Você está aqui
Home > Bairros e Áreas de Roma > Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!

Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!

Para nós brasileiros ter um apelido faz quase parte da nossa pele. Temos um ex-presidente Lula, uma apresentadora Xuxa, um rei do futebol Pelé. A bem da verdade: você veria os americanos chamando o Obama de Obi? Ou já assistiram partidas do campionato europeu, onde o narrador muitas vezes diz o nome e sobrenome do jogador? Muito provavelmente, na nossa cultura, o campeão do mundo Schweinsteiger já teria ganho um apelido, evitando o trabalho e a humilhação de tentar pronunciar corretamente um sobrenome tão comprido.

2014-04-24 11.31.52

Portanto, para nós, saber que o Coliseu é um apelido, e que ele superou o verdadeiro nome do monumento italiano mais famoso do mundo, é absolutamente normal! Em tempo: o Coliseu se chama Anfiteatro Flavio.

O Coliseu não é o anfiteatro mais antigo do mundo, mas é o mais famoso. Ele foi construído pela dinastia Flavia, à qual pertenciam os imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano, que estiveram no poder de 69 a 96 d.C. Eram de família originariamente modesta, mas graças aos feitos militares de Vespasiano, conseguiram galgar o poder.

A sua construção iniciou em 72 d.C. com Vespasiano, e ele foi foi inaugurado em 80 d.C. quando Tito já estava no poder.

Mas como e quando o Coliseu ganhou o seu famoso apelido?

Próximo ao anfiteatro existia uma estátua de dimensão colossal dedicada ao Imperador Nero. Ela era conhecida como O Colosso de Nero. Historiadores antigos dizem que a estátua possuia aproximadamente 36 metros de altura. Depois que Nero incendiou Roma e caiu em desgraça, a estátua foi modificada e dedicada ao deus Sol Invictus, passando a ser chamada de Colossus Invictus.

colosseum.colossus.romaetamor
Essa reprodução mostra onde e como a estátua do Colosseo estava posicionada.

Ela foi retirada dos jardins da antiga Villa de Nero, a Domus Aurea, e posicionada do lado de fora do Coliseu. Dada a proximidade do anfiteatro Flavio com a estátua do Colosso, o monumento passou a ser chamado de Colosseum. Para os italianos, Colosseo. Para nós, é o Coliseu.

vespasianColossus
O Colosso retratado em uma moeda da época do Imperador Vespasiano (da dinastia Flavia, que construiu o Coliseu)

Não se sabe que fim levou a estátua. Muitos dizem que foi destruída no Saque de Roma (em 410 d.C.). Outros afirmam que ela quebrou em mil pedaços durante um terremoto no século V d.C. Apesar do destino incerto da estátua, nos jardins do lado externo do Coliseu, existe uma placa que indica onde encontrava-se a antiga estátua do Colosso.

dica_roma_coliseu2

dica_roma_coliseu

No seu lugar, foram plantadas algumas árvores. A maioria das pessoas passa por ali, sem saber o que outrora existia no local.

Agora que você conhece mais um pouquinho da história de uma das sete maravilhas do mundo, esperamos que a sua visita seja mais divertida e interessante.

 

Mais sobre o monumento mais famoso da Itália:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

9 thoughts on “Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!

    1. Porque o modelo arquitetônico inspirará outros monumentos posteriores, nas formas (ex.: arco de volta cheia) e nas decorações.
      Abs,
      Luciana

  1. Conhecia essa história, e em novembro/2017 estarei lá. Por incrível que pareça, esse “pedestal” é um dos lugares que eu mais quero ver.É só chegar perto fechar os olhos… Pura história!

  2. Que história legal! Vou dar uma de sabichão na minha próxima viagem em abril e impressionar a família!

    1. Uhu! E tem mais “pequenas” histórias interessantes. Espero ter tempo de contar mais uma aqui no blog, assim você deixa a família ainda mais boquiaberta. Um abraço, Luciana

    1. Gostamos desses posts porque também aprendemos muito sobre a história de Roma. Obrigada por comentar. Beijos, Lu

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top