Início Atrações pontos turísticos Roma à noite: programas na primavera e no verão

Roma à noite: programas na primavera e no verão

Publicado em:

No final da primavera, já antecipando o enorme fervo cultural no qual Roma se transforma no verão, muitos monumentos, museus, palácios e vilas históricas passam a oferecer um horário mais extenso, dando assim para curtir bem Roma à noite.

As razões são óbvias: período de férias com maior número de turistas e também o calor do verão, que pode diminuir o ritmo de caminhada de quem não curte ficar muito tempo sob o sol.

A abertura noturna dos monumentos é ótima, e uma grande parte dos lugares históricos a serem visitados em Roma à noite estar a céu aberto.

Leia Mais:

Se é verdade que o verão é a época mais esperada do ano, também é importante lembrar que o calor é bem insuportável nos espaços fechados, uma vez que na Europa não há um grande uso de ar condicionado nas casas e estabelecimentos comerciais.

Portanto a seguir há uma série de dicas para curtir o calor de Roma com atividades culturais noturnas.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

A magnifíca Praça do Campidoglio com iluminação noturna

O que geralmente abre em Roma à noite (mais ou menos de Abril a Outubro):

As horas de luz se prolongam muito já a partir da primavera. Chegamos a ter quase 16 horas de luz por dia. Com isso, muitas atrações turísticas começam a oferecer horários noturnos com uma programação especial.

Coliseu

O evento se chama La Luna Sul Colosseo (A Lua sobre o Coliseu) e no dia em que o visitei, realmente estava uma maravilhosa noite de lua cheia. Abertura noturna das 20:15 à meia-noite, com último horário de entrada às 22:45h.

Nessa visita guiada por um arqueólogo também é possível visitar os subterrâneos e ver onde ficavam os gladiadores e as feras antes do espetáculo começar, e subir até o terraço panorâmico.

Onde comprar os ingressos?

No site da Coopculture, a empresa que organiza os passeios guiados.

++ Leia Mais | Coliseu à noite: história, maravilha e contemplação

Fórum Romano

Uma visita ao Fórum Romano pode ser bem cansativa nos meses em que está fazendo muito calor.  No verão existe a possibilidade de fazer a visita noturna, com acompanhamento de um guia, geralmente um arqueólogo.

A visita é bem agradável e ver as ruínas dos monumentos e templos se iluminarem com o cair da noite, cria uma atmosfera muito especial.

Onde comprar os ingressos?

No site da Coopculture, a empresa que organiza os passeios guiados.

++ Leia Mais | A incrível visita noturna ao Fórum Romano

Museus do Vaticano

Todas as sextas-feiras de Maio, Julho, Setembro e Outubro é possível visitar os Museus do Vaticano, incluindo a Capela Sistina. Horário: 19h às 23h, com último horário de entrada às 21:30h.

Saiba que começam a evacuar as salas meia hora antes do horário de encerramento da visita.  Site: http://mv.vatican.va/

Corredores vazios! Ver para crer!

Não existe nada do mundo que se compare a visitar os museus simplesmente vazios. Capela Sistina em silêncio, sabem como é?

Conselho: chegue no primeiro horário (das 19h), porque realmente ver os corredores desse museu sem ninguém é uma experiência que se vivencia poucas vezes na vida.

++ Leia Mais | Visita noturna: uma ótima maneira para ver os Museus Vaticanos vazios

Castelo Santo Angelo

O Castelo Santo Angelo, excepcionalmente no verão, abre das 20:30 às 01:00h, das terças aos domingos, nos meses de Julho, Agosto e geralmente até a primeira semana de Setembro.

Crédito: Pixabay

Você vai poder conhecer maravilhas como o chamado Passetto di Borgo, a passagem que une o castelo ao Vaticano e que muitas vezes representou a salvação de pontícies, as prisões históricas de Castel Sant’Angelo ou simplesmente, relaxar em seu restaurante panorâmico.

Durante o verão o bar-cafeteria fica aberto à noite. Diria que fazer um happy hour com aquela linda vista é algo de muito sugestivo.

Comprando ingressos à parte também é possível assistir a concertos de música clássica, lírica e de jazz. Consulte o site para saber a programação: Site: http://www.nottiacastelsantangelo.it/

Villa Adriana, em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)

A Villa Adriana era a residência de veraneio do Imperador Adriano (76-138 d.C.) e situa-se a aproximadamente 30 km da cidade de Roma.

Ela era composta por vários edifícios (termas, teatro, prédios administrativos, residências, biblioteca, etc.), lagos e fontes, tudo emoldurado por muito verde.

Crédito: Wikimedia Commons

A Villa Adriana aumenta o seu horário de abertura em até 1:30 a mais do horário normal, nos seguintes meses:

9–19h do último domingo de março até 30 de abril

9–19.30h de 1 de maio até 31 de agosto
9–19h no mês de setembro

Abertura extraordinaríssima: dê sempre uma olhada no site, porque todos os anos (meio que na última hora) anunciam aberturas até às 22h, às sextas e/ou aos sábados, em Julho e Agosto. Mas tudo anunciado meio de última hora mesmo!

A bilheteria fecha 1:30 antes do horário de encerramento das atividades. Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/

Termas de Caracalla

Para quem for assistir aos espetáculos noturnos. Ver uma ópera dentro das antigas ruínas romanas das Termas de Caracalla é um programa imperdível e muito emocionante.

Divulgação

++ Leia Mais | Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas

Villa d’Este em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)

A Villa d’Este foi construída pelo cardeal Hipólito d’Este, filho do duque Alfonso I e de Lucrécia Borja, em um local onde na verdade já existia uma antiga residência romana. Nos anos recentes a Villa d’Este foi um dos monumentos mais visitados da Itália.

Crédito: Wikimedia Commons

Horário na primavera/verão:

Abril: das 8:30 às 19:30; de Maio a Agosto: das 8:30 às 19:45 e Setembro: das 8:30 às 19:15. A bilheteria fecha uma hora antes.

Horário extraordinários nos finais de semana durante o alto verão:

Villa d’Este di Notte

Sextas e sábados, das 20.30 às 24h. (última entrada às 23h.). Assim como a Villa Adriana, essas aberturas em Julho e Agosto são meio que anunciadas de última hora. Controlem sempre o site!

Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/index.php?it/205/villa-deste

++ Leia Mais | Villa D’Este em Tivoli: ótimo bate-volta a partir de Roma

Fórum de Augusto e Fórum de César, com show em 3D e efeitos laser

Durante os meses de verão também é possível assistir a um espetáculo com projeções 3D e laser (Fórum de Augusto) e também uma projeção, efeitos laser mas podendo fazer um passeio noturno nos fóruns imperiais até chegar ao Fórum de César. Uma experiência emocionante!

++ Leia Mais | Roma Noturna: passeio e projeções nas ruínas do Fórum de Augusto e de César

Musei in Comune, a Rede de Museus de Roma

Os Museus Cívicos (ou Municipais) de Roma, os quais formam a Rede Musei in Comune costumam abrir nos sábados à noite na primavera.

Geralmente a abertura é das 20 às 24h e são realizadas performances, espetáculos musicais e até degustações. Preços promocionais a 1 euro.

Site: http://www.museiincomuneroma.it/

Festival de Cinema Francês na Villa Medici

Todos os anos, geralmente na terceira semana de Julho, a lindíssima Villa Medici hospeda um festival de cinema ao ar livre. Dos jardins à italiana podemos deslumbrar uma das mais bonitas vistas panorâmicas de Roma.

Site: http://www.villamedici.it

A cada ano o Festival de Cinema da Villa Medici aborda um tema ou personagem diferente. Os filmes são em língua original (francês) com legendas em italiano.

O ingresso custa 5 euros (preço inteiro) e 4 euros (preço reduzido para estudantes, idosos acima de 65 anos, etc.)

Teatro ao ar livre durante o verão romano

Durante o verão romano acontecem tantas iniciativas culturais, que a gente acaba até em dúvida sobre o que fazer, o que escolher, para onde ir.

Todas as noites existem várias opções de diversão, em todos os cantos da cidade, para todos os gostos, estilos e bolsos.

Há pelo menos três possibilidades de assistir peças de teatro e óperas/bailés ao ar livre em Roma à noite:

Teatro Antigo de Ostia

teatro_antico_ostia

Teatro Antigo de Ostia é palco de um festival com peças clássicas do antigo teatro grego e romano, e eventualmente outras temáticas teatrais clássicas, como Shakespeare, por exemplo.

A data de construção do teatro consta como na época do Imperador Augusto (27 a.C. a 14 d.C.), e é um espetáculo lindo estar em um lugar antigo, assistindo a uma peça antiga.

Para a temporada teatral, consulte o programa em: http://www.ostiaantica.net/teatro.php.

++ Leia Mais | Ostia Antiga: um dias nas ruínas conhecidas como a “Pompeia Romana”

Festival de Caracalla 

Durante o verão o Teatro dell’Opera de Roma fecha as portas e a sua programação é ao ar livre, no meio das ruínas arqueológicas das Termas de Caracala, ali bem do ladinho do Circo Máximo.

Mais uma vez a cidade de Roma à noite serve como pano de fundo como o mais belo cenário antigo do mundo para balés, óperas, música classica. Para conhecer o programa e comprar ingressos, visite: http://www.operaroma.it/ita/caracalla.php

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

++ Leia Mais | Termas de Caracalla: uma das mais suntuosas termas romanas

Silvano Toti Globe Theatre

globe-theatre

Bem no meio da Villa Borghese, Roma também hospeda anualmente um teatro exclusivamente shakesperiano. Ele é uma réplica do Shakeapeare Globe Theatre de Londres.

Já assisti: Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por nada, Penas por amor perdidas. Para a compra de ingressos e outras informações, consulte: http://www.globetheatreroma.com/

Mais dicas para a sua viagem a Roma:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá, por favor, estarei em Roma no dia 01 de maio e não consigo saber o que fazer nesta data. Algum monumento aberto neste dia? Ou somente as praças estarão disponíveis para visita?=(

  2. Olá, vou a Roma em julho e quero visitar o subterrâneo e o belvedere do Coliseu. Li que precisa comprar um ingresso específico. Esse ingresso vale tbem para visitar todas as outras áreas do Coliseu, Foro Romano e Palatino?
    Ou vc acha que compensaria usar o RomaPass para passeio diurno e depois fazer a visita noturna? Obrigada.

    • Você tem que comprar o ingresso ou Roma Pass + o passeio guiado no subterraneo e Belvedere. São duas coisas distintas.
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  3. Olá! Adorei o site, e estou amando planejar minha viagem com suas dicas.

    Vou para Roma em julho desse ano, e me interessei muito nesse passeio ao castelo Sant’Angelo de noite com show e na visita noturna ao coliseu. Porém entrei no site, e não aparece a opção de comprar ingressos. Queria saber se eles começam a vender mais próximo de julho, ou se essas atrações a noite não existem mais.

    O único ingresso que consegui comprar foi a ópera nas termas.

    Obrigada!

  4. Já visitei alguns monumentos à noite e adorei. Gosto da atmosfera noturna e geralmente as pessoas estão menos agitadas. 🙂 Quando estive em Roma – apenas por uma tarde – caminhei muito pela cidade e não visitei nada. Quando chegamos ao Fórum e ao Coliseu já era noite e eles estavam magníficos. Se um dia voltar, tentarei me programar para a época das visitas noturnas. 🙂

  5. Ola, adorei o site! Estou curtindo muitas dicas aqui…
    Mas tenho uma duvida cruel! Chego em Roma numa quarta-feira as 19:30. Meu hostel fica a 800m de Termine. Estarei sozinho e calculo chegar a Termini por volta das 22:00 hrs. Posso ir andando de Termini com minhas bagagens ate o The Yellow tranquilamente?
    grato,

    • Oi, Rafael,
      Pode! O Yellow fica localizado na parte mais tranquila da estação e tem movimento mesmo por volta das 22h.
      Boa viagem,
      Luciana

  6. O Castello Sant’Angelo é a atração pela qual fiquei mais apaixonada! Minha maior expectativa era o Coliseu (que não decepcionou), mas o Castelo me conquistou, e muito! Mas ao que vi pouco se fala e se divulga dele.

  7. Olá, estou organizando uma curta visita a Roma em julho/2015 e suas dicas são muito boas.
    Para aproveitar melhor o tempo nessa cidade linda, pensei em fazer visitas noturnas aos museus e gostaria de saber se as dicas valem também para o verão desse ano.
    Outra coisa que tem me deixado um pouco preocupada é o transporte do aeroporto Fiumucino para o hotel no Trastevere e onde guardar as malas entre o check out (11h) e o embarque (19h).
    Estamos em cinco pessoas e o preço do transfer um pouco salgado e pensei em ir de trem ou se conseguiria um táxi tipo van,como é comum em Paris. O que me indica?
    Sei que a estação Termini tem guarda-volume, mas estou preocupada se haverá espaço para tudo. Eu teria outra opção?
    Um abraço,
    Cida Bulhões

  8. Muito Obrigada Anaelise.
    Consegui acessar. Só mais uma ajuda… a agenda está aberta até o dia 07 de Setembro então só tenho dois dias para curtir essa noite no castelo. No Sabado, a programação é o Coro Nuova Arcadia e no Domingo o trio Marco Serino, violino Kyung-Mi Lee, violoncello Michelangelo Carbonara, pianoforte. Poderia me dar sua sugestão? Já conhece estes artistas? Grazie.

  9. Olá!
    Descobri o site recementente e estou adorando as dicas. Viajo para Italia no final de Agosto e estarei em Roma entre os dia 05 e 10 de Setembro. Gostei muito da sugestão do happy hour com a possibilidade de assistir um concerto no Castel Sant’Angelo, mas infelizmente não consigo acessar o site para verificar a programação. Diz que não está disponível. Caso tenha uma outra forma de checar a agenda cultural e concertos disponíveis, ficarei muito agradecida por mais esta ajuda.
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: