Início Outros Destinos Umbria Conhecer o Fórum Romano no subterrâneo de Assis

Conhecer o Fórum Romano no subterrâneo de Assis

Publicado em:

A maioria dos visitantes que chega a Assis, é atraído pela visita à Basílica do Santo Padroeiro da Itália, São Francisco de Assis, e também pelas suas deliciosas gastronômicas, afinal, a Umbria produz ótimos salames, óleo extravirgem e vinhos. Mas a cidade que hoje tem uma arquitetura bem medieval, também teve um interessante passado romano, hoje testemunhado pela visita ao subterrâneo de Assis.

Na parte mais alta de Assis, embaixo da Piazza del Comune, onde vemos o imponente Templo de Minerva (séc. I a.C.), existe um percurso subterrâneo onde é possível visitar o Fórum Romano. Para quem, como eu, já visitou o Fórum Romano de Roma inúmeras vezes, foi uma curiosidade natural querer conhecer o de Assis também. Sempre gosto de “ver Roma fora de Roma”.

Como era na antiguidade: o Templo de Minerva (onde hoje existe a igreja de Santa Maria Sobre Minerva), e logo abaixo o Fórum Romano, com a tribuna dos magistrados.

Durante algumas escavações realizadas em 1836 foi reencontrado o Fórum Romano, do qual se tinha notícias e evidências históricas. O fórum era o centro dos eventos civis e sacros, das negociações comerciais, comícios políticos e debates. Podemos dizer que era o “coração” da Assis romana.

Vista de dentro do subterrâneo.

Para ter acesso ao fórum, entramos pela Cripta da Igreja de San Nicolò e, logo estamos no Museu Arqueológico. Há objetos antigos encontrados durante as escavações, doações e objetos comprados pelo Estado Italiano para o acervo do museu. Há lápides e urnas funerárias, antigas estátuas romanas e até… a tampa de uma urna em formato fálico.

Quando vi o objeto, matutei: será que é o que eu estou pensando, ou a minha mente está muito poluída? Mas, não! Era um falo, mesmo. Portanto, nem tudo o que está no museu foi encontrado na área do Fórum Romano, mas em Assis e redondezas.

Após a exposição arqueológica inicial, percorre-se um corredor bem comprido com passarelas de vidro, para chegar até o centro do museu, onde está o Fórum Romano. As paredes do corredor estão cheias de lápides com epígrafes latinas.

As passarelas de vidro, além de serem úteis para poder percorrer o traçado com segurança, também permitem que vejamos restos antigos da pavimentação romana, bem embaixo dos nossos pés.

Antigos blocos de pedra, ou paralelepípedos romanos.

A primeira coisa que temos que imaginar quando chegamos ao Fórum Romano de Assis é, que, se hoje ele está enterrado embaixo de uma praça medieval, na época dos romanos ele ficava ao ar livre.

Bem no lugar onde ficava o fórum, foi colocada uma TV, com um vídeo bem didático, o qual nos ajuda a compreender como era o lugar na antiguidade, onde existia um pequeno templo (semelhante a um baldaquino) com as estátuas dos dióscuros – os deuses Castor e Pólux – com seus cavalos, além da tribuna onde ficavam os magistrados romanos.

Após vermos essas ruínas e termos uma aulinha, a visita continua pelo subterrâneo, onde também há duas ou três estátuas romanas (quase sempre decepadas!) encontradas ali no fórum mesmo, além de reproduções de afrescos de antigas casas romanas que existiam nos arredores.

A visita é breve, mas as peças expostas e, como já disse, o vídeo bem didático, nos ajudam a compreender um passado romano que hoje em dia não vemos mais em Assis.

Reprodução de afrescos de uma antiga Domus Romana, a Domus del “Lararium”, que está embaixo do Palazzo Giampè.

Endereço: Via Portica 2

Site: http://www.visit-assisi.it/monumenti-e-luoghi-dinteresse-2/musei/foro-romano-e-museo-archeologico/

Dias e Horários: Todos os dias, exceto 25 de dezembro e 1 de janeiro.

De Novembro a Fevereiro: 10.30 – 13.00 / 14.00 – 17.00

Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro: 10.00 – 13.00 / 14.30 – 18.00

Junho, Julho, Agosto: 10.00 – 13.00 / 14.30 – 19.00

Preço: Inteiro 4 euros, Reduzido 2,50 (Estudantes universitários com carteirinha de estudante, crianças e adolescentes dos 8 aos 17 anos, idosos com mais de 65 anos e grupos com mais de 15 pessoas). Grátis para crianças até 7 anos e deficientes físicos ou cadeirantes (mas o acompanhante paga).

Também é possível comprar um passe de 8 euros, com validade de 7 dias e visitar: o Fórum Romano, a Pinacoteca Comunale e a Rocca Maggiore. Foi o que eu fiz.

Mais sobre Assis e a Umbria:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

21 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo!
    Fui seminarista franciscano por três anos e nunca havia ouvido falar disso tudo… Antes já tinha esse desejo, agora a visita a Assis é mais do que obrigatória, não somente por Francisco mas tbm por Clara e por tudo mais que você nos mostrou…. Obrigado!

  2. Outro post incrível e na hora certa. Devo ir para Assis em maio com a minha mãe, e já incluí no roteiro. Eu ainda não conheço Assis, então estou bem animada. =)

    • Pois é. Tem inclusive vilas romanas, mas que só abrem na primavera. Pretendo voltar para continuar a explorar esse lado antigo da cidade.
      Obrigada por comentar,
      Luciana

  3. Olááá!! Muito interessante essa atração em Assis. Eu ainda não conheço a Itália (iríamos em set/15, mas meu cachorro adoeceu e mudamos os planos), mas achei bem válido esse passeio. Como Assis está na rota futura, já deixei separado esse post para consultas posteriores. Muito obrigada!
    Um abraço,
    Carolina

  4. Olá, muito útil o post.
    Estou planejando uma visita e precisaria saber quanto dura a visita?
    Você sabe informar?
    Obg.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -