Início História Quem Tem Boca Vai a Roma: a Origem do Ditado Popular

Quem Tem Boca Vai a Roma: a Origem do Ditado Popular

Publicado em:

“Quem tem boca vai a Roma”, todos nós , várias vezes na vida escutamos esse famoso ditado.

O ditado popular quer dizer que, quem procura acha, quem deseja alcança os seus objetivos. Porque basta perguntar e ir em direção ao destino, ao próprio sonho.

Leia também:

Mas qual é a origem da expressão “Quem tem boca vai a Roma”?

Para saber o que significa esse ditado popular, é precivo voltar a séculos de história, na época do império romano.

Apesar do vasto território que fazia parte do império romano, foram construídas uma série de estradas que conduziam à capital, ou seja, Roma.

Uma pessoa poderia estar no que hoje é a Turquia, a França, a Inglaterra, a Espanha, ou até mesmo ter que atravessar os mares. Haveria sempre uma estrada e indicações que levavam ao centro do mundo: Roma.

No Fórum Romano, centro político, administrativo e religioso existiam dois marcos muito importantes: o Milliarum Aureum e o Umbilicus Urbis Romae.

A milha de ouro (Milliarium Aureum) era o marco zero de todas as estradas que conduziam a Roma. Esse marco zero era folheado a ouro, por isso o seu nome.

Ruínas do que sobrou da base de mármore do marco zero da milha de ouro

Portanto, se qualquer pessoa pegasse uma das antigas estradas consulares (Via Cássia, Via Triunfal, Via Ostiense, Via Salária, Via Aurélia e a mais famosa de todas, a Via Ápia Antiga) chegariam a Roma. Era só ver as placas ou perguntar: como se chega a Roma?

Já o Umbigo do Mundo (Umbilicus Urbis Romae) era o marco zero de Roma enquanto capital do império romano e capital do mundo. Não por acaso os romanos chamavam a cidade de Roma Caput Mundi.

Logo o fato de que era possíver chegar a Roma, deu origem a várias expressões idiomáticas que sugerem a centralidade de Roma. Apesar de no português do Brasil usarmos uma tradução menos literal, quase todas as línguas possuem a expressão “Todos os caminhos levam a Roma”. O império romano chegou a ter cerca de 80 quilômetros de estrada.

Encontramos a popular expressão em vários idiomas

Em inglês: All roads lead to Rome.

Em espanhol: Todos os caminhos conducen a Roma ou Preguntando, se va a Roma

Em francês: Tous les chemins mènent a Rome ou Qui langue a, à Rome va

Em italiano: Tutte le strade portano a Roma ou Chi lingua ha, a Roma va.

Como podemos ver, em todas as línguas neolatinas, a expressão que “quem quer, consegue chegar a Roma” são praticamente equivalentes, e todas tiveram uso corrente a partir da Idade Média.

++ Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma

Mas é mesmo verdade que todos os caminhos levam a Roma?

No mapa do projeto Roads to Rome, vemos que um grande número de estradas do mundo chegam a Roma.

Graças ao fantástico projeto Roads to Rome, pesquisadores mapearam todas as estradas, autoestradas, caminhos percorridos por peregrinos, etc. e descobriram que, sim, existem cerca de 500.000 caminhos que ligam várias cidades do mundo a Roma.

Tudo isso ainda é herança do Império Romano.

Nesse estudo foram marcados 26.503.452 quilômetros quadrados de estradas na Eurásia, que pudessem conduzir a Roma, e um algoritmo calculou que, sim, de quase todo ponto do antigo Império Romano é possível chegar a Roma. Portanto, é só querer, porque quem tem boca vai a Roma.

Sabedoria de Internet: “Quem tem boca vaia Roma”

quem tem boca vai a roma

Vocês sabem que…o poder de disseminação de notícias e de criação de falsos mitos, aumentou desproporcionalmente com o uso da internet.

Circulam inúmeros sites dizendo que o ditado popular correto é “quem bem boca vaia (do verbo vaiar) Roma”, porque os imperadores romanos, devido às suas crueldades, eram vaiados pelo público.

Bom, é preciso saber que, vaiar certos imperadores, como Calígula ou Nero, significaria quase uma pena de morte. Nem sempre valia a pena mostrar um dicenso político durante cerimônias e momentos públicos. A grande prova histórica é que a maioria dos imperadores assassinados, foram mortos em conjuras ou envenenamentos dentro dos palácios imperiais.

Dessa fake news acerca da origem do Quem tem boca vaia a Roma, surgiu inclusive o nome do professor e gramático Pasquale Neto. Muitos afirmam que teria sido ele, em um programa de televisão, a dizer que era esse o ditado correto.

O Prof. Pasquale tratou de negar veementemente que ele tenha afirmado tal coisa e, pelo contrário, nos exorta a confiar nas fontes antigas e que o ditado seria “Quem tem boca vai a Roma” ou “Todos os caminhos levam a Roma”.

Portanto, você pode escolher a sabedoria milenar… ou as notícias factóides da internet!

Esperando que, independente do ir ou do vaiar, você tenha o prazer de fazer uma viagem a Roma, porque ela merece!

Frases famosas com a palavra Roma

Além do famoso “Quem tem boca vai a Roma” existem muitos aforismos, ditados populares e frases famosas com Roma. Veja algumas delas:

“Em Roma, tudo se compra”. Autor: Juvenal

“Roma é a obra mais bela e útil do destino”. Autor: Políbio

“Em Roma, tudo está à venda”. Autor: Salústio

“Enquanto existir o Coliseu, Roma existirá. Quando o Coliseu ruir, Roma ruirá. Quando Roma cair, o mundo cairá”. Autor: Venerável Beda.

Goethe no campo romano. O famoso quadro é do pintor Johann Tischbein.

Existem muitas frases memoráveis de Goethe. No seu livro Viagem à Itália, publicado em 1787, ele narra da sua ansiedade para chegar em Roma. Goethe morou por dois anos na cidade.

“Finalmente cheguei na capital do mundo”.          

“Nasci uma segunda vez no dia em que coloquei meus pés em Roma”.

Tinha em desejo tão ardente de chegar em Roma…que fiquei em Florença somente três horas”.

“Posso dizer que somente em Roma eu descobri o que é ser um verdadeiro homem”.

Fonte: Site Frases famosas. Frases de Goethe: minha tradução livre.

Mais dicas de leitura sobre Roma:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: