Início Calendário Roma em Julho 2020: Clima, Malas e Programação

Roma em Julho 2020: Clima, Malas e Programação

Publicado em:

Planejar uma viagem a Roma em Julho é saber que visitará a cidade no momento mais frenético do ano e também no alto verão. 

Nessa época dos dias são muito longos, com verdadeiramente muitas horas de luz e sol, mas também é o momento aconselhável para aqueles que verdadeiramente curtam verão, sobretudo altíssimas temperaturas.

Por ser uma época com uma ausência quase total de chuvas, o mês de julho em Roma permite conhecer grande parte das atrações que estão ao ar livre. Em Roma as atrações turísticas ao ar livre são a grande maioria.

Leia também:

Se você estiver vindo para Roma em julho, saiba que a estação turística estará no auge e os museus e outras atrações turísticas da cidade estão cheios de gente. 

Essa não é a melhor época para encontrar bons preços. Se deseja conhecer Roma de um ponto de vista mais local ou se deseja evitar pagar tarifas altas passagens aéreas ou hotéis, evite a alta temporada e programe sua visita para meados de outubro ou novembro.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Qual é a temperatura em Roma em Julho?

A temperatura em Roma julho registra oficialmente máximas de 31°C e mínimas de 19°C. Na verdade, mais para o fim do mês, as temperaturas costumam já se aproximar de pelo menos 35°C experimenta dias quentes de sol com tempestades ocasionais.

Quais são os melhores programas para curtir Roma em Julho?

Essa é a hora de flanar por cantinhos charmosos da cidade como o Trastevere e Monti. Mas também é uma época muito boa para curtir vistas e terraços panorâmicos, porque a vista da cidade ensolarada é excepcional.

Com o calor, pode ser muito legal aproveitar para várias paradas e tomar um sorvete. Outra ótima ideia é parar em um barzinho para um aperitivo com um Spritz. Nos bairros que citei acima (Trastevere e Monti) está cheio de lugarzinhos charmosos para tomar um bom aperitivo.

O Spritz é o rei do verão! Você vai ver várias pessoas nas mesinhas dos botecos tomando esse delicioso drink.

Uma boa opção também é curtir passeios refrescantes nas muitas fontes de água e chafarizes monumentais de Roma, como a Fontana di Trevi e a Fontana dei Quattro Fiumi.

Para quem gosta de bate e voltas, visitar a Villa D’Este, em Tivoli, com seus muitos chafarizes e fontes também é uma ótima ideia.

++ Leia Mais | Villa D’Este em Tivoli: ótimo bate e volta a partir de Roma

ROMA EM JULHO

No mês de julho há muitos festivais de música, cinema e gastronomia. Não só cantores italianos famosos, como artistas internacionais se apresentam por aqui. Geralmente a prefeitura patrocina alguns festivais gratuitos, ou também há muitos shows pagos, mas a preços bem populares.

A maioria dos romanos aproveita para curtir uma boa praia nos finais de semana. A praia mais próxima de Roma é Ostia, a cerca de 30 minutos de viagem com os meios de transporte locais. No litoral também há outras praias bonitas, como Santa Severa e Santa Marinella.

Se por um lado é muito legal curtir os dias ensolarados e com muitas horas de luz, julho também tem um lado negativo: por ser o auge da alta temporada, a cidade fica bem cheia.

Com isso, as filas para os monumentos como o Coliseu e os Museus do Vaticano/Capela Sistina costumam ser bem compridas.

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução se mudar de ideia.)

Chove em Roma em Julho?

Tenho ótimas notícias para você que vai visitar Roma em julho: a chance de chuvas é de no máximo (e até pouco provável) 2 dias ao longo de todo o mês.

Conforme nos aproximamos de agosto, diminui bastante a possibilidade de dias chuvosos. E mesmo se chover, são nuvens passageiras, que não comprometem em nada o passeio.

O que colocar nas malas para visitar Roma em Junho?

Nesse mês, você já pode colocar as suas pernas e bracinhos de fora! Se o seu hotel tiver piscina, já dá para tomar um banhozinho nas horas mais quentes do dia.

Se for viajar de trem, ou como ficamos expostos ao ar condicionado, traga pashminas de algodão, blazer ou casaqueto de tecido leve como linho ou algodão. O ar condicionado dos trens também costuma ser bem frio, portanto, traga sempre uma roupa mais pesada se for viajar de trem.

Chapéus, óculos escuros, protetores solares e repelentes para mosquitos, se você fizer passeios no campo, são indispensáveis.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -