Você está aqui
Home > Arte > Mosaicos cosmatescos: o grande tesouro no chão das igrejas romanas

Mosaicos cosmatescos: o grande tesouro no chão das igrejas romanas

A maioria dos tesouros artísticos da Itália está dentro das suas igrejas. Algumas delas famosíssimas, como a Basílica de São Pedro que hospeda obras de Michelangelo e Bernini, outras, mais discretas e menos frequentadas pelos turistas e que, geralmente, são apreciadas somente por insiders.

Quando entramos nas igrejas italianas para admirar quadros de Caravaggio, por exemplo, quase nunca olhamos para o caminho pisado pelos nossos pés. Queremos admirar quadros, afrescos, estátuas, esculturas. Olhamos quase sempre para o alto.

Entretanto, o chão das igrejas romanas também é feito de muita história e de um trabalho precioso. Com certeza você já caminhou sobre um piso de mosaico cosmatesco, mas provavelmente nem se deu conta.

piso-mosaico-cosmatesco
Piso da Igreja de Santa Maria em Trastevere

Como nasceu o piso de mosaico cosmatesco?

Também conhecido como cosmati ou cosmastesque pavement em inglês, o piso ganhou esse nome graças ao nome da estirpe de arquitetos e artesão romanos de sobrenome Cosma, e que assinavam seus trabalhos como Cosma ou Cosmatus. Foram quatro gerações que viveram prevalentemente no séc XII e XIII e que além de esculturas e vários motivos de decoração, especializaram-se em pisos de mosaico. O termo Cosmastesco só foi cunhado oficialmente em 1860, quando foi publicado um artigo chamado Architettura Cosmatesca, pelo arquiteto e escritor Camilo Boitto.

piso_mosaico-cosmatesco-33
Piso da Igreja de Santa Maria in Cosmedin

Assim como grandes artistas e arquitetos como Michelangelo, Bernini, Caravaggio que trabalharam diretamente com muitos papas e cardeais, os Cosmati desde o ano 1100 já trabalhavam seus mosaicos em mármore para importantes clientes e mecenas.

piso_mosaico-cosmatesco-44
Piso da Igreja de Santa Maria in Cosmedin

 

Onde encontrar esses pavimentos em Roma?

  • Basílica di Santa Maria Maggiore
  • Santa Maria in Cosmedin onde encontra-se a Boca da Verdade ou Bocca dela Verità
  • Basílica di San Clemente, em San Giovanni (perto da Basilica Papal de São João em Latrão
  • Igreja de San Benedetto in Piscinula, no Trastevere
  • Basílica de San Crisogono, no Trastevere. Uma basílica do Séc VI que possui catacumbas cristãs que podem ser visitadas.
  • Basílica de Santa Croce in Gerusalemme, em San Giovanni
  • Basílica dei Santi Quattro Coronati, em San Giovanni (perto da Basilica Papal de São João em Latrão)
  • Basílica de Santa Maria in Aracoeli (aquela igreja espremidinha entre o Vittoriano e a Praça do Capitolio)
  • Basílica de Santa Maria in Trastevere, no Trastevere

piso_mosaico-cosmatesco-55

Piso de mosaico cosmatesco no mundo: Westminster Abbey, em Londres

Mas não foi só na Itália que esse tipo de mosaico fez sucesso. Ele também decora o chão da Abadia de Westminster, em Londres. Aqui nesse link há um artigo interessante contando sobre a restauração do pavimento, que é do séc XII.

cosmati-panoramio
Foto: Panoramio

O mosaico fez tanto sucesso que, na verdade, também foi aplicado em decorações de paredes e até túmulos, apesar desse uso ser menos difundido.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

2 thoughts on “Mosaicos cosmatescos: o grande tesouro no chão das igrejas romanas

  1. Boa tarde.
    Gostei muito de saber sobre os pisos de igrejas; é uma coisa que gosto de fotografar. Nao sabia que tinha um nome específico “mosaico cosmatescos” . Atiçou mais minha curiosidade sobre eles. Grata

    1. São pequenas descobertas que vamos fazendo. Também gostei dessa descoberta. Roma é muito fascinantes. Um abraço, Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top