Início Vaticano Onde Fica o Vaticano e Como Chegar Lá?

Onde Fica o Vaticano e Como Chegar Lá?

Publicado em:

Saber onde fica o Vaticano é uma das principais dúvidas de quem está planejando uma viagem a Roma.

Muita gente acha que fica longe, o que não é absolutamente verdade. Até porque o Vaticano é servido pelo metrô, e pelo menos duas estações ficam bem perto da Basílica de São Pedro e dos Museus do Vaticano.

Mesmo para quem reside na Cidade Eterna, muitas vezes não cai a ficha que o Vaticano não é um bairro, mas um país soberano. O Vaticano é uma minúscula cidade-estado circundada pela cidade de Roma.

Leia também:

Se tivéssemos que fazer uma pequena comparação, seria como se um bairro qualquer da nossa cidade virasse um país soberano e continuasse circundado por todos os demais bairros que ainda fazem parte da cidade.

Portanto, de acordo com a sua hospedagem em Roma e/ou sua disposição para caminhar a pé, saiba que o Vaticano é logo ali…

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Exatamente onde fica o Vaticano?

O Vaticano fica ao lado do Bairro Prati, do rione Borgo (onde ficam as pequenas ruas que ligam o Rio Tibre e o Castel Sant’Angelo à Praça São Pedro), e também dos bairros Clodio e Aurelio.

Importante ressaltar que o Vaticano também está a uma breve distância do bairro Trastevere.

Em dias de temperaturas amenas ou para quem gosta de caminhar a pé, é possível chegar em cerca de 20 minutos de caminhada. Saber onde fica o Vaticano pode ser muito útil na escolha de um hotel nos arredores.

++ Leia Mais | Hotel no Vaticano perto do metrô

Como chegar ao Vaticano?

Agora que você já sabe onde fica o Vaticano, eis aqui as dicas de como chegar lá.

Metrô: o meio mais fácil de chegar ao Vaticano

A linha A do metrô de Roma é o meio mais fácil de chegar ao Vaticano, deixando a aproximadamente 1km (e cerca de 10 minutos a pé) tanto da Praça São Pedro quanto dos Museus Vaticanos.

A parada mais próxima à Praça São Pedro e também prática para chegar aos Museus do Vaticano é a Ottaviano. Veja mapa e distâncias.

++ Leia Mais | Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber

Linhas de ônibus que ligam Roma ao Vaticano e vice-versa

Existem várias linhas de ônibus que deixam bem perto do Vaticano. Os pontos finais das duas linhas a seguir estão perto da Praça São Pedro:

64 (Termini-San Pietro), que deixa na estação de trem San Pietro. Veja mapa e distâncias.

40 (Termini-San Pietro), que deixa no Borgo Sant’Angelo. Veja mapa e distâncias.

Para ver o percurso completo das linhas de ônibus, consulte o site da ATAC, empresa de transportes públicos de Roma. Basta inserir o número em TROVA LINEA. URL: http://www.atac.roma.it/

Muita atenção com os seus pertences nessas linhas de ônibus e metrô que vão para o Vaticano, pois há muitos furtos por batedores de carteira profissionais

Tram 19: uma viagem longa e panorâmica que leva ao Vaticano

O tram 19 é a linha de tram com percurso mais comprido de Roma. Liga a periferia da zona nordeste de Roma ao Vaticano, passando verdadeiramente por inúmeros bairros, e dando a possibilidade de conhecer a arquitetura, a urbanística e detalhes cotidianos da cidade.

O tram 19 faz ponto final na Piazza Risorgimento. De lá são 5 minutos a pé. Veja mapa e distâncias.

Trem: um modo menos usual, porém válido

Algumas linhas de trem urbano e regional passam pela estação Roma San Pietro. Os trens geralmente saem da Estação Ostiense, passam pelas Estações Trastevere e Quattro Venti (bairro Monteverde) e depois passam pela estação Roma San Pietro.

Se seu hotel ficar muito perto da Estação Trastevere ou no bairro Monteverde, vale a pena ir de trem. O trajeto leva menos de 10 minutos.

O bilhete custa mais barato do que os que englobam todos os meios de transporte: € 1,00. Para saber o horários dos trens consulte o site da Trenitalia. Geralmente passam a cada 15-20 minutos e são os trens que vão/vem de Bracciano e Viterbo, cidades ao norte de Roma. Veja mapa e distâncias.

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução, se mudar de ideia.)

A pé: maneira saudável e econômica de chegar ao Vaticano

Se você estiver hospedado no Trastevere, Campo de’ Fiori e arredores da Praça Navona poderá chegar ao Vaticano a pé em cerca de 20-30 minutos (caminhada a passo moderado).

Para saber onde fica o Vaticano, veja o mapa com as distâncias entre o Vaticano e essas três áreas do centro histórico de Roma:

Mais dicas sobre o Vaticano e arredores:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -