Início Planejamento O Que Fazer em Roma? Melhores Atrações, Dicas, Bate-Voltas

O Que Fazer em Roma? Melhores Atrações, Dicas, Bate-Voltas

Publicado em:

Montar um roteiro de o que fazer em Roma pode parecer fácil. Entretanto, diante de tantas opções, o visitante pode ficar em dúvida do que colocar na sua programação, não é?

Roma tem tantas opções de atividades, atrações históricas e culturais, que às vezes fica difícil saber o que escolher.

Assim, tentando lhe ajudar, separamos algumas opções de o que fazer em Roma, para que você possa aproveitar sua viagem da melhor forma possível.

Leia também:

o que fazer em roma trastevere
Crédito: Shutterstock por Caterina Belova

#1 Visitar os principais pontos turísticos

Obviamente que os principais pontos turísticos de Roma não podem ficar de fora do seu roteiro. Nós já escrevemos um artigo completo sobre os pontos turísticos de Roma, se você quiser lê-lo clique em: Pontos Turísticos de Roma inesquecíveis para a sua viagem.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Mas, de maneira geral, na hora de escolher o que ver e o que fazer em Roma, sugerimos que você inclua na sua visita os seguintes locais:

#2 Ver o papa

Você já deve ter usado a expressão “é como ir a Roma e não ver o Papa”, não é? Pois bem, se você está na capital italiana, não pode deixar de conhecer o líder católico, mesmo que essa não seja sua religião e, claro, desde que você simpatize com o religioso.

o que fazer em roma

A agenda do Papa é organizada com vários meses de antecedência e disponibilizada no site do Vaticano. Para ver o Papa você poderá participar das audiências gerais às quartas-feiras, comparecer ao Angelus aos domingos de manhã ou presenciar algum evento em datas especiais.

Escrevemos um artigo completo com as informações de como fazer para ver o Papa Francisco:

Principais tópicos para planejar a sua viagem e saber o que fazer em Roma

#3 Conhecer os arredores e cidades vizinhas

Se você vai ficar por um período maior em Roma, poderá incluir em seu roteiro algumas cidades vizinhas. São cidades relativamente próximas a Roma e que podem ser conhecidas no estilo “bate e volta” em um passeio de um dia. Temos várias sugestões de cidades:

Assis

A pouco mais de 170 quilômetros de Roma, a pequena cidade de Assis é famosa por ser a terra natal de São Francisco e Santa Clara. Então, a dica caso você vá até lá é conhecer as basílicas desses dois santos. Além disso, não deixe de passar pelo Templo de Minerva e pela fortaleza Rocca Maggiore.

O imponente duomo de Orvieto

Orvieto

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Orvieto fica a 120 quilômetros de Roma. A cidadezinha é bastante pitoresca, situada no alto de um morro rochoso. A história da cidade está refletida nas maravilhosas obras arquitetônicas. Não deixe de conhecer a Catedral de Orvieto.

Florença

A bela Firenze chega a ser indescritível. Localizada a cerca de 270 quilômetros de Roma, Florença é considerada o berço do Renascimento italiano e é a cidade natal de Dante Alighieri (Divina Comédia).

Nápoles

De Roma a Nápoles são cerca de 220 quilômetros. Conhecida por ser um tanto caótica, a cidade também é famosa por ter uma das melhores pizzas da Itália! Há cerca de 20 quilômetros do centro de Nápoles fica Pompéia, uma antiga cidade romana que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Vale muito conhecer, clique aqui se você quer saber mais sobre a Pompéia!

Spoleto

A menos de 130 quilômetros de Roma, Spoleto é uma comuna da província de Perúgia, na região da Úmbria. Por lá, você irá se deparar com uma natureza espetacular, sem mencionar os monumentos históricos.

Viterbo

A pequena cidade de Viterbo está a apenas 80 quilômetros de Roma. Ela é famosa por ter sido a cidade onde moraram os papas nos séculos XI e XII, período em que houve conflitos entre o papado e o império. Assim, não deixe de conhecer o Palazzo dei Papi que, de 1257 a 1281, foi a sede do papado, e onde realizou-se o mais longo conclave (que durou 33 meses!).

Bracciano

Localizada a cerca de 30 quilômetros de Roma, Bracciano é um passeio rápido e que encanta seus visitantes. Quando estiver por lá, não deixe de conhecer o maravilhoso lago de Bracciano e o Castelo Odeschalchi, que conta com uma história bastante interessante – e trágica!

Leia mais:

#4 O que fazer em Roma gratuitamente

Se a sua viagem tem um orçamento mais restrito, fique tranquilo! Roma também possui opções de turismo que são gratuitas! E muitos deles valem a pena ser conferidos independentemente de seu orçamento, afinal, quem não gosta de poupar em Euro, não é mesmo?

Temos um artigo bem detalhado com 50 programas de o que fazer em Roma gratuitamente:

Vamos listar abaixo algumas opções que achamos bem interessantes:

Museus

Alguns Museus de Roma oferecem gratuidade no ingresso em datas específicas. No período de baixa temporada (de outubro a março), os visitantes não pagam ingresso no primeiro domingo de cada mês. Já os Museus Vaticanos aplicam a gratuidade todos os últimos domingos do mês.

Igrejas

Diversos personagens importantes da história italiana (como papas, aristocratas e diplomatas) contaram com os melhores arquitetos e artistas para construir igrejas monumentais e com diversas obras de arte de impressionar qualquer visitante. Algumas obras que você poderá conferir, totalmente free:

Monumentos e Fontes

Roma por si só já é uma obra de arte, não é? Por isso, vale a pena visitar os monumentos e fontes espalhados pela cidade! Alguns deles são famosíssimos, outros nem tanto, mas de mesma beleza que os mais conhecidos. Como exemplo citamos o Pantheon e a Fontana di Trevi!

Parques e Praças

Outra opção totalmente gratuita em Roma é desbravar seus parques e praças! Pode ser, inclusive, uma ótima opção para incluir no meio do seu roteiro, para dar aquela pausa na correria.

#5 Fazer compras em Roma

Claro que esse item não poderia faltar no seu roteiro de o que fazer em Roma. Ainda que você não pretenda investir muito tempo (e euros) em compras, um souvenir sempre acaba sendo adquirido, não é?

Assim, saiba que a cidade tem diversas opções para quem busca desde eletrônicos a enxoval de bebê, malas e lembrancinhas. Nós escrevemos um completo sobre onde encontrar cada coisa que você deseja comprar.

Leia também: 

#6 Conhecer a gastronomia

Como ir a Roma e não comer uma boa massa? Ou tomar um gelato? Ou apreciar um vinho? Já deu pra ver que Roma, no quesito gastronomia, agrada o coração (e o estômago) de quem passa por lá, certo? Comer é um dos melhores programas para quem quer saber o que fazer em Roma e montar o seu roteiro de viagem.

Apesar de sempre associarmos a Itália – no geral – apenas a massas e pizzas, em Roma existem alguns pratos bastante típicos por lá. Conheça alguns exemplos:

  • Supplì: uma espécie de croquete de arroz frito
  • Fiore di zucca: é a flor de abobrinha recheada com queijo, anchova e frita como um tempura
  • Bruschetta: uma fatia de pão levemente torrado coberto com alho e óleo, tomates ou patê de azeitona
  • Fegato: fígado cortado em tirinhas
  • Tortas rústicas: tortas recheadas com ricota de ovelha, gotas de chocolate ou cerejas silvestres

Todos esses pratos – e muitos outros – estão em um artigo completo sobre os pratos típicos de Roma:

E claro que não poderíamos deixar de sugerir que você prove ao menos um gelato italiano, não é? Os sorvetes em Roma fazem sucesso, independentemente da época do ano. Há sorveterias que possuem mais de cem sabores diferentes de gelato! A seguir tem uma lista com as melhores sorveterias do centro histórico de Roma, confira!

#7 Fazer programas inusitados

Além dos clássicos de Roma, como o Coliseu e a Fontana di Trevi, a cidade ainda conta com alguns programas diferentes. Vamos dar aqui três sugestões de atividades inusitadas para você aproveitar, caso queira, durante sua passagem por Roma.

Ostia Antiga

Ostia Antiga fica a aproximadamente 25 minutos do centro de Roma, sendo possível chegar lá através de metrô/trem. O local é uma antiga cidade romana, ou seja, um grande sítio arqueológico, onde você verá ruínas, estruturas antigas e mosaicos. Vale muito a pena visitar!

ostia antiga o que fazer em roma
Ruínas do teatro romano de Ostia Antiga

Catacumbas de Roma

Sim, você leu certo! Em Roma há catacumbas e é possível visitá-las! Apesar de parecer um programa mórbido ou até assustador, as catacumbas fazem parte da história de Roma e são comuns em outras cidades da Europa.

Existem muitas catacumbas em Roma, sendo as mais famosas as catacumbas da Via Ápia: São Calixto, São Sebastião e Domitilla. Essa é uma daquelas opções fabulosas para escolher o que fazer em Roma.

++ Catacumbas de Roma: quais visitar e como chegar?

Obeliscos de Roma

A influência egípcia também pode ser vista em Roma, através dos seus obeliscos e da Pirâmide Cestia. Na cidade há obeliscos originários do Egito. Eles são de várias épocas, trazidos por diferentes imperadores romanos. Isso torna Roma a única cidade do mundo, fora do Egito, com um grande número de obeliscos antigos.

++ Roma: uma cidade com obeliscos, múmias e até uma pirâmide

Museus Fechados?! O que fazer em Roma na segunda-feira?

Uma das primeiras coisas que a gente lê nos guias turísticos e sites que retratam Roma é que a maioria dos museus, sítios arqueológicos e atrações fecham às segundas-feiras.

Verdade (relativamente) verdadeira. Roma na segunda-feira já deixou de ser um dia entediante há muito tempo!

Eu mesma, quando ainda vivia de lenda urbana sobre o grande tédio cultural que é a segunda-feira, muitas vezes queria fazer algo legal, daí pensava: Ah! Mas hoje está tudo fechado mesmo… e acabava desistindo!

Nada como um dia após o outro! Busquei informações sobre o fazer em Roma na segunda-feira e compartilho com vocês:

Como curtir Roma na segunda-feira

1. Visitar o Coliseu, Forum Romano e Palatino: Eles não fecham!

2. Galleria Doria Pamphilj com seus maravilhosos quadros de Caravaggio, Velazquez e Rafael Sanzio, só para citar alguns nomes. Além da estupenda galeria dos espelhos, a qual lembra a homônima, no Palácio de Versailles, na França.

3. Palazzo Valentini, escavações arqueológicos no subterrâneo do Palazzo Valentini, que trouxeram à luz um inteiros conjunto de casas romanas antigas.

4. Museu do Transporte com antigos trens e bondes que circulavam por Roma. O museu fica na estação Ostiense.

5. Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos com a Capela Sistina.

Crédito: Shuttertock por vvoe

6. Villa Maraini, sede do Instituto Suíço, com maravilhosa vista de Roma (visita somente com reservas). Fica nos arredores da famosa Via Veneto.

7. Scuderie del Quirinale um museu com suas maravilhosas mostras internacionais, que possui uma parede inteira de vidro (nas escadarias) com uma das vistas mais lindas de Roma. Se você pegar o elevador não vai contemplá-la.

8. Biblioteca Angelica, aberta em 1604, é a terceira biblioteca pública mais antiga da Itália e possui 2.700 manuscritos antigos.

9. Visitar o Vittoriano e seus museus gratuitos. Você também pode subir no terraço panorâmico e contemplar uma das vistas mais lindas de Roma.

10. Bioparco, o jardim zoológico, na Villa Borghese

11. Casa do Cinema, também dentro da maravilhosa Villa Borghese.

12. Casa do Jazz que fica de frente para uma parte dos milenares Muros Aurelianos.

13. Casa das Literaturas, é um centro cultural totalmente dedicado às literaturas mundiais e dos séculos XX e XXI.

14. Casa da Arquitetura, que está coladinha na Estação Termini e é um centro cultural dedicado à arquitetura. Há mostras, convenções e cinemateca tudo dedicado a temáticas que envolvam a arquitetura.

15. Orto Botanico, o pequeno jardim botânico de Roma, que fica num cantinho agradável e sossegado do Trasveteve. De lá você pode subir até o Gianicolo e ter uma deliciosa vista panorâmica de Roma.

16. Palais Farnese, sede da embaixada francesa. Visitas somente com reserva online.

17. As Termas de Caracalla que eram as segundas maiores termas de Roma, construídas entre 212 e 126 d.C pelo Imperador Caracalla.

18. A Villa dei Quintilli, que é uma antiga vila romana construída na Via Appia. Era a vila mais rica do subúrbio romano, construída pela família de cônsules Quintilli em 151 d.C., e em um segundo momento a residência virou propriedade do Imperador Cômodo.

19. Chiostro del Bramante: uma maravilha renascentista localizada a poucos metros da Praça Navona, que possui um belíssimo afresco de Rafael Sanzio: Le Sibille.

20. Visitar o Panteão, o templo pagão da Antiga Roma que mais chegou bem conservado até os nossos dias.

E nos últimos as opções aumentaram com museus que resolveram abrir às segundas:

21. O Museu da Ara Pacis, com o altar da Paz de Augusto.

22. Os Mercados de Trajano, permitindo ver os mercados antigos construídos ao lado do Fórum Romano.

23. Os Museus Capitolinos que são os museus públicos mais antigos do mundo.

24. Flanar pela cidade é uma das melhores coisas dentre o que fazer em Roma, porque a cidade é um museu a céu aberto. Com todas as atrações que se encontram ao ar livre, no meio da cidade, o que não vai faltar, com certeza, é o que ver em Roma na segunda-feira.

Bom passeio e boa segunda-feira em Roma!

Mais dicas para escolher o que fazer em Roma:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

11 COMENTÁRIOS

  1. Roma é deslumbrante! Já fui 2x e sonho em voltar 🙂
    Para quem vai pela primeira vez, o roteiro básico dos pontos turísticos é obrigatório. Adorei a sua sugestão do que fazer nas segundas, sempre bom alertar de que é um dia meio parado em Roma.

  2. Ótimas dicas do que fazer em Roma! A Itália é um país tão rico em cidades mas um lugar que é essencial na primeira viagem com certeza é Roma. Dar uma passadinha ou entrar no Coliseu, visitar o Papa e não deixar de comer o maior número de pratos típicos possíveis durante a visita.

  3. Ótimas dicas do que fazer em Roma! A Itália é um país tão rico em cidades mas um lugar que é essencial na primeira viagem com certeza é Roma. Dar uma passadinha ou entrar no Coliseu, visitar o Papa e não deixar de comer o maior número de pratos típicos possíveis durante a visita.

  4. Como eu ammmmmo Roma! Sou apaixonada por essa cidade com tantas atrações e coisas incríveis para visitar. O que curto é que não é só ficar indo de igreja em igreja e só de andar na rua você já se apaixona!

  5. Caramba, quanta coisas bacana para fazer em Roma. É um destino inesgotável, né?!
    Quando eu for quero passar pelo menos uma semana, para conseguir visitar os principais pontos turísticos com calma e ainda incluir algum passeio bate-volta no roteiro!

    Obriga pelas dicas!

  6. Nossa, roteiro perfeito por Roma! Eu amo essa cidade e estou morrendo de vontade de voltar e conhecer tudo de novo, como se fosse a primeira ve rsrs

  7. Roma é uma cidade com atrações para vários dias né?! Amei suas dicas, pois conseguiu reunir tudo o que é preciso estar num bom roteiro na cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -