Início Alternativo Passeio surpreendentemente poético no Cimitero Acattolico

Passeio surpreendentemente poético no Cimitero Acattolico

Publicado em:

Certamente os cemitérios não são as primeiras atrações que vêm em mente quando queremos visitar uma cidade. Roma possui cemitérios lindos e monumentais, que valem uma visita com toda certeza.

Das muitas e maravilhosas atrações que a Cidade Eterna tem a oferecer, existe a possibilidade de conhecer cemitérios simplesmente de uma beleza (e paz!) única.

Leia Também:

cemiterio-nao-catolico-roma-5

Hoje conto uma história engraçada para vocês: quando visitei a Itália pela primeira vez, no longínquo 1996, meus pen friends me levaram para conhecer o cemitério inglês de Florença.

Não compreendi o porquê de uma visita ao cemitério, mas como toda pessoa curiosa, pude observar que tinham vários turistas (e nenhum funeral!) no local. Voltei para casa então com a ideia que para os europeus era normal flanar por cemitérios. Então tá, né?

cemiterio-nao-catolico-roma-11

Anos depois, com mais maturidade e sabedoria, aprendi que existe até a Rota dos Cemitérios Europeus e a Associação de Cemitérios Significativos da Europa (Association of Significant Cemeteries in Europa). Em Roma temos dois cemitérios que fazem parte, e é um deles que eu quero apresentar para vocês hoje.

cimiterio-nao-catolico-em-roma

Naquela gracinha de bairro chamado Testaccio, bem ao lado da Pirâmide Cestia, se encontra um ambiente que é um verdadeiro oásis de paz e beleza, ele se chama Cimitero Acattolico (pt.: Cemitério Não-Católico), também conhecido como cemitério dos protestante.

cimiterio-nao-catolico-roma-8

Ele foi oficialmente inaugurado em 1821 para dar um túmulo a todos aqueles que não professavam a fé católica (protestantes, judeus, ortodoxos, etc.), ou todos aqueles que, por algum motivo religioso não pudessem ser sepultados em um cemitério católico como, por exemplo, os suicidas.

cemiterio-nao-catolico-roma-3
No túmulo de Percy Bysshe Shelley algumas frases da Tempestade, de William Shakespeare

No cemitério não-católico, entre túmulos famosos como aqueles dos poetas ingleses John Keats e Percy ByssheShelley (marido de Mary Shelley, autora do Frankestein) passeamos cercados por pinheiros, ciprestes, loureiros, rosas, margaridas e camélias.

Assim que entramos pelo portão, nosso olhar é imediatamente capturado pelos túmulos de uma beleza rara e única. Surge logo espontânea a pergunta: por que não temos cemitérios assim tão lindos espalhados por todo o canto da cidade. Por que a última recordação da vida terrena não pode ser cercada pelo belo?

cimiterio-nao-catolico-roma-4

Segundo o site oficial, existem quase 4000 túmulos, quase todos estrangeiros: americanos, ingleses, alemães, escandinavos, chineses, russos e árabes. Por isso o local também é um passeio perfeito para os amantes das línguas estrangeiras. Ali há lápides em inúmeras línguas

Apesar da maioria dos túmulos pertencerem a defuntos de religião protestante e ortodoxos, também encontramos confucionistas, zoroastras, budistas, hinduístas e muçulmanos.

cimiterio-nao-catolico-roma-11

O túmulo mais famoso: O anjo da dor

Apesar de tantas estátuas e túmulos raros e belos, a estátua mais célebre do cemitário é o Anjo da dor.

cemiterio-nao-catolico-roma-9

O escultor americano William Wetmore Story a havia esculpido para o túmulo da sua esposa Emelyn. William faleceu logo depois de concluir o trabalho e foi sepultado junto com a esposa e o filho.

Muito romântica e ao mesmo tempo dolorosa a estátua do anjo ajoelhada, e com o rosto escondido.

cemiterio-nao-catolico-roma-10

Portanto, se você não tem “medo do além”, programe uma visita ao encantador Cimitero Acattolico, entre os bairros Piramide e Testaccio.

Cimitero Acattolico

Entrada grátis, mas você pode fazer uma doação para a manutenção do local

Sitehttp://www.cemeteryrome.it/

Abre todos os dias, das 9 às 17h, com último ingresso às 16:30h.

Via Caio Cestio 6

cimiterio-nao-catolico-roma-7

O que mais fazer nos arredores?

[/su_table]

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

  1. É meio esquisito, mas ao mesmo tempo lindo visitar cemitérios ne? Queria, mas não tive tempo de ver o Père Lachaise em Paris, mas o Recoleta em Buenos Aires já visitei várias vezes. Sempre tem muita arte tumular bonita! Só não posso ir sozinha/a noite pq tenho medo!!! kkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -