Início Arte A grande e imponente beleza do Palazzo Altemps

A grande e imponente beleza do Palazzo Altemps

Publicado em:

Uma das quatro sedes do Museu Nacional Romano, o Palazzo Altemps foi um dos co-protagonistas do filme italiano vencedor do Oscar como melhor filme estrangeiro de 2014: A Grande Beleza. Tive a oportunidade de visitá-lo em um dia quentíssimo de Agosto de 2013, e meu queixo ficou caído, não só com o acervo deste museu que está a menos de 1 minuto a pé da Piazza Navona, mas também com a beleza do edifício.

palazzo-altemps-roma

O prédio já existia desde a Antiguidade, mas a estrutura arquitetônica que vemos hoje é do séc XVI.  Estando a menos de 1 minuto a pé da Piazza Navona é importante lembrar que essa era uma área arqueológica de grande importância na época da Roma Antiga, chamada Campo Marzio (Campo de Marte). Além da Piazza Navona, que era o antigo estádio de Diocleciano, temos também pelo menos um monumento célebre nas proximidades: o Panteão. Cito o Panteão somente para dar um exemplo da importância geográfica do local, mas poderia continuar citando muitos outros monumentos e descobertas arqueológicas feitas nas proximidades.

palazzo_altemps_roma-2
Olhem a beleza desse teto azul com detalhes em ouro. Tem pouquíssimo retoque nessa foto (retoquei a luz e não a cor). Visto ao vivo é deslumbrante!

palazzo_altemps-roma-3
Dionísio (ou Baco) com o seu cacho de uva nas mãos e um sátiro. A escultura vista de perto e analisada em detalhes tem um quê de bacanal, fazendo jus aos personagens.

O nome atual do Palazzo Altemps deve-se ao cardeal Marco Sittico Altemps, que que por sua vez era sobrinho do Papa Pio IV, e o comprou em 1580. Em 1982 o Estado Italiano comprou o prédio, que já havia mudado várias vezes de propriedade. Muitas das estátuas romanas presentes no Palazzo Altemps, diferentemente do acervo dos demais museus romanos, na verdade pertencia a colecionadores privados, famílias riquíssimas da nobreza romana: os Boncompagni Ludovisi, os Mattei, os Del Drago e também a própria família Altemps. Algumas estátuas foram restauradas no séc XVI e XVII por escultores ilustres, como por exemplo, Gian Lorenzo Bernini.

palazzo_altemps-roma-4

 

palazzo_altemps_roma-5

O museu também tem uma coleção egípcia muito interessante, com achados dos antigos templos de Isis e Sérapis. E as estátuas greco-romanas de mármore são realmente muito imponentes.

palazzo_altemps-roma-6

 

palazzo_altemps-roma-7

Endereço: O Museo Nazionale Romano Palazzo Altemps fica na Piazza Sant’Apolinaire 6

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/en/museums/national-roman-museum-palazzo-altemps

Dias e horários: Abre de terça a domingo, das 9 às 19:45h. A bilheteria encerra uma hora antes.

Preço: 7 euros e válido 3 dias dando direito a visitar também os museus do circuito: Crypta Balbi, Termas de Diocleciano, Palazzo Massimo,

Leia outros posts relacionados:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

  1. […] Palazzo Altemps: Palazzo Altemps foi um dos cenários protagonistas do filme italiano vencedor do Oscar 2014 como melhor filme estrangeiro: A Grande Beleza. Tive a oportunidade de visitá-lo em um dia quentíssimo de Agosto de 2013, e meu queixo ficou caído, não só com o acervo deste museu que está a 1 minuto a pé da Piazza Navona, mas com a beleza do edifício também. O prédio já existia desde a Antiguidade, mas a estrutura arquitetônica que vemos hoje é do séc XVI. O nome atual deve-se ao cardeal Marco Sittico Altemps, que o comprou em 1580, e que por sua vez era sobrinho do Papa Pio IV. Em 1982 o Estado Italiano comprou o prédio, que já havia mudado várias vezes de propriedade. Muitas das estátuas romanas presentes do Palazzo Altemps, pertencia a colecionadores privados, famílias riquíssimas da nobreza e aristrocracia italiana: os Boncompagni Ludovisi, os Mattei e os Del Drago, além da própria família Altemps. Algumas estátuas foram restauradas já no séc XVI e XVII por escultores ilustres, como por exemplo, Gian Lorenzo Bernini. Endereço: Piazza di Santo Apollinaire 46 (está realmente a um pulo da Piazza Navona). Meios de Transporte: ônibus: C3 – 30 – 70 – 81 – 87 – 116 – 130 – 186 – 492 – 628 […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -