Início Calendário Roma em Abril 2021: Clima, Malas e Programação

Roma em Abril 2021: Clima, Malas e Programação

Publicado em:

Roma em Abril é um ótimo momento para visitar a cidade: primavera, flores para todos os lados, e um clima que não está mais muito frio, mas ainda não está quente.

Considerem que Abril estamos no início da primavera, o inverno terminou há pouco, então as temperaturas ainda não estarão muito quentes.

De todo modo, o clima já estará ensolarado, dá para caminhar bastante pelas ruas da cidade.

Leia Mais:

Nessa época do ano, os romanos adoram curtir os parques e as pracinhas dos bairros ficam cheias de crianças e famílias brincando.

Também é o momento no qual a maioria dos bares e restaurantes botam as mesinhas do lado de fora, fazendo com que a cidade fique com uma atmosfera alegre e jovial.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Qual é a temperatura de Roma em Abril?

A temperatura em Roma em Abril registra mínimas de 13°C e máximas de 20°C.

Leve em consideração que, mais para o final do mês, ou seja, na última semana de abril, as temperaturas podem chegar até 22 ou 23°C nas horas mais quentes do dia.

Essa é época ideal para quem curte um clima fresquinho, sem ser frio, mas ao mesmo tempo ensolarado.

Em média são quase 13 horas e meia de luz: o sol nasce às 6:30h e se põe às 19:51h.

Chove em Roma em Abril?

Digamos que o mês realmente chuvoso é Março, mas Abril marca realmente a metade da primavera.

roma e vaticano com chuva
Crédito: Shutterstock por Life Collection Photography

Roma em Abril não é particularmente chuvosa. Chove uma média de 7 a 9 dias,  mas a questão não é a quantidade de dias de chuva, mas a quantidade de chuva.

As chuvas de Abril costumam ser exparsas e não são verdadeiros temporais como ainda pode acontecer em Março.

Sendo mais exparsas, você pode ter algumas horas de chuva aqui e a acolá, mas não acontece de chover o dia inteiro.

Visitar Roma em Abril vale a pena? Eventual Feriado de Páscoa!

Março e Abril são meses no qual os europeus do norte começam a viajar para os países do sul da Europa, em busca de alguns dias mais quentes.

Para nós que moramos na Itália, também é a época das excursões de 1 dias, passeios ao ar livre, época também que as escolas levam os estudantes para passear e visitar museus.

O que você sempre deve prestar muita atenção é para o Feriado de Páscoa, porque ele pode mudar completamente a sua percepção e curtição na cidade.

Sendo o berço do Cristianismo, Roma estará com muitos eventos religiosos na páscoa: procissões, missas, celebração da via crúcis pelo Papa no Coliseu.

A cidade estará bem cheia mesmo, e os hotéis custam mais caro! Considerem também que aqui não é feriado na sexta-feira santa, mas na segunda-feira. Alguns museus e atrações turísticas vão fechar, inclusive os Museus do Vaticano e Capela Sistina.

Então, a menos que você seja uma pessoa religiosa (e com muita paciência!), e que queira viver esse momento em Roma, avalie se vale a pena. Pessoalmente, eu evito o centro de Roma durante os feriados de páscoa.

Saiba Mais | Roma com chuva: como curtir a cidade nos dias molhados?

Roma em Abril: clima e como preparar a mala

Para preparar a mala para o clima de Roma em Abril saiba que:

Não é mais o momento de: écharpes de lã pesadonas, gorros pesados, meias de lã e principalmente ceroulas ou meias-calças por baixo da roupa.

Outra consideração: se você não é acostumado com temperaturas mais baixas e tem medo de sentir frio, sim, traga pelo menos uma touca e uma écharpe mais pesada. Não exagere na quantidade de roupas muito quentes na mala.

roma março abril

Não é mais o momento de: galochas ou sapatos extremamente pesados. Em um ou outro dia mais frio ainda dá para usar botas. Sapatos fechados e tênis também. Lembre-se: vai chover e é bom ter um sapato fechado e que resista à chuva.

Ainda não é hora de: bailarinas, sandálias ou sapatos abertos, a menos que você queira usar uma bailarina ou um mocassim com meia. E mais uma vez: lembre-se que vai chover!

Casacos e outras roupas: em Março, exceto em alguns dias lá para o final do mês, ainda não dá para flanar por aí somente com um sobretudo.

A melhor alternativa? casacos acolchoados, mas leveis e dobráveis, como aqueles da Quechua e da Uniqlo. Um casaco desses, com um pullover de malha de algodão leve a uma camiseta ou blusa de manga comprida dão conta do recado.

No pescoço: uma écharpe de lã fina ou malha de algodão e pashminas de algodão mais pesadas para dias ventosos ou para quem vai sair na parte da manhã ou circular à noite.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -