Você está aqui
Home > Bate-volta > Porchetta di Ariccia: delícia gastronômica dos Castelli Romani

Porchetta di Ariccia: delícia gastronômica dos Castelli Romani

Uma viagem a Roma deve prever uma pequena (mas vale uma grande também!) incursão na gastronomia local, e nada melhor do que um passeio aos Castelli Romani. Já demos várias dicas de pratos e iguarias típicas do Lácio (estado cuja capital é Roma). Leia alguns dos textos já publicados:

Um dos produtos mais populares e famosos, vem de uma cidadezinha dos Castelli Romani. Como eu gosto de dizer, os Castelli Romani são “uma espécie de” Vale do Loire à romana: pequenas cidadezinhas de colina, com muito verde, algumas com lagos e de muitas delas a gente consegue ver Roma do alto. Por lá também há muitas vilas com mansões e palácios renascentistas, ou seja, os “chateau” ou Castelos Romanos. Além, claro, da Strada del Vino dei Castelli Romani com várias vinícolas onde é possível fazer degustações.

Ariccia é uma das cidades dos Castelli Romani e está entre Albano Laziale (que pode ser facilmente alcançada com trem que sai de Termini) e Genzano, famosa pelo pão com receita e tradição antiquíssima, de pelo menos quatrocentos anos: il pane di Genzano. Ela também fica bem pertinho de Castel Gandolfo e Frascati.

castelli romani

Em Ariccia faz-se a porchetta, conhecida popularmente como porchetta di Ariccia. A porchetta é o porco ou leitão temperado com ervas finas e pimenta do reino e assado lentamente. Quando mais jovem for o porco e quanto mais lento for o cozimento, melhor será a qualidade do produto. Geralmente a porchetta de qualidade é saborosa, a carne é macia e levemente suculenta.

Você não precisa ir até Ariccia para provar a porchetta, porque ela é vendida nas mercearias (Alimentari), nas rotisserias e até no banco de frios de muitos supermercados. Mas se for, não se arrependerá!

passeio-castelli-romani_7

Um panino con la porchetta, é um dos sanduíches que mais faz sucesso.

Mas se decidir ir até Ariccia, o que pode ser um bom bate-volta saindo de Roma, aproveite e vá até uma fraschetta. São pequenas tavernas de tradição medieval, onde originariamente o cliente levava o vinho e no local consumia apenas o prato cozinhado. Hoje o costume mudou, mas ainda existe a tradição das mesas compridas, onde compartilhamos o espaço com pessoas que não conhecemos. Temos a impressão de estarmos em uma quermesse.

Obviamente também há restaurantes com mesas individuais e que servem vários embutidos e uma ótima cozinha regional. Por lá sempre comemos ótimas carbonaras e amatricianas.

Onde gostamos de comer quanto vamos a Ariccia?

La Selvotta

passeio-castelli-romani_11

La Selvotta foi a nossa primeira descoberta gastronômica em Ariccia e frequentamos esse lugar há pelo menos 10 anos. O restaurante é ao ar livre, em meio a um bosque, portanto, só funciona de meados da primavera até início do outono. Uma dica: se for para jantar e mesmo que em Roma esteja fazendo um calorão, leve sempre uma jaquetinha. A diferença de temperatura pode ser chocante e, não por acaso, desde a época dos antigos romanos, essa região foi escolhida para fugir do calor de Roma. Já sai de Roma em pleno calorão e quando cheguei lá senti um friozinho, em pleno mês de Agosto.

passeio-castelli-romani_9

La Selvotta serve somente dois pratos: bucatini all’amatriciana e bife de carne. Há anos atrás, servia só a amatriciana. Na frente do restaurante tem uma mercearia e você pode comprar os frios e embutidos se quiser um antepasto. Sugerimos pedir a porchetta e um queijo pecorino (queijo feito com leite de ovelhas).

A única coisa que evito no local é o vinho. Acho ruim e daqueles que você bebe 1-2 copos e volta pra casa com uma baita dor de cabeça!

passeio-castelli-romani_16

Endereço: Via della Selvotta 43 – Tel: 06/9324521

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Chiosco-LA-SELVOTTA/112626762161250

Ariccia in Bocca

passeio-castelli-romani

Esse é meu queridinho quando quero comer bem e muito! Me explico: eles trazem um “antepasto da casa” com 10-12 pratinhos (dependendo da época do ano) por 19 euros. Se você não for um comilão e se ainda quiser provar os pratos principais, meu conselho é: divida o antepasto com outra pessoa. A amatriciana e a carbonara que eles preparam são simplesmente divinas e as porções são bem abundantes.

passeio-castelli-romani_17

Endereço: Via delle Cerquete 36 – Tel: 06/9333525

Site: http://www.aricciainbocca.it/

Fraschetta De Mi Zia

passeio-castelli-romani_14

Um restaurantezinho de gestão familiar, e que fica bem no centrinho histórico de Ariccia, quase de frente para o Palazzo Chigi. Mais fácil de chefar para quem não está de carro. Aqui também possuem a fórmula de um certo número de antepastos por 15 euros. Aconselho sempre provar os pratos da tradição local: amatriciana, gricia, cacio e pepe e também a carbonara. Há tempos não como por lá, mas dei uma passada para xeretar e me pareceu que continua bem bom.

Endereço: Corso Garibaldi 6-8 – Tel: 347/4396147

Site: http://www.fraschette-ariccia.it/

Se quiser comer só um sanduíche de leitão, na praça principal há umas lojinhas minúsculas onde com 3 euros come-se il panino con la porchetta, ou a porchetta a quilo.

Como chegar em Ariccia com meios de transporte

Você pode pegar um ônibus no terminal que fica do lado de fora da Estação Ananigna (metrô linha A), descer na cidadezinha de Albano Laziale e de lá pegar um ônibus local, saindo da Piazza Mazzini. Ou também pode pegar um trem saindo de Termini até a cidadezinha de Albano Laziale e de lá um ônibus local, saindo da Piazza Mazzini. Ariccia dista menos de 2 km de Albano Laziale. Quem quiser pode chegar até lá a pé, passando pela Via Appia. Mas não aconselharia fazê-lo à noite porque a estrada é escura, apesar de bem trafegada.

Para saber os horários dos ônibus, visite o site da empresa de transportes COTRAL. Saiba que as empresas possuem horários diferenciados no inverno X verão e dias da semana X fins de semana. Site COTRAL: http://www.cotralspa.it/Orari.aspx

Créditos – Imagem destacada: Wikimedia Commons; La Fraschetta di Mi Zia: Divulgação. Demais fotos: Luciana Rodrigues


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

2 thoughts on “Porchetta di Ariccia: delícia gastronômica dos Castelli Romani

  1. Luciana, boa tarde. Gostaria de saber quanto tempo levamos para ir de Roma por trem e por onibus, vc saberia me informar? Dá para ir a pé de Ariccia ao Ariccia in Bocca ou é puxada a caminhada?
    grato

    1. Cerca de 1 hora. A caminhada é uma rua de subida. Não acho particularmente puxada. Dá uma olhadinha no Google Maps.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top