de cima

Para quem procura praticidade:

Vocês podem me dizer: não é fashion, Luciana! Um bom moleton com ziper, sem necessidade de capuz, e que seja de malha de algodão. Digo que é uma boa pedida pelo seguinte motivo: na hora do calor, você simplesmente amarra na cintura.

Oi! 🙂

Jaqueta ou camisa jeans: esse look do bofinho aqui em cima está perfeito. Se fizer calor, é só dobrar as mangas ou, em caso de calorão mesmo, amarre na cintura. Tenho fixação por roupas que amarram na cintura (risos), porque detesto turistar com bolsão ou com mochila. Mas essa sou eu, né?

Blazer: homens e mulheres, usem e abusem do blazer para uma ocasião mais formal ou confortável. Blazer de algodão ou linho, tá? Nada de lã ou tecidos pesados.

Trenchcoat: Mais para a noite e mais para o final do mês, realmente para quando chegar o outono.

Camisas e camisetas: Durante o dia dá para usar e abusar de camisas e camisetas de meia manga. Mas traga algumas de manga comprida ou manga três quartos, lembrando sempre da possibilidade de sair do hotel cedo ou sair à noite. Não aconselharia encher a mala de camiseta de alcinha.

Vestidos: nessa época do ano ainda dá para usar vestidos, principalmente na primeira quinzena, ou naquelas horas mais quentes: das 10 às 16h. Além disso, fica a seu critério e suportação de uma quedinha de temperatura.


Parte de baixo:

Calças: qualquer tecido, desde que não seja lã. Você pode optar por uma calça de sarja, algodão ou o bom e velho jeans.

Bermudas e saias: Dá para usar? Dá, sim! Mas tenha sempre em mente o que já citei acima: de manhã e no finalzinho da tarde a temperatura é mais fresquinha.


Coringa

E se rolar uma frente fria repentina? Raramente acontecem frentes frias com mudança radical de temperatura. E quando acontecem duram 1 dia. O que fazemos por aqui? Usamos um doudoune sem mangas.

Esses coletes são bem levinhos e podem ser completamente enrolados e dobrados (eles vêm com uma bolsinha). Ocupam mínimo espaço na mala. Aqui em Roma a gente encontra deles em tudo quanto é canto nessa época do ano (Setembro-Outubro), e é possível comprá-los a precinho camarada na Decathlon.

Assim como a foto acima, ter algumas camisetas ou camisas (de algodão!) de manga comprida, sempre podem ser úteis em caso de mudança de temperatura. Mas, como disso, Setembro ainda é um mês de temperaturas muito generosas.


Roma em Setembro: Temperatura e o índice pluviométrico

Fonte: www.ilmeteo.it na página do arquivo dos meses do ano. Obviamente cada ano pode mudar, e estamos vivendo mudanças climáticas drásticas no nosso planeta, mas para entender um pouco como é Roma em Setembro, aconselho sempre a fazer uma busca nos sites de meteorologia. A temperatura média ainda é bem alta em Setembro e o índice pluviométrico é baixo. Uma ótima combinação para curtir muito os dias de Setembro.

roma em setembro


O que fazer em Roma em Setembro?

Setembro é o início do ano para os italianos. O mesmo sentimento que nutrimos no Brasil no início de janeiro, é nutrido pelos italianos em relação ao mês de Setembro. Estranho, né? Mas o verão é um grande divisor de águas: as escolas fecham, as universidades fecham, as academias fazem promoção para atrair clientes que queiram malhar no verão. Todos só pensam em férias e praia, então Setembro é o mês no qual a vida volta ao ritmo normal: reabrem as escolas, as universidades, os médicos voltam a atender no horário normal, etc.

Em Setembro ainda há um “restinho” dos festivais de verão, mas a programação efervescente de música ao ar livre, cinema ao ar livre, aberturas noturnas, vai ficando mais rara e encerra nesse mês.

Alguns programas legais para fazer em Roma em Setembro:

Além disso, essa é uma ótima temporada para bate e voltas saindo de Roma. A temperatura está muito amena e agradável, os romanos já voltarem das férias, então a maioria das cidades estarão bem menos cheias. Algumas ótima viagens que podem ser feitas para cidades próximas a Roma são: Orvieto, Pompeia e Assis. Outra opção para quem está de carro também é dar uma esticadinha até Civita di Bagnoregio.

Com temperaturas amenas, também é um momento ótimo para passeios ao ar livre ou em áreas arqueológicas que estão expostas ao tempo. Considere a possibilidade de visitar Ostia Antiga (a “Pompeia Romana”), As Termas de Caracalla e também a Villa D’Este ou a Villa Adriana, em Tivoli.

Leia também:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top