Você está aqui
Home > Planejamento > Roma com Chuva: O que Fazer com Chuva na Cidade Eterna?

Roma com Chuva: O que Fazer com Chuva na Cidade Eterna?

roma e vaticano com chuva

Se tem uma coisa que não tem como prever com precisão é se fará sol ou chuva, não é? E aí, você programa sua viagem e, em determinado dia se depara com uma Roma com chuva, o que fazer?

Muitos turistas podem acabar se desanimando com o clima, mas saiba que em Roma há diversas opções do que se fazer quando São Pedro não colabora muito com o seu roteiro ao ar livre.

Ainda que a capital italiana seja repleta de ruínas e monumentos em áreas abertas, é plenamente possível adaptar o passeio e curtir Roma da mesma forma, quer saber como? Aqui vão algumas dicas!

Leia também:


Qual é a época das chuvas em Roma?

O verão no hemisfério norte se encerra no dia 21 de Setembro, então com a chegada do outono, começa a época na qual vivemos a cidade de Roma com chuva, que vai da chuva fininha ao tempora. Outubro ainda é um mês com pouca chuva, a partir de Novembro as chuvas chegam pra valer. Em média Novembro tem entre 13 e 15 dias de chuva. Dessa época até o final do inverno e início da primavera (em Março) teremos meses de inverno com uma quantidade considerável de dias chuvosos.


#1 Programar uma visita a um museu

Assim como tantas outras cidades europeias, Roma também conta com museus belíssimos e com obras interessantíssimas, que valem ser visitados! Em dias chuvosos, são museus são uma ótima opção de passeio!

o que fazer em roma com chuva
Museus Capitolinos, Sala da Loba Capitolina

Museus Capitolinos

O principal museu de Roma é formado pelos Museus Capitolinos, que estão situados em dois palácios na Piazza del Campidoglio: o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo. Os dois edifícios estão ligados pela Galeria Lapidaria, que é uma passagem subterrânea que atravessa a Piazza del Campidoglio, sem que o visitante precise sair dos museus! Saiba mais aqui.

Endereço: Piazza del Campidoglio, 1, 00186 Roma


Galleria Doria Pamphilj

Ainda que externamente o prédio não chame atenção de quem passa, a Galleria Doria Pamphilj possui um interior deslumbrante, com lustres originais do século XVII, diversas pinturas e esculturas.

A Galleria é  uma das maiores coleções italianas de arte privada, já que não é um museu estatal e sim da própria família. O artigo completo sobre a Galleria Doria Pamphilj você encontra aqui.

Endereço: Via del Corso, 305, 00186 Roma


Museo Napoleonico

Esse museu é dedicado a Napoleão Bonaparte e sua família. A irmã de Napoleão, Paolina Bonaparte, casou-se com o príncipe Camillo Borghese. A família resolveu doar todo do acervo “napoleônico” que deu origem a este pequeno, mas riquíssimo museu. E o melhor é que possui entrada gratuita!

Endereço: Piazza di Ponte Umberto I, 1, 00186 Roma


Museo Barracco

O Museo di Scultura Antica Giovanni Barracco conta com uma coleção riquíssima de esculturas antigas de arte egípcia, assíria, fenícia, etrusca e grega. Está situado entre Campo de’ Fiori e Piazza Navona e não é muito conhecido pelos turistas. A entrada também é gratuita e você encontra outras opções de museus gratuitos aqui.

Endereço: Corso Vittorio Emanuele II, 168, 00186 Roma


#2 Visitar as Igrejas

Não é preciso dizer que em Roma as igrejas são lugares para, além de expressar a religiosidade de cada um, contemplar diversas obras de arte que estão espalhadas pelas mais de 600 igrejas que existem na cidade! E o melhor: todas têm acesso gratuito!

Assim, um programa muito legal para fazer em Roma com chuva, é conhecer essas preciosidades. Temos algumas dicas para você, veja a seguir:

roma com chuva visitar igrejas
Trilogia de São Mateus, do pintor Caravaggio, na Igreja de São Luis dos Franceses

Basílica de Santa Maria del Popolo

Essa basílica é praticamente um museu. Ali, o visitante se depara com obras de artistas importantíssimos como Rafael Sanzio, Bernini, Pinturicchio e ainda Caravaggio! Quanto a esse último pintor, há duas obras suas lá expostas: A Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro. Mas atenção: para ver as obras de Caravaggio é um pouco complicado, e eu explico neste artigo o porquê!

Endereço: Piazza del Popolo, 12, 00187 Roma


Igreja San Luigi dei Francesi

Essa é a igreja oficial dos franceses em Roma. Ali ficam três quadros de Caravaggio, chamado de trilogia de São Mateus. São elas: A Vocação de São Mateus, O Martírio de São Mateus e São Mateus e o Anjo. No quesito pinturas que estão nas igrejas de Roma, as obras dessa trilogia são uma das mais visitadas da cidade!

Endereço: Piazza di S. Luigi de’ Francesi, 00186 Roma


Basílica de São Pedro

Claro que a famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano, não poderia ficar de fora, não é? Uma dica é, se você já ia visitar a Basílica de qualquer forma (já que se trata de um must see), você pode alterar o seu roteiro para ir conhecê-la quando estiver chovendo!

Na Basílica de São Pedro há dois trabalhos famosíssimos de Michelangelo: a cúpula e a escultura da Pietà. Inclusive se você quer saber onde encontrar outras obras do artista em Roma, clique aqui.

Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano

Dica:

Quando estiver programando suas visitas aos museus e igrejas, uma boa alternativa é ver quais estão próximos e combiná-los. Por exemplo, quando for aos Museus do Vaticano, você também poderá visitar também a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Somente nesse passeio você levará ao menos umas 4 ou 5 horas de visita em locais fechados!

Leia também:


#3 Tirar o dia para fazer compras

Mesmo que o objetivo da sua viagem não seja fazer compras, alguma coisa sempre queremos adquirir. Seja um eletrônico, alguma roupa ou apenas uns souvenires para presentear os familiares.

Se seu dia em Roma começou com chuva, ou o tempo mudou de repente, uma ótima opção é partir pras compras. Em Roma há shoppings centers, lojas de departamento e galerias cobertas, portanto você pode passar bastante tempo lá.

Aqui temos uma lista de Shoppings Centers de Roma que você pode ir:

  • Porta di Roma
  • Euroma 2
  • Estação Termini
  • Cinecittà Due
  • Roma Est
  • Village Castel Romano

Nós falamos um pouco sobre todos eles nesse artigo completo sobre compras em Roma.

Agora, se você estiver passando por perto da Fontana di Trevi, há um local coberto muito legal para se conhecer – e fazer compras, claro! Trata-se da Galeria Alberto Sordi, que fica na Piazza Colonna. Essa galeria vale a pena ser visitada mesmo que você não tenha nada em mente para comprar, já que sua arquitetura é belíssima! Compras podem ser um ótimo antídoto para encarar Roma com chuva.

O prédio da Galeria Alberto Sordi foi construído no início do século XX e, após vários projeto, foi inaugurada nos anos 40. Por lá, o visitante irá encontrar lojas, restaurantes e bares! Veja neste artigo mais sobre o lugar.

Além disso, há ainda a opção de conferir as lojas de departamento em Roma. Há duas grandes redes na cidade, a COIN e a La Rinascente, onde você pode encontrar roupas, bolsas, perfumes…

Aos finais de semana há também a possibilidade de conhecer o Mercato Monti, um mercado em espaço fechado, que conta com diversas barracas. Por lá, o visitante encontra produtos originais, feitos artesanalmente, como cintos, carteiras, óculos, roupas e muito mais! Para quem gosta de ver coisas diferentes e alternativas, é uma boa opção. O mercado abre aos sábados e domingos, das 10h às 20h e fica na Via Leonina, 46/48.


#4 Fazer algum passeio em subterrâneos

Muitos turistas não sabem, mas existe uma cidade antiga embaixo de praticamente todos os lugares pelos quais caminhamos em Roma. Várias “camadas” foram sendo sobrepostas a cidade, algumas em função da ação do tempo ao longo dos anos, outras por conta de eventos meteorológicos, como enchentes e terremotos.

Assim, embaixo de Roma há uma riqueza arqueológica vastíssima e que você deveria conhecer! Um ótimo programa para ser feito em Roma com chuva, conheça abaixo algumas dicas de passeios.

Imagens dos subterrâneos da Basílica de São Pedro, na visita ao túmulo do santo.

Piazza Venezia

Situado bem ao lado das ruínas da Coluna de Trajano e do Mercado de Trajano, é possível conhecer os subterrâneos da Piazza Venezia. Ali foi feita uma reconstrução áudio-visual 3D fantástica, que vale a pena ser vista!

Endereço: Piazza Foro di Traiano 85, Roma


Domus Aurea

Domus Aurea, foi a “Casa Dourada” do Imperador Nero, conhecido por ser aquele que matou a própria mãe e incendiou Roma.  Nero possuía uma das residências imperiais mais luxuosas e monumentais de toda a história do império. O teto da casa era decorado com pedras preciosas e ouro, por isso o local é chamado de Domus Aurea, a Casa Dourada. Tem um artigo completo sobre o lugar aqui.

Endereço: Via della Domus Aurea, 1, 00184 Roma


Túmulo de São Pedro

O túmulo de São Pedro, acredita-se, fica nos subterrâneos da Basílica de São Pedro. Essa Basílica foi construída por cima da antiga basílica de 326 d.C, da época do imperador Constantino. A basílica antiga havia sido construída em cima de uma antiga necrópole, onde afirma-se que foi enterrado o apóstolo Pedro. Aqui você confere tudo sobre o Túmulo de São Pedro e essa visita!

Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano


#5 Conhecer mais a gastronomia de Roma

Se você ficou de mau humor porque começou a chover em Roma, aproveite para se deliciar com a gastronomia local! Tenho certeza de que você nem vai lembrar que está chovendo! Nada melhor do que comer e beber para curtir Roma com chuva.

Em Roma há diversos locais bacanas para passar o tempo enquanto São Pedro faz seu trabalho no lado de fora! Aqui vão as nossas dicas:

programas para roma em um dia de chuva

Empórios, feiras e mercados gastronômicos

Você pode aproveitar para fazer uma deliciosa refeição em lugares cobertos e amplos como empórios, feiras e mercados gastronômicos.


Eataly

Quase um shopping center gastronômico, no Eataly você encontra de tudo. Se você está com bastante tempo, é um local que dá pra “perder” algumas horinhas… além de almoçar, você pode também pode apreciar um aperitivo, com queijos, salames e vinho… a cara da Itália, não é?

No jantar costuma ser mais lotado, principalmente nos finais de semana. Mas se você quiser, também é uma ótima opção, já que há diversos restaurantes, nas mais variadas especialidades, como massas, peixes, carnes…

Endereço: Piazzale 12 Ottobre 1492, 00154 Roma


Mercato di Campagna Amica

Esse mercado é na verdade uma feira de agricultores, onde são vendidos produtos agrícolas italianos da região! O mercado é coberto, mas conta com um pátio na parte de trás onde os visitantes podem comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber. É um ambiente bem simples e descontraído.

Além das barraquinhas, onde é possível comprar salames, queijos, pães, doces… há uma pequena trattoria que vende almoço completo (o prato e água) por poucos euros, é possível adicionar um copo de vinho também! Temos esse artigo com mais informações sobre o Mercato di Campagna Amica.

Endereço: Via di San Teodoro 74, Roma


Mercato Testaccio

Ali é possível encontrar diversas barraquinhas de feira com comidas deliciosas, além das tradicionais barracas com frutas e verduras frescas. É um ótimo local para comer bem com um preço bastante acessível, em um ambiente totalmente descontraído. Nós temos esse artigo aqui sobre o mercado, onde damos algumas dicas de barraquinhas para conhecer.

Endereço: Via Beniamino Franklin, 00153 Roma


Barzinhos

Roma com chuva combina bastante com uma taça de vinho ou uma xícara de café, não é mesmo? Assim, há alguns barzinhos que você poderá curtir enquanto chove do lado de fora.

Vivi Bistrot

O Vivi Bistrot é um bar e cafeteria no estilo francês-provençal. A primeira filial foi aberta em um antigo casarão dentro da Villa Pamphili. No Vivi Bistrot é possível tomar desde um café da manhã até curtir um jantar despojado. Possui três unidades em Roma.


Cafeteria do Chiostro del Bramante

O Chiostro del Bramante (Claustro de Bramante) é um maravilhoso prédio renascentista que fica bem próximo à Praça Navona. Ali há uma cafeteria-bistrô, onde pode se pode tomar um cafezinho diretamente no balcão ou nas mesinhas, tanto do lado de dentro quanto nas que ficam espalhadas pelos corredores do claustro.

Sobre o Vivi Bistrot e a Cafeteria do Chiostro do Bramante, leia:

Bares e cafeterias na (ou perto da) Praça Navona: Vivi Bistrot e Chiostro del Bramante


Coronari Bistrot

Um lugar bem charmosinho com um preço acessível! O Coronari Bistrot  tem opções para todos os gostos. Lá o visitante pode tomar uma taça de vinho, como também pode degustar uma tábua de frios, uma massa, sanduíche ou pizza. Tem um artigo sobre o local aqui.

Casas de chá ou bares antigos

E que tal unir o histórico com o gastronômico? Já que o clima não está dos melhores, você pode aproveitar para conhecer alguns lugares que estão abertos há anos em Roma!

Babignton’s

Ainda que o chá das cinco seja uma tradição inglesa, você pode ter essa experiência em Roma! O Babignton’s é uma casa de chá que fica na Piazza di Spagna e que foi fundado por duas senhoras inglesas em 1893!

Caffè Greco

O Antico Caffè Greco foi inaugurado no ano de 1760 e jamais fechou as portas! Conta com uma decoração vintage, excelente para tirar fotos e curtir um cafezinho em um lugar cheio de história e tradição.

Leia: Conheça o Cafè Greco, o bar mais antigo da Itália


Passeio de ônibus panorâmico

Em um dia de chuva um passeio de um ônibus panorâmico hop on hop off pode ajudar bastante o seu deslocamento e apreciamento da cidade. Apesar da característica principal ser o fato de você poder subir ou descer nos pontos turísticos, na verdade também é possível fazer todo o itinerário completo pela cidade sem ter que descer.

No inverno ou nos dias com chuva, a parte de cima fica coberta com um teto. Portanto, a viagem é protegida da chuva.

Praticidade: Compre aqui o seu passeio com ônibus panorâmico

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top