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Obras-primas grátis perto do Pantheon de Roma

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Roma, assim como muitas outras cidades italianas, é chamada “città d’arte” (cidade da arte) porque possui um patrimônio artístico cultural abundante tanto em quantidade como em qualidade.

Bem perto do Pantheon, que é uma das atrações mais visitadas da cidade, existem várias igrejas que possuem um patrimônio artístico tão valioso, que valem tanto quanto uma visita a um grande museu.

Nessas igrejas há afrescos, quadros de grandes pintores e também esculturas. Só para vocês compreenderem a importância do patrimônio cultural e artístico, citarei alguns nomes: Caravaggio, Michelangelo, Bernini e Rafael.

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Os Caravaggios na Igreja de Saint Louis des Français (São Luis dos Franceses)

A igreja de São Luis dos Franceses foi inaugurada em  1589, e fica entre o Pantheon de Roma e a Praça Navona.

Desde a sua inauguração ela é a igreja nacional dos franceses residentes em Roma, e dentro dela existem várias obras de arte que exaltam personagens históricos e heróicos da cultura francesa, como estátuas de Carlo Magno, Santa Clotilde, Santa Jeanne de Valois, São Luis; e também hospeda túmulos de personagens franceses famosos, como o do Cardeal Bernis, embaixador dos reis Luis XV e Luis XVI.

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Mas é na última capela à esquerda (Capela Contarelli), que podem ser observadas as obras-primas mais famosas da igreja de São Luis dos Franceses: três telas do pintor Caravaggio.

São elas: Martírio de São Mateus, São Mateus e o Anjo e A Vocação de São Mateus. As telas foram pintadas entre 1599-1600. Uma particularidade é que Caravaggio foi o primeiro a pintar o santo já na sua velhice, e como ele tinha uma vida de andarilho, Caravaggio o retrata com os pés sujos.

A igreja abre todos os dias, exceto às quintas-feiras, das 10 às 12:30 e das 15 às 19h. Visitem o site para qualquer eventual mudança de horários.

Basílica de Sant’Agostino (Santo Agostinho)

Quando pensamos em visitar uma igreja para ver as telas de Caravaggio, a primeira que nos vem em mente é a igreja de São Luis dos Franceses. Ela é muito visitada e em alguns horários está um pouco cheia. Já a igreja de Santo Agostinho não goza da “mesma fama”, normalmente tem poucos visitantes, mas é nela (segundo meu gosto pessoal) que está uma das telas mais bonitas de Caravaggio: La Madonna dei Pellegrini (Nossa Senhora dos Peregrinos), também conhecido como La Madonna di Loreto. O quadro fez um imenso furor, porque Nossa Senhora está vestida como uma mulher do povo, uma plebeia.

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Já os peregrinos são feios e maltratados, estão sujos, com roupas maltrapilhas e com os pés também muito sujos e inchados, como pés de verdadeiros peregrinos.  O quadro é de 1606. Na igreja também se encontra um afresco de Rafael, chamado O profeta Isaias, pintado em 1511-1512.

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Igreja de Santa Maria sopra Minerva

O nome da igreja é porque ela foi construída em cima (em italiano: sopra) do antigo templo de Minerva

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A praça em frente à igreja já possui uma obra de arte de valor inestimável: o elefante esculpido por Gian Lorenzo Bernini (o que seria de Roma sem a genialidade de Bernini?), e em cima dele está posicionado o Obelisco da Minerva. Apesar do elefante ser de 1667, o obelisco pertencia a um antigo templo romano (templo de Isis), e provavelmente é do sec I ou II d.C.

Nesta igreja deu-se um fato importante para a história mundial: foi no seu convento, em 22 de junho de 1633, que Galileu Galilei negou as suas teses científicas, ao ser acusado de heresia. A construção atual é de 1566, mas desde o século VII d.C. já existia um oratório de monjas.

A construção em estilo neogótico (uma raridade em uma cidade onde super abundam igrejas em estilo barroco) é um verdadeiro “museu” e o meu conselho é concentrar-se em pelo menos uma obra de arte: a estátua do Cristo Redentor, de Michelangelo.

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Michelangelo trabalhou aproximadamente 2 anos na escultura do Cristo (1519-1521) e a enviou para Roma ainda inacabada. Foi Pietro Urbano quem deu os últimos retoques, e alguns o acusam de ter, na verdade, destruído a obra de Michelangelo.  Inicialmente a estátua do Cristo Redentor estava completamente nua. Em um segundo momento a igreja decidiu que uma estátua de Cristo nu era indecente, então foi feita uma faixa de bronze para cobrir a nudez.

Na igreja de Santa Maria sopra Minerva também se encontram os túmulos de Santa Caterina de Siena (padroeira da Itália) e de cinco papas: Papa Paolo IV, Papa Leone X, Papa Clemente VII, Papa Benedeto XIII e Papa Urbano VII. Além de obras de pintores como Beato Angelico e os maravilhosos afrescos de Filipino Lippi, que foi discípulo de Botticelli.

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No mapa está indicado o seguinte percurso: Santa Maria Sopra Minerva >>> Pantheon >>> San Luigi dei Francesi >>> Sant’Agostino. De um lugar até o outro a caminhada não supera 5 minutos.

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Luciana Rodrigues
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10 COMENTÁRIOS

  1. Que saudade que me deu lendo esse post. lembrei de quando vi o Panteon pela primeira vez pessoalmente, foi uma sensação unica, e andar pelo seu entorno foi bem legal tbm. Muito obrigado por me fazer relembrar.

  2. Que maravilha! Eu sou fascinada por Caravaggio. Conheci durante a faculdade e desde então que leio sobre sua vida e obra. Adorei o post!

  3. […] Ao redor do Pantheon: igrejas e obras de arte de relevância mundial […]

  4. […] Michelangelo trabalhou aproximadamente 2 anos na escultura do Cristo (1519-1521) e a enviou para Roma ainda inacabada. Foi Pietro Urbano quem deu os últimos retoques, e alguns o acusam de ter, na verdade, destruído a obra de Michelangelo.  Inicialmente a estátua do Cristo Redentor estava completamente nua. Em um segundo momento a igreja decidiu que uma estátua de Cristo nu era indecente, então foi feita uma faixa de bronze para cobrir a nudez. Continue a ler em: Ao redor do Pantheon, igrejas e obras de arte de relevância mundial. […]

  5. […] 8. Biblioteca Angelica, aberta em 1604, foi a terceira biblioteca pública da Itália e possui 2.700 manuscritos antigos. Fica nos arredores da Piazza Navona e ao lado da Basílica de São Agostino, onde você poderá admirar uma das obras mais lindas de Caravaggio. para saber mais sobre o quadro, leia nosso post, Ao redor do Pantheon: Igrejas e obras de arte de releváncia mundial. […]

  6. […] Michelangelo trabalhou aproximadamente 2 anos na escultura do Cristo (1519-1521) e a enviou para Roma ainda inacabada. Foi Pietro Urbano quem deu os últimos retoques, e alguns o acusam de ter, na verdade, destruído a obra de Michelangelo.  Inicialmente a estátua do Cristo Redentor estava completamente nua. Em um segundo momento a igreja decidiu que uma estátua de Cristo nu era indecente, então foi feita uma faixa de bronze para cobrir a nudez. Continue a ler em: Ao redor do Pantheon, igrejas e obras de arte de relevância mundial. […]

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