Você está aqui
Home > Atrações > Museu Ferroviário: programa grátis para toda a família

Museu Ferroviário: programa grátis para toda a família

Das muitas surpresas que Roma reserva para os amantes dos museus, existem pequenas mostras ou acervos, muitas vezes de nicho e longe dos corredores de arte clássica ou moderna, ou dos grandes espaços como, por exemplo, pode ser visitar os Museus Vaticanos ou os Museus Capitolinos.

Nesses outros espaços podemos aprender, nos divertir e, no caso do Museu Ferroviário, é uma daquelas visitas fantásticas que podem ser feitas também com crianças. Os pequenos se divertirão e os adultos voltarão a ser crianças.

Conforto não era o ponto forte desses vagões, mas eram usados nas ferrovias locais e regionais, portanto, para viagens breves.

No pátio lateral da estação Piramide/Ostia Lido encontram-se estacionadas algumas locomotivas elétricas que estiveram em funcionamento da década de 20 até o final da década de 80. Se tratam sobretudo de trens que serviam às ferrovias regionais e os bondinhos que circulavam pela cidade.

Cada um dos pesados vagões, construídos sobretudo em ferro e madeira, nos transporta para outra época.

 

trens antigos em roma

Bancos e assolhos de madeira, cartazes retrô com avisos de “é probido fumar”, corredores estreitos. Esses eram os trens construídos entre as duas guerras mundiais.

Uma das coisas que mais nos faz divertir e chama a atenção são os antigos painéis de comando controlados pelos maquinistas. Manivelas para dar marcha à ré, botões para abrir e fechar as portas, ou para acender as luzes. Claro que tudo isso ainda existe nos trens de hoje, mas, recentemente tive a chance de ver rapidamente o painel de comando de um trem de alta velocidade e fiquei “chocada” com a tecnologia. Parecia mais o painel de comando de um avião.

museu dos trens em roma

vagão do museu ferroviário

Claro que toda essa parafernália conquista a nossa curiosidade, mas sobretudo a das crianças.

Uma das locomotivas mais curiosas era aquela empregada pelo extinto Ministério dos Correios e Telecomunicações. Um vagão onde eram transportadas cartas, pacotes e onde os carteiros já separavam as correspondências.

um dos trens antigos no museu ferroviário

Os amantes das fotografias também ficarão maravilhados porque no interior dos vagões há pequenas exposições de fotos em preto e branco, mostrando todos esses trens ainda em funcionamento.

Ano 1938. Bonde lotado durante a semana da visita de Hitler a Roma. Para quem conhece a cidade, aquele portal em forma de templo romano é a entrada da Villa Borghese, logo atrás da Piazza del Popolo.

Visitar o Museu Ferroviário é um programa leve e divertido, daqueles que vai conquistar as crianças e, com certeza, os adultos também.


Polo Museale Atac – Parco Museo Ferroviario

Via Bartolomeo Bossi 7

Dentro da Estação Piramide (metrô linha B), Ferrovia Roma-Lido

Entrada Grátis

Dica: Se você chegar de metrô, não saia da estação. Se vier de outros lugares, peça que deixem passar pela catraca sem pagar, dizendo que vai ao museu.


Mais dicas de Roma com crianças


O que fazer nos arredores


 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

16 thoughts on “Museu Ferroviário: programa grátis para toda a família

    1. é um espaço expositivo alternativo, porque fica no pátio da estação. Mas entrar naqueles vagões antigos é uma viagem de volta ao passado.
      As crianças enlouqueceram kkkk… e eu também!
      Beijos,
      Lu

  1. Esse museu parece ser muito legal! Adoro ver coisas antigas, mas gosto principalmente de coisas assim corriqueiras, que revelam como era o dia a dia das pessoas… que interessante!

  2. Sou daquelas muito chegada a museu, e tenho certeza que ia adorar esse, passou um filme na minha cabeça quando vi o trem dos correios, fiquei imaginando a triagem dentro do vagão mesmo. =)

    1. Realmente, Paula.
      Esse museus mais “práticos” (que não exibem obras de arte), nos permitem conhecer tanta coisa legal que não existem mais nos tempos modernos.
      O lugar é uma fofura!
      Bjs,
      Lu

    1. Diferente e gratuito, o que é bom porque os grandes museus de Roma, na minha modesta opinião, são caros.
      Se tiver a chance de passar por Roma, visite-o.
      Luciana

    1. Pois é. Roma está cheia de pequenos museus (alguns infelizmente vazios!) que mostram um outro lado da cidade.
      Obrigada pro comentar,
      Luciana

  3. O comboio é o meu meio de transporte favorito. E tenho sempre muita curiosidade por saber mais, de como eram antigamente e como foram evoluíndo. Obrigado pela dica 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top