Você está aqui
Home > Toscana > Onde ficar em Siena: hotéis dentro e fora das muralhas medievais

Onde ficar em Siena: hotéis dentro e fora das muralhas medievais

onde ficar em siena italia

Visitar Siena é fazer uma viagem de volta ao passado. Situada na região da Toscana, centro da Itália, a cidadezinha histórica de pouco mais de 50 mil habitantes é a mesma há cerca de 800 anos – arquitetonicamente falando. E esse é seu principal atrativo. Por isso ao escolher bem onde ficar em Siena, você poderá curtir toda essa atmosfera antiga, charmosa e mágica da cidade.

Repleta de construções medievais suntuosas, Siena conserva aspectos dos séculos XIII e XIV, o que deu a ela o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Já em relação às atrações, a maior parte se concentra no centro histórico, em especial na Piazza del Campo. Considerada como sendo o principal ponto turístico do destino italiano, a Piazza del Campo é palco da maior e mais importante atração da cidade, o Palio di Siena, uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo.

Procura hotéis na Toscana? Clique na cidade para achar o seu!
 Siena  Florença Pisa Lucca Arezzo
 Chianti  Montalcino Capalbio Florença Livorno
 Isola d’Elba  Chianti Siena Orbetello Florença

Ingressos fura-filas para as principais atrações da Toscana:
Galleria Uffizi de Florença sem filas
Davi do Michelangelo sem filas
Palazzo Vecchio, residência dos Médicis, sem filas
Firenze Pass: transporte e museus sem filas


Onde ficar em Siena

Antes de listar os melhores hotéis para se hospedar em Siena, é importante ressaltar o fato de que o destino está, basicamente, dividido em dois: dentro e fora das antigas muralhas.

A parte de dentro das muralhas é a parte do centro histórico. As vantagens de reservar uma estadia nesta localidade, garante aos turistas uma ótima localização, fácil acesso às demais áreas da cidade – é possível fazer tudo a pé ou de bicicleta. A circulação de veículos, porém, é proibida, já que o centro histórico de Siena faz parte de uma Zona de Tráfico Limitado (ZTL).

Ficar em Siena dentro das muralhas significa que, no seu normal itinerário pela cidade, prazeirosa e “obrigatoriamente” você passará na porta das principais atrações turísticas, a dizer:

  • Piazza del Campo
  • Duomo de Siena
  • Batistério de Siena
  • Palácio Público com a Torre del Mangia
  • Basílica de São Francisco
  • Museu Cívico de Siena
  • Fonte Gaia
  • Basílica de São Francisco
  • Catedral de San Domenico (São Domingos)
  • Pinacoteca de Siena

Além disso, você vai poder visitar as “contrade” (os bairros medievais de Siena), identificados com as suas placas, nomes e bandeiras. De alguns desses bairros vem os principais times de cavalheiros que participam de uma das mais famosas corridas medievais da Italia: O Palio di Siena.

Então ao se hospedar no centro histórico de Siena você vai poder caminhar pelas ruelas e se encantar com a cidade em todas as horas do dia e da noite.

Siena é uma das principais cidades universitárias da Itália, portanto, nos finais de semana, sobretudo sextas e sábados, a cidade fica bem cheia de jovens e os pubs ficam lotados.

Com relação aos hotéis que circundam a zona denominada “dentro das muralhas”, pode-se dizer que todos superam as expectativas e oferecem excelentes serviços. A seguir, confira algumas opções que separamos:


Onde ficar em Siena: dicas de hotéis dentro das muralhas

NH Siena

Uma das principais vantagens em se hospedar no NH Siena (reserve aqui) é, sua excelente localização. Sem dúvidas. O hotel é vizinho dos principais pontos turísticos de Siena como a Piazza del Campo e a Torre del Mangia – ambas ficam a apenas 600 metros de distância do estabelecimento.

Suas acomodações dispõem de TV de tela plana via satélite, ar-condicionado, banheiro privativo, acessórios de banho, além de  uma belíssima vista para o centro histórico.

Já em relação as instalações/serviços disponibilizados pelo hotel destacam-se: bar, restaurante, wi-fi gratuito, café da manhã gratuito, terraço, serviço de lavanderia e muito mais!

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do NH Siena


B&B II Corso

Localizado no 1º andar de um prédio do século XVI, o B&B II Corso (reserve aqui) é um estabelecimento com uma localização privilegiada, pois está situado a apenas 40 metros da Piazza del Campo e a 5 minutos a pé da Catedral de Siena.

Todas as acomodações esbanjam charme e conforto sendo compostas por teto com vigas expostas, móveis tradicionais, camas king size, banheiro privativo, TV de tela plana e varanda com vista para o centro histórico.

O café da manhã oferecido pelo hotel é gratuito e proporciona aos hóspedes uma típica refeição italiana. Dentre as instalações e serviços estão um terraço coberto e wi-fi grátis.

onde ficar em siena b&b

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do B&B Il Corso


Hotel Duomo

Charme e requinte. Essas são as duas principais características do Hotel Duomo (reserve aqui). Localizado no interior de uma mansão do século XII, o estabelecimento possui ótima localização – está próximo a Catedral e a Piazza Del Campo – e uma vista incrível para as colinas da cidade.

No Duomo, os hóspedes são convidados a fazer uma verdadeira viagem no tempo, pois o hotel fez questão de preservar traços do passado como a fachada em estilo renascentista, as vigas de madeira e a decoração presente na sala de café da manhã feita de tijolo.

As acomodações são amplas, confortáveis, com TV de tela plana, banheiro privativo com banheira e vista privilegiada para Siena. O atendimento é excelente, bem como os serviços oferecidos. Prepare-se para um típico café da manhã italiano com muita, mas muita fartura! Acesso à internet via Wi-fi e estacionamento para bicicletas gratuitos.

onde ficar em siena hotel duomo

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Duomo


Onde ficar em Siena fora das muralhas

Aqui acima foram citadas as vantagens de ficar dentro das muralhas. Mas, obviamente, a praticidade de ter tudo a “300 metros do hotel” tem o seu preço. Os hotéis e hospedagens dentro das muralhas costumam ser mais caros.

Se é verdade que dentro das muralhas, você estará perto dos pontos turísticos, não significa que se hospedar fora das muralhas é desvantajoso. Pelo contrário! Hospedar-se do lado de fora das muralhas, além de proporcionar maior economia, é ideal para quem está viajando de carro pela região da Toscana, pois como dissemos anteriormente, a entrada de veículos no centro histórico é proibida.

Sem contar que a cidade é realmente muito pequena, então a oferta hoteleira de fora das muralhas está a menos de 2 quilômetros do centro histórico. Veja as opções de hospedagem que separamos:


Hotel Palazzo Di Valli

Já pensou em se hospedar em uma mansão do século 19, munida com móveis estilo toscano tradicional? É assim no Palazzo Di Valli (reserve aqui). Situado a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade, o hotel é uma verdadeira obra de arte renascentista.

Com cerca de 7 hectares, o local fica no alto de uma colina e é todo cercado por um jardim repleto de oliveiras. Suas acomodações – com opções para hóspedes que possuem mobilidade reduzida –  são extremamente aconchegantes e contam com TV de tela plana, banheiro privativo, ar-condicionado e varanda com a vista deslumbrante de Siena.

O hotel oferece ainda bar, minimercado, lojas, terraço coberto e ao ar livre, café da manhã e wi-fi gratuitos e muito mais! É tudo muito completo, aproveite!

onde ficar em siena palazzo di valli

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Palazzo di Valli


Villa di STR

Situada na saída das antigas muralhas, o Villa di STR (reserve aqui) é uma vila do século XIX que mesmo após ser transformada em hotel, manteve o charme de patrimônio histórico.

As acomodações são confortáveis e contam com TV de tela plana, banheiro privativo e varanda. Já as instalações contam com bar, lounge, sala de TV, terraço e estacionamento gratuito. Wi-fi grátis.

hotel em siena onde se hospedar

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas da Villa di STR


Hotel Borgo Grondaie

No Borgo Grondaie (reserve aqui) os hóspedes dispõem de serviços, instalações e acomodações excepcionais. Distante apenas 2 quilômetros do centro, o local – que antigamente foi uma fazenda tipicamente toscana – é um dos hotéis mais cobiçados da região.

O estabelecimento é todo decorado em estilo rústico e conta com acomodações de diversos tamanhos com TV de tela plana / serviço a cabo, ar-condicionado, banheiro privativo e os apartamentos incluem ainda cozinha equipada.

No caso das instalações, a estrela da propriedade é a piscina ao ar livre. É ou não é excepcional?

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Borgo Grondaie


Onde ficar em Siena nos hotéis fazenda

O chamado agroturismo é uma alternativa ótima para quem vai se hospedar em Siena, mas vai aproveitar a hospedagem para visitar vinícolas e outras cidades e localidades vizinhas como Montalcino, Monteriggioni e todos os pequenos burgos que foram o Chianti Senese.

Eu estive muitas vezes em Siena. Na grande maioria das minhas visitas (e talvez porque sempre fui de carro), sempre preferi ficar nos agriturismi. Algumas vezes fiquei até em Buonconvento (uma cidadezinha medieval às portas de Siena), onde meus amigos têm um sítio.

Para mim escolher essa opção de hospedagem foi bem interessante porque: eu não iria ficar somente em Siena, mas iria visitar vários lugares no entorno. Eu queria não ter que me preocupar com estacionamento e, quando viajei no verão, gostava da ideia de ter um lugar com piscina para poder me refrescar em algumas horas do dia.

Confira essa opção de hospedagem imperdível:

Relais La Costa

A dez quilômetros do centro de Siena, o Relais La Costa (reserve aqui) é uma propriedade histórica, e oferece aos hóspedes o melhor da gastronomia e estadia italiana.

As acomodações são em estilo rústico e dispõem de wi-fi gratuito, área de estar/jantar, TV de tela plana e algumas oferecem lareira. Na área externa do hotel há banheiras de hidromassagem, sauna e massagem. Além disso, é possível alugar bicicletas gratuitamente.

Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Relais La Costa


Próxima parada: vinícolas em Siena e arredores!

Siena também é conhecida mundialmente por ser um importante ponto de parada para viajantes que pretendem visitar as vinícolas presentes na região da Toscana. A seguir, confira duas das mais famosas vinícolas do destino:

Ciacci Piccolomini D’Aragona – Località Molinello, Montalcino – A Ciacci Piccolomini é uma das vinícolas mais famosas de Siena. Ao dar uma paradinha por lá, os visitantes se deparam com atendentes altamente qualificados e receptivos, uma ampla variedade de serviços e é claro, deliciosas degustações. É possível fazer uma visita completa pelo local e descobrir de pertinho cada etapa da produção de um vinho tipicamente italiano.

Sovestro in Poggio – Località Sovestro, San Gimignano – Durante o tour pela vinícola Sovestro in Poggio, os visitantes são convidados a conhecer mais sobre a história das safras, além de aprender a diferenciar vinhos diversos na hora da degustação. O serviço oferecido é de bastante qualidade e os profissionais responsáveis pelo atendimento são extremamente gentis e qualificados. Aproveite para adquirir uma ou mais garrafas de vinho da própria vinícola – os preços são bastante atrativos, pode apostar.

8 thoughts on “Onde ficar em Siena: hotéis dentro e fora das muralhas medievais

  1. Adoro dicas de bons lugares para me hospedar. Já anotei suas dicas, quando for a Siena já sei onde me hospedar

  2. Estive em Itália três vezes, mas ainda não conheço a região da Toscana. Espero um dia aproveitar as suas dicas. Gostei em particular dos dois primeiros hotéis, por estar tão perto do centro histórico

  3. Estive 2 vezes em Siena, na primeira só de passagem, quando percebi que teria que voltar para curti-la mais. Fiquei em 2 B&B diferentes no centro histórico, adorei a experiência – e valeu a pena tomar taxi pra ir até a locadora perto da estação.

  4. Adorei as dicas de onde ficar em Siena, Lu! Um dos meus grandes arrependimentos foi não ter pernoitado na cidade quando fomos à Toscana, erro que não pretendo repetir! Mas pudemos viver a experiência deliciosa de hospedagem em agroturismo num borgo, acho que optaria pela opção dos hoteis fazenda!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top