O bairro de Testaccio deveria ser um passeio obrigatório para quem quer conhecer um pouco da vida quotidiana de Roma: ex bairro super popular e industrial, hoje é um bairro badaladinho.
Utilizando um termo francês, é em Testaccio que moram os novos bo-bos romanos (não são bobos, claro! Mas bo-bo é a abreviação francesa para burgueses boêmios, ou se você prefere fazer biquinho: os bourgeois bohémiens).
Muitos atores famosos, artistas, jornalistas e políticos moram lá, como por exemplo, o ex-premiê italiano Gianni Letta.
Leia também:
- Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio
- Bairro EUR em Roma: o símbolo da arquitetura fascista
- Arcos do Triunfo de Roma: quem construiu os arcos romanos?
Testaccio, apesar de ainda manter sua alma popular, está cheio de bares, restaurantes, lojinhas fofinhas e é um dos melhores points da balada noturna romana.
Por lá também há uma sede do IED (Istituto Europeo di Design) onde estudaram Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, estilistas da luxuosa grife Valentino.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Parte dessa nova cara de Testaccio afirmou-se definitivamente com a construção do novo mercado. Com a feira do dia-a-dia chegaram também algumas barracas gastronômicas e também lojinhas de “coisas fofas” para a casa e para uso pessoal. Vou parar de falar tanto… e agora vou mostrar um pouco para vocês.
Ou seja, matando a cobra e mostrando o pau. Venham comigo, minha gente! O melhor do mercado de Testaccio em termos de gastronomia a menos de 5 euros:
Morde e Vai – O Sergio Esposito é um açougueiro aposentado, que resolveu abrir uma barraquinha no novo mercado para vender sandubas. Mas não um sanduba qualquer, os recheios são em sua grande maioria molhos clássicos da culinária romana: carne assada, vitelo com alcachofra, carne assada, amatriciana com bastante queijo pecorino, vitelo com alecrim.
Também há sandubas vegetarianos com verduras grelhadas e queijos de cabra. A verdade é que o “podrão” do senhor Sergio está fazendo um sucessão e está em todos os guias, artigos, revistas, etc. e principalmente nos guias de Comida de Rua, ou “inglesando”, como gostam os italianos: Street Food.
Vem gente de tudo quanto é canto de Roma para comer o sanduíche. A relação qualidade-preço é ótima: sandubas a partir de 3 euros. Na média você vai gastar 5 euros por um sanduba mais elaborado. De lamber os beiços!
O que você está esperando para ir até Testaccio? E se já foi, gostou?
Como chegar:
O mercado de Testaccio fica entre três ruas. A mais famosa delas é a Via Galvani.
De metrô: Pegue a linha B (a que passa no Coliseu), desça na estação Piramide. Peça indicações para chegar em Testaccio. São 10 minutinhos a pé. Senão, na praça em frente à estação tem um ônibus que pode encurtar o trajeto: o número 3 (direção Estação de Trasvetere). São duas paradas para ficar nas imediações do mercado.
++ Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber
De ônibus: saindo de Termini, pegue o 170 (direção Piazzale Agricoltura) e peça para descer na Piazza Santa Maria Liberatrice, que é a praça principal de Testaccio. De lá para o mercado é um pulinho. Ou saindo do Teatro di Marcello, as linhas 781 (descer na Piazza Santa Maria Liberatrice) e 716 (descer na Via Marmorata) também deixam perto.
Mais dicas de Testaccio:
- Lambendo os beiços: devorando o Trapizzino em Testaccio
- Volpetti e Volpetti Più: ótimas mercearia e rotisserie em Testaccio. Valem a pena!
- Roteiro domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- Commowealth Rome War Cemetery: o pequeno e bucólico cemitério de guerra britânico em Testaccio
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Fura-filas para a Basílica de São Pedro e áudioguia
- Fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma
Sugestão de possível correção: No mapa o mercado aparece na Via Galvani, e não Via Luigi Galvani, que fica em Fiumicino.
Parabéns pelo trabalho. Está sendo minha referência principal para o passeio em Roma em março/2015.
Muito obrigada pela correção. Esperamos que sua viagem seja ótima.
Gostaria de saber qual o horário de funcionamento do mercado em Testaccio. Grata!
Ananda
As barracas da feiras funcionam das 7 às 13:30 mais ou menos. As barraquinhas de comida mais ou menos das 11 até as 14:30