Você está aqui
Home > Comer e Beber > Os sabores da Sicilia em Roma

Os sabores da Sicilia em Roma

A excelência da culinária italiana se dá graças a muitas contribuições das cozinhas regionais: um bom risoto milanês, uma carbonara romana, uma lasanha bolonhesa, o pesto genovês e assim por diante.

Uma das realidades culinárias regionais italianas que mais gosto é a siciliana. E talvez um dos pratos mais famosos seja a parmigiana di melanzane (lasanha de berinjelas). Mas poderíamos falar infinitamente dos seus pratos salgados e dos seus doces, dos seus vinhos tintos, brancos e licorosos, mas também de produtos como o pistache de Bronte. A Sicília é pura riqueza gastronômica.

Em Roma é possível provar um pouco dessas delícias em locais 100% sicilianos: chefs e patissiers de Palermo, Messina, Ragusa e outras localidades, que trouxeram a sua culinária para Roma. Você só terá o trabalho de escolher onde ir… depois comer e lamber os beiços. Por que não aproveitar e conhecer os sabores da Sicilia em Roma?


Dagnino – bar, confeitaria e lanchonete

sabores-da-sicilia-em-roma-9

O Dagnino foi a minha primeira descoberta siciliana, no longínquo ano de 1999, quando cheguei em Roma. O departamento para estrangeiros da polícia federal ficava ali perto, e tive que ir algumas vezes para fazer e retirar meus documentos. Em uma dessas idas e vindas, me vi comendo um arancino siciliano.

O local parece que parou no tempo: é bem vintage mesmo! Garçons de terno e gravata ou fraque brancos. Letreiro de neon! Parece que a gente não saiu dos anos 60.

sabores-da-sicilia-em-roma-12

Ali servem as principais iguarias sicilianas como o arancino (“croquete” de arroz), mas o meu ponto fraco são os doces e vinhos sicilianos. Se quero uma boa garrafa de vinho Marsala, sei que a encontro por lá. Recentemente me lembrei do local (há muito tempo não ia lá) e sempre que passo por ali, dou um pulinho para tomar um café com um canolo siciliano (canudinho recheado _quase sempre na hora_ com ricota siciliana fresca) ou uma cassata (uma tortinha bem açucarada que leva ricota também e frutas cristalizadas).

Já nas estações mais amenas (outono e inverno) me delicio com torrones, principalmente aqueles com pistache!

sabores-da-sicilia-em-roma-14

O único “defeito” dos doces sicilianos: não são feitos para quem tem glicose alta! São muito doces mesmo, uma vez que a cozinha siciliana tem muita influência da culinária árabe.

Endereço: Via Vittorio Emanuele Orlando 75 (metrô Repubblica, linha A)

Site: http://www.pasticceriadagnino.com/

Dias e Horários: Abre todos os dias da semana. Não encontrei o horário no site, mas vou arriscar: pelo menos das 7h às 20h


Trattoria Sicilia in Bocca

Fui apresentada a esse restaurante por uma amiga cuja família é siciliana, e ela me disse que é um dos lugares onde vão quando querem comer algo realmente com sabores da ilha. Desde que fui a primeira vez, volto sempre, indico para amigos que vem a Roma e, para minha alegria, todos ficaram satisfeitos.

delicias-da-sicilia-em-roma
Foto: Divulgação Sicilia in Bocca

Eu adoro o prato principal Pasta con le Sarde (massa com sardinhas, erva doce, pinhão tostado e farinha de rosca tostada). Simplesmente a-d-o-r-o. Gasta-se uma média de 30-35 euros para dois pratos (um antepasto e um prato principal) um copo de vinho, água, café e sobremesa.

Também gosto muito da decoração com cerâmicas sicilianas.

delicias-da-sicilia-em-roma-2

Endereço: Via Emilio Faà di Bruno 26

Site: http://www.siciliainbocca.com/home/

Dias e horários: Abrem todos os dias para almoço e jantar. Pode ser uma boa opção para quem vai ao Vaticano, porque fica nos arredores.


I dolci di Nonna Vincenza

sabores-da-sicilia-em-roma-7

Essa confeitaria é originária de Catania e há alguns anos começou a abrir filiais em outras regiões da Itália. Em Roma há duas lojas, uma na Piazza Montecitorio e outra no Campo de’ Fiori. O local é um deleite para os olhos: todo decorado com móveis de madeira do séc. XIX e além das vitrines com as comidinhas (doces e salgadas) e carrinhos para sorvete vintage, todos os produtos vendidos no local são bem decorados nos móveis antigos. Tudo de muito bom gosto.

sabores-da-sicilia-em-roma-8

O que eu gosto do local? Além dos doces que já citei acima (cannoli e cassata siciliana), essa confeitaria faz um sorvete muito bom. Eles trabalham com poucos sabores, mas posso dizer que o gelato de pistacchio di Bronte (sorvete de pistache de Bronte) é uma delícia. Bronte é uma cidadezinha italiana que fica na província de Catania, aos pés do vulcão Etna.

Endereço: Via Arco del Monte 981/98b

Site: http://www.dolcinonnavincenza.it/

Dias e Horários: De dom à 5af das 8 às 20h, 6af e sab das 8h à meia-noite


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top