Você está aqui
Home > Arquitetura > Programa alternativo em Roma: a requalificação do Ex-Matadouro público

Programa alternativo em Roma: a requalificação do Ex-Matadouro público

Uma ótima opção de programa alternativo em Roma é visitar o ex-matadouro público no bairro Testaccio e poder, assim, conhecer um ótimo projeto de requalificação urbana ainda em curso.

Conhecido popularmente como Ex Mattatoio, ele construído em 1888 e desativado em 1975, é um dos vários espaços públicos que ganhou vida nova, após anos de abandono.

programa-alternativo-em-roma-2

Quando o matadouro da Piazza del Popolo necessitou ser aumentado e transferido, o bairro Testaccio foi a escolha natural. Nos arredores já existia um enorme complexo industrial, com o gasômetro, a central elétrica Montemartini, espaço que hoje abriga um museu com antiguidades romanas no meio de velhos compressores desativados. Além do Mercato Generale, o principal entreposto de frutas e verduras de Roma.

programa-alternativo-em-roma-18

Como havia um projeto de construir casas populares para abrigar a classe operária nesse bairro, nada melhor do que aproveitar essa atmosfera de “revolução industrial romana” para plantar ali o matadouro da capital.

programa-alternativo-em-roma-3

Após a sua desativação e abandono em meados dos anos 70, houve inúmeros projetos (muitos deles deixados de lado) para a recuperação da área. Lembro que durante muitos anos se arrastou uma verdadeira “obra de igreja” para construir ali o novo prédio da faculdade de arquitetura da terceira universidade de Roma.

programa-alternativo-em-roma-7
Parte externa de um dos prédios que abriga a faculdade de arquitetura
programa-alternativo-em-roma-9
Uma das salas da faculdade de arquitetura. Vejam as paredes em mármore, como eram nos abatedouros e ainda em alguns açougues da cidade.

Pessoalmente até achei que fosse uma lenda urbana, mas um dia, depois de anos sem ir ao local, fiquei boquiaberta quando vi alunos, professores, salas de aula modernas e novinhas em folha. Tudo como de praxe: construído com os “tempos bíblicos” italianos.

programa-alternativo-em-roma-5

Nos antigos prédios de tijolinhos, ainda podemos ler o nome dos pavilhões nos quais era processado cada tipo de animal: o pavilhão dos vitelos, o pavilhão dos porcos, o pavilhão dos bois e até aquela onde se preparava a tripa.

Mas se alguns prédios ainda continuam completamente abandonados e até então conseguiram fugir da especulação imobiliária (afinal o metro quadrado de Testaccio é um dos mais caros de Roma, graças à sua proximidade com o Trastevere e com o centro de Roma), o ex-matadouro também abriga uma das sedes do MACRO, Museu de Arte Contemporânea de Roma.

programa-alternativo-em-roma-11

Desde os anos 2000, o Ex Mattatoio também é conhecido com um novo nome: Città dell’Altra Economia (CAE). Mas o que é essa “cidade da outra economia”? A “outra economia” é com certeza uma economia não-capitalista, que promove a agricultura biológica e solidária (compartilhamento de campos e culturas), comércio solidário, energia renovável.

programa-alternativo-em-roma-21

Com toda sinceridade, não sei até onde o “bem venceu o mal” (graças às políticas públicas e constante “dança das cadeiras” entre a direita e a esquerda italiana), mas a verdade é que na CAE existem inúmeras atividades alternativas, grandes eventos de degustação de cerveja, muitos laboratórios e atividades para crianças… tudo um pouco hype e radical chic. Porém, mais radical do que chic.

programa-alternativo-em-roma-6

Quase todos os domingos (exceto no alto verão), a livraria infantil Tana Libera Tutti organiza eventos infantis como teatro, laboratórios de leitura, arte e artesanato e maravilhosas atividades gratuitas. É um espaço fantástico para passar um dia com as crianças e com os amigos.

programa-alternativo-em-roma-16

Com certeza um programa alternativo em Roma, ou melhor, pra lá de alternativo…

fazer-programa-alternativo-em-roma
O balanço se move graças a um rapaz que pedala uma bicicleta. Consumo zero de energia elétrica.

programa-alternativo-em-roma-20


Ex Mattatoio / Città dell’Altra Economia

Site: http://www.cittadellaltraeconomia.org/

Facebook: https://www.facebook.com/cittadellaltraeconomia/

Largo Dino Frisullo, 00153 Roma


O que fazer em Testaccio? Outras dicas:



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

13 thoughts on “Programa alternativo em Roma: a requalificação do Ex-Matadouro público

    1. Realmente… o problema é que precisamos lutar com unhas e dentes contra a especulação imobiliária nessas áreas.
      Obrigada por comentar,
      Luciana

  1. Oi Lù! Adorei teu texto!
    Não conhecia a història deste matadouro e muito menos a existência do “Città dell’Altra Economia”. Nao sei como eles se organizam, mas gosto muito deste tipo de ideia!
    E nunca estive em Testaccio! Parece que é o bairro das “baladinhas”, não?
    Abraços,

    1. Sim, é o bairro das baladinhas, bares, restaurantes, mas ao mesmo tempo é bem residencial também.
      Se passar por Roma, dá um pulinho porque você vai gostar.
      Beijos,
      Lu

  2. Ótima ideia! Sou vegetariana e me arrepio em pensar no matadouro, rsssss, mas a revitalização e a destinação nova, nossa, que legal. Adorei a dica.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top