Início Calendário Roma em Junho 2021: Clima, Malas e Programação

Roma em Junho 2021: Clima, Malas e Programação

Publicado em:

Visitar Roma em Junho é uma ótima escolha! As ruas ficam cheias de pessoas aproveitando o calor do sol, as mesinhas dos bares e restaurantes ficam nas calçadas, os parques e jardins também ficam cheios de famílias com crianças ou de quem gosta de praticar esporte ao ar livre.

Além disso, as principais atrações de Roma ficam abertas por mais tempo e o pôr-do-sol é cada dia mais tarde, oferecendo tempo suficiente para explorar os tesouros fantásticos dos monumentos de Roma.

Há verdadeiramente muito o que fazer em Roma em junho. 

Leia Mais:

Junho em Roma é um ótimo momento aproveitar o calor e bater perna pela Cidade Eterna.

Essa também pode ser a hora de curtir uma boa praia ou também curtir os últimos raios de sol, que se põe bem tarde. Não será por falta de opção que você deixará de curtir junho em Roma. 

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

roma em junho

Qual é a temperatura em Roma em Junho?

A temperatura em Roma em Junho geralmente  registra máxima de 28°C e mínima de 17°C. Considere que essa mínima de 17°C é para as primeiras horas do dia. Por volta das 9h da manhã a temperatura já superou a casa dos 20°C.

Quais são os melhores programas para curtir Roma em Junho?

Essa é a hora de flanar por cantinhos charmosos da cidade como o Trastevere e Monti. Mas também é uma época muito boa para curtir vistas e terraços panorâmicos, porque a vista da cidade ensolarada é excepcional.

Ademais, como faz calor, mas ainda não é um verão tórrido como Julho e Agosto, dá para fazer um belo passeio em ruínas ao ar livre, como o Fórum Romano e o Palatino, a cidade de Ostia Antiga, ou até mesmo fazer um bate e volta até as ruínas de Pompeia.

ROMA EM JUNHO

A atmosfera de Roma em junho é frenética. Por quê? Porque as escolas e universidades encerram seu ano letivo em junho.

Todos estão planejando como começar e curtir o verão na cidade, ou também viajando para fora.

Nesse mês, ainda vige bastante o “staycation”, ou seja, quem curte o início das férias na própria cidade. Lá pelo meado do mês também é o período em que os adolescentes fazem o esame di maturità, ou seja, a prova (uma espécie de vestibular) para concluir o ensino médio.

Portanto, os romanos começam a frequentar os bares, as filas para as sorveterias ficam bem grandes.

Nos finais de semana, todos costumam ir para a praia (quem curte o calor), ou para cidades de colinas e montanhas (quem quer curtir o frescor), portanto, a cidade tende a ficar mais vazia nos sábados e domingos.

Nessa época também começam muitos shows e festivais ao ar livre, alguns bairros como o pitoresco Trastevere, tem um festival de cinema gratuito ao ar livre, onde é montando um telão de cinema enorme na Piazza San Cosimato.

Por que visitar Roma em Junho?

Primeiramente pelo clima quente, mais ainda não tórrido e pela ausência de chuvas. Todos os dias do mês são ensolarados.

Nessa época do ano os dias ficam mais longos, o que significa que o sol se põe mais tarde e nasce mais cedo. Portanto, você pode aproveitar os longos dias para passear pela cidade, pois o sol vai brilhar até cerca de 21:30h.

Quem curte uma prainha, pode dar um pulo nas praias do litoral romano e viver um dia como fazem os romanos nessa época do ano.

Em junho começa o aumento dos turistas, e é muito bom você poder se organizar para comprar seus ingressos com antecedência e evitar filas.

(Aproveite para comprar aqui o ingresso antecipado do Coliseu e evitar ter que ficar na fila.)

Esse é um bom momento para curtir bate e voltas para cidades próximas Roma como Assis, Orvieto, Pompeia, Bracciano e até cidadezinhas da Toscana, como por exemplo, a maravilhosa Siena.

Crédito: Shutterstock

Leia Mais:

Chove em Roma em Junho?

Tenho ótimas notícias para você que vai visitar Roma em junho: a chance de chuvas é de no máximo 6 dias ao longo de todo o mês. Geralmente a maior chance é na primeira quinzena do mês.

Conforme nos aproximamos de Julho, diminui bastante a possibilidade de dias chuvosos. E mesmo se chover, são nuvens passageiras, que não comprometem em nada o passeio em Roma em junho.

Feriados em Roma durante o mês de Junho

Junho é um mês com dois feriados: 2 de Junho é a Festa da República, e o outro feriado, 29 de Junho, Festa dos Padroeiros, São Pedro e São Paulo.

No dia 2 de Junho geralmente há paradas militares e desfiles nas principais avenidas do centro de Roma, e acrobacias das frecce tricolori, ou seja, os caças da Força Aérea Italiana.

Já 29 de Junho é uma data muito comemorada, com concertos populares e gratuitos. Também há grandes celebrações com o papa, sobretudo nas duas principais basílicas episcopais: a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo Extramuros.

Foto deslumbrante dos fogos no Castelo Sant’Angelo. Crédito: Shutterstock

Tarde da noite, em vários pontos de Roma há fantásticos fogos de artifício próximo às principais praças, monumentos e às igrejas dedicadas aos santos padroeiros.

O que colocar nas malas para visitar Roma em Junho?

Nesse mês, você já pode colocar as suas pernas e bracinhos de fora! Se o seu hotel tiver piscina, já dá para tomar um banhozinho nas horas mais quentes do dia.

Se for viajar de trem, ou como ficamos expostos ao ar condicionado, traga pashminas de algodão, blazer ou casaqueto de tecido leve como linho ou algodão. O ar condicionado dos trens também costuma ser bem frio, portanto, traga sempre uma roupa mais pesada se for viajar de trem.

Chapéus, óculos escuros, protetores solares e repelentes para mosquitos, se você fizer passeios no campo, são indispensáveis.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: