Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Barrados na Itália: Como passar sem medo na imigração

Uma viagem à Europa é muito mais do que um sonho, mas um grande investimento econômico, além de ser um tipo de viagem que também exige um planejamento com antecedência.

Ser barrado na imigração da Itália, além de frustrante e humilhante, é jogar fora as férias e o dinheiro.

Reunimos aqui algumas informações oficiais com tudo o que é necessário para passar no controle da polícia de fronteira.

Leia também:

Informe-se bem antes de viajar para a Itália e leia todos os sites oficiais. Procure também orientação da sua agência de viagem ao comprar a passagem de avião.

Muitas dicas nesse texto foram retiradas das informações do Consulado Geral Italiano do Rio de Janeiro, do Itamaraty e também do Ministério das Relações Exteriores Italiano.

Cidadãos Brasileiros precisam de visto para entrar na Itália?

Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias.

No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira.

Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.

(Fonte: http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/)

Compreenda o que é o Visto Schengen

O Visto Schengen Comunitário permite o ingresso no território dos Estados-Membros que assinaram o Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia, Noruega e Islândia.

A permanência do estrangeiro é limitada a 90 dias por semestre, somadas as estadias em cada um dos países.

Este visto é concedido, prevalentemente, por motivo de Turismo, Negócios, Estudos, Visitas a Familiares, Cuidados Médicos, Competições Esportivas e Apresentações Artísticas.

(Fonte: http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/)

Leia Mais:

Entenda o Visto Schengen Comunitário ao passar na imigração

O Visto Schengen é carimbado no passaporte pelo primeiro território dos Estados-Membros onde seu voo aterrissar.

Você está vindo para a Itália com uma companhia aérea de outro país (ex.: TAP, Air France, Iberia) e seu voo vai aterrissar primeiro em um desses países, de onde em um segundo momento você pegará uma conexão para a Itália?

Caberá ao agente de imigração decidir se você vai ou não entrar na Europa, mesmo se aquele país não for seu destino final.

Sendo o Espaço Schengen um espaço comunitário, a primeira imigração por onde passamos tem o poder de decidir tudo.

Se seu voo vier diretamente do Brasil para a Itália, o seu visto Schengen será carimbado no passaporte quando você passar pela imigração na Itália.

Se daqui você for para qualquer outro país do espaço Schengen, não haverá mais controle de passaporte.

Quanto dinheiro levar para a Itália

Visite o site do Ministero degli Affari Esteri (Ministério das Relações Exteriores), vá à seção Ingresso e Soggiorno in Italia e depois clique em Mezzi Finanziari richiesti per l’Ingresso in Italia

Na tabela presente no link aqui você vai encontrar os valores necessários que podem ser exigidos pelo agente da imigração. Você pode apresentar o valor em espécie, traveller checks ou apresentar um cartão de crédito internacional.

Mais informações no site da Polícia: http://www.poliziadistato.it/articolo/226/

Validade do Passaporte

No link aqui encontra-se a seguinte instrução: seu passaporte deve ter validade de pelo menos 90 dias a partir da data de encerramento da sua viagem.

Digamos que sua passagem de volta esteja marcada para dia 30 de março. Seu passaporte deverá ter validade de pelo menos 90 dias além dessa data, ou seja, 30 de junho.

Como agir na imigração italiana?

Antes de tudo, muita calma! Não considero a imigração italiana particularmente rigorosa. Será que estou errada? Espero que não! Fazem o trabalho deles, mas não os vejo com vontade de barrar turistas.

Apresente seu passaporte ou passaporte junto com a passagem indicando a data de volta. Se você estiver vindo a turismo e não tiver uma passagem de volta não poderá entrar no país de destino. Aliás, creio que nem seja possível embarcar no Brasil.

Geralmente o agente de imigração pergunta qual o motivo da sua viagem à Itália e, mesmo que apresente a passagem aérea, ele pode perguntar quanto tempo você vai ficar.

Algumas vezes, quando você diz que é uma viagem a turismo, as perguntas terminam por aí e seu passaporte é carimbado.

Por outras vezes o agente pode pedir um comprovante de reserva do hotel. Se for ficar na casa de amigos ou parentes, e esses não puderem vir buscá-lo no aeroporto, tenha em mãos o endereço e o número de telefone para um eventual contato.

O site da Polícia dá algumas informações ambíguas quanto à necessidade de uma declaração de hospitalidade.

Se for ficar na casa de amigos ou parentes, peça que os mesmos informem-se com a polícia se é necessário fazer uma carta-convite. Leia: http://www.poliziadistato.it/articolo/view/31013/

Se nada disso convencer o agente, daí ele pode pedir algum comprovante da sua situação econômica.

Não esqueça do seguro! O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Itália. E não sou eu que o afirmo, mas alguns sites dos consulados italianos no Brasil.

Barrados na Itália

Em todos esses anos indo e vindo do Brasil, vi alguns brasileiros (poucos) serem barrados na Itália, e irem para a sala de inspeção da polícia de fronteira. Mas foi um caso raro.

Também já vi alguns imigrantes em massa de um voo vindo da Ásia ou Oriente Médio serem levados para a sala de inspeção, onde geralmente fazem mais perguntas e às vezes abrem as malas para controle.

Para mais informações

Contate sempre o consulado mais próximo da sua residência. As leis podem mudar de uma hora para a outra e, perante um agente de imigração, nosso poder de barganha é menor do que zero.

Mais dicas para a sua viagem na Itália

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

189 respostas

  1. Eu só acrescentaria uma recomendação básica para qualquer imigração.

    NUNCA mentir. Às vezes as pessoas leem como você escreveu,”Algumas vezes, quando você diz que é uma viagem a turismo, as perguntas terminam por aí “, e acham que podem usar isso para ganhar tempo, evitando mais perguntas, se o agente da imigração souber que a pessoa está colocando um pinguinho de mentira, ele vai vasculhar até o fim para saber o porque dessa mentira.

    Muito bom seu artigo =) Estou indo em setembro, estou preocupado porque terei apenas uma hora de conexão em Roma FCO, do Terminal 3 para o Terminal 1.

    Você sabe se pode acontecer de eu perder muito tempo na imigração? Estou indo com visto de estudante, para fazer mestrado, tenho bolsa, toda documentação em dia e levarei tudo impresso.

    Ademais, você sabe me dizer se a Alitalia em caso de atraso por conta de imigração ou algo assim cria muito caso? Ou se remarcam passagem tranquilamente.

    Muito obrigado por compartilhar =)

    1. Charles, contei a minha experiência porque aconteceu desse jeito mesmo. Quando disse que era uma viagem a turismo, meu passaporte foi carimbado e não houve nenhuma outra pergunta. A entrevista acabou ali. Com visto de estudante não creio que haverá problemas na imigração. Eu também entrei (sucessivamente) com visto de estudante, o agente olhou o visto e carimbou o passaporte. Atraso por conta da imigração? Nesse caso aconselho chegar o mais cedo possível no aeroporto, porque remarcação de passagem é complicado. Mas, geralmente, como disse, não acontecem encrencas, principalmente para quem entra com visto. Boa viagem e muitoooo sucesso nos estudos. Abs, Luciana

    2. Não terá problemas,fiz conexão em Roma para Frankfurt ,eu tinha apenas 1/hora e foi corrido mas deu tempo,caso a fila estiver muito grande ,peça gentilmente para passar na frente, eles aceitam isso numa boa, não deixe de falar, boa viagem!

    3. Charles quanto tempo será o seu curso, pq estou querendo fazer um ano de italiano. E a questão do dinheiro, vc está levando a mais ou usando mais o cartão como opção? obrigado

  2. Só comentei porque sei que muita gente acaba ficando nervosa e para evitar perguntas caem nessa de simplificar. Muito obrigado pela resposta e pelos votos de sucesso, para você também. Continue compartilhando, fico muito mais tranquilo quando leio as experiências e dá uma acalmada nos ânimos hahaha

  3. Vou todos os anos a Gênova visitar minha filha e netos. Como vou a visita, sempre abrem minha mala e pedem endereço e telefone de minha filha. E acaba por ai! Sempre tranquilo! Faço vôo Rio de Janeiro- Roma e depois conexão para Gênova. Essa revista é feita no destino final com o desembarque da bagagem em Gênova. A melhor cia aérea para mim é a Alitalia.

    1. HELIANA NUNCA PEDIRAM DE VC A CARTA DE HOSPITALIDADE. VOU AGORA EM ABRIL E FICAREI NA CASA DE UMA AMIGA. RESOLVI MEIO QUE EM CIMA DA HORA E NÃO HAVERÁ TEMPO PARA ELA ENVIAR A CARTA. ESTOU COM MEDO DE SER BARRADA.

      1. A sua amiga pode te esperar no aeroporto, de repente com a carta em mãos, se o problema é não ter tempo de enviar? Saiba o nome completo dela, endereço e um celular, caso a polícia pergunte. Boa viagem.

  4. vou eu e meu marido passar vinte dias na Itália, quantos euros devemos levar, a quantidade é individual ou pelo casal??

      1. Vou para a Inglaterra e com uma escala em Roma,pretendo sair do aeroporto neste periodo de conexão, neste caso é preciso passar pela Imigração Italiana e apresentar seguro Viagem sendo que para a Inglaterra não é obrigatório??

        1. Não, não será exigido seguro viagem. Mas, sim, tem que passar pela imigração. Abs, Luciana.

  5. Olá, Luciana!
    Vou à Itália agora em junho, pretendo ficar 15 dias na casa de uma amiga em Cesena. Fazendo algumas pesquisas, fui orientada por um blogueiro da mesma forma que encontrei de informações no seu blog. Porém, ele me falou algumas coisas que me deixaram com um pouco de medo. Ele disse que, normalmente, mulher viajando sozinha, eles costumam interrogar bastante, pelo que ele teve como experiência pessoal. Você já presenciou situações assim?
    Abraços,
    Daiana

    1. Não. Eu nunca presenciei coisas assim. Mas tenho que te dizer que: só viajei para a Itália duas vezes como turista. Depois disso eu sempre tive visto.
      Mas, mesmo quando viajei como turista nunca precisei responder interrogatórios por parte dos policiais de fronteira.
      Um abraço e boa viagem, Daiana 🙂

  6. Olá, estou indo para Itália me encontrar com amigos e parentes holandeses e que estão de férias em Florença. Vou ficar apenas 4 ou 5 dias e de lá sigo para Middelburgo, na Holanda. Você acredita que terei problemas na imigração?
    Viajei antes apenas para Holanda e não tive maiores problemas.Entrei por Madrid.

    1. Célia, acredito com toda sinceridade que você ***não*** vai ter problemas como a imigração. Venha tranquila e curta seus parentes. Boas férias, Lu

  7. Oi Luciana,

    Estou indo para Itália em Junho, pela primeira vez, e meu voo faz conexão em Portugal. Meu seguro saúde é pelo INSS, um tratado entre Brasil e Itália, por desembarca em Portugal primeiro preciso fazer outro seguro que tenha validade em todo o Schengen?

    1. Marjorie, não sei responder a sua pergunta, porque não sei como os seguros são tratados em Portugal e em outros estados Schengen.
      Desculpa não poder ajudar.
      Luciana

    2. Esse seguro vale tanto em Portugal como na Italia. Eu sempre faço esse, também vale para outros países próximos.

      1. – oi Sabrina!
        Estou indo para ITÁLIA com conexão em Madrid, saberia informar se é aceito o seguro do inss?

  8. Eu vou desembarcar em Fiumicino 07:10 e embarco para Montenegro as 10:05. É muito arriscado perder o voo nesse espaço de tempo?

    1. Acho meio corrido, principalmente se você tiver que aguardar as suas malas para embarcá-las de novo. Mas já fiz voos com escalas apertadas onde tudo deu certo.

  9. Dúvida.Bom para Itália para fazer Minh tipo cidadania neste período a passagem de volta venceu .Agora com passaporte Europeu em mãos pretendo ir para Londres sendo que minha filha de 5 anos di tem passaporte brasileiro .Como proceder na Migração? Mostro meu passaporte italiano e o Brasileiro dela.Será que vou ter problemas? Eu tenho autorização para viajar com ela sem o pai.

    1. Não acredito, mas como ela estará com passaporte brasileiro e você com italiano, por precaução, viaje com seu passaporte brasileiro também.
      Abraços

  10. Boa tarde, Eu e um amigo embarcaremos rumo a Frankfurt com conexão em Roma, seria melhor que passássemos juntos ou separados na imigração?

  11. Olá boa noite
    Tenho uma viagem para Lisboa com uma conexão em Roma no aeroporto Leonardo da vinci de uma duração de 4 horas… Gostaria de saber se irei passar pela imigração em Roma ou só irei passar em Lisboa !? Gostaria de saber os cuidados…
    Estou indo dia 2 de junho 2016

    1. O controle de passaportes e eventual entrevista na imigração é feita somente no primeiro aeroporto europeu.
      Abs,
      Luciana

      1. E não uma das minhas viagens passei normalmente pela imigração em Lisboa e quando cheguei em Malpensa – Milano após pegar minha bagagem quase na saída do portão aonde tinha um taxi me esperando, a polícia me barrou e me fez muitas perguntas, abriram a minha mala e bagunçaram tudo, ainda me deixou esperando em pé dentro frente pro Portao de saída 30 minutos média. Ou seja, passamoa pela imigração numa boa mas tbm podemos ser barrados no aeroporto final.

          1. Isso também acobteceu comigo. Viagei de Natal a Roma com escala em Lisboa. Meu diálogo na imigração portuguesa não passou do bom dia. Padsaporte carimbado segui viagem. Ao pegar minhas malas em Roma estava ja no portão de saida fui abordada por um policial disfarçado, que me fez milhoes de perguntas e ainda quis revistar minhas malas… foi constrangedor

  12. Não falar Italiano nem Ingles, seria uma dificuldade p/passar pela Imigração,tendo em vista aos “interrogatorios” que podem ser feitos??

    1. Se o policial precisar fazer perguntas, você e ele devem ter uma língua em comum.
      Abs,
      Luciana

  13. Bom dia. Estarei indo de Barcelona para RJ, com escala em Roma (Fiumicino). Terei 1:35h para a troca de aviões, gostaria de saber se o tempo é suficiente e qual o procedimento devo seguir (qual terminal deverei me dirigir, haverá controle de passporte, etc.) Muito Obrigado

  14. Boa tarde. Chegarei no aeroporto Fiumicino vindo de Barcelona com destino final Rio de Janeiro. Tenho 1:35h de tempo de conexão. Gostaria de saber se é tempo suficiente e quais os procedimentos deverei seguir (troca de terminais, controle de passaporte, etc.). Obrigado

    1. Se o voo de Barcelona não atrasar, dá tempo, mas será tudo bem corrido.
      Terá que trocar de terminal, mas de um terminal para o outro a ida é a pé.
      Passará pelo controle de passaporte a causa da saída da UE.
      Acho o tempo apertado!
      Abs,
      Luciana

  15. Boa tarde. Vou para Londres com uma conexão em Roma. O meu vôo chega em Roma as 07:15 no terminal 3 e o da conexão sai as 09:00 acho que terminal 1. Tenho que passar pela imigração?

    1. Sim, tem que passar obrigatoriamente pela imigração em Roma e em Londres, porque o Reino Unido não assinou o Tratado de Schengen.
      Abs,
      Luciana

    2. Natalia, boa noite! Li sua postagem aqui no site e também vou fazer uma viagem com conexão em Roma nos mesmos horários que você (chegada 07:15 e saída 09:00). Gostaria de saber se deu tempo de passar pela imigração e embarcar dentro do horário ? Obrigada. Priscilla

  16. olá,
    Pretendo viajar agora em julho para a Italia, mas estou com duvidas se a carta convite é obrigatorio o numero do passaporte ja que aqui no meu estado meu passaporte ainda nao esta pronto, ai fiquei com receio de a carta nao chegar antes da viagem, por isso a na carta nao dera o numero do meu passaporte..sera que terei problemas na imigraçao??
    Gostaria de saber agora em 2016 em media quanto eu teria que levar em dinheiro, tipo tanto na carteira e quanto do debito e credito??

    1. Cida,
      Não sei dizer ao certo se o número do passaporte é obrigatório na carta convite.
      Quanto aos valores, no próprio post tem um link que leva diretamente ao site da Polícia, com os valores atualizados.
      Boa viagem!
      Luciana

  17. rs…outra duvida, no caso comprei se eu comprar passagem de ida e volta, para a Milão, e tem conexao em lisboa, sendo que irei de lisboa para milao depois de 6h..nesse intervalo eu que terei que esperar no aeroporto ou tenho q pagar por fora um hote?

  18. Oi..pretendo viajar agora em julho e ja tem 40 dias que meu passaporte ainda nao chegou, to preocupada com a carta convite, se meus amigos podem enviar a carta sem o numero do passaporte?? pq se esperar o passaporte a carta nao chegaria a tempo …devo arriscar a carta sem o numero do passaporte??

    1. na minha opiniao, sem problema, mas que conste na carta convite dados do emissor que eles provavelmente nem vao ver.

  19. ja passei trocentas vezes em imigraçao. minha dica:se vc vai mesmo a turismo, seja sincero. de certeza vc vai ter reservas, voo i/v, etc…chegou, apresentou, passou…nada mais

  20. Olá estive ilegal na Itália por 11 meses e pretendo retornar depois dos 3 meses no brasil, fiz um outro passaporte e pretendo ir como estudante para fazer um curso de italiano e também para ficar como au pair, gostaria de saber o que vc indica se faço conexão (para não passar pela imigração lá), apesar de ter feito a pesquisa junto ao consulado e nada constar ou vou direto para Malpensa (foi o mesmo aeroporto de entrada e saída da última vez. O contrato que terei em mãos como au pair, pode já contar com o percentual que devo ter em dinheiro para me manter? obrigada

    1. Olá, Lima.
      Não sou agente de imigração e não quero dar conselhos que possam se revelar furadas.
      Eu entendo que seu contrato de au pair pode significar que você está vindo para trabalhar e, assim, exigir um visto de trabalho.
      Você se informou quanto à isso no consulado italiano?
      Abraços,
      Luciana

  21. Bom di vou a Itália em janeiro de 2017 ,minha amiga vai mandar a carta convite quais documentos da marinha amiga é preciso está anexada a carta convite .vou passar 30 dias será que 8000 entre dinheiro e cartões de credito vai ter algum problema em passar na imigração em Paris ou Amsterdã?
    Aguardo resposta
    obrigada
    Margareth

  22. Bom dia vou a Itália em janeiro de 2017 ,minha amiga vai mandar a carta convite quais documentos da minha amiga é preciso está anexada a carta convite .vou passar 30 dias será que 8000 reais entre dinheiro e cartões de credito vai ter algum problema em passar na imigração em Paris ou Amsterdã?
    Aguardo resposta
    obrigada
    Margareth

  23. Olá, boa noite! Irei fazer uma conexão com tempo curto no aeroporto fiumicino Roma chegando pelo terminal 3 e embarcando pelo terminal 1. A distância entre esses terminais é muito grande? O trajeto é realizado a pé ou temos que pegar algum transporte interno ? É fácil de localizar o caminho para o terminal 1? Muito Obrigada. Priscilla

    1. Olá, Priscilla,
      Tem que pegar um trem, cujo trajeto não demora nem 5 minutos. O trajeto de um terminal para o outro é bem sinalizado, afinal os terminais são um depois do outro T1, T2 e T3.
      Só não me lembro se existe passagem direta, ou seja, acho vc caminha pelo T3 e pelo T2, sai para a calçaca e caminha um pedaço para entrar no T1. Se minha memória não falha.
      Boa viagem,
      Luciana

  24. Boa noite Luciana, eu estou com passagem comprada pela empresa TAP, vou de guarulhos ate lisboa, vai ser em lisboa que passarei pela imigração ? e esse valor que tenho que ter,tem que ser em euro ou reais mesmo?

    1. Contando a minha experiencia, já passei na imigraçao em Lisboa em 2015 e é tranquilo entendem o nosso portugues, perguntam direto pra onde vai, o que vai fazer e quando volta, e nem perguntaram se tinha ou nao dinheiro.

  25. Olá, eu e meu esposo vamos para a Itália em abril/2017 passar 12 dias. Iremos levar em dinheiro 2.500,00 euros e mais 1000 euros no cartão pré pago. Para passar na imigração é obrigatório ter um cartão de crédito? Obrigada.

    1. Não é obrigatório, mas se parte do capital da sua viagem estará nele, caso perguntem se você trouxe um cartão, mostre 🙂
      Boa viagem e curtam bastante,
      Luciana

  26. Olá,
    Estou indo pra Munique em dezembro passar o Natal com minha prima que mora lá,minha conexão vai ser feita em Roma esto indo com Alitalia.
    Gostaria de saber se é td no mesmo terminal, a imigração e a conexão.
    Estou indo sozinha e não falo nem inglês nem italiano. É fácil de achar a conexão?Não preciso pegar a bagagem e nem ir no balcão da Alitalia?

    1. 1) Ao sair do Brasil você deve pedir que suas malas voem diretamente para Munique, assim não deve retirá-las em Roma;
      2) Os terminais são diferentes mas dentro do mesmo aeroporto; mas são sinalizados.
      3) Compre um desses frasários de viagem e já saia de casa com tudo escrito em um papel e dê as informações por escrito ao oficial da imigração.
      Abraços,
      Luciana

  27. ola!

    Adorei as dicas, e tenho uma pergunta, a imigração em milão é complicada?, ja fui pra italia mas entrei por madrid, onde não recomendo pois o fisco me fez trocentas perguntas e pediu pra ver tudo, entao agora peguei um voo direto a milao.

    obrigada

    1. Não acredito, passei duas vezes pela imigração em Milão e foram as mesmas perguntas que fazem em Roma.
      Um abraço,
      Luciana

  28. Muito obrigada!

    Mas tenho mais uma pergunta, não saber inglês nem Italiano seria um problema?, eu só falo espanhol e por isso da outra vez optei por entrar pela espanha achando que seria mais fácil.

    Passei 20 dias em junho com meu namorado e consegui entender um pouco o italiano, mas nao sei falar nada. isso seria um problema ou normalmente os fiscais de imigração na Italia falam espanhol?

    Obrigada!

  29. Outra pergunta, se pode retornar a europa depois de 3 ou 6 meses?, cheguei no dia 09/06 e estou voltando dia 09/12, somente fiquei 20 dias na minha primeira viagem, e estou voltando para ficar mais 22 dias.

    se puder me ajudar agradeço

  30. Ola boa tarde, tenho viagem marcada em novembro, não falar italiano e nem ingles é um problema para passar na migração ?

    1. Aconselho comprar um desses frasários de bolso, com frases já prontas, e ter em mãos o passaporte, passagem de volta e reserva do hotel.
      Não fique nervosa por não saber italiano ou inglês!
      Abraço e boa viagem,
      Luciana

  31. Ola.
    Vou viajar de férias a Europa pelas cidades Roma, Veneza, Verona, Paris e Zurich. Em Roma, Verona e Paris vou ter os comprovantes de hostel, mas Veneza e Zurich ficarem na casa de amigos. Como tenho os hoteis anteriores e passagens, nao acho que vao me pedir tambem uma carta deles afirmando que fico em suas casas ne? Fico 25 dias, levo aproximadamente 500 euros em espécie e o resto em débito e crédito. Primeira vez viajando a Europa e ainda mais vindo de Buenos Aires porque moro aqui e tenho todos os documentos. Essa viagem é fruto de muito trabalho e voltarei a BA para continuar os estudos. Espero q eu nao tenha problemas em entrar, o que vc acha?

  32. Olá, voarei a Berlim pela Alitalia, tenho 1:45h em Roma, será tempo suficiente? Terminal 3 e 1 são muito distantes? Obrigada

    1. Eu acho meio apertado. Os terminais não são longes, mas tem que pegar um trenzinho do terminal 3 até o aeroporto e caminhar uns 10 minutos para chegar ao terminal 1.

      Boa viagem.

    2. Olá Mariana. Vou fazer este mesmo trecho de Roma para Berlim na próxima semana chegando 7:15 e saindo 09:00 pela Alitalia. Você pode me informar o passo a passo pois acho o tempo curto? Obrigada

    3. Olá!! Vou fazer esse mesmo trajeto. Poderia me explicar se deu tempo? E como se desloca do terminal 3 para o 1?
      Obrigada!!

  33. Boa noite! Vou a Itália a Turismo, minha passagem e agora 3 de Dezembro,tenho amigos brasileiros legais que moram em Nápoles, vou ficar na casa deles mais eles não mandaram a carta convite vou enfrentar problemas na imigração o que posso fazer pra me precaver? Tenho que despachar as malas novamente para Nápoles ou elas já vão automaticamente??

    1. Peça para eles fazerem a carta e mandar uma cópia escaneada ou por fax.
      Para que as malas sejam enviadas diretamente para Napoles vc deve comunicá-lo à companhia aérea no momento do embarque aí no Brasil.
      Boa viagem,
      Luciana

  34. Olá , boa tarde!
    Em janeiro eu vou para Alemanha, e desembarco em Schiphol.
    Terei que passar pelo balcão de imigração, ficarei na casa de um amigo no período de 23 dias, já tenho passagem de ida e volta, não pretendo levar mais que 400 euros, não possuo cartão de crédito.Irei fazer um seguro de viagem. O que seria necessário para não ter problemas na passagem pela imigração?

  35. Olá,
    Farei uma viagem à Europa em fevereiro de 2017 e acabo de me graduar, entretanto ainda não tenho como comprovar situação empregatícia no Brasil, até porque a viagem é uma comemoração da graduação. Será que isso pode ser um problema na imigração?
    Viajarei com minha namorada, que ainda faz faculdade e tem como comprovar matrícula. Passaremos na imigração de Milão e temos comprovante de estadia, passagem aérea de volta e passagens de transporte dentro da Europa.

    Obrigado.

    1. Oi, Roni,
      Nenhum problema. Tenho capital (dinheiro, traveller checks ou cartão internacional) é o suficiente se pedirem alguma comprovação.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  36. Olá, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todas informações uteis dadas.
    Estarei chegando do Rio no aeroporto Fiumicino pelo terminal 3 e 2 horas depois terei que fazer uma conexão no terminal 1, irei para Londres.
    minha duvida é se terei que passar pela imigração para me locomover do terminal 3 para o 1, pois pelo que vi no mapa do aeroporto, não tem como fazer sem sair do terminal 3.
    Desde já agradeço e fico no Aguardo.

    1. Sim, você terá que passar pela imigração, mas acredito que haja um setor a parte para os passageiros em tránsito e com escalas para outros aeroportos.
      Boa viagem!

  37. Olá! Vou ficar 15 dias na Europa (contando com o tempo de conexões). Estou levando em espécie 600 euros e 200 libras. Será visto por eles como suficiente? Também levo meu cartão de banco com muito mais dinheiro em conta para sacar. Mas como comprovarei o valor no cartão? Posso levar o extrato normal que retiro do caixa eletrônico?

    1. Não acredito que peçam para ver o dinheiro, mas mesmo não comprovando do valor do cartão, mas tendo um cartão para mostrar é o suficiente. Boa viagem!

      1. Eu fui a Itália em novembro pra escolher uns móveis pra mobiliar nosso apartamento e ligaram para meu noivo pra saber se eramos noivos de aliança e tudo ,enfim mim pediram pra ver euros e carta dele mostrei tudo e mesmo assim ligaram para o Vincenzo em Milão foi uma chatice será que terei problema vou levar carta convite com formulário preenchido que o meu noivo foi ao consulado pois não quer que eu tenha problemas na imigração obrigado

  38. Olá. Em breve vou viajar para o Japão e farei escala de 8h em Roma. Eu não pretendo sair do aeroporto. Neste caso, que documentos eu preciso ter em mãos quando eu desembarcar lá? Muito obrigado!

    1. Diego, nesse caso você deve mostrar sua viagem de ida e volta para o Japão + passaporte. Você é apenas um passageiro em trânsito e a imigração “não vai se preocupar com você”.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Luciana

  39. Meu noivo e Italiano e em novembro de 2016 fui a Itália ,só que minha sogra vai passar por uma cirurgia e queria está com meu noivo neste momento delicado terei problema uma vez que em novembro foi horrível no schipol. Mim pararam ligaram pra ele pra saber se eramos noivos de aliança e tudo e desta vez farei voo direto obrigado . Elisabeth

  40. ola o que acontece se eu disser que estou indo para retirar minha cidadania italiana, pois ha relatos de pessoas que passaram. posso dizer isto la na imigraçao?

  41. Olá estive ano passado na italia passei 4meses lá e vim embora sendo que na imigração de vinda si pegaram meu passaporte E carimbara com o carimbo de ssida normal tou com uma viagem agora pra esss mês sera que vou ter poblema com meu passaporte ou não pois o carimbo dd saída ta normal. Obs sendo que fiquei 4meses la

    1. Agatha,
      Mas todo mundo tem carimbo de saída normal, exceto quem é deportado.
      Não entendi a pergunta!
      Obrigada,
      Luciana

  42. Olá, fui barrado na imigração de Paris o aeroporto CDG por falta carta convite( estava a visitar uma amiga) e tive que retornar. Agora estou indo com amigos e com toda documentação exigida, será que teria problema por ter sido barrado anteriormente?

  43. Eu estou na Itália e meu marido está vindo na semana que vem, ele vai ter uma carta convite para entrar, vai ficar 30 dias, vem de São Paulo a Frankfurt e depois Roma pela Lufthansa, como o carimbo no passaporte dele será em Frankfurt temos que ir a uma Questura fazer declaração de presença? Grata.

  44. Boa tarde Luciana! Parabéns pelo site, muito bom as informações que coloca!!
    Estou indo em setembro pra Italia, e achei um voo com horario apertado, chegando 20:05 no terminal 3 de roma e saindo 21:45 no terminal para o brasil (ou vice versa kkk)…Será que da tempo?
    Obg

    1. Aline,
      Acho bem apertado!
      Considerando que Fiumicino é um aeroporto lotado e confuso, o que dizer?
      Que existe o risco de você não conseguir embarcar, infelizmente!
      Um abraço,
      Luciana

  45. Olá!
    Acabei de voltar de uma viagem de sete dias em Roma e lá passei por uma das experiências mais constrangedoras da minha vida: Ao chegar no aeroporto Fiumicino fui interrogada por dois agentes da imigração: mostrei a minha passagem de volta, a reserva do hotel e até mesmo os vouchers dos passeios comprados através da agência de turismo brasileira (CVC). Depois disso eles começaram a ofender, insinuar coisas, e até perguntaram onde que eu estava escondendo as drogas (!!!), disseram que eu não tinha condições para pagar por tudo aquilo sozinha, q eu mostrasse um comprovante de que eu tinha emprego no Brasil, q tinha gente me esperando na Itália… até o meu celular o agente pediu pra ver e perguntou como é que eu tinha dinheiro para um celular tão bom!? Pode isso???
    Enfim…tentei manter a calma e disse que poderia acessar ali mesmo os meus extratos bancários, fatura do cartão, folha de pagamento (sou funcionária pública) e qualquer outro tipo de informação sobre mim. Eles não quiseram. Mostrei o meu passaporte carimbado com outras viagens internacionais. Depois de repetir três ou quatro vezes cada resposta e de ser ameaçada até com uma revista íntima (que não aconteceu), eles me liberaram dando um tchauzinho em tom de desprezo.
    Nossa…saí do aeroporto chorando muito. Pra mim a viagem dos sonhos acabou ali mesmo pois não tive mais condições de aproveitar o passeio. Não entendi o motivo de ser tão maltratada na imigração…meus amigos dizem que pode ter sido por racismo ou ainda machismo por eu ser uma mulher viajando sozinha. Não sei. Me desculpem o relato ficou longo mas achei interessante compartilhar esta experiência com vcs.

  46. Olá. Gostei muito do seu site. AS informações são interessantes. Irei em novembro com minha família para Barcelona e fiz a reserva de um apartamento pelo Booking. Esta reserva serve como comprovante para a entrada?

  47. Oi Luciana. Irei a Milão em Janeiro de 2018. Meu vôo é São Paulo/ Roma e então conexão para Milão. Como funciona com a imigração? Onde terei que fazer? Obrigado.

    1. Oi, Cláudio,
      O controle da imigração é feito no primeiro aeroporto europeu no qual você passar. No seu caso, em Roma.
      Boa viagem,
      Luciana

  48. vou dia 24 de outubro ate dia 06 de novembro para roma com escala em casablanca.comprei o seguro junto com a passagem pela decolar.quando passar pela imigração eles pedem para ver o seguro desde já obrigado

  49. Boa tarde, Luciana!
    Embarcarei em fevereiro para Bruxelas com conexão em Roma. Terei apenas 1 hora para passar na imigração e pegar o voo para Bruxelas. Com a sua experiência, será que dará tempo para o desembarque e embarque no voo para Bruxelas?
    Abraço.

    1. Acho bem difícil, viu?
      Principalmente porque com as novas regras de controle a causa do terrorismo, a gente espera bastante nas filas da imigração.
      Boa viagem,
      Luciana

  50. Olá! Parabéns pelo seu blog.
    Viajamos em novembro e somos 6 senhoras. Desembarcamos em Milão as 13 horas e vamos de trem para Roma. Tendo em vista a imigração, a retirada das malas e o deslocamento de trem até Milano Centrale, será que 4 horas de intervalo serão suficientes?
    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Olá, Silvia,
      Acredito que vocês embarcarão para Roma sem problemas e sem pressa.
      Boa viagem,
      Luciana

  51. Olá, viajo dia 27/06 do Rio de Janeiro para Londres com conexão de 13 horas em ROMA, gostaria de saber como funciona o processo de imigração para quem está apenas fazendo conexão e quer conhecer a cidade por esse período.

    Preciso realizar tradução dos documentos pra Italiano ou podem ficar em inglês? Obrigada!!!

  52. Como sou português, não tenho esse problema 🙂 Mas belas dicas. Até porque Itália será, muito provavelmente, o mais estimulante país da Europa. Pelo que todo o esforço será bem recompensado.

  53. Parabéns pelo post, é super importante. Já tive problemas pra entrar em Londres. Mas como sou casado com Ana Catarina, que é portuguesa, minha entrada na Europa fica mais fácil. Mas é muito bom as pessoas terem estas informações. Abraços,

  54. Dicas anotadas pra nao passar perrengue quando eu conseguir visitar a Italia – que eu espero ser em breve!

  55. Adorei as dicas!!! Também sou adepta do não mentir na imigração… É sempre a melhor opcao…

  56. oi… Não sei se existe uma regra, mas eu acho que estar com a documentação toda ok e em mãos e falar a verdade, facilita muito. 🙂

  57. Post útil e semre importante! Adoro esse tipo de texto! Parabéns pelo relato e que bom que a imigração é de certa forma, OK!

  58. Oi Lu, Seu texto está excelente. Fiz um sobre a França há um tempo também. Acho importante a gente falar de cada país específico pra tirar ao menos a maior parte das dúvidas. bjs

  59. Olá!
    Tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar!
    Irei para a Europa no início de 2018.
    Comprei a passagem com Stopover onde está 13 dias em Roma e 15 dias em Amsterdã.
    Porém, pretendemos usar alguns dias de Roma para viajar para Zurique e Munique. Minha dúvida é, se o agente me perguntar quanto tempo ficarei em Roma, devo falar os dias que constam no bilhete (13 dias) ou explicar que irei viajar para outros lugares neste períodoe ficarei somente 5 dias em Roma?
    Tive uma má experiencia na imigração de Dublim (apesar de estar com tudo correto) e não quero ter uma má experiencia em Roma.
    Desde já agradeço!

    1. Oi, Rafaela,
      Diga nada mais do que a verdade: que Roma será a base da sua viagem. E que no final vc ficará somente 5 dias nela.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  60. Vamos 2 casais ,de Natal Rn,para Lisboa e de lá do aeroporto mesmo ir para Gênova, pegar um navio de volta para o Brasil,já estou com medo.

  61. Boa tarde!

    Estou indo para Roma com conexão em Madri apenas com a passagem de ida, pois não pretendo retornar.

    O ponto é que sou cidadão europeu, porém estou sem meu passaporte italiano, apenas com minha identidade italiana válida. Meu documento de viagem será meu passaporte brasileiro. Posso ter algum tipo de problema na imigração em Madri? Como proceder nesse caso?

    Muito obrigado!

    1. Caio,
      Não tenho conhecimentos profundos de direito internacional, portanto, não tenho uma resposta “pronta” sobre o que fazer na imigração.
      Acredito que sendo cidadão europeu, mesmo sem passaporte, você não teria problemas.
      Boa sorte!
      Luciana

  62. Boa tarde!
    Estou planejando viajar para Itália (Mantova) com entrada por Milão (aeroporto de Malpensa) para visitar meu irmão e família que já moram lá juntamente com minha mãe no ano que vem. Ele estará nos aguardando no aeroporto. Porém tenho uma dúvida em relação ao processo de passagem pela imigração com relação ao idioma, não falo inglês fluente (entendo um pouco a escrita e pronuncio algumas poucas palavras hehehe) e nem italiano, será que isso poderá implicar em alguma dificuldade para passar pela imigração no aeroporto (nas perguntas feitas pelo agente)? Tem alguma dica para eu evitasse problemas na chegada por lá? Podemos passar pela imigração eu e minha mãe juntos no mesmo momento? E aliás, parabéns pelas dicas, serão muito importantes no planejamento de minha viagem! Muito obrigado!

    1. Oi, Lucas,
      Sim vcs podem passar juntos. Minha dica é: use o pouco inglês que vc sabe, ou compre aqueles guias com frases de viagem.
      Acho que a Lonely Planet tem em italiano.
      Abs,
      Luciana

    1. Meio corridinho, mas como vc nao tem que fazer controle de passaporte… deve dar tempo!
      Abs,
      Luciana

  63. Minha ultima vez na Italia foi entre setembro/14 a janeiro/15, ou seja, fiquei 1 mês e meio a mais que o permitido. Mas na volta ao Brasil, via Madrid, não carimbaram meu passaporte em Madrid. Agora, quase 3 anos depois vou pegar um voo Rio-Roma com carta de uma cidadã italiana. Não sei até que ponto essa falta de carimbo de saída em 2015 pode me afetar. Você já soube de casos assim?

    1. Carol,
      Infelizmente não sei de casos assim. Mas quem sabe alguém responde.
      Nos EUA (veja bem, outro país, mas isso aconteceu com meu marido), eles pedem que você mostre extratos de cartão de crédito ou extratos bancários, ou tb contra-cheque para demonstrar a volta ao país.
      Na Itália eu não sei.
      Abs,
      Luciana

  64. Tenho um viagem para Itália ano que vem, faremos cruzeiro saindo de Veneza, mas planejamos conhecer Roma antes. Irão 6 pessoas(duas amigas e o resto é família), apenas eu falo inglês e espanhol. Na hora da imigração é aconselhável passarmos todos juntos ou separados?
    Desde já agradeço,

    Nadja

    1. Oi, Nadja,
      Não sei como funciona imigração portuária. Massss acredito que eles sejam flexíveis.
      Explique que nem todos falam inglês e espanhol e peça para passarem juntos.

  65. Olá , pretendo ir para Miami fico lá uma semana e depois vamos para Milão , Gênova e embarcamos em um cruzeiro para o Brasil , a pergunta é .. lógico que vamos as compras em Miami , alguma restrição de bagagem na aduana Italiana ? No caso estamos em trânsito por 5 dias na Itália , grato !

  66. Olá, vamos a Lisboa em janeiro de 2018, eu, esposo e filha de 6 anos. Porém temos uma conexão em Roma. Para Portugal havia feito o PB4 (acordo Brasil e Portugal) mas em função da conexão o que mais é obrigatório? Obrigada!

    1. Olá, Cassia,
      O CDAM e o PB4 não são seguros de viagem, mas somente seguro de assistência hospitalar.
      A diferença é que o seguro de viagem cobre: extravio de bagagem, mudança de passagem, advogado e muitas outras chateações que possam ocorrer na viagem… e é isso que o passageiro deve ter. O chamado Seguro Schengen que cobre pelo menos 30.000 euros de qualquer eventualidade.
      O seguro hospitalar (CDAM e PB4) cobre somente hospital público.
      Portanto, o ideal é ter um seguro viagem.
      Alguns links:
      http://www.romapravoce.com/assistencia-medica-gratuita-para-turistas-brasileiros-na-italia/
      http://www.romapravoce.com/seguro-de-viagem-italia-e-europa/
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  67. Olá minha flor tudo bem?
    Daqui a 12 dias passarei novamente por esse processo a última vez foi quando havia 12 anos e quase fui barrada em Amsterdã, pois viajei sozinha e eles tinham medo na época de sequestro de menores… hoje estou com 23 anos e casada tenho cidadania porém os documentos que tenho estão com a validade passada irei com meu marido que não tem cidadania, ficaremos na casa de uma tia, lembrando que sou cidadã italiana, possuo o codice fiscale, tessera sanitaria todos com a validade ja scaduta rs…
    Meu marido terá dificuldades para passar? Estamos levando pouco dinheiro para 14 dias , temos onde ficar e irei renovar os documentos será uma entrada mais fácil que a primeira ?

    1. Milly,
      Não sei o que lhe dizer, porque não conheço a cabeça e os critérios da imigração.
      Mas não vejo motivos para medo de serem barrados.
      Boa sorte e curtam bastante a viagem,
      Luciana

  68. Olá! vou para Alemanha em dez/2017 com escala em Roma.
    Nesse caso o seguro também é obrigatório? Não sairei do aeroporto Fiumicino, a escala será de 2h30 e parto para Alemanha.

    1. Heidy,
      O Seguro é exigido por todos os países da Europa signatários do Tratado de Schengen. Não importa se você sairá ou não do aeroporto na Itália, mas o fato que estará na União Europeia.
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  69. Bom dia, tudo bem?
    Minha duvida é que no meu caso, meus pais virão me visitar na França, mas eles entram na Europa pela Itália, meu marido tem cidadania Italiana, mas residimos na França, pelo que li aqui na França essa carta convite é mais oficial mesmo, tem que tirar na prefeitura e tudo mais, mas entrando na europa por um outro país eu sigo as regras do país de entrada ou da França? Quando morei na Alemanha a carta não precisava de todas essas formalidades, somente meus dados eram suficientes, será que pelo fato da imigração ser através da Italia o procedimento muda ou é o mesmo?

    1. Mariana,
      Não sei dar uma resposta.
      O melhor seria você se dirigir às autoridades francesas e se informar.
      Abs,
      Luciana

  70. Boa tarde, tudo bem? Tenho um primo brasileiro que mora na Itália a mais de 20 anos. Em setembro do ano que vem eu e minha esposa faremos uma visita pra ele. Nossa estadia será na residência dele. Ele pediu algumas coisas aqui do Brasil que não tem lá (algumas frutas, doces biscoitos, etc.). Tem alguma restrição para entrada lá com alimentos? Outra coisa, em relação ao dinheiro que vou levar para passar 15 dias, é melhor levar tudo em espécie ou é bom dividir com um cartão de viagem internacional? Abraços!

  71. Bom dia, Eu tenho uma duvida que não querer calar.
    tenho uma viagem já marcar para Guarulhos para Roma com conexao miliao linate.

    Sou cidadã italiana e eu minha mãe.
    meu irmão e meu pai não tem o passaporte europeu

    Que tipo de pergunta eles fazem para passar pela imigrição

    Gia ringrazi

    1. Podem fazer qualquer tipo de pergunta, mas geralmente: se está viajando sozinho, quanto dinheiro tem, quantos dias vai ficar.

  72. Boa Tarde, irei para Italia e farei conexão em Paris, ficarei na casa de parentes e gostaria de saber se a carta convite tem que ser original ou pode ser uma copia scaneada e enviado por por e-mail?

  73. Tenho uma viagem sei que alguns requesitos são obrigátorios, mas alguns outros eu não tenho confirmação, gostaria se saber se são obrigatórios

    – acomodação (hotel ou carta convite)
    Ficarei hospedada em um hotel em bari do dia 16 ao 19 e depois em outro do dia 20 ao 25. Basta apresentar a reserva ou deve ser em algum formulário especifico?

    – seguro de saúde
    Leio sempre que precisa, e que não precisa. É obrigatório? Se sim, em qual formato devo apresentar?

    – Declaração de vacina
    É necessário apresentar algo sobre a febre amarela, cartão de vacina, etc?

    – Cota minima de renda por dia?
    Sim, li que isso é necessário. 44 euros por dia, algo assim. Terei a reserva de hotel, e ajuda de custo de amigos. Não terei essa quantia para comprovar, corro o risco de ser barrada?

    – Declaracão de presença após entrar no país?
    Li que deve ser enviada lá na italia em até 8 dias após entrar lá. Confere?

    E a última dúvida é: quando apresento tudo isso? Há uma especie de entrevista com algum agende do país no aeroporto? Como costuma proceder?

    ME AJUDEM TO DESESPERADA. Ou me passem um canal do qual consiga contato.

    PS: já tentei o consulado br em roma, o consulado it em sp, embaixadas e ninguém consegue tirar essas dúvidas.

  74. Bom dia!
    Para ir a Roma tenho que ter a carta convite, pois vou ficar na casa de uma amiga.
    Seguro de viagem que é obrigatório.
    Gostaria de tirar duvidas sobre o Passaporte, não preciso de visto pq o tempo é de 90 dias mais, posso tirar com visto?
    Não falo Ingles e nem Italiano mesmo assim é possível me comunicar?
    Não tenho cartão e vou levar 400 euros, pois vou estar na casa de minha amiga. Será que terei problemas com a imigração?
    O vôo sai do Rio tem conexão em Lisboa e depois Roma, em Lisboa que vou ter que passar pela imigração?
    Suas respostas são muito importantes. Agradeço desde de já

  75. Olá, vou do RJ para Milão e a conexão será em Roma FCO.Pode me ajudar,como devo proceder para não perder o voo….

  76. Olá Luciana!
    Estou indo com minha esposa a Milão em outubro, não falamos italiano e no caso da minha esposa, ela também não fala inglês. Sabe me dizer se podemos passar juntos pela imigração para que eu possa ajudá-la com as eventuais perguntas, ou o procedimento é obrigatoriamente individual?
    Obrigado!

  77. Estou indo em janeiro com visto de pesquisador – 6 meses, e minha esposa vai junto. Sabem como faço para ela ficar os 6 meses comigo.

    1. Acredito que você deva pedir um visto para ela junto ao Consulado, antes de sair do Brasil.
      Abs,
      Luciana

  78. Pretendo ir para a Espanha mas vou desembarcar em Roma, gostaria e saber se eles podem pedir a carta convite mesmo que eu vá para a Espanha

    1. Luana,
      é meio difícil prever o que os agentes de imigração podem ou não fazer. Mas, como a primeira imigração é a que tem
      que decidir de você entra ou não na Europa, a princípio eles podem pedir, sim, a carta convite.
      Abs,
      Luciana

  79. Sou Tunisiano e vivo no Brasil, estou pesquisando passagem para Tunísia e encontrei com conexão em Roma. Quero saber se necessito visto para essa conexão. Serão algumas horas e tbm se necessito fazer o seguro. Desde já agradeço

    1. Brahim,
      Se os tunisianos precisam de visto para a Europa, mesmo sendo só uma conexão, você precisa de visto, sim.
      Abs,
      Luciana

  80. boa noite, estou indo para Itália agora em junho. faço escala em Lisboa, neste caso eles que decidem se entro na Europa? e outra pergunta, eu posso levar um cartão de credito onde sou depedente para comprova renda ??

    1. Alexandre,
      Sim, é a imigração em Lisboa que decide pela sua entrada na Europa e acredito que se o cartão de crédito estiver no seu nome não haverá problemas.
      Você já procurou dar uma olhada nos sites oficiais diplomáticos portugueses sobre entrada na Europa? Ali você encontra informações oficiais.
      Abs,
      Luciana

  81. Bom dia Luciana :), estou com meu marido em Bari, mas viemos da França e vamos pegar um voo de Bari com conexão em Roma para voltar pra França, nesse trajeto até aqui não passamos por nenhum agente até agora, será que vou ter que passar pela imigração em Roma? Minha escala é só de 1h, to com receio de não dar tempo.
    Muito obrigada!!!

  82. Passei pela Itália em 2015 vindo de Israel , descemos do avião passei pela imigração e a pessoa não me perguntou nada , não me pediu nada , absolutamente nada . Simplesmente carimbou meu passaporte e me entregou .
    Fiquei bobo de ver . Kkkkk

    1. Provavelmente porque era um voo de saída e não de chegada. E eles sabem que não ter carimbos com datas, pode até dificultar a vida de quem resolve ficar na Europa.
      De todo modo, que bom que deu tudo certinho, né?
      Abs e feliz 2021

  83. Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de uma grande ajuda se possível..

    Em 2018 tentei ficar na Irlanda. Duas amigas já residiam por lá legalmente (ambas estudantes), porém, quando eu comprei a passagem aérea de ida e volta, também reservei um hotel caso eles não concordassem da minha permanência na casa delas. Só que chegando na Irlanda, minha amiga me instruiu a cancelar minha reserva no hotel já que eu ficaria com ela (eu não tinha carta convite, nem nada além da reserva cancelada em mãos). Sendo assim na entrevista da imigração, eles conseguiram consultar minha reserva e viram que estava cancelada, por fim, fui impedida de ficar e retornei para o Brasil.
    Meu passaporte hoje é carimbado, com uns números. Porém, desde então não retornei para Europa.
    Quais as recomendações para o retorno na Europa por outro país? O meu atualmente está com vencimento válido, porém está carimbado com o impedimento da Irlanda.

    1. Boa tarde, Mariana
      Eu não tenho conhecimentos a nível de legislação jurídica para dizer o que pode ou não acontecer para que você possa retornar à Europa.
      No entanto, a UE tem um site oficial com informações sobre vistos e sobre o SIS, que é o sistema onde as pessoas convidadas a se retirarem
      da Europa são registradas por 5 anos: https://ec.europa.eu/home-affairs/what-we-do/policies/schengen-borders-and-visa_en
      Boa sorte,
      Luciana

  84. Boa noite!
    Estou planejando uma euro trip para 2022, será minha primeira viagem internacional. Meus planos são chegar em Roma (ficar 3 dias por lá), de Roma ir para Paris (ficando 3 dias), Paris a Londres (3 dias), Londres à Portugal (3 dias). Pegar um voo de volta para o Brasil saindo de Lisboa, será que eu teria algum problema com a imigração? É arriscado?

    1. Oi, Gustavo
      Não é arriscado. O importante é mesmo você ter como comprovar que a sua viagem é a turismo, caso o agente de imigração faça (muitas) perguntas.
      Geralmente pedem para ver as reservas, se vc tem passagem de ida e volta e podem perguntar quanto dinheiro vc tem.
      Abs,
      Luciana

  85. Oi Lu…. vou com uma amiga fazer um tour de mais ou menos 25 dias em janeiro. Queremos conhecer o máximo de lugares… Chegaremos por Roma, mas gostariamos de ir direto a Napoles, por uns 3/4 dias. Vc aconselha nos hospedarmos em Roma e depois ir, ou deixar as malas na Termini (não se se é possivel) e ir só com mochilão e na volta pegar as malas pra ir pro hotel, ou outra opção ? Estamos fazendo muita pesquisa pra essa viagem ser maravilhosa, mas nada como a experiência e o conhecimento…..Brigaduuuuuuuuuuuu

    1. Na Estação Termini há um serviço de depósito de bagagem. Caso queiram viajar sem muito peso, talvez o ideal seja fazer uma mala menor para ir a Nápoles. Mas tudo depende de como vcs viajam: com muita ou pouca coisa, se for inverno que precisarao de qq modo levar agasalhos, etc.
      Abs,
      Luciana

  86. Oi Luciana,
    Depois de te acompanhar bastante no instagram estou finalmente finalizando o planejamento da nossa viagem em família para Roma. Conferindo a documentação e esse seu post, no site da polícia que você deixa o link (na parte do quanto dinheiro levar), tem uma informação sobre estrangeiros de fora do acordo fazerem a Declaração de presença para cidadãos estrangeiros. Você tem alguma informação adicional sobre isso?
    Pois não encontrei nenhuma outra informação nos sites dos consulados italianos no Brasil.
    Obrigada!
    Seu blog tem sido de enorme ajuda! nos encontramos em breve!

    1. Olá, Helena
      Não tenho informação adicional, mas quem cuida disso é a Polizia di Stato, e quem for hospedar pode ir a uma delegacia de bairro e perguntar como fazer.
      Abs,
      Luciana

  87. Luciana, conseguiria me ajudar?
    Devido ao covid, eu posso chegar em milão e ir para espanha? Mesmo que não fique na italia (já que está restrita para brasileiros) mas tenha que pegar mala e fazer check in em outra cia aérea. Eu passaria pela imigração mas não ficaria no país.
    Fiquei na dúvida se daria certo ou se seria barrada.
    Obrigada,
    Luiza

    1. Oi, Luiza
      Segundo o site do Ministério das Relações Exteriores, por motivo de turismo, não.
      Mas como há algumas exceções, eu a aconselho a fazer a simulação no próprio site do Ministério das Relações Exteriores http://www.viaggiaresicuri.it
      Abs,
      Luciana

  88. Oi Luciana,

    Tudo bem?

    Estou indo para a Turquia em Agosto e o voo é um combinado LATAM/Turkish Airlines e fará uma conexão de 3 horas em Roma (Fiumiccino) na ida e na volta.

    Para conexões apenas em Roma, é necessário apresentar o Passaporte de vacinação ou o teste PCR é suficiente?

    Obrigada!

    1. Para o governo italiano Um OU outro, mas depende da exigência da companhia aérea. Essa semana atendi pessoas viajando com a TAP e foi exigido o teste mesmo eles estando vacinados.
      O mais seguro é você fazer a simulação em viaggiaresicuri.it. A página tem versão em inglês.
      Abs,
      Luciana

  89. Oi Luciana, boa tarde tudo bem?
    Meu marido, minha filha e eu estamos indo em nossa primeira viagem internacional para Europa com 4 dias em Roma e 4 dias em Paris, ainda não sabemos por onde vamos entrar, compramos um pacote de viagem (hospedagem e passagem aérea ida e volta) e só saberemos mais detalhes em fevereiro/2023, a viagem está marcada para março ou abril de 2023.
    Como não falamos italiano e nem frances, mas minha filha fala ingles fluente e meu marido entende um pouco de ingles também, gostaria de saber se teremos problemas na entrada em Roma ou França? E se conseguimos passar os três juntos ou separados na imigração? vamos levar um pouco de dinheiro em especie e cartões de credito internacional para usarmos na viagem. Minha filha fará 18 anos durante a viagem, será que teremos problemas com o passaporte dela devido a passar a maioridade durante a viagem? Vou providenciar os nossos passaportes agora em maio de 2022. Desde ja agradeço a atenção. Obrigada.

    1. Nenhum problema, nem quanto ao inglês e nem quanto à maioridade da sua filha. Até porque ela pode passar com vocês como grupo familiar.

  90. Oi Luciana tudo bom?
    Meu passaporte é brasileiro mas tenho residence permit na Irlanda, permaneci 90 dias na Italia e voltei mas pretendo fazer outra viagem para la em um mês.
    Ouvi dizer que existe um periodo de espera necessario antes de voltar uma vez que vc completou os 90 dias, essa informação esta correta?

    1. Olha, existia um prazo de 90 dias. Mas eu acho que para ter a notícia certa, é melhor vc procurar no site da UE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!