Início Dicas e Roteiros da Itália Campania Reggia di Caserta: o magnífico “primo italiano” do Palácio de Versalhes

Reggia di Caserta: o magnífico “primo italiano” do Palácio de Versalhes

Publicado em:

A Reggia di Caserta, também conhecida como Palácio Real de Caserta, é considerada um dos palácios mais bonitos do mundo, eleito patrimônio da humanidade pela Unesco em 1997.

O palácio real foi construído a mando de Carbos Bourbon, rei de Nápoles e da Sicília, na época em que a península itálica era dividida em reinos, repúblicas, estados, ducados, marquesados, etc.

Carlos Bourbon, era filho do rei Felipe V da Espanha e de Elisabetta Farnese, tendo também pertencido (mesmo que num ramo não muito próximo) à árvore genealógica dos Médicis, de Florença.

Naquela época, o destino da península itálica estava ligado ao poder de algumas grandes potências europeias como a França, a Espanha e a Áustria, por isso, Carlos Bourbon, nascido em Madri, mas com metade de sangue italiano foi escolhido rei de Nápoles, uma vez que o sul da Itália estava sob dominação da coroa espanhola.

Leia Mais:

Foto: Shutterstock

História da Reggia di Caserta

Carlos Bourbon pediu para que o importante arquiteto Luigi Vanvitelli realizzasse um enorme e suntuoso palácio inspirado em outros dois palácios reais: o Palácio de Versailles, em Paris, e Palácio do Escorial, localizado a cerca de 40 quilômetros de Madri, construído por um dos seus antepassados, o rei Felipe II.

Caserta fica a cerca de 35 quilômetros da cidade de Nápoles, que era a sede do Reino de Nápoles. A ideia do rei Carlos Bourbon era construir um segundo palácio real por alguns motivos.

A escolha foi Caserta porque o rei gostava muito da paisagem local, mas também por razões de segurança: ela ficava longe do mar, no interior da cidade, o que dificultaria a sua invasão em caso de, por exemplo, ataques e invasões pelo mar.

++ Compre aqui seu ingresso para a Reggia di Caserta

Outra condição obrigatória era que a Reggia di Caserta estivesse à altura de possíveis comparações com o Palácio de Versalhes.

Nem Carlos de Borboun e nem o arquiteto Luigi Vanvitelli a viram pronta. O Palácio Real de Caserta foi inaugurado em 1845, mesmo que já fosse utilizado pelo menos desde 1780.

Escada monumental da Reggia di Caserta | Foto: Shutterstock

A Reggia de Caserta e seu parco monumental

Uma das coisas que mais chama a atenção, antes de visitar propriamente o palácio real é o seu enorme jardim.

No seu complexo, ele tem 47 mil metros quadrados de estrutura, dividido em cinco andares e em quatro pátios internos.

Jardins da Reggia di Caserta | Foto: Shutterstock

O Parque Real e a cascata fazem com que o palácio seja ainda mais cenográfico.

O parque já fazia parte do projeto inicial que o arquiteto Luigi Vanvitelli apresentou ao rei.

E se inspirava em vários jardins de outros palácios europeus da época, mas com uma inspiração local: os jardins à italiana, e os jardins renascentistas italianos, fundindo essa ideia com as soluções que o francês André Le Nôtre (arquiteto paisagista e teorizados do jardim à francesa) havia dado aos jardins do palácio de Versalhes.

A construção do parque real iniciou em 1753. Para alimentar as fontes e as cascatas, foi simultaneamente iniciada a construção do aqueduto Carolino, cuja fonte de água estava no Monte Taburno.

Os jardins do palácio real de Caserta são divididos em duas partes, separadas por uma longa avenida central que conduz até a Fonte Margherita. Disposto simetricamente, o verde forma uma espécie de cena teatral.

Perspectiva dos jardins da Reggia di Caserta | Foto: Shutterstock

Informações para visitar a Reggia di Caserta

A seguir algumas informações e dicas úteis para visitar a Reggia di Caserta, também conhecida como Palácio Real di Caserta.

Onde fica a Reggia di Caserta

A cidade de Caserta, fica na homônima província, por sua vez localizada entre Roma e Nápoles. Caserta também é famosíssima pela sua produção local de muçarela de búfala. Portanto, não deixe escapar a oportunidade de provar essa iguaria, tanto em algum restaurante, quanto comprando a muçarela para comer em casa. Você não vai se arrepender.

Endereço: Piazza Carlo di Borbone

Site oficial: https://www.reggiadicaserta.beniculturali.it/

O palácio real fica a poucos minutos da estação de trem de Caserta. Veja o mapa a seguir para saber onde ela está localizada.

Como chegar na Reggia di Caserta

Caserta pode ser alcançada com os trens regionais da Trenitalia, que ligam o norte ao sul da Itália, e as cidades grandes mais próximas são Roma e Nápoles.

A estação de Caserta dista cerca de cinco minutos a pé da Reggia. Outra opção é viajar nos trens de alta velocidade, descer na estação de Afragola, e dali pegar uma integração (oferecida pela própria Trenitalia) e chegar até o palácio real.

Quem viaja de carro, pode percorrer a autoestrada A1 (Milão-Nápoles) e usar a saída Caserta Nord. Quem vem do sul do país, pega a A30, usando a saída Caserta Sud.

Há um estacionamento subterrâneo e nos arredores há também estacionamentos para camper.

Do aeroporto de Nápoles e também do porto de Nápoles há linhas de ônibus que levam até Caserta.

Dias, Horários e Ingressos para a Reggia di Caserta

A Reggia di Caserta, abre todos os dias, das 8:30 às 19h, com exceção das terças-feiras, dia no qual fecha ao público.

alguns tipos de ingressos, abrangendo também os pardins e o teatro da corte real.

14 euros: ingresso com visita aos apartamenros reais, parco real e jardim inglês.

9 euros: somente os parques (parque real e jardim inglês)

Os parques e o jardim inglês tem um horário de encerramento variável, de acordo com a estação do ano. Geralmente encerram às 15h no inverno e às 17h no verão. Consulte o site oficial para ver os horários.

3 euros: ingresso somente para visitar os apartamentos reais. Com entrada a partir das 17h.

Os ingressos são gratuitos para menores de 18 anos, e custam 2 euros para cidadãos da União Europeia com idade de 18 a 24 anos.

Dicas de Tour em Nápoles e arredores

Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios em Nápoles, Costa Amalfitana. passeios de barco de ida e volta para Capri, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:

Mais dicas de viagem na Itália:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

7 COMENTÁRIOS

  1. Gente, não sabia que o Versailles tinha um irmão na Itália! Estou encantada com o Reggia Caserta, que maravilhoso! Obrigada pelas dicas tão completinhas, já quero ir lá!

  2. Não sabia que a Itália tinha um “primo” de Versalhes. Adorei saber mais sobre a história da Reggia di Caserta, acho que essa parte enriquece muito qualquer passeio. E as fotos estão lindas, amei o jardim!

  3. Como é lindo o palácio Reggia Caserta! Realmente ele lembra o Palácio de Versalhes, mas é bem menos conhecido, não é mesmo?

  4. Que lugar sensacional! o Jardim, a cosntrução, sem palavras! O Castelo Real Reggia é maravilhoso! Você conhece o de Versalhes também?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: