Testaccio é um bairro encantador de Roma, coladinho no Trastevere. Ele tem um perfil bem residencial porque, efetivamente, ele não é um bairro turístico.
Uma das melhores dicas de onde comer em Roma é explorar as delícias gastronômicas do Mercado de Testaccio. Mas isso não é tudo…
Se você lê o Roma Pra Você (diz que sim, vai!) sabe que já foram publicados alguns artigos sobre Testaccio.
Leia também:
- Viagem de Carro: Como chegar ou Sair de Roma
- A Cidade de Bomarzo e o Mitológico Parque dos Monstros
- Fóruns Imperiais: Passeio Noturno Iluminado com Efeitos 3D
O bairro fica do outro lado do Rio Tibre, que o divide do Trastevere. São cinco minutinhos a pé de um para o outro.
E também fica a uma distância abordável do Circo Máximo ou do Gueto Judaico.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Antigo bairro operário, hoje habitado por famílias jovens, artistas, atores, gente da moda (ali há uma das sedes do IED, Istituto Europeo di Design) e até políticos, o bairro consegue equilibrar bem a sua alma popular e seu lado mais “posh”.
Há poucos anos ele passou por um processo de remodelação e a feira livre (it.: mercato) mudou de lugar e foi reconstruída do zero.
Claro que, tratando-se da Itália, não foi rápido e nem fácil. Mas a verdade é que o novo mercado nasceu com uma pegada mais gastronômica.
A gente encontra várias barracas de feira com comidinhas deliciosas, além, claro, das tradicionais barracas com frutas e verduras fresquinhas.
Uma das barracas mais famosas é a Morde e Vai. Seu proprietário, um ex-açougueiro aposentado, decidiu passar aos sanduíches gourmet, recheados com molhos da tradição romana.
Ali você pode comer um delicioso sanduíche de almôndegas, com picadinho de carne e também muitas opções vegetarianas e veganas, como as famosas alcachofras, verdura onipresente na gastronomia local.
Leia mais:
- Volpetti e Volpetti Più: ótimas mercearia e rotisseria em Testaccio. Valem a pena!
- Lambendo os beiços: devorando o Trapizzino em Testaccio
- Morde e Vai: sanduíches da culinária romana em Testaccio
Cristina Bowerman, famosa chef com estrela Michelin, também levou para lá uma barraquinha que propõe alguns sanduíches, saladas e frios servidos no seu restaurante e sanduicheria Romeo Chef and Baker, que fica ali nos arredores do Vaticano (ao invés, seu restaurante Michelin está no Trastevere, o Glass Hostaria).
Na hora do almoço o mercado enche, principalmente aos sábados. Considero uma ótima opção para comer bem e barato, em um ambiente totalmente descontraído. E também dá para provar várias comidinhas diferentes nas várias barracas.
Como chegar e onde fica?
O Mercado de Testaccio fica entre três ruas. A mais famosa delas é a Via Galvani.
De metrô: Pegue a linha B (a que passa no Coliseu), desça na estação Piramide. Peça indicações para chegar em Testaccio. São 10 minutinhos a pé. Senão, na praça em frente à estação tem um ônibus que pode encurtar o trajeto: o número 3 (direção Estação de Trasvetere). São duas paradas para ficar nas imediações do mercado.
De ônibus: saindo de Termini, pegue o 170 (direção Piazzale Agricoltura) e peça para descer na Piazza Santa Maria Liberatrice, que é a praça principal de Testaccio. De lá para o mercado é um pulinho. Ou saindo do Teatro di Marcello, as linhas 781 (descer na Piazza Santa Maria Liberatrice) e 716 (descer na Via Marmorata) também deixam perto.
Tram Depot: o boteco de bairro em um bondinho retrô
Mas se depois de conhecer e provar as delícias do mercado, você ainda estiver à procura das curiosidades “testaccinas”, que tal dar um pulinho no Tram Depot?
Se trata de um “boteco de bairro” em um quiosque feito com um antigo tram recuperado.
O quiosque abre cedo e fecha tarde, então dá para tomar café da manhã, cafezinho depois do almoço, lanche, mas, no final da tarde (principalmente quando o tempo está bom) começa a ficar cheinho na hora do happy hour.
Se passar por lá sem pressa, aproveite e pegue um livro ou revista na cestinha de vime. A leitura é sempre uma ótima companhia para uma xícara de café.
Tram Depot
Via Marmorata 13
Facebook: https://www.facebook.com/tramdepotroma/
Abre das 7:30 às 2h da manhã
Testaccio é um bairro muito interessante do ponto de vista gastronômico e vale a pena ser visitado.
Mais dicas do que fazer no bairro e nos arredores:
- Roteiro domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- Commowealth Rome War Cemetery: o pequeno e bucólico cemitério de guerra britânico em Testaccio
- Conheça e se apaixone por Testaccio
- Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-moderno industrial
- Pirâmide, múmias, obeliscos ou… o Egito em Roma
- Mais street art: conheça a Wall of Fame, no bairro Ostiense
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Fura-filas para a Basílica de São Pedro e áudioguia
- Fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma
Infelizmente quando estivemos em Roma não conhecemos Testaccio, mas um motivo maravilhoso para voltarmos 😉
Testaccio é um cantinho muito gostoso de Roma. Acredito que gostarão quando puderem conhecê-lo.
Abraços,
Luciana
Legal a dica. Super curto mercados e vou tentar me lembrar dela numa próxima vez.
Mercado muito interessante, parece mesmo daquelas tipicos!! Obrigado pela dica.
Maneiríssima a dica, pois é um lugar fora dos roteiros turísticos, mas cheio de coisa legal. Eu não conheço Roma, mas pode ser uma opção para quando eu for.
Obrigada!
Abraços,
Carolina
A Europa é única… ainda preciso conhecer Roma, e esses tours gastronômicos devem ser top!
Meuuuuu Deullllsss que delícias! Infelizmente não conhecemos Testaccio em nossa passagem por Roma. Com certeza sairíamos de lá com muitos kgs a mais rsrs
Adoro locais desse jeito. Ambiente despojado, preço atrativo. Me lembrou um restaurante que fomos na Argentina! Lindo post! 😉
Eu amei esse bairro!!! Cai lá meio de paraquedas e me encantei… acho que esse bairro está se despontando como uma alternativa menos turistica que Trastevere, não é?
Sim, o bairro é ótimo mesmo para hospedagem. E sendo residencial, a maioria das estruturas turísticas é AirBnB e pensões familiares. Atualmente acho que quem compete mesmo com o Trastevere é o Bairro Monti, que ainda continua tb bem residencial.
De qualquer modo, eu adoro Testaccio.
Obrigada por comentar,
Lu
Esse é o tipo de lugar que eu curto: comida barata, ambiente simples e muitas opções! Roma é incrível e espero voltar!
Volta sim, Guilherme.
Estão abrindo vários lugares legais e com comida boa e barata.
Obrigada por comentar,
Luciana
Que delicia de post. Eu só não devia ter lido isto na hora do almoço. Quero ir pra Roma.
Esse é o tipo de lugar que adoro: comida barata, ambiente despojado e várias opções. Quando for para Roma, com certeza comerei algo aí, beijos