Início norte da itália O que fazer em Turim, na Bela Região Piemonte

O que fazer em Turim, na Bela Região Piemonte

Publicado em:

Localizada no Noroeste do país, na região Piemonte, Turim foi uma das colônias fundadas no Império Romano.

A cidade foi a primeira capital da Itália. Pelo fato de ter sido a sede da Casa Savoia, ou seja a monarquia italiana, a cidade reúne alguns dos palácios reais mais suntuosos da Europa.

Após a segunda guerra mundial, graças à indústria automotiva, a cidade se tornou um dos maiores responsáveis pelo crescimento econômico da Itália, isso porque Turim é a sede da FIAT, a famosa marca de carros italiana.

Leia mais:

Mas para os italianos a cidade também é famosa por hospedar um dos times de futebol mais famosos da Europa: a Juventus, também conhecida como “la Juve” ou “la vecchia signora”. Outro time famoso da cidade é o Torino.

Entre palácios, museus, parques e cafés suntuosos, há muito o que fazer em Turim. A seguir algumas sugestões:

Palácio Real de Turim

o que fazer em turim
Crédito: Shutterstock

O Palácio Real de Turim é um edifício magnífico construído entre os séculos 16 e 18.

Localizado na Piazzetta Reale, continuação da famosa Piazza Castello, ocupa uma posição bem central na cidade.

O palácio representa o coração da corte real dos Savoia e faz parte de um conjunto de residências reais que incluem a Galeria Sabauda, o Arsenal Real, os jardins do palácio real, o palácio Chiablese, o museu arqueológico e a biblioteca real. Além disso o palácio real de Turim é Patrimônio da Humanidade Unesco.

Site: https://www.ilpalazzorealeditorino.it/

Palazzo Madama

Também localizado na Piazza Castello, o Palazzo Madama é patrimônio da humanidade Unesco e possui uma importância fundamental para a cidade e testemunha os 2.000 anos de história da cidade.

Na época do império romano, a cidade era a colônia chamada Julia Augusta Taurinorum e bem no lugar onde fica o Palazzo Madama, existia uma antiga porta de entrada da cidade.

A partir da idade média, de colônia romana, ali nasceu uma fortaleza, depois um castelo, até chegar a fazer parte do conjunto das residências reais.

Hoje o palácio hospeda um dos mais importantes museus de arte de Turim.

Site: https://www.palazzomadamatorino.it/

Mole Antonelliana e Museu Nacional do Cinema

Crédito: Shutterstock

Símbolo de Turim, a Mole Antonelliana é uma das construções mais icônicas da cidade.

Projetada em 1863 (mas só concluída em 1889), a construção deveria ser a da sinagoga de Turim.

Com seus 167 metros de altura, era o edifício de alvenaria mais alto da Europa.

Hoje em dia, o prédio hospeda o museu nacional do cinema e graças a um elevador, é possível chegar ao terraço panorâmico e ter uma vista esplêndida da cidade de Turim.

Site: https://www.museocinema.it/it

Porta Palatina

Crédito: Shutterstock

A Porta Palatina é uma das ruínas romanas que se conserva até os dias de hoje e visitá-la é uma das coisas mais legais para fazer em Turim.

Originalmente, essa enorme porta permitia ter acesso à parte norte da cidade romana e é a mais bem preservada das portas romanas de 1 séc d.C., e foi construída à época do imperador Augusto.

Dentro da porta ainda se conserva pedras que faziam parte da antiga pavimentação romana das estradas.

Uma estátua de Júlio César decora a porta. Foi um presente dado por Benito Mussolini em 1935.

Museu Egípcio de Turim

Esse fantástico museu fica localizado ao lado da Piazza Castello, bem no coração da cidade.

Dentre as coisas para fazer em Turim, diria que visitar o museu egípcio deve fazer parte da lista de programas imperdíveis.

Foi o primeiro museu do mundo inteiramente dedicado ao Egito. Ele é considerado o segundo museu egípcio mais importante do mundo, superado (obviamente) somente pelo Museu do Cairo.

Apesar de fundado oficialmente em 1824, a coleção egípcia havia começado pelo menos dois séculos antes graças a aquisições realizadas pelo Casa Real dos Savoia.

O museu egípcio de Turim possui um acervo de 37.000 objetos e é o sétimo museu mais visitado da Itália. Hoje ele é um museu muito moderno, graças a três anos e meio de obras, concluídas em 2015.

Site: https://www.museoegizio.it/

Torino Card: passes de 1 a 5 dias para visitar Turim

Uma das maneiras mais práticas para visitar Turim e arredores é comprar os passes Torino + Piemonte Card.

São vários tipos de passes que podem durar de 1 a 5 dias, incluindo atrações em Turim e nos seus arredores.

Os passes são direitos a transportes, visita a atrações turísticas e também descontos em atrações para as quais não existe gratuidade no passe.

Clique nos links dar uma olhadinha aqui para os passes de 2 dias, 3 dias e 5 dias.

Estádio e Museu da Juventus

Se você visitar Turim e curtir futebol, uma visita interessantes para além de opções mais tradicionais como palácios reais, museus e igrejas, pode ser conhecer o Allianz Stadium, popularmente conhecido como Estádio da Juventus, o qual também hospeda um museu dedicado ao time.

Se trata de um dos estádios mais tecnológicos e bem projetados do mundo, por isso faz parte da Categoria 4 da UEFA.

Além de ser a casa do time “nero e bianco”, o estádio é considerada uma das maiores atrações turísticas da cidade e um orgulho da arquitetura contemporânea da cidade.

O estádio é livre de barreiras arquitetônicas, permitindo acesso completo a cadeirantes e todos aqueles que possam ter algum tipo de necessidade de acessos sem impedimentos e obstruções.

Site: https://www.juventus.com/it/allianz-stadium/

Catedral de Turim e o Santo Sudário

Crédito: Shutterstock

A Catedral de Turim é dedicada a São João Batista e fica a poucos passos da Piazza Castello.

Das igrejas da cidade, ela vale muito a pena ser visitada. Ela é a única igreja da cidade com fortes traços arquitetônicos renascentistas, e também é o local que conserva uma relíquia importante: o santo sudário.

O Santo Sudário é um pedaço de linho que tem gravada a imagem de um homem crucificado. Portanto acredita-se que possa ser o pano que cobriu o corpo de Cristo.

O tecido está na Catedral de Turim e anteriormente pertencia a Casa Real dos Savoia, que o doou ao Vaticano. Ela foi trazida de Constantinópolis para a Europa pelos templários.

Excursões, passeios e atrações em Turim:

Galeria Sabauda

A Galeria Sabauda faz parte do complexo arquitetônico dos palácios reais de Turim, e hospeda uma das pinacotecas mais importantes da Itália.

Ela foi instituida em 1832 para acolher os quadros do palácio real de Turim, os quadros da família Savoia e os quadros do Palazzo Durazzo de Gênova, comprado pela família real.

Posteriormente, a coleção aumentou no século 19, com doações e compras.

Site: https://www.museireali.beniculturali.it/galleria-sabauda/

Museu do Automóvel de Turim

O Museu do Automóvel de Turim (MAUTO) é um dos mais importantes e antigos museus do automóvel do mundo, e foi dedicado a Gianni Agnelli, fundador da FIAT.

O museu possui cerca de 200 carros, sendo o mais antigo, um protótipo de automóvel francês de 3 rodas de 1769.

Muitas marcas presentes no museu não existem mais, e o acervo contempla dez países (Itália, Grã Bretanha, Alemanha, França, EUA, Rússia, Polônia, Espanha, Holanda e Bélgica)

Um dos carros mais especiais em exposição é a Ferrari F310 usada pelo corredor de F! Michael Schumacher em 1996.

Site: http://www.museoauto.it/website/

Parco del Valentino, Rio Po’ e Borgo Medievale

Crédito: Shutterstock

Para quem curte passear por áreas verdes e explorar a natureza das cidades, conhecer o Parco del Valentino pode ser uma ótima escolha.

O parco tem cerca de 420.000 metros quadrados e uma das suas pecularidades é que ele fica às margens do Rio Po’, o rio mais extenso da Itália.

Além de monumentos, esculturas e estátuas imponentes o parque também hospeda um museu muito sui generis: o Borgo Medievale.

Aproveitando de ruínas de edifícios do séc. XV, foi construído uma cidade cenográfica que reproduz como era um burgo da idade média, com direito a castelos, torres e até uma ponte-levadiça.

Cafés Históricos de Turim

Turim é famosa pelos seus cafés históricos que fazem parte da tradição da cidade. Muitos deles existem desde a época em que a cidade foi a capital da Itália.

Hospedaram muitos personagens importantes da política, da história, das artes, literatura, etc.

Os mais famosos da cidade são:

  • Caffè Al Bicerin, aberto desde 1763
  • Caffè Fiori, aberto desde 1780
  • Caffè San Carlo, aberto desde 1822
  • Caffè Baratti e Milano, aberto desde 1875.
  • Caffè Plati, aberto desde 1870
  • Caffè Mulassano, aberto desde 1907

Basílica de Superga

Crédito: Shutterstock

O Santuário de Nossa Senhora das Graças de Superga é a resposta a uma graça alcançada:

Em 1706 a cidade de Turim tinha sido invadida e assediada pelo exército franco-espanhol de Luís XIV. O duque e o príncipe de Savoia sobem na colina de Superga para, do alto, terem uma vista do campo de batalha.

Em uma capelinha que já existia na colina, o duque Vitório Amedeo, faz uma promessa diante a uma estátua de Nossa Senhora: que ali seria construído um santuário caso os torineses vencem a batalha.

Como resposta pela graça alcançada, em 1717 foram iniciadas as obras e em 1731 foi inaugurado o santuário.

Na cripta da basílica ficam os túmulos da família Savoia. Também é possível visitar os apartamentos reais, o claustro, a sala dos papas e também subir até a cúpula e ter uma vista fenomenal da cidade.

Site: http://www.basilicadisuperga.com/it/

Onde ficar em Turim

Uma boa pedida para conhecer bem a cidade, é pernoitar pelo menos 1 noite. O ideal seria poder curtir 3 dias em Turim. Não a considere uma cidade de bate e volta, porque há muito mesmo o que curtir na cidade e arredores. No Piemonte, além da possibilidade de curtir os alpes, também há possibilidades de passeios gastronômicos à descoberta dos vinhos locais (Barolo e Barbera), passeio ao Lago Maggiore (que fica na divisa da Lombardia com Piemonte e também a Suíça).

Portanto, a seguir uma seleção de hotéis em Turim:

5 estrelas: Principi di Piemonte | Grand Hotel Sitea | Royal Palace Hotel & Spa

4 estrelas: Hilton Turin Lingotto | NH Collection Piazza Carlina | Starhotels Majestic

3 estrelas: Hotel Urbani | Hotel Alpi Resort | Hotel Roma e Rocca Cavour

Mais dicas para a sua viagem na Itália:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

9 COMENTÁRIOS

  1. Quantas maravilhas para visitar em Turim! Muito bom seu post, com informações relevantes e fotos lindas. Agora já tenho ideia de o que fazer em Turim quando for à Itália. Obrigado!

  2. Muito bom saber que tem tanta coisa legal para fazer em Turim.

    É um destino que ainda não tinha considerado incluir no meu roteiro pela Itália, mas acho que vai valer a pena conhecer a cidade. Você acha que três dias está de bom tamanho para visitar os principais pontos turísticos?

    Obrigado!

    • Sim, 3 dias está de bom tamanho. No entanto, no Outono há festivais de trufas e vinhos no entorno de Turim. Se você viajar nessa época, reserva um dia a mais para curtir a gastronomia da região.

  3. Amei conhecer o que fazer em Turim pelo seu post. Ainda não tive o prazer de visitar essa linda cidade italiana. Adorei saber que tem essa mistura de coisas antigas e históricas com outras modernas como o Museu do Automóvel e o Estádio. Dicas anotadas!!!

  4. Simplesmente amei essas dicas do que fazer em Turim. Vontade de conhecer todos os lugares.

    Confesso que sair do Brasil agora é meio difícil, mas se fosse mais tranquilo eu iria pra Turim, com certeza!

    Parabéns pelo Post! Obrigada! Beijos

  5. Eu amei conhecer Turim Piemonte através do texto.Que cidade linda e assim como Roma, parece um museu à céu aberto. A Itália acho que tem isso como ponto principal, não é mesmo?

    • Sim, é verdade. a Itália rende sempre ótimas viagens e o bom de Turim é que tb fica pertinho dos alpes e da Suíça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: