Início Uncategorized Roma, Itália: Tudo o Que Você Precisa Saber

Roma, Itália: Tudo o Que Você Precisa Saber

Publicado em:

Roma, capital da Itália, é uma das cidades mais visitadas do mundo todo. Sua fundação remonta a 8 séculos antes de Cristo, o que faz dela um museu a céu aberto.

Sendo uma cidade tão antiga, Roma já passou por muita coisa e testemunhou muitos fatos da nossa história.

Pensem, por exemplo, que quando o Brasil foi descoberto, a Cidade Eterna já tinha mais de 2200 anos.

Leia também:

Portanto, se seu objetivo é visitar Roma, que tal começar a con hecer um pouco mais sobre a cidade? Localização, pontos turísticos, hotéis, etc.

Veja então, a seguir tudo o que você precisa saber sobre Roma.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

roma itália

Roma (Itália): Você sabia que ela não é a única cidade do mundo com esse nome?

Pode parecer curioso. Quando você diz para alguém que conheceu Roma, pensa-se imediatamente na capital italiana.

Mas a verdade é que existem outras cidades do mundo que se chamam Roma.

O mais interessante é que todas as “Romas fora da Itália” estão nos Estados Unidos.

No total são 23 localidades com esse nome. Inclusive uma delas fica no Estado de Nova York.

Onde fica a “Roma da Itália”?

Já que eu contei para vocês que existem muitas Romas pelo mundo, agora vamos falar da capital da Itália.

Roma está localizada na região Lazio (ou Lácio em português). A título de curiosidade: as regiões são administrativamente correspondentes aos nossos Estados no Brasil.

Sendo a Itália uma península cercada por 4 mares, a capital italiana fica ao lado do mar Tirreno, onde inclusive deságua o Rio Tibre, curso fluvial que nasce na Toscana e corta o centro de Roma.

Roma tem várias cidades vizinhas famosas, e as capitais das regiões vizinhas que ficam a pouco mais de 1h de trem são Florença e Nápoles.

Com o fato de a cidade ficar à beira-mar, ao norte do centro de Roma Itália fica um dos principais portos de cruzeiros da Europa, o porto turístico de Civitavecchia, de onde saem e chegam inúmeros navios para muitos portos do mundo, sobretudo os do mediterrâneo.

Uma viagem a Roma pode ser a etapa inicial ou final para vários destinos na Itália, na Europa ou até no mundo.

Graças aos aeroportos Fiumicino e Ciampino, você pode conhecer a Grécia, a China, o Japão ou vários países da África e Oriente Médio passando por Roma.

O que tem que legal para visitar em Roma?

Há uma infinidade enorme de lugares para conhecer em Roma, mas a cidade é muito famosa pelas:

Ruínas e monumentos antigos: muitos vem a Roma e desejam conhecer o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino, as catacumbas, o Pantheon. Todas essas ruínas e monumentos fazem parte do que não se pode deixar de conhecer em Roma. Eles testemunham o passado glorioso e um dos maiores sistemas políticos do mundo antigo: o Império Romano.

Igrejas: talvez você não saiba, mas existem 900 igrejas em Roma, e cerca de um terço delas são considerados edifícios de culto de relevância para o patrimônio histórico e artístico. Portanto, além das basílicas patriarcais, vocês encontrarão igrejas fabulosas na capital italiana, onde podem apreciar obras de arte pelas mãos de Michelangelo, Bernini, Rafael e Caravaggio, só para citar alguns nomes famosos.

Berço do Cristianismo: As perseguições aos cristãos culminou no crescimento do Cristianismo em Roma. A pregação do evangelho por São Paulo e São Pedro, é considerada o pilar da religião no ocidente, tanto é que ambos os santos são padroeiros da cidade, e a eles são dedicadas duas das basílicas patriarcais: a Basílica de São Paulo Extramuros e a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Mapa Turístico de Roma

Aqui no blog tem um post dedicado com vários mapas de Roma, divididos por atrações, transportes, igrejas, etc.

Então aqui nesse post, vou colocar o mapa que engloba as principais atrações turísricas da capital italiana. Para ver e baixar os demais mapas, elaborados no Google Maps, faça clique no link do parágrafo anterior.

Roma é uma cidade cara? Dá para economizar?

roma itália quanto custa

Comparado com cidades como Londres, Paris, Amsterdam e Milão, podemos dizer que viajar Roma é muito mais barata.

A seguir uma lista das principais atrações turísticas de Roma que são pagas, mas há uma lista infinita de coisas que podem ser visitadas e contempladas sem gastar nem um tostão.

Para economizar ao montar seu roteiro, leia também: 50 coisas para fazer de graça em Roma

Qual a melhor época para organizar uma viagem para Roma?

As épocas que não faz nem muito calor e nem muito frio, são meados da primavera (abril e maio) e do final do verão até meados do outono (setembro até final de outubro). São meses com um clima agradável para caminhar, uma vez que  muito do que há para ver em Roma está a céu aberto.

Os invernos não são extremamente frios, já que raramente neva na cidade _e para ver a neve em quantidade abundante é necessário ir para cidades a pelo menos 100km de distância.

De todo modo, apesar do frio, Roma tem uma vantagem: mesmo quando as temperaturas estão bem baixas, o céu está ensolarado e bem azul. O que faz com que seja uma cidade com uma atmosfera alegre, mesmo nos meses invernais.

Os verões de Roma podem ser tão quentes quanto em algumas cidades do Brasil, com um agravante: chove pouquíssimo, o que faz com que o calor fique bem insuportável.

Onde se hospedar em Roma?

roma itália hotel

Existem muitas possibilidades para se hospedar em Roma, mas a melhor maneira de aproveitar tudo é ficar no centro da capital italiana.

A grande maioria das principais atrações turísticas da cidade estão concentradas no centro histórico. Tanto é que o inteiro centro de Roma é patrimônio da humanidade Unesco.

Então, é quase “caminho obrigatório” passar pelos principais pontos turísticos ao escolher hotéis em Roma, ou também hospedagens em airBnB que fiquem no coração da cidade.

Aqui no blog tem um guia completo de hospedagem em Roma explicado por bairros, mas vou colocar aqui a seguir os links para mais posts sobre hospedagens.

Saiba, porém, que se seu orçamento não der para ficar hospedado no centro da cidade (onde os preços são mais caros), há muitos bairros residenciais, que distam menos de 20 minutos do centro e que são servidos pelo metrô.

Portanto, nem tudo está perdido se o seu orçamento estiver um pouco mais apertado. Roma também conta com ótimos hostels com quartos privativos e compartilhados, os quais também podem ser uma boa chance de economizar.

O que comer em Roma? Quais são as principais comidas típicas de Roma?

Sendo a capital da Itália, em Roma você vai encontrar pratos típicos de todos os cantos do país.

Mas a verdade é que a cozinha típica romana tem muito orgulho dos seus produtos e por ser uma cozinha genuína, sem muitas firulas, mas saborosa.

As quatro grandes damas da culinária romana são as 4 massas que você não pode deixar de provar: carbonara, amatriciana, cacio e pepe e gricia.

Nos imediatos arredores da cidade (a cerca de 35 minutos do centro) começam algumas regiões vinícolas conhecidas como Castelli Romani. São várias cidadezinhas com colinas cheias de videiras onde pode-se provar ótimos vinhos.

Mas se você quiser saber mesmo sobre o que comer em Roma, te convido a ler um post muito completo que já escrevi sobre o assunto: Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana

Roma é uma cidade segura?

golpes e furtos em roma

Sim! Roma é uma cidade muito segura. Mas vamos esclarecer melhor esse conceito de segurança.

Para nós brasileiros, infelizmente acostumados a assaltos a mão armada, que muitas vezes culminam em tragédias, a “violência” de Roma vai parecer piada.

Por aqui, o máximo que pode acontecer (sobretudo em bairros turísticos) são ações de batedores de carteiras e golpes contra turistas. Aqui no blog inclusive tem um post contando todos os tipos de golpes em Roma.

Então, você precisa mesmo ter muita atenção. Outra coisa importante é: caso alugue carro em locadoras, nunca deixe compras ou pertences na mala do carro. Nunca!

E se por acaso você viajar de carro e precisar mesmo deixar as malas no porta-malas (algo que eu não aconselho!), nunca estacione na rua. Pesquise em aplicativos ou no Google Maps onde estão os estacionamentos fechados e pagos (parcheggi a pagamento). Esses estabelecimentos possuem funcionários e costumam ter CCTV.

Ficando bem atento, você não vai passar apertos em Roma.

Precisa de visto para uma viagem para Roma a turismo?

Não é necessário requisitar um visto consular se você viajar a turismo para Roma, a menos que você queira ficar mais de 90 dias.

Se o seu objetivo for permanecer mais de 90 dias em Roma, ou na Itália em geral, requisite o seu visto antes de sair do Brasil.

As leis italianas só permitem que um turista fique mais de 90 dias no solo italiano se ele chegar com um visto emitido por repartição consular ou se, uma vez já na Itália, houver algum impedimento grave para que o viajante retorne ao seu país (por exemplo: uma internação hospitalar).

Vejam o que o site do consulado-geral da Itália no Rio de Janeiro reporta:

Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias. No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira. Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.

As mesmas informações são corroboradas pelo site da Farnesina, ou seja, o Ministério das relações exteriores italiano. Veja o site aqui: http://vistoperitalia.esteri.it/home.aspx

Tem que fazer Seguro Viagem para Roma?

CDAM italia

Você pode não conseguir entrar na Itália sem um seguro viagem feito.

Portanto, uma vez que Roma faz parte do território italiano e da União Europeia, a resposta é: sim, é necessário fazer um seguro viagem para Roma.

Seguro Viagem Europa é um dos documentos, juntos com passagem (de ida e volta), hospedagem e garantias financeiras, que o oficial da imigração pode pedir quando você passar por um dos controles de fronteiras europeus.

FAZER COTAÇÃO COM 10% DE DESCONTO

Com tudo certinho, você passa sem medo pela imigração italiana. Portanto todos os 26 países signatários do Tratado de Schengen exigem que seus visitantes possuam um seguro viagem.

Permite o ingresso no território dos Estados-Membros que assinaram o Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Alemanha, Holanda, Lituânia, Lichtenstein, Luxemburgo, Malta, Portugal, Polônia, Suíça, Suécia, Noruega e Islândia. Desses países, 4 não são membros da UE (Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça), mas assinaram o Tratado de Schengen.

O regulamento 810/2009 do Parlamento Europeu, também conhecido como Código Comunitário de Vistos é a lei que diz que um turista necessita obrigatoriamente do seguro viagem ao entrar na área comum do Tratado de Schengen.

Mais dicas de turismo em Roma Itália:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -