Você está aqui
Home > roteiro > Roteiro: À caça de quadros de Caravaggio grátis em Roma

Roteiro: À caça de quadros de Caravaggio grátis em Roma

Enquanto muitos museus e atrações romanas possuem preços nada solidários com o bolso do turista, muitas igrejas romanas abrigam verdadeiros museus, com a exposição de obras “totalmente” gratuitas.

Opa! As aspas do totalmente é para explicar que, há alguns anos, algumas igrejas passaram a “cobrar” uma moedinha para iluminar as principais obras de arte. Obviamente a desculpa explicação é que fica caro manter as igrejas iluminadas. Acredito em parte, mas vamos lá…

Na sua passagem por Roma aproveite a chance para a fazer a sua pessoal caça de quadros de Caravaggio grátis. Existem seis quadros espalhados em três igrejas romanas: Santa Maria del Popolo (na Piazza del Popolo), Santo Agostino e San Luigi dei Francesi (as duas últimas nas imediações do Pantheon/Piazza Navona).

Os dois Caravaggios “complicados” de Santa Maria del Popolo

Dei com a cara na porta tantas vezes, que para mim esses são os “caravaggios complicados”. E é justamente por isso que o nosso roteiro começa por eles.

piazza-del-popolo

Vamos por partes. Os quadros de Caravaggio atraem uma massa de apaixonados por arte, que deveriam saber que a Basílica de Santa Maria del Popolo é praticamente um museu. Os quadros desse pintor são somente algumas das obras de arte desse templo belíssimo.

Localizada na Piazza del Popolo, e ao lado da Porta del Popolo, uma das antigas portas dos muros que protegiam Roma, a igreja começou a ser construída ano ano 1099. Nela há obras de importantíssimos artistas como Pinturicchio, Rafael Sanzio e Bernini, somente para citar nomes já conhecidos pelos amantes das artes.

quadros-de-caravaggio-gratis-5
Não é permitido tirar fotos. Os quadros são àqueles à esquerda e à direita. Crédito: Wikimedia Commons.

Mas grande parte do público vai até lá atraído pelos Caravaggios. Para vê-los é meio complicado. Explico o porquê:

A igreja desaconselha (ou seria melhor dizer que não permite?) a visita turística no horário das missas. O problema é que há missas às 8-10-11-12-13-18,30. E também fecha para almoço durante a semana.

Veja os horários mais adiante.

Então tentei novamente num sábado por volta das 8.45. Logo após a missa das 8 e antes da missa das 10. Oo número de visitantes era pequeno. Bingo! A visita foi ótima. Também é proibido tirar fotos!

Nessa igreja encontram-se os quadros: A Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro.

quadros-de-caravaggio-gratis-7
Não é permitido tirar fotos. Crédito: Wikimedia Commons

Os dois quadros são de 1601 e apresentam um fato curioso: Caravaggio os pintou, mas seu trabalho não agradou. O pintor voltou para seu ateliê com seus quadros debaixo do braço e os pintou novamente.

Um dos quadros que não agradou à igreja, a Conversão de São Paulo, faz parte da coleção privada da família de nobres Odescalchi Balbi. Não se sabe o paradeiro da prima versão que retrata a Crucificação de São Pedro!

Basílica di Santa Maria del Popolo

Site: http://www.santamariadelpopolo.it/it/?lang=it

Endereço: Piazza del Popolo 12

Dias e Horários: Segunda a Quinta 7:15-12:30 / 16-19h
Sexta e Sábado: 7:30-19h
Domingos e Feriados 7:30-13:30 / 16:30-19:30

Os peregrinos dos pés sujos na Basílica de Sant’Agostino

Aqui se encontra um  dos quadros mais realistas do artista, entitulado Nossa Senhora de Loreto ou Nossa Senhora dos Peregrinos.

O grande sucesso da obra deve-se ao estado mal ajambrado dos peregrinos que, descalços, se ajoelham diante da Nossa Senhora, com os pés completamente sujos. Como realmente deveriam ser os pés de pessoas que caminharam quilômetros e quilômetros para chegar a uma meta.

quadros-caravaggio-gratis-4

Na igreja também há um afresco de Rafael Sanzio, entitulado Profeta Isaías.

As fotos são autorizadas, mas é necessário colocar uma moeda para iluminar o quadro.

Basílica de Sant’Agostino

Endereço: Piazza di Sant’Agostino

Horários: Todos os dias das 7:30-12h e 16-19h.

A trilogia de São Mateus na igreja de San Luigi dei Francesi

Na igreja de San Luigi dei Francesi, igreja oficial dos franceses em Roma, há três quadros de Caravaggio, a dizer, a trilogia de São Mateus. As obras se entitulam: A Vocação de São Mateus (1599-1600), O Martírio de São Mateus (1600-1601), e São Mateus e o Anjo (1602).

quadros-de-caravaggio-gratis
No centro São Mateus e o Anjo. O quadro é divino. Confesso que minha foto não chega perto da beleza real.

Os três quadros estão localizados na Capela Contarelli, a última à esquerda próximo ao altar da igreja e, diariamente, reúne centenas de visitantes para admirar os quadros.

Falando de pinturas famosas dentro de igrejas, acredito que depois da Pietà de Michelangelo, da Basílica de São Pedro, a trilogia de Caravaggio seja o conjunto de pinturas mais visitado de Roma.

quadros-de-caravaggio-gratis-3
A Vocação de São Mateus

A Vocação de São Mateus foi a primeira obra de Caravaggio já encomendada para ser colocada em um lugar público, para que todos pudessem admirá-la.

As fotos são autorizadas, mas é necessário colocar uma moeda para iluminar o quadro.

Igreja de San Luigi dei Francesi

Site: http://saintlouis-rome.net/

Endereço: Piazza di San Luigi dei Francesi

Dias e Horários:

Segunda à Sexta: 9:30-13h e das 14:30 às 18:30h; Sábado das 9:30 às 12:30 e das 14:30 às 18:30 e Domingos das 11:30 às 13h e das 14:30 às 18:30h.

Mapa para você se localizar na caça aos quadros de Caravaggio grátis

Como já disse anteriormente duas igrejas estão bem pertinho uma da outra e, por sua vez, próximas ao Pantheon e à Piazza Navona.



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top