You are here
Home > Atrações > pontos turísticos > Primavera e Verão em Roma: abertura noturna de museus, monumentos e vilas históricas

Primavera e Verão em Roma: abertura noturna de museus, monumentos e vilas históricas

No final da primavera, já antecipando o enorme fervo cultural no qual Roma se transforma no verão, muitos monumentos, museus, palácios e vilas históricas passam a oferecer um horário mais extenso, com abertura noturna.

As razões são óbvias: período de férias com maior número de turistas e também o calor do verão, que pode diminuir o ritmo de caminhada de quem não curte ficar muito tempo sob o sol. A abertura noturna dos monumentos é ótima, porque a maior parte dos lugares históricos a serem visitados em Roma está a céu aberto.


O que geralmente abre à noite (mais ou menos de Abril a Outubro):

Coliseu

O evento se chama La Luna Sul Colosseo (A Lua sobre o Coliseu) e no dia em que o visitei, realmente estava uma maravilhosa noite de lua cheia. Abertura noturna das 20:15 à meia-noite, com último horário de entrada às 22:45h. Nessa visita guiada por um arqueólogo também é possível visitar os subterrâneos e ver onde ficavam os gladiadores e as feras antes do espetáculo começar, e subir até o terraço panorâmico.

Onde comprar os ingressos?

No site da Coopculture, a empresa que organiza os passeios guiados.

Leia também:

Passeio noturno no Coliseu: história, maravilha e contemplação


Fórum Romano

Uma visita ao Fórum Romano pode ser bem complicada nos meses em que está fazendo muito calor.  No verão existe a possibilidade de fazer a visita noturna, com acompanhamento de um guia, geralmente um arqueólogo.

A visita é bem agradável e ver as ruínas dos monumentos e templos se iluminarem com o cair da noite, cria uma atmosfera muito especial.

Onde comprar os ingressos?

No site da Coopculture, a empresa que organiza os passeios guiados.

Leia também:

A incrível visita noturna ao Fórum Romano


Museus do Vaticano

Todas as sextas-feiras de Maio, Julho, Setembro e Outubro é possível visitar os Museus do Vaticano, incluindo a Capela Sistina. Horário: 19h às 23h, com último horário de entrada às 21:30h. Saiba que começam a evacuar as salas meia hora antes do horário de encerramento da visita.  Site: http://mv.vatican.va/

Corredores vazios! Ver para crer!

Não existe nada do mundo que se compare a visitar os museus simplesmente vazios. Capela Sistina em silêncio, sabem como é? Conselho: chegue no primeiro horário (das 19h), porque realmente ver os corredores desse museu sem ninguém é uma experiência que se vivencia poucas vezes na vida.

Leia também:

Visita noturna: uma ótima maneira para ver os Museus Vaticanos vazios


Castelo Santo Angelo

O Castelo Santo Angelo, excepcionalmente no verão, abre das 20:30 às 01:00h, das terças aos domingos, nos meses de Julho, Agosto e geralmente até a primeira semana de Setembro.

Crédito: Pixabay

Você vai poder conhecer maravilhas como o chamado Passetto di Borgo, a passagem que une o castelo ao Vaticano e que muitas vezes representou a salvação de pontícies, as prisões históricas de Castel Sant’Angelo ou simplesmente, relaxar em seu restaurante panorâmico.

Durante o verão o bar-cafeteria fica aberto à noite. Diria que fazer um happy hour com aquela linda vista é algo de muito sugestivo. Comprando ingressos à parte também é possível assistir a concertos de música clássica, lírica e de jazz. Consulte o site para saber a programação: Site: http://www.nottiacastelsantangelo.it/


Villa Adriana, em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)

A Villa Adriana era a residência de veraneio do Imperador Adriano (76-138 d.C.) e situa-se a aproximadamente 30 km da cidade de Roma. Ela era composta por vários edifícios (termas, teatro, prédios administrativos, residências, biblioteca, etc.), lagos e fontes, tudo emoldurado por muito verde.

Crédito: Wikimedia Commons

A Villa Adriana aumenta o seu horário de abertura em até 1:30 a mais do horário normal, nos seguintes meses:

9–19h do último domingo de março até 30 de abril

9–19.30h de 1 de maio até 31 de agosto
9–19h no mês de setembro

Abertura extraordinaríssima: dê sempre uma olhada no site, porque todos os anos (meio que na última hora) anunciam aberturas até às 22h, às sextas e/ou aos sábados, em Julho e Agosto. Mas tudo anunciado meio de última hora mesmo!

A bilheteria fecha 1:30 antes do horário de encerramento das atividades. Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/


Termas de Caracalla

Para quem for assistir aos espetáculos noturnos. Ver uma ópera dentro das antigas ruínas romanas das Termas de Caracalla é um programa imperdível e muito emocionante.

Divulgação

Leia também:

Teatro ao ar livre durante o verão romano


Villa d’Este em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)

A Villa d’Este foi construída pelo cardeal Hipólito d’Este, filho do duque Alfonso I e de Lucrécia Borja, em um local onde na verdade já existia uma antiga residência romana. No ano passado a Villa d’Este foi o décimo segundo monumento mais visitado da Itália, por um total de 399.577 visitantes (dados da Wikipedia).

Crédito: Wikimedia Commons

Horário na primavera/verão:

Abril: das 8:30 às 19:30; de Maio a Agosto: das 8:30 às 19:45 e Setembro: das 8:30 às 19:15. A bilheteria fecha uma hora antes.

Horário extraordinários nos finais de semana durante o alto verão:

Villa d’Este di Notte

Sextas e sábados, das 20.30 às 24h. (última entrada às 23h.). Assim como a Villa Adriana, essas aberturas em Julho e Agosto são meio que anunciadas de última hora. Controlem sempre o site!

Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/index.php?it/205/villa-deste

Leia também:

Bate-volta perfeito: visitar a Villa D’Este em Tivoli


Fórum de Augusto e Fórum de César, como show em 3D e efeitos laser

Durante os meses de verão também é possível assistir a um espetáculo com projeções 3D e laser (Fórum de Augusto) e também uma projeção, efeitos laser mas podendo fazer um passeio noturno nos fóruns imperiais até chegar ao Fórum de César. Uma experiência emocionante.

Leia também:

Passeio e show noturno com efeitos 3D nos fóruns imperiais


Musei in Comune, a Rede de Museus de Roma

Os Museus Cívicos (ou Municipais) de Roma, os quais formam a Rede Musei in Comune costumam abrir nos sábados à noite na passagem do inverno para a primavera. Geralmente a abertura é das 20 às 24h e podem ser realizadas performances, espetáculos musicais e até degustações. Preços promocionais a 1 euro.

Site: http://www.museiincomuneroma.it/


Festival de Cinema Francês na Villa Medici

Todos os anos, geralmente na terceira semana de Julho, a lindíssima Villa Medici hospeda um festival de cinema ao ar livre. Dos jardins à italiana podemos deslumbrar uma das mais bonitas vistas panorâmicas de Roma.

Site: http://www.villamedici.it

Leia também:

Verão em Roma: Festival de Cinema Francês na Villa Medici


Curtam a programação!


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

15 thoughts on “Primavera e Verão em Roma: abertura noturna de museus, monumentos e vilas históricas

  1. Olá, por favor, estarei em Roma no dia 01 de maio e não consigo saber o que fazer nesta data. Algum monumento aberto neste dia? Ou somente as praças estarão disponíveis para visita?=(

    1. O Coliseu, por exemplo abre. Obviamente as filas serão quilométricas a causa do feriado, mas abre.
      Abs,
      Luciana

  2. Olá, vou a Roma em julho e quero visitar o subterrâneo e o belvedere do Coliseu. Li que precisa comprar um ingresso específico. Esse ingresso vale tbem para visitar todas as outras áreas do Coliseu, Foro Romano e Palatino?
    Ou vc acha que compensaria usar o RomaPass para passeio diurno e depois fazer a visita noturna? Obrigada.

    1. Você tem que comprar o ingresso ou Roma Pass + o passeio guiado no subterraneo e Belvedere. São duas coisas distintas.
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  3. Olá! Adorei o site, e estou amando planejar minha viagem com suas dicas.

    Vou para Roma em julho desse ano, e me interessei muito nesse passeio ao castelo Sant’Angelo de noite com show e na visita noturna ao coliseu. Porém entrei no site, e não aparece a opção de comprar ingressos. Queria saber se eles começam a vender mais próximo de julho, ou se essas atrações a noite não existem mais.

    O único ingresso que consegui comprar foi a ópera nas termas.

    Obrigada!

  4. Já visitei alguns monumentos à noite e adorei. Gosto da atmosfera noturna e geralmente as pessoas estão menos agitadas. 🙂 Quando estive em Roma – apenas por uma tarde – caminhei muito pela cidade e não visitei nada. Quando chegamos ao Fórum e ao Coliseu já era noite e eles estavam magníficos. Se um dia voltar, tentarei me programar para a época das visitas noturnas. 🙂

  5. Ola, adorei o site! Estou curtindo muitas dicas aqui…
    Mas tenho uma duvida cruel! Chego em Roma numa quarta-feira as 19:30. Meu hostel fica a 800m de Termine. Estarei sozinho e calculo chegar a Termini por volta das 22:00 hrs. Posso ir andando de Termini com minhas bagagens ate o The Yellow tranquilamente?
    grato,

    1. Oi, Rafael,
      Pode! O Yellow fica localizado na parte mais tranquila da estação e tem movimento mesmo por volta das 22h.
      Boa viagem,
      Luciana

  6. O Castello Sant’Angelo é a atração pela qual fiquei mais apaixonada! Minha maior expectativa era o Coliseu (que não decepcionou), mas o Castelo me conquistou, e muito! Mas ao que vi pouco se fala e se divulga dele.

  7. Olá, estou organizando uma curta visita a Roma em julho/2015 e suas dicas são muito boas.
    Para aproveitar melhor o tempo nessa cidade linda, pensei em fazer visitas noturnas aos museus e gostaria de saber se as dicas valem também para o verão desse ano.
    Outra coisa que tem me deixado um pouco preocupada é o transporte do aeroporto Fiumucino para o hotel no Trastevere e onde guardar as malas entre o check out (11h) e o embarque (19h).
    Estamos em cinco pessoas e o preço do transfer um pouco salgado e pensei em ir de trem ou se conseguiria um táxi tipo van,como é comum em Paris. O que me indica?
    Sei que a estação Termini tem guarda-volume, mas estou preocupada se haverá espaço para tudo. Eu teria outra opção?
    Um abraço,
    Cida Bulhões

    1. 1) De aeroporto para Trastevere há essa opção: http://turismoemroma.com/como-chegar-em-trastevere/
      2) Vocês podem pedir ao hotel que reserve um táxi grande, mas não são como mini vans. Mini vans só mesmo contratando uma empresa de transfer
      3) Quanto às malas, geralmente os hotéis oferecem um serviço de guarda-volumes para os clientes que fizeram check-in cedo. Consulte com o hotel se o fazem e quanto cobram por mala. Se colocarem no guarda-volumes de Termini, leia esse post: http://turismoemroma.com/guarda-volumes-nas-estacoes-de-trem-italianas/

  8. Muito Obrigada Anaelise.
    Consegui acessar. Só mais uma ajuda… a agenda está aberta até o dia 07 de Setembro então só tenho dois dias para curtir essa noite no castelo. No Sabado, a programação é o Coro Nuova Arcadia e no Domingo o trio Marco Serino, violino Kyung-Mi Lee, violoncello Michelangelo Carbonara, pianoforte. Poderia me dar sua sugestão? Já conhece estes artistas? Grazie.

  9. Olá!
    Descobri o site recementente e estou adorando as dicas. Viajo para Italia no final de Agosto e estarei em Roma entre os dia 05 e 10 de Setembro. Gostei muito da sugestão do happy hour com a possibilidade de assistir um concerto no Castel Sant’Angelo, mas infelizmente não consigo acessar o site para verificar a programação. Diz que não está disponível. Caso tenha uma outra forma de checar a agenda cultural e concertos disponíveis, ficarei muito agradecida por mais esta ajuda.
    Abraços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top