Você está aqui
Home > Planejamento > Roma em 2 ou 3 dias: Roteiro Pronto Para Usar com Dicas

Roma em 2 ou 3 dias: Roteiro Pronto Para Usar com Dicas

Tudo já está programado para a sua viagem, mas você não sabe o que fazer na cidade? O Roteiro Roma em 2 ou 3 dias dias foi elaborado para quem só tem dois dias para visitar a cidade, muita disposição para caminhar e quer aproveitar o máximo.

Obviamente 2 ou 3 dias em Roma não é suficiente para curtir tudo, nem para considerar fazer passeios bate-volta para conhecer cidades perto de Roma. Porém, com um roteiro bem planejadinho, e se você realmente não puder dedicar mais tempo à Cidade Eterna, aqui está um roteiro bem completo que cobre, de qualquer modo, as principais atrações turísticas da cidade.

Se você estiver viajando com crianças e idosos, considere a possibilidade de se locomover por Roma a bordo de um ônibus panorâmico hop on hop off.


Leia também:

roma 2 3 dias


Roma em 2 ou 3 dias dias: primeiro dia

Os voos que chegam do Brasil aterrisam em Roma por volta das 6:50 da manhã, portanto, se você não estiver muito cansado(a) da viagem, pode ser uma boa ideia iniciar o itinerário enquanto o sono ou jet lag não bater à porta.

Esse roteiro foi elaborado tendo em vista visitas durante a primavera ou verão, épocas em que temos uma quantidade enorme de horas de luz por dia: pelo menos das 6 às 20h no final de abril-início de maio, e luz praticamente das 5:30 às 21:30 em Junho-Julho.

Roma em 2 ou 3 dias dias: itinerário do primeiro dia

roma em 2 ou 3 dias roteiro


O que fazer na parte da manhã?

Fontana di Trevi: Para tirar as melhores fotos e jogar a moedinha sem ter que disputar um espacinho com centenas de turistas, o melhor é ir até a Fontana di Trevi antes das 9 da manhã. Ela está sempre cheia a qualquer hora do dia ou da noite, faça chuva ou sol. Tenha muito cuidado com batedores de carteira! Saindo de lá caminhe até a Via del Corso.

Via del Corso e Piazza Colonna: A Via del Corso é uma das principais avenidas do centro histórico de Roma e liga a Piazza Venezia à Piazza del Popolo. Ao chegar na Via del Corso, você vai dar de cara com a Piazza Colonna e a maravilhosa Coluna de Marco Aurélio. Ela foi colocada por volta do ano 193 d.C. pelo SPQR (Senado e Povo Romano) em homenagem ao Imperador Marco Aurélio que faleceu em 180 d.C.

Em direção à Piazza Venezia: Saindo da Piazza Colonna, continue a caminhar pela Via del Corso até chegar a Piazza Venezia. Do meio da Praça você já vai ver o Coliseu lá no fundinho, mas antes vamos conhecer mais de perto o Vittoriano ou Altar da Pátria.

Vittoriano ou Altar da Pátria: O Vittoriano é um dos monumentos mais imponentes de Roma. Foi dedicado ao primeiro rei da Itália: Vitor Emanuel II.  Lá de cima do Terraço Panorâmico, dá para ter uma vista de Roma de tirar o fôlego.

Saiba Mais | Vittoriano: Terraço panorâmico em Roma, com vista 360 graus

Coliseu: Gladiadores, leões, condenados à morte, Via Crucis, colossos cinematográficos como Bruce Lee contra Chuck Norris e o Gladiador. Desde a sua inauguração em 80 d.C. até os dias atuais o Coliseu è palco para muitas histórias. Ao visitá-lo você também fará parte dessa linha do tempo.

Saiba Mais | Coliseu de Roma [Guia Completo]: ingressos, dicas úteis e gratuidades


O que fazer na parte da tarde?

Arco de Constantino, Fórum Romano e Palatino: Ao sair do Coliseu, aproveite para tirar fotos em um dos três arcos triunfais que ainda estão de pé em Roma: o Arco de Constantino, um imponente monumento do séc. 4 d.C.

Dali decida se começar o passeio pelo Palatino ou pelo Fórum Romano. Enquanto no Palatino visitam-se as ruínas dos imponentes palácios imperiais, no Fórum Romano podemos conhecer e imaginar um pouco da vida no centro da cidade, ou seja, do centro político, administrativo, religioso e financeiro da Antiga Roma.

Leia também:


O que fazer à noite?

Você pode curtir um bairro super charmosinho de Roma: Monti.

Monti é um bairro pitoresco que fica “escondidinho” entre os arredores do Coliseu e da Estação Termini. Com traços medievais e ruelas charmosas, há vários bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e lanchonetes. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Além disso, Monti é cheio de lojinhas de antiguidades, mercadinhos das pulgas, para moda e comprinhas para casa um pouco diferenciadas e de muito bom gosto.

Saiba Mais | Monti: o bairro pitoresco que pode destronar o Trastevere


Roma em 2 ou 3 dias dias: segundo dia

Após ter curtido o primeiro dia na cidade, continuaremos com muita animação, iniciando o nosso dia no Vaticano, o berço do Cristianismo.

Roma em 2 ou 3 dias: itinerário do segundo dia

    • Praça e Basílica de São Pedro
    • Museus do Vaticano
    • Castelo Sant’Angelo
    • Piazza Navona
    • Pantheon

roteiro roma 2 ou 3 dias

Nesse segundo dia do roteiro de roma em 2 dias começa uma das praças mais famosas do mundo: a Praça São Pedro, com o colunato de Bernini e seu famoso obelisco que outrora pertencera ao circo de Calígola.

Todas as quartas-feiras pela manhã é o dia da Audiência Papal e as visita à Basílica de São Pedro inicia somente a partir das 12:30h.

Logo após passar pelo controle de segurança, você caminhará um pouco e em 1 minuto entrará na Basílica de São Pedro. Logo à direita verá a Pietà de Michelangelo e inúmeros visitantes que fazem de tudo para tirar uma foto. O espaço é concorrido, mas se tiver paciência poderá chegar perto.A majestosidade da Basílica se dá também graças à maravilhosa cúpula de Michelangelo e ao Baldaquim de Bernini, entre outras obras.Após admirar a Basílica e quem sabe até assistir uma missa (são celebradas várias durante o dia), chegou a hora de ir até os Museus Vaticanos.

Os Museus Vaticanos geralmente têm bastante fila para entrar, mas tudo vale a pena para contemplar mais uma das maravilhas de Michelangelo: a Capela Sistina.

Para organizar a sua visita aos Museus Vaticanos, leia também:

O que fazer na parte da tarde?

O que você pode fazer à tardinha? Visitar a Praça Navona, o Pantheon e lanchar por ali.

A Praça Navona é a praça barroca mais suntuosa e magnífica de Roma e não nega seu passado. A sua amplitude e forma oval deve-se ao fato que foi construída acima de um antigo estádio de jogos romano: O circo de Domiciano.

Da Praça Navona para o Pantheon é um pulinho! Como inúmeros monumentos romanos, o Panteão, que hoje abriga uma igreja e os mausoléus de reis e rainhas italianos, além daquele do pintor Rafael Sanzio, já foi outrora o tempo de todas as divindades. Além de admirar a sua beleza, o Pantheon é um programa completamente gratuito.

O que fazer à noite?

Você pode curtir a noite no pitoresco bairro Trastevere.

Por lá você encontrará traços inconfundíveis da Roma Medieval, em um bairro cheio de barzinhos, restaurantes, sorveterias e um enorme vai e vem de pessoas, sobretudo nos finais de semana.

Saiba Mais | O que fazer em Trastevere, bairro do charme e boemia [roteiro + mapa]


Roma em 2 ou 3 dias: terceiro dia

Nosso roteiro de Roma em 2 ou 3 dias chegou ao último dia. No primeiro e segundo dias o objetivo foi concentrar o itinerário em 85% das atrações indispensáveis. Para o terceiro e último dia em Roma, colocaremos algumas cerejas em cima do bolo.

  • Galleria Borghese
  • Piazza del Popolo
  • Piazza di Spagna
  • Circo Máximo
  • Buraco da Fechadura
  • Boca da Verdade

roma em 2 ou 3 dias

O que fazer na parte da manhã?

Situada dentro da Villa Borghese, um dos maiores parques verdes de Roma, a Galleria Borghese é um dos museus de arte mais importantes do mundo! Apesar do seu pequeno tamanho, situado em uma antiga mansão de dois andares, que pertenceu à rica e poderosa família Borghese, o seu concentrado de obras-primas, de valor inestimável, faz dele um museu altamente aconselhável a todos os amantes da arte e da beleza.

Após a Galleria, você pode caminhar pela Villa Borghese e, em cerca de 15 minutos, passando pelo terraço panorâmico do Pincio, chegará até  a Piazza del Popolo, uma das praças barrocas e monumentais de Roma. Logo na entrada da praça, ao lado do portal, monumental, está localizada uma das igrejas mais importantes de Roma: Santa Maria del Popolo. Nela há 2 quadros deslumbrantes do pintor Caravaggio.

Saindo da Piazza del Popolo entre na rua mais à esquerda das três ruas que formam um tridente: a Via del Babuino, uma das ruas das compras de luoxo em Roma. Ao final dela você encontrará outra das praças famosas de Roma: a Piazza di Spagna, com a Fontana della Barcaccia do escultor Bernini e a monumental Escadaria Espanhola.

Leia também: 

O que fazer na parte da tarde?

Comece seu passeio de Roma em 2 ou 3 dias vendo o pouco que sobrou do majestoso Circo Máximo, mas o nosso objetivo principal é curtir também o Buraco da Fechadura e a Boca da Verdade.

Do Buraco da Fechadura do portão da Vila dos Cavalheiros de Malta, é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro. Este é um dos segredos mais bem guardados de Roma. Os jardins da Vila não estão abertos ao público, exceto em ocasiões muito raras e com passeios organizados por associações culturais.

De lá você pode caminhar um pouco e ir até a Boca da Verdade. Você não sabe o que é? Esse monumento muito engraçado é idolatrado pelos turistas orientais. Na fila sempre há milhares de japoneses para tirar fotos, principalmente das suas esposas e namoradas, para saber se elas são fiéis ou não!

Leia também: 

O que fazer à noite?

Uma boa ideia é conhecer Gueto Judaico (o quarteirão judeu de Roma) onde existem os melhores restaurantes de comida kasher da cidade e dali continuar até a animada Praça de Campo de’ Fiori.

Saiba Mais | Campo de’ Fiori: de teatro a tribunal, e hoje uma feira super colorida


Mais dicas para curtir Roma em 2 ou 3 dias


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

4 thoughts on “Roma em 2 ou 3 dias: Roteiro Pronto Para Usar com Dicas

  1. Adorei seu roteiro com as melhores atrações de Roma para dois ou três dias. Vão me ajudar muito a organizar minha viagem.

  2. Olá,
    Fui em Roma em setembro, e o teu roteiro é bem legal pois cobre os pontos turísticos básicos da cidade.
    No meu caso que fiquei 3 dias, acabei dedicando um dia inteiro ao Coliseu + Fórum e um dia aos museus do vaticano + basílica de São Pedro.

  3. Adorei esses roteiros de 2 ou 3 dias em Roma. Estão muito detalhados. Parabéns! Fiz muita coisa que você sugeriu quando fui para Roma. Ótima dica de Monti. Me hospedei ali perto e adorei.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top