Início Calendário Roma em Janeiro 2021: Malas, Clima e Programação

Roma em Janeiro 2021: Malas, Clima e Programação

Publicado em:

Se você estiver programando uma viagem para Roma em Janeiro, então este post explicará todo o essencial para a sua viagem ser programada com sucesso.

Janeiro é um mês especial porque, pelo menos a primeira semana é vivida com aquela atmosfera de férias para muitas famílias italianas.

Como as escolas, universidades e muitas repartições públicas (e Roma sedia muitos ministérios) fecham para o recesso de Natal e Ano Novo, há muitos italianos curtindo as atrações da própria cidade.

Leia também:

O que fazer então para curtir Roma em Janeiro?

Para quem vai estiver em Roma na virada do ano e na primeira semana de Janeiro as opções são:

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Correr pelas ruas de Roma no dia 31 de Dezembro

Para encerrar o ano, no dia 31 de Dezembro temos uma repaginação da tradicional Corrida de São Silvestre (antecipada!). Ela atualmente se chama We Run Rome e para se inscrever basta visitar o site: https://www.werunrome.com/

Curtir o Reveillon em Roma

A cada ano o Reveillon de Roma reserva surpresas diferentes. Se antes o ápice era a queima de fogos de artifícios no Coliseu, hoje em dia há grandes eventos musicais, teatrais e performances sobretudo no Circo Máximo.

Geralmente no dia 1 de Janeiro programa-se um inteiro dia de eventos musicais, pequenos shows, performances gratuitas em vários pontos da cidade. Tudo patrocinado pela Prefeitura de Roma.

Saborear um brunch em algum hotel ou restaurante bem chique

Sobretudo se você comemorou seu Reveillon na rua, na virada do ano, porque não aproveitar o primeiro dia do ano para saborear um brunch nos hotéis cinco estrelas de Roma.

Alguns provados e aprovados: brunch do Hotel De Russie e brunch do Hotel Majestic. Média de preços sem bebibas alcoólicas: 60 euros por pessoa.

Festejar a Befana (com muitos doces) ou Epifania no dia 6 de Janeiro

Dia 6 de Janeiro é feriado em Roma, comemoramos a Festa da Epifania. A tradição diz que uma senhora idosa ou bruxinha voadora dará uma meia com doces para as crianças que se comportaram bem, e uma meia com carvão para quem se comportou mal.

Os supermercados, confeitarias e bares ficam cheios de meias com doces, e algumas confeitarias inclusive fabricam pedras de carvão feitas com açúcar.

++ Leia Mais | Epifania ou Festa da Befana

Fazer comprinhas nas liquidações de inverno

Para 2019, as liquidações em Roma começarão no dia 05 de Janeiro e durarão até o final de Fevereiro. Muitas lojas oferecem descontos de até 75% e, com a liquidação começando bem próxima ao natal, cada vez mais as pessoas têm deixado para fazer as suas compras de natal, na verdade, depois do Reveillon.

++ Leia Mais | Liquidação de inverno: como adiar as compras de Natal

liquidações em janeiro em roma

Programas e Atividades Culturais em Roma em Janeiro

Janeiro é um mês frio (com céu azul, mas dias bem frios) e com poucas horas de luz. Por volta das 17h já estará escuro.

Uma boa ideia é você curtir a cidade durante o dia, e deixar para fazer um happy hour ou curtir um bom chocolate quente após o calar da tarde/noite.

As atrações turísticas e os museus têm horário reduzido durante o inverno, portanto em Janeiro, o Coliseu, por exemplo, fecha mais cedo. Antes de visitar qualquer atração turística, consulte sempre os sites oficiais e veja os horários.

Horário de abertura das principais atrações de Roma em Janeiro

Coliseu, Fórum Romano e Palatino: das 8:30 às 16:30, com último acesso às 15:30

Basílica de São Pedro: das 7:00 às 18:30

Pantheon: das 9 às 18h (mas fecha no dia 1 de Janeiro)

Galleria Borghese: das 9 às 19h

Museus do Vaticano: das 19 às 18h, com último acesso às 16h.

Óperas e Musicais nas Igrejas

O inverno é uma época em que pipocam óperas, recitais e musicais nas igrejas. Geralmente os preços são um pouco bem mais camaradas do que assistir esses espetáculos em teatros. Também há algumas igrejas que colocam cartazes anunciando óperas gratuitas. Lista de igrejas com espetáculos de óperas:

As duas principais igrejas com óperas

Essas são igrejas que há pelo menos quinze anos organizam óperas e espetáculos com tenores e corais.

  • San Paolo Entro Le Mura
  • Igreja Anglicana All Saints

Mas também há algumas igrejas espalhadas por Roma com óperas

  • Na Praça Navona: Chiesa di Sant’Agnese
  • Na Via del Corso: Chiesa di San Marcello al Corso e também no estupendo Palácio Pamphij
  • Na Fontana di Trevi: Chiesa dei Santi Vincenzo e Anastasio
  • Perto do Castelo Sant’Angelo: Chiesa di San Celso

Shows, Mostras, Exposições, Peças e Musicais

Janeiro não é temporada de grandes shows. Digamos que a temporada de eventoa musicais vai de Abril a Setembro, alcançando seu ápice durante os meses de Maio, Junho e Julho.

mostras em roma em janeiro

Pratos de Inverno

Nessa época do ano, aconselho provar pelo menos dois pratos de inverno: polenta e pasta e faggioli (sopinha de massa e feijão). Alguns restaurantes também propõem um prato tradicional da Toscana, a ribollita (sopa de pão dormido e muitas verduras). Não é muito comum encontrar a ribolitta em Roma, mas se achar, prove!

janeiro em roma o que comer
Polenta com cogumelos refogados

Pistas de Patinação no Gelo

Não estamos no nível das pistas de patinação no gelo de Nova York (as que eu mais amo no mundo), mas, temos algumas boas opções em Roma:

++ Leia Mais | Pistas de patinaçção no gelo em Roma

fazer em roma em janeiro

Alguns shopping centers também montam pistas de patinação, mas costumam ser pequenas. Se você por acaso se aventuras nas liquidações e chegar até o Shopping Center Porta di Roma, saiba que lá tem pista de patinação no gelo.

Temperaturas e como fazer as malas

Estaremos em pleno inverno, então vai saber frio. Janeiro é um mês gelado, no qual a Itália é alcançada pelas correntes de ar frio que chegam da Sibéria!

Mas apesar do frio, Janeiro nos presenteia com muitos dias de céu azul e ensolarado. A média de temperatura de Janeiro é de 3 a 12 graus, mas nas primeiras horas da manhã ou na madrugada, a temperatura pode ficar abaixo de zero.

Todos os ambientes fechados são aquecidos, inclusive os meios de transporte. Aqui a gente usa o método de vestir-se em camadas. Uma camisetinha de algodão ou segunda pele por baixo da camisa/camiseta principal, por sua vez por baixo de um pullover que é arrematado com o casaco.

Se seu casaco for desses que não deixa passar nenhum frio, acho legal não exagerar na grossura do pullover. Talvez um pullover mais fino dê conta do recado.

++ Leia Mais | Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas

Quais são as peças indispensáveis para se vestir em Novembro?

1. Casaco forrado

Quando penso em me proteger do frio, a escolha do casaco é fundamental. Existem vários tipos de casacos forrados e de vários comprimentos. Esse aqui em cima vai até a cintura.

O salvador da pátria: os casacos da marca Quechua, que são vendidos nas lojas Decathlon e o efeito é esse da foto. Você dobra e ele fica minúsculo. E eles esquentam pra caramba! São feitos com os mesmos tecidos e tecnologia dos agasalhos para esqui, porque devem ser leves e aquecer ao mesmo tempo.

Eu os uso sem dó nem piedade e, se a ocasião exigir um look mais arrumadinho, capricho no que estarei vestindo por baixo do casaco, na echarpe, nas luvas, nos brincos e até na maquiagem. Afinal, se vou a uma festa ou a um restaurante, por exemplo, a primeira coisa que farei é tirar o casaco.

come se vestir em roma em novembro

Acima uma ótima opção: o casaco duplo. A parte vermelha é um colete forrado, que é separado do resto do casaco e pode ser juntado por meio de fechos e botões de pressão. Se estiver muito frio dá pra usar tudo junto, se estiver mais quentinho, o segredo é usar só a parte de cima, sem o colete.

++ Leia Mais | Decathlon: loja de artigos esportivos e agasalhos de inverno

Ver Neve em Roma

Oh, gente… Raramente neva em Roma. Digo, neve em grandes quantidades. Em Janeiro o que vemos é aquela geada, que deixa aquela camadinha de gelo (irritante!) no vidro dos carros.

++ Leia Mais | Afinal, tem ou não tem neve em Roma?

Para ver neve, esquiar, curtir um snow board, você terá que programar uma viagem para as cidades colinares e montanhosas nos arredores de Roma. A pelo menos 1 hora de viagem a partir da capital.

++ Leia Mais | Monte Livata, estação de esqui em Roma

Ver o Papa em Janeiro

Em Janeiro o papa celebrará as audiências gerais nas seguintes quartas-feiras e o Angelus aos domingos aos meio-dia.

Leia | Ver o Papa: Tudo o que você precisa saber e fazer

Comprar as atrações com fura-filas

Mesmo sendo (tecnicamente) baixa temporada em Roma em Janeiro, compre antecipadamente os bilhetes do Coliseu, mas sobretudo, compre o fura-fila dos Museus Vaticanos.

Com o frio que vai fazer, não vai ser nada agradável ficar congelando na fila ou embaixo de chuva.

Ademais, como disse no início desse post, pelo menos na primeira semana do ano muitas famílias italianas estão de férias e também curtem a cidade.

Clique aqui para comprar os ingressos do Coliseu e Museus Vaticanos sem filas

Viagens de trem: atenção aos atrasos

Se a sua viagem para Roma em Janeiro também prevê outras cidades italianas, a causa da neve em boa parte do país, acontecem atrasos nos trens.

Passageiros no rápido tempo de embarque do trem-bala: cerca de 10 minutos. | Crédito: Shutterstock

Portanto, se tiver que pegar um avião, programe a sua viagem de trem com muitas horas de antecedência antes do horário do seu voo.

Saiba lidar também com possíveis atrasos nos voos, então tenha sempre um livro, alguma distração e um pouco de dinheiro para gastar nas horas em que passará no aeroporto.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -