Você está aqui
Home > Bate-volta > Palazzo Chigi em Ariccia, o cenário do filme O Gatopardo

Palazzo Chigi em Ariccia, o cenário do filme O Gatopardo

A cidadezinha de Ariccia, que fica nos Castelli Romani, e da qual já falamos quando apresentamos as nossas descobertas gastronômicas nos arredores de Roma, também possui um dos palácios mais belos da Itália: o Palazzo Chigi de Ariccia. Existe outro Palazzo Chigi, em Roma, sede do governo italiano.

Leia também:

Os Chigi fazem parte de uma família que já foi uma das mais poderosas da Itália. Os primeiros Chigi eram banqueiros de origem Toscana (Siena) e ainda há herdeiros vivos. O Palácio pertenceu à esta dinastia desde o séc XVII até 1988, quando foi vendido ao Estado Italiano.

palazzo-chigi-ariccia_2

Muitos herdeiros casaram-se com outras famílias igualmente poderosas como os Borghese e os Pamphili, mas o poder dos Chigi aumentou ainda mais porque, tiveram não são só cardeais, como um papa: Alessandro VII (1655-1667) cujo nome era Fabio Chigi. Um dos herdeiros, Agostino Chigi, casou-se com Maria Virginia Borghese, que por sua vez, era sobrinha do papa Paolo V.

No século XVIII, os Chigi eram os quintos maiores proprietários de terras do Estado Eclesiástico.

palazzo-chigi-ariccia_9

E hoje podemos ver um pouquinho desse poder, ao visitarmos o Palazzo Chigi de Ariccia.

Cenário do filme Gatopardo de Lucchino Visconti

Em 1962 o cineasta Lucchino Visconti gravou aqui muitas cenas do Filme O Gatopardo, com Burt Lancaster, Claudia Cardinale e Alain Delon. No romance original, as cenas passavam no Castello di Donnafugata, em Ragusa, na Sicília. Apesar do nome, Donnafugata na verdade não é um castelo, mas um suntuoso palácio do séc XIX. Lucchino Visconti procurava um palácio cujos ambientes internos fossem bem antigos e que nunca tivessem passado por grandes reformas e transformações. E essa é uma, senão a característica principal que faz com que o Palazzo Chigi seja uma construção raríssima na Itália, é que muitas paredes continuam com a mesma decoração desde os 1600-1700.

palazzo-chigi-ariccia_4

Os príncipes Chigi permitiram que Visconti rodasse o filme lá, desde que fosse mantido segredo sobre a locação. Somente muitos anos depois, quando os príncipes nem residiam mais no palácio, é que a verdade foi revelada.

Os ambientes que podemos visitar

Quem quiser conhecer o Palazzo Chigi, pode escolher quatro percursos: os aposentos do cardeal, o andar nobre, o parque/bosque na parte posterior do palácio e o Museu do Barroco. Todos os passeios podem ser guiados, em alguns horários. No dia em que fomos decidimos por visitar o andar nobre.

A visita ao piano nobile ou andar nobre

A visita ao primeiro andar ou andar nobre consiste em conhecer todos os ambientes nos quais viveram essa família. Iniciamos com a sala de jantar (um dos ambientes onde foram gravadas as cenas do Gatopardo, inclusive há uma pequena foto do filme apoiada em um móvel). Uma das principais características das paredes é que elas são cobertas a “Cordova”, um couro estampado e até decorado com ouro, que era o “papel de parede” em voga no século XVII. Portanto, a decoração das paredes possui pelo menos 300 anos.

palazzo-chigi-ariccia_10

Dali passamos por outros ambientes e alguns dos mais interessantes são a farmácia, projetada pelo arquiteto Carlo Fontana, que também é autor da Capela Sistina da Basílica Papal de Santa Maria Maior. Na verdade, Carlo Fontana fez toda a obra de ampliamento dos ambientes, muito provavelmente baseado em um projeto de Gian Lorenzo Bernini.

palazzo-chigi-ariccia_3

Durante a visita também passamos por ambientes muito curiosos como a Sala das Monjas, em cujas paredes há fotos de todas as filhas de Agostino Chigi que não se casaram e entraram para a vida eclesiástica, para não dispersar o patrimônio com dotes!

palazzo-chigi-ariccia_8

Também há outro ambiente bem curioso: a “Sala das Belas” onde foram retratadas várias mulheres da família Chigi e outras damas da época.

Os objetos e projetos de Bernini

Mas o Palazzo Chigi também reservou uma enorme surpresa para mim. Foi revelado um lado de Bernini que eu não conhecia e nem sabia que existia: o de interior designer. Além de ter projetado a Piazza di Corte (a praça que fica em frente ao Palácio), ele também desenhou duas mesas ricamente ornamentadas, uma pintura em estuque na capela do palácio e também um candelabro com anjos. Um lado realmente desconhecido daquele que sabemos projetar grandes obras.

palazzo-chigi-ariccia_6

palazzo-chigi-ariccia_7

palazzo-chigi-ariccia_5

 

Endereço: Piazza di Corte 14, Ariccia (Roma).

Site com dias, horários e preços dos ingressos: http://www.palazzochigiariccia.it/english/index.htm

Como chegar em Ariccia? Leia nosso post anterior sobre a cidade.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top