Você está aqui
Home > Outros Destinos > Navegar é preciso… no Douro!

Navegar é preciso… no Douro!

Há muitas maneiras de explorar a cidade do Porto, mas, com certeza, uma das mais emblemáticas é fazer um belo passeio de barco e deslizar pelas águas do Douro.

Durante a minha breve mas intensa passagem pelo Porto, no meio de tantas atividades e muitos comes e bebes da melhor qualidade, também houve tempo para fazer aquilo que os Portugueses sempre souberam fazer muito bem: navegar!

navegar-no-douro
Fachada na Alfandega Nova do Porto vista do barco

Após um passeio de bondinho, descemos e fomos conhecer a antiga Alfandega Nova do Porto.

A Alfândega é um prédio belíssimo e de um certo modo me lembram alguns prédios históricos do Rio de Janeiro, aquela parte ali nos arredores da Praça Quinze. No século XIX o prédio era utilizado para transporte de mercadorias. A partir de 1990 o lugar passou por uma série de restaurações e hoje abriga o Museu de Transportes e Comunicações, além de ser um espaço para eventos e mostras.

navegar-no-douro-2

Nosso grupo passou por dentro do prédio somente para alcançar o embarcadouro. Mas pelo pouco que vi adorei o lugar. Já está na minha lista de lugares para explorar melhor na minha próxima visita à Invicta.

Do embarcadouro pegamos um dos barcos que levam turistas Douro acima e Douro abaixo, para descobrir de um ângulo bem privilegiado as muitas colinas, azulejos, pontes, casas históricas e tudo mais que o Porto reserva.

navegar-no-douro-3
A embarcação que nos levou para o passeio pelo Douro. Há áudio a bordo em várias línguas, mas preferimos escutar o que nos contava a nossa guia, tirar muitas fotos e… bater muito papo! Então não sei dizer para vocês o quão eficiente seja a narração do guia.

Para minha sorte e dos meus simpáticos acompanhantes, o dia estava agradável e ensolarado. Digamos que era o dia perfeito para um passeio de barco.

Assim que a nossa “nau” zarpou, o meu olhar junto com todos os demais olhares novamente se encantou pela Invicta.

navegar-pelo-douro-5
Câmeras em ação. Unindo o prazer de viajar ao trabalho. Nada melhor, não é?

O barquinho a navegar e observar toda aquela beleza superlativa com casarões antigos e as cores dos azulejos todas misturadas. Parecia que as casinhas estavam cobertas por colchas de retalho.

E nas sacadas das casinhas poder ver aqueles varais na janela… Quanto as fachadas não são cobertas por azulejos, há cores muito faceiras. Esqueça o minimal e o clean tão cantados e decantados pelas revistas de design e decoração: ali nas fachadas do Porto tem verdão, roxo, azulão, cinza chumbo e uma infinidade de grenás, quem sabe combinando com a cor do seu vinho mais famoso: o vinho do Porto.

navegar-pelo-douro-11

Mas tem branco e pedra também, das fachadas dos prédios históricos, das igrejas e dos mosteiros. Por fora, claro! Porque por dentro muitos possuem os mais belos murais de azulejos jamais vistos.

Enquanto o barco deslizava pelas águas tranquilas, com aquela brisa atípica para a época do ano (pegamos dias incrivelmente quentes e ensolarados!), o Douro também nos revelava as suas enormes pontes de ferro que ligam a Invicta a Vila Nova de Gaia, onde ficam as principais caves do Porto.

ponte-maria-pia-porto
Ponte Maria Pia, também conhecida como Ponte Dona Maria. Ela não tem um quê de Torre Eiffel?

Uma delas liga o Porto intimamente a Paris: a Ponte Maria Pia, popularmente conhecida como Ponte Dona Maria, por Gustave Eiffel. Sim, o mesmo Eiffel da Torre Eiffel.

ponte-dona-maria-porto

Outrora nossos olhos também foram capturados pelos Barcos Rabelo, os barcos históricos que cruzam o rio.

Como fazer um passeio de barco e até um cruzeiro pelo Douro?

navegar-pelo-douro-12
Vista de Vila Nova de Gaia, intimamente: Gaia! Já na outra margem do Douro.

Nosso passeio pelo Douro foi cortesia da empresa Douro Azul, por ocasião do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. A Douro Azul tem passeios em barcos tradicionais (o Barco Rabelo) e até cruzeiros no Vale do Douro até chegar na Espanha.

Site: http://www.douroazul.com/

Desembarcamos na outra margem do Douro, onde ficam as caves de vinho do Porto. Muitas são bem comerciais e oferecem degustações, claro! Como parte do evento fomos para super linda e luxuosa Taylor’s Port Wine. Não deixem de complementar um passeio pelo Douro com esse “plus”!

navegar-pelo-douro-10

Sobre a minha viagem ao Porto

A minha viagem ao Porto para o II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros teve o total apoio da estupenda Associação de Turismo do Porto.

O evento pode ser seguido nas mídias sociais com as hashtags #visitporto #followporto #IIEEBB

Quem participou desse evento? 45 blogueiros de 40 blogs sobre a maestria da Rita Branco, autora e editora do O Porto Encanta

Leia Também:

Mais relatos desse evento que ficará nas nossas memórias para sempre:

O Porto EncantaMilão Nas Mãos360 MeridianosSol de BarcelonaAgenda BerlimKá entre NósAlmost LocalsCantinho da IrinaCultugaCreativElenaBarcelona EmocionaCarta sem PortadorDe Café por BarcelonaThat Good TripViajar pela EuropaBrasileiros Mundo AforaBrazukaEu Ando Pelo MundoDucs AmsterdamViaje ComigoPinstagram GuyRumo A MadridNo Mundo da PaulaEurodicasThat Good TripTravel with PedroEsto és MadridHandmade by SavannaVivi em MadridDireto de ParisChicken or PastaCatálogo de ViagensAprendiz de Viajante


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

3 thoughts on “Navegar é preciso… no Douro!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top