Você está aqui
Home > Outros Destinos > Campania > Paestum, Itália: maravilhosos templos gregos no sul do país

Paestum, Itália: maravilhosos templos gregos no sul do país

No último feriado de páscoa decidimos ir contra a corrente: enquanto muitos dos residentes de Roma estavam engarrafados na autoestrada indo para a Toscana e para a Umbria, fomos em direção de Nápoles e para além. Escolhemos visitar algumas cidadezinhas do sul da Itália, concentrando a nossa visita aos maravilhosos templos gregos de Paestum.

cidades-sul-da-italia-paestum-2-1024x680
Esse contraste entre os templos antigos e o céu azul é um cenário único

O Sul da Itália teve várias colônias gregas, e uma das mais famosas é aquela de Agrigento, na Sicília. O lugar mais a norte onde os gregos chegaram e fundaram uma colônia foi em Paestum (nome dado posteriormente pelos romanos) e imediatos arredores. A cidade em origem chamava-se Poseidonia.

A cidade antiga de Poseidonia foi fundada pelos aqueus (a mesma população grega da Ilíada, de Homero) em 600 a.C. O local foi escolhido pela sua terra fértil, e graças também à proximidade com o mar, o clima é ótimo.

cidades-sul-da-italia-paestum-3-1024x1024

Na área arqueológica há três grandes templos gregos, que nos dá a impressão de estarmos no Parthenon de Atenas e não no Sul da Itália. Eles são: o templo de Atenas (VI sec a.C.), o templo de Hera (do ano 530 a.C.) e o templo de Netuno (metade do séc V a.C.)

Esses são os templos gregos em ótimo estado de preservação, inclusive, melhor do que muitos templos que estão na Grécia. Pelo simples fato que chegaram até os dias de hoje bem inteiros.

cidades-sul-da-italia-paestum-5-1024x680

Depois dos gregos, a localidade passou ao domínio dos sanitas (população local) e posteriormente ao domínio do Império Romano (do séc II a.C. ao séc II d.C.). Dessa época encontramos as ruínas do Fórum Romano e de um anfiteatro, ou seja, os romanos construíram por lá um “Coliseu em miniatura”.

As ruínas romanas estão bem menos conservadas, e o que chama mesmo a atenção e o que atrai os milhares de turistas ao local são os templos gregos e o museu arqueológico.

cidades-sul-italia-paestum_8-1024x1024


O Museu Nacional Arqueológico de Paestum

Talvez o museu arqueológico mais famoso da Campania, seja o de Nápoles, que conserva os restos de Pompeia e Herculano.

Apesar de menor, o Museu Arqueológico de Paestum é riquíssimo, principalmente o andar térreo onde encontram-se as cerâmicas antigas e os túmulos gregos.

cidades-sul-italia-paestum_12-1024x768

 

O que vemos hoje em Paestum é somente uma pequena parte de uma antiga colônia, e em cidades dos arredores também è possível ver outras acrópoles, necrópoles e ruínas romanas.

O museu construído em estilo arquitetônico fascista (ou racionalismo italiano) tem no seu acervo maravilhosos túmulos que foram encontrados em escavações realizadas em 1968, quando foi descoberta uma enorme acrópole.

cidades-sul-italia-paestum_11

Posso testemunhar que é maravilhoso observar as formas de arte, mesmo que funerárias, de séculos antes da era cristã. Mas o auge da visita ao museu é a sala onde encontra-se a Tomba del tuffatore (Tumba do Mergulhador).

Estima-se que o túmulo seja do ano 480 a.C. e foi encontrato intacto em 1968! Ele era pintado com afrescos que mostravam um simpósio grego. Segundo a Wikipedia: Cinco ‘simposiastas’ estão sendo mostrados, reclinados em poltronas, da esquerda para a direita; o primeiro está chamando o simposiarca para encher seu copo, o segundo está tocando o kottabos, o terceiro está chamando outros indivíduos.

cidades-sul-italia-paestum_7

O afresco visto ao vivo e a cores é lindíssimo. E também há tevês nas laterais, com um vídeo educativo, mostrando como era o túmulo montado. Na verdade o afresco com o mergulhador, era a tampa da tumba.

cidades-sul-italia-paestum_9

cidades-sul-italia-paestum_10

Endereço do Museu Nacional Arqueológico de Paestum e Área Arqueológica de Paestum

Ambos estão incluídos no passe Campania Card, conforme descrevemos no post: Passes para visitar Nápoles, Costa Amalfitana e arredores.

Via Magna Grecia 919, Capaccio Paestum (SA)

Site: http://www.museopaestum.beniculturali.it/

Aberto todos os dias, das 8h30. O ingresso custa 7 euros e dá direito a visitar a área arqueológica + museu.

O sítio arqueolôgico fecha mais cedo, principalmente durante o inverno. Geralmente o horário de encerramento vai das 16h (janeiro) às 19h30 (julho). Para saber exatamente o horário de encerramento, visite a página de horários do museu: http://www.museopaestum.beniculturali.it/index.php?it/103/orari-tariffe

Chegar de trem até Paestum

Há uma estação de trem bem em frente a uma das entradas do sítio arqueológico. De Napoli até lá leva-se cerca de 1h15min com o trem regional. O preço do bilhete é de 5,90 euros com a Trenitalia. Esse pode ser um bate-volta perfeito para quem está na Costa Amalfitana.

Gastronomia em Paestum

Se for até lá, aproveite para comer a muçarela de búfala feita no local. Nos fomos e adoramos! Contamos tudo em: As deliciosas muçarelas de búfala de Paestum. Com certeza a experiência gastronômica enriquecerá ainda mais a sua viagem.

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top