Você está aqui
Home > Comer e Beber > No Trastevere: deliciosa pizza frita napolitana

No Trastevere: deliciosa pizza frita napolitana

Você já escutou falar no Ouro de Nápoles (it.: L’Oro di Napoli)? Se não sabe o que é, senta que aí vem boa conversa gastronômica e cinematográfica.

Em 1958 Vittorio De Sica dirigiu um filme em seis episódios, os quais narravam, em parte, a vida cotidiana dos napoletanos. Um dos episódios, entitulado Pizze a credito (Pizzas a crédito, ou mais popularmente, a fiado) é protagonizado por Sophia Loren e nos mostra um dos produtos napolitanos mais populares: a pizza frita.

Se pudesse fazer uma analogia, a pizza frita está para os napolitanos, assim como o pastel ou a coxinha está para nós, brasileiros. Geralmente quando pensamos na pizza napolitana, imaginamos somente aquelas enormes servidas no prato, mas existem outros tipos mais populares, e que são vendidos das friggitorie (“lanchonetes” especializadas na venda de iguarias fritas).

A pizza frita é um produto super popular. Quem não tinha dinheiro para comprar um fogão moderno com um bom forno, utilizada a fritura como alternativa. Dessa “gastronomia pobre” nasceu um produto excelente.

Há vários recheios diferentes

Geralmente os napolitanos chamam a pizza fritta de pizzelle, e podemos encontrar em duas versões: pequenos discos de pizza redondos e fritos com recheio por cima, e as pizzas recheadas, que são semelhante a um calzone.

Ambas versões são caloricamente deliciosas.

Então, agora que eu os apresentei a essa versão talvez um pouco desconhecida da pizza napolitana, gostaria de aconselhá-los um lugar (pequenino) no bairro Trastevere, mas que faz uma deliciosa pizza fritta napolitana: Don Pizza Fritta.

Das muitas pizzarias de Roma _as que fazem pizza romana e as que fazem pizza napoletana, sem deixar de lado as pizzarias al taglio_ Don Pizza Fritta foi a primeira (e talvez seja a única) que trouxe para Roma uma das comidas de rua napolitanas por excelência: a pizza frita.

Esta é a versão Ouro de Nápoles

Os sabores são poucos e deliciosos e é possível escolher o tamanho em duas versões: sorriso (em forma de meia lua) ou Ouro de Nápoles, que corresponderia ao tamanho da nossa pizza brotinho.

Todas são preparadas na hora e na nossa frente e, aconselho provar 1 ou 2 sorriso, para poder saborear combinações diferentes.

O preço é camarada e vocês vão sair de lá mais do que satisfeitos.


Don Pizza Fritta

Site: https://donpizzafritta.com/

Via di San Francesco a Ripa 153

Abre de terça a domingo, almoço (12 òs 15h) e jantar (das 19 à meia-noite)


Mais dicas para comer no Trastevere

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top