Uma viagem a Roma deve prever uma pequena (mas vale uma grande também!) incursão na gastronomia local, e nada melhor do que um passeio aos Castelli Romani. Já demos várias dicas de pratos e iguarias típicas do Lácio (estado cuja capital é Roma). Leia alguns dos textos já publicados:
- Onde comer uma boa pizza em Roma?
- Gastronomia italiana: doces e sobremesas romanas
- Gastronomia italianas: entradas romanas
- O guia gastronômico da Prefeitura de Roma
Um dos produtos mais populares e famosos, vem de uma cidadezinha dos Castelli Romani. Como eu gosto de dizer, os Castelli Romani são “uma espécie de” Vale do Loire à romana: pequenas cidadezinhas de colina, com muito verde, algumas com lagos e de muitas delas a gente consegue ver Roma do alto. Por lá também há muitas vilas com mansões e palácios renascentistas, ou seja, os “chateau” ou Castelos Romanos. Além, claro, da Strada del Vino dei Castelli Romani com várias vinícolas onde é possível fazer degustações.
Ariccia é uma das cidades dos Castelli Romani e está entre Albano Laziale (que pode ser facilmente alcançada com trem que sai de Termini) e Genzano, famosa pelo pão com receita e tradição antiquíssima, de pelo menos quatrocentos anos: il pane di Genzano. Ela também fica bem pertinho de Castel Gandolfo e Frascati.
Em Ariccia faz-se a porchetta, conhecida popularmente como porchetta di Ariccia. A porchetta é o porco ou leitão temperado com ervas finas e pimenta do reino e assado lentamente. Quando mais jovem for o porco e quanto mais lento for o cozimento, melhor será a qualidade do produto. Geralmente a porchetta de qualidade é saborosa, a carne é macia e levemente suculenta.
Clique nos bairros para dicas de hotéis testados e aprovados em Roma | ||||
---|---|---|---|---|
Termini | Fontana di Trevi | Campo de' Fiori | Pantheon | Trastevere |
Circo Máximo | Termini | Vaticano | Praça Navona | Piazza di Spagna |
Termini | Trastevere | Coliseu | Vaticano | Termini |
Não perca seu precioso tempo em filas enormes!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para o Museu do Vaticano com Capela Sistina
Você não precisa ir até Ariccia para provar a porchetta, porque ela é vendida nas mercearias (Alimentari), nas rotisserias e até no banco de frios de muitos supermercados. Mas se for, não se arrependerá!
Um panino con la porchetta, é um dos sanduíches que mais faz sucesso.
Mas se decidir ir até Ariccia, o que pode ser um bom bate-volta saindo de Roma, aproveite e vá até uma fraschetta. São pequenas tavernas de tradição medieval, onde originariamente o cliente levava o vinho e no local consumia apenas o prato cozinhado. Hoje o costume mudou, mas ainda existe a tradição das mesas compridas, onde compartilhamos o espaço com pessoas que não conhecemos. Temos a impressão de estarmos em uma quermesse.
Obviamente também há restaurantes com mesas individuais e que servem vários embutidos e uma ótima cozinha regional. Por lá sempre comemos ótimas carbonaras e amatricianas.
Onde gostamos de comer quanto vamos a Ariccia?
La Selvotta
La Selvotta foi a nossa primeira descoberta gastronômica em Ariccia e frequentamos esse lugar há pelo menos 10 anos. O restaurante é ao ar livre, em meio a um bosque, portanto, só funciona de meados da primavera até início do outono. Uma dica: se for para jantar e mesmo que em Roma esteja fazendo um calorão, leve sempre uma jaquetinha. A diferença de temperatura pode ser chocante e, não por acaso, desde a época dos antigos romanos, essa região foi escolhida para fugir do calor de Roma. Já sai de Roma em pleno calorão e quando cheguei lá senti um friozinho, em pleno mês de Agosto.
La Selvotta serve somente dois pratos: bucatini all’amatriciana e bife de carne. Há anos atrás, servia só a amatriciana. Na frente do restaurante tem uma mercearia e você pode comprar os frios e embutidos se quiser um antepasto. Sugerimos pedir a porchetta e um queijo pecorino (queijo feito com leite de ovelhas).
A única coisa que evito no local é o vinho. Acho ruim e daqueles que você bebe 1-2 copos e volta pra casa com uma baita dor de cabeça!
Endereço: Via della Selvotta 43 – Tel: 06/9324521
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Chiosco-LA-SELVOTTA/112626762161250
Ariccia in Bocca
Esse é meu queridinho quando quero comer bem e muito! Me explico: eles trazem um “antepasto da casa” com 10-12 pratinhos (dependendo da época do ano) por 19 euros. Se você não for um comilão e se ainda quiser provar os pratos principais, meu conselho é: divida o antepasto com outra pessoa. A amatriciana e a carbonara que eles preparam são simplesmente divinas e as porções são bem abundantes.
Endereço: Via delle Cerquete 36 – Tel: 06/9333525
Site: http://www.aricciainbocca.it/
Fraschetta De Mi Zia
Um restaurantezinho de gestão familiar, e que fica bem no centrinho histórico de Ariccia, quase de frente para o Palazzo Chigi. Mais fácil de chefar para quem não está de carro. Aqui também possuem a fórmula de um certo número de antepastos por 15 euros. Aconselho sempre provar os pratos da tradição local: amatriciana, gricia, cacio e pepe e também a carbonara. Há tempos não como por lá, mas dei uma passada para xeretar e me pareceu que continua bem bom.
Endereço: Corso Garibaldi 6-8 – Tel: 347/4396147
Site: http://www.fraschette-ariccia.it/
Se quiser comer só um sanduíche de leitão, na praça principal há umas lojinhas minúsculas onde com 3 euros come-se il panino con la porchetta, ou a porchetta a quilo.
Como chegar em Ariccia com meios de transporte
Você pode pegar um ônibus no terminal que fica do lado de fora da Estação Ananigna (metrô linha A), descer na cidadezinha de Albano Laziale e de lá pegar um ônibus local, saindo da Piazza Mazzini. Ou também pode pegar um trem saindo de Termini até a cidadezinha de Albano Laziale e de lá um ônibus local, saindo da Piazza Mazzini. Ariccia dista menos de 2 km de Albano Laziale. Quem quiser pode chegar até lá a pé, passando pela Via Appia. Mas não aconselharia fazê-lo à noite porque a estrada é escura, apesar de bem trafegada.
Para saber os horários dos ônibus, visite o site da empresa de transportes COTRAL. Saiba que as empresas possuem horários diferenciados no inverno X verão e dias da semana X fins de semana. Site COTRAL: http://www.cotralspa.it/Orari.aspx
Créditos – Imagem destacada: Wikimedia Commons; La Fraschetta di Mi Zia: Divulgação. Demais fotos: Luciana Rodrigues
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
- Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
- Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Ingresso fura-filas para a Basílica de São Pedro e áudioguia
- Ingresso fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma
Luciana, boa tarde. Gostaria de saber quanto tempo levamos para ir de Roma por trem e por onibus, vc saberia me informar? Dá para ir a pé de Ariccia ao Ariccia in Bocca ou é puxada a caminhada?
grato
Cerca de 1 hora. A caminhada é uma rua de subida. Não acho particularmente puxada. Dá uma olhadinha no Google Maps.