You are here
Home > Cultura > O Réveillon na Itália e os rituais da sorte

O Réveillon na Itália e os rituais da sorte

Ano Novo, Vida Nova! Se por aqui não pulamos ondinhas, nem comemos 12 uvas à meia-noite, isso não quer dizer que também não tenhamos nossos rituais para “trazer sorte” no ano novo.

Lentilhas para trazer muita prosperidade

O prato indiscutível para trazer prosperidade no ano novo é a lentilha. Ou melhor: as lentilhas, muitas lentilhas.

reveillon-na-italia-4

Os italianos dizem que, como as lentilhas (por serem pequenas) precisam ser muitas e abundantes para formar uma porção, então essa abundância também se multiplica quando comida no último dia do ano.

Acreditando ou não nessa superstição popular, milhares de italianos comerão lentilhas com cotechino ou com zampone. Eles são respectivamente: um embutido feito com carne de porco, peles de várias partes do porco (as “cotiche”) e vários temperos; e a pata (zampa) do porco, da parte imediatamente abaixo do joelho até o pé do animal. O zampone mais famoso da Itália é o zampone de Modena.

reveillon-na-italia-3

Dependendo do orçamento, o cotechino pode ser comprado nos supermercados, ou pode ser feito de modo artesanal pelo açougueiro de confiança. E, acreditem, todo italiano tem um açougueiro de confiança! Geralmente aqueles feitos pelo açougueiro são de sabor mais delicado, e a carne é de qualidade muito superior. Não preciso dizer que o preço é superior, também!

Vermelho para ter sorte no amor

Para aqueles que não querem somente sorte no jogo, mas almejam sorte também no amor, o ritual tradicional da passagem do ano é vestir uma peça íntima vermelha.

A sorte pode ser para quem procura um novo amor, ou para quem quer manter as chamas da paixão com a sua metade da laranja.

reveillon-na-italia-2

Vejam bem: essa é a única exigência cromática do Réveillon italiano. Enquanto no Brasil, também a causa do clima, 99% da população estará vestida de branco, por aqui, uma das cores que reinam no look de fim de ano é o preto. Inverno, frio, chuva e muitos comerão seu pratinho de lentilha vestidos com uma cor escura, mas com uma roupinha de baixo vermelha.

Quanto mais nos aproximamos do dia 31 de dezembro, vemos as vitrines das lojas, camelôs, torra-torra dos chineses e até grandes hipermercados colocarem todo o seu estoque de calcinhas, sutiãs e cuecas vermelhas nas araras.

Não será por falta de ritual que não teremos um bom ano novo.

Feliz Ano Novo para você, supersticioso(a) ou não!


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

2 thoughts on “O Réveillon na Itália e os rituais da sorte

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top