Início Atrações Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo

Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo

Publicado em:

Durante muitos anos o Circo Máximo foi um descampado que, pelo menos para mim, não fazia algum sentido e nem valia a pena uma visita. Não havia uma ruína sequer visível.

Mas após uma restauração que levou sete anos, de 2009 a novembro de 2016, hoje é possível ver uma pequena parte dos seus tempos áureos.

Quando visitei o Circo Máximo na minha primeira visita a Roma, em 1997, não compreendi porque um imenso e desolado descampado estava em todos os guias turísticos.

Leia também:

circo-massimo-corsa
Corrida de bigas no Circo Máximo, reconstruída no clássico holywoodiano Ben Hur. O filme é de 1959 com o ator Charlton Heston

Quando desci do metrô e cheguei lá, achei que tinha errado de lugar. Era tipo… ver esse enorme espaço e imaginar que um dia tinha existido ali o maior circo de jogos da antiguidade.

Para quem assistiu Ben Hur dezenas de vezes na sessão da tarde, o exercício de imaginação até que era relativamente fácil.

circo-maximo-roma-19

Muitos anos se passaram, me mudei para Roma e um dia passei por lá e vi um cercadinho, arqueólogos, placas explicando o que era o Circo. Agora era só esperar para, Deus sabe quando, conseguir ver alguma coisa. E o “Deus sabe quando” italiano muitas vezes leva décadas.

Eis que em novembro de 2016 abro o jornal e leio sobre a abertura da área arqueológica.

Como era ver o Circo Máximo antes?

Se você não tinha visto, entenda o meu estupor…

circo_maximo_roma18

circo_maximo
Essa foto aqui é de uma fase já bem adiantada das obras. Anos atrás nem isso a gente conseguia ver.

Como o Circo Máximo é hoje

As escavações trouxeram à luz uma das antigas partes do hemiciclo com arcos, o qual acomodava a arquibancada.

E também as antigas lojas e atividades comerciais dirigidas ao público que assistia os jogos. No local existiam casas de câmbio, lanchonetes e, segundo o panfleto oficial da atração, existiam até lupanari, ou seja, prostíbulos.

novo-circo-maximo-de-roma

Há algo muito, mas muito interessante e curioso: existem alguns restinhos de um vaso sanitário!

O prédio redescoberto não é enorme, mas podemos visitar dois andares. Significa caminhar pelos restos de mais de vinte séculos de história que chegaram até nós e da maior construção para jogos e espetáculos do mundo antigo: 600 metros de comprimento e 140 de largura. Acho que essa é a “grande pegada”.

novo-circo-maximo-roma-4
Um vaso sanitário milenar!

Espalhadas pela área arqueológica há vários pedaços de colunas e epígrafes latinas. Tudo bem explicado e bem didático.

Junto à série de colunas, há placas que falam da proveniência de todo o mármore usado nas construções romanas. Graças à expansão do império e as colônias conquistadas no mundo todo, os mármores vinham da Grécia, Turquia, Tunísia, Egito, entre outras localidades.

circo-maximo-roma-13
Colunas com vários tipos de mármore. Há tabelas ilustrativas com explicações e a proveniência de cada um deles.

Um achado surpreendente é alguns fragmentos de um Arco de Tito. Muitos não sabem, mas existia um outro Arco de Tito além do que existe na área arqueológica do Fórum Romano.

circo-massimo-05
O Arco de Tito ficava inserido nessa enorme porta de entrada.

circo-maximo-roma-11

circo-maximo-roma-10
O obelisco que hoje está na Piazza del Popolo e que ficava no Circo Máximo.

No centro do circo, foi plantado um pinheiro onde se encontrava o obelisco egípcio conhecido como obelisco Flaminio. Hoje em dia ele está na Piazza del Popolo. Foi trazido para Roma em 10 d.C. por Augusto e é da época de Ramsés II.

novo-circo-maximo-roma-2

Também restauraram a torre medieval Frangipani, e hoje em dia é possível visitá-la por dentro. Assim como inúmeros monumentos (inclusive o Coliseu), após o declínio de Roma, muitos monumentos abrigaram casas, lojas, bodegas e até torres medievais.

circo-maximo-roma-4
Placas de basalto, que eram os “parelelepípedos” das antigas estradas romanas.

Se você tiver tempo e vontade, é uma visita complementar, que ajuda a compreender ainda mais a grandiosidade do passado de Roma.

Mas eu ainda acredito que exige bastante esforço para imaginar as corridas das bigas e tudo o que acontecia ali no local.

circo-maximo-roma-18

Circo Máximo

Site: www.sovrintendenzaroma.it

Endereço: Piazza di Porta Capena

Dias e Horários: De terça a domingo, das 10 às 16h. Fechado às segundas-feiras.

Preço: 4 euros.

O que fazer nos arredores do Circo Máximo:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

10 COMENTÁRIOS

  1. Ola, boas fotos e explicação. Mas no filme Ben Hur a famosa corrida de quadrigas decorre em Jerusalem e não em Roma.

    • Sim. Meu objetivo era só que as pessoas compreendessem como funcionava o Circo Máximo, por isso citei o filme.
      Abs,
      Luciana

  2. Então a famosa corrida de bigas do filme Bem Hur foi realizada em Roma e não em Jerusalem ? Não havia um hipodromo semelhante sob administração de Poncio Pilatus ?

    • Olá, Luiz
      Em todas as cidades criadas pelos romanos existiam os mesmos tipos de edifícios que em Roma: teatros, anfiteatros, circos, odeon, templos.
      Mas no caso de Ben Hur (pelo menos aquela versão de 1959), parte da história se passa em Roma.
      Abs,
      Luciana

  3. Passei por ali durante os trabalhos de restauração e estava curiosa pra saber cmoo tinha ficado. Obrigada por ser franca, como vou correndo, já descartei a visita.
    PS: eu também só espiei o descampado por causa do Ben Hur! ahaha
    Abarços, Ana!

  4. Estive em Roma no final de Julho. Não visitei o Circo Máximo, mas pude vê-lo do alto do Monte Palatino e fiquei perfeitamente deslumbrada com o tamanho dele. É bom saber que estão a recuperá-lo.

  5. Estou amando suas fotos e explicações… estive em Roma no começo de março/17 e estou selecionando as fotos para revelar… aqui encontrei o nome de vários lugares em que estive e não sei mais os nomes…kkk, como o Gianicolo, com sua vista fantástica e aquela fonatana magnífica. Obrigada!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: