You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Morde e Vai: sanduíches da culinária romana no mercado de Testaccio

Morde e Vai: sanduíches da culinária romana no mercado de Testaccio

O bairro de Testaccio deveria ser um passeio obrigatório para quem quer conhecer um pouco da vida quotidiana de Roma: ex bairro super popular e industrial, hoje é um bairro Posh. Utilizando um termo francês, é em Testaccio que moram os novos bo-bos romanos (não são bobos, claro! Mas bo-bo é a abreviação francesa para burgueses boêmios, ou se você prefere fazer biquinho: os bourgeois bohémiens).

sanduiche-em-testaccio

Muitos atores famosos, artistas, jornalistas e políticos moram lá, como por exemplo, o ex-premiê italiano Gianni Letta. Testaccio, apesar de ainda manter sua alma popular, está cheio de bares, restaurantes, lojinhas fofinhas e é um dos melhores points da balada noturna romana. Por lá também há uma sede do IED (Istituto Europeo di Design) onde estudaram Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, que atualmente são os estilistas da luxuosa grife Valentino.

comer-em-roma-2

Parte dessa nova cara de Testaccio afirmou-se definitivamente com a construção do novo mercado. Com a feira do dia-a-dia chegaram também algumas barracas gastronômicas e também lojinhas de “coisas fofas” para a casa e para uso pessoal. Vou parar de falar tanto… e agora vou mostrar um pouco para vocês. Ou seja, matando a cobra e mostrando o pau. Venham comigo, minha gente! O melhor do mercado de Testaccio em termos de gastronomia a menos de 5 euros:

comer-em-roma-3

Morde e Vai – O sr. Sergio Esposito é um açougueiro aposentado, que resolveu abrir uma barraquinha no novo mercado para vender sandubas. Mas não um sanduba qualquer, os recheios são em sua grande maioria molhos clássicos da culinária romana: carne assada, vitelo com alcachofra, carne assada, amatriciana com bastante queijo pecorino, vitelo com alecrim. Também há sandubas vegetarianos com verduras grelhadas e queijos de cabra. A verdade é que o “podrão” do senhor Sergio está fazendo um sucessão e está em todos os guias, artigos, revistas, etc. e principalmente nos guias de Comida de Rua, ou “inglesando”, como gostam os italianos: Street Food. Vem gente de tudo quanto é canto de Roma para comer o sanduíche. A relação qualidade-preço é ótima: sandubas a partir de 3 euros. Na média você vai gastar 5 euros por um sanduba mais elaborado. De lamber os beiços!

comer-em-roma-6
Tudo o que está nesses recipientes são molhos/pratos super tradicionais da cozinha romana. Nada mais, nada menos.
comer-em-roma-7
Chegamos cedo e ainda estava bem vazio. Por volta das 13h foi fichando cheio, mas o atendimento é rápido.
comer-em-roma-8
Na barraquinha quase ao lado é possível comprar um copo de vinho tinto ou branco por 2,50 euros. Dá pra almoçar com um copo de vinho e gastar de 5-7 euros.
comer-em-roma-9
O meu sanduíche era de carne de vitelo com alcachofras refogadas. Devidamente devorado e muito apreciado! Pedi um bis, que dividi com o marido (na verdade, eu comi a maior parte do sanduba): picadinho de vitelo cozido com alecrim.
comer-em-roma-10
Todo mundo pega seu sanduíche e vai para a pracinha de alimentação no centro do mercado.

O que você está esperando para ir até Testaccio? E se já foi, gostou?

Como chegar:

O mercado de Testaccio fica entre três ruas. A mais famosa delas é a Via Galvani.

De metrô: Pegue a linha B (a que passa no Coliseu), desça na estação Piramide. Peça indicações para chegar em Testaccio. São 10 minutinhos a pé. Senão, na praça em frente à estação tem um ônibus que pode encurtar o trajeto: o número 3 (direção Estação de Trasvetere). São duas paradas para ficar nas imediações do mercado.

De ônibus: saindo de Termini, pegue o 170 (direção Piazzale Agricoltura) e peça para descer na Piazza Santa Maria Liberatrice, que é a praça principal de Testaccio. De lá para o mercado é um pulinho. Ou saindo do Teatro di Marcello, as linhas 781 (descer na Piazza Santa Maria Liberatrice) e 716 (descer na Via Marmorata) também deixam perto.

Mais dicas de Testaccio:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

12 thoughts on “Morde e Vai: sanduíches da culinária romana no mercado de Testaccio

  1. Sugestão de possível correção: No mapa o mercado aparece na Via Galvani, e não Via Luigi Galvani, que fica em Fiumicino.

    Parabéns pelo trabalho. Está sendo minha referência principal para o passeio em Roma em março/2015.

    1. As barracas da feiras funcionam das 7 às 13:30 mais ou menos. As barraquinhas de comida mais ou menos das 11 até as 14:30

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top