Você está aqui
Home > Atrações > museus > Explora: O museu que faz sonhar as crianças de Roma e do mundo todo

Explora: O museu que faz sonhar as crianças de Roma e do mundo todo

Às vezes nossos filhos nos fazem voltar a ser criança: desenhar com lápis de cor, folhear maravilhosos livros com ilustrações infantis, ir ao parque de diversões. Eu aproveitei a visita ao Explora – Museo dei Bambini di Roma para voltar a ser criança por um dia.

O Museu Explora está nas proximidades da Piazza del Popolo e do terraço panorâmico do Pincio, na Villa Borghese.

Como funciona e que tipo de acervo o museu possui?

O Explora é montado como um grande espaço para descobertas, inclusive científicas. Ajuda as crianças a compreenderem como funcionam muitas coisas do cotidiano: ir ao supermercado, abastecer o carro, retirar dinheiro no caixa eletrônico. Todas essas realidades e ambientes são recriados de forma lúdica, em miniatura, super coloridos, para que nossos pequenos se esbaldem.

museo_bambini_roma_explora2
Grandes painéis pintados com imagens do Rio Tiber.
museo_bambini_roma_explora3
Mais um painel super colorido em contraste com o verde

O museu abre das 10 da manhã até as 18:45 e as entradas são vendidas por lotes de 1 hora e 45 minutos:

1° TURNO    10.00-11.45 (exceto em Agosto)
2° TURNO    12.00-13.45
3° TURNO    15.00-16.45
4° TURNO    17.00-18.45

museo_bambini_roma_explora7
No andar de cima há várias seções com pesos e medidas, onde as crianças descobrem a altura, peso e o número do sapato. Tudo muito colorido!

No site do museu os clientes são exortados a reservarem antes. Por minha experiência pessoal, nos turnos da manhã pode ser mais fácil conseguir entrar sem reservas, principalmente durante os dias úteis e no verão, quando a cidade esvazia. Nos finais de semana, principalmente nos meses do outono e inverno, todas as famílias estão procurando atividades em lugares fechados, então deve ser (praticamente) impossível entrar sem hora marcada.

museo_bambini_roma_explora5
Essa era a oficina de papel reciclado para crianças de 3 a 6 anos.

A hora marcada também impede a super lotação, porque o museu é um espaço interativo. Além dos dois andares a serem explorados, são organizadas oficinas didáticas de acordo com a idade. Minha filha aprendeu a fazer uma sementeira de papel reciclado. A oficina está incluída no preço.

Vamos explorar um pouco do espaço:

museo_bambini_roma_explora4
A miniatura de caminhão é um modelo realmente fabricado pela Nissan! As crianças adoram entrar e dirigir.

A maioria das famílias era italiana, mas escutei e vi pessoas de língua espanhola, japoneses e alemães. Algumas oficinas são bem visuais/manuais, então todas as crianças participaram, mesmo sem interagir linguisticamente.

museo_bambini_roma_explora6
O baú do explorador

Mais ou menos uns 15 minutos antes do fechamento, anunciam o final do nosso turno pelos alto-falantes, o museu se esvazia e começam a preparar tudo para o próximo horário. Muitas famílias continuaram brincando no jardim externo e/ou se dirigiram para o bar-cafeteria.

museo_bambini_roma_explora8
Estação da água: aqui as crianças brincam, mas há uma séries de explicação sobre o consumo hídrico, aproveitamento da água da chuva, uso da água para gerar energia, etc.

Como o ambiente é climatizado, o Explora pode ser uma boa opção de diversão para toda a família, em dias muitos quentes ou muito frios/chuvosos. Também acho uma boa opção para quebrar um pouco o ritmo de caminhadas por pontos turísticos. Roma é uma cidade para ser visitada praticamente a pé, e fazer umas pausas para repousar, ou sem compromisso com filas e ver coisas/absorver informações é ótimo, na minha humildérrima opinião.

museo_bambini_roma_explora9
Tem um mini supermercado com frutas, verduras, laticínios e até uma caixa que funciona de verdade. Tudo criado em miniatura junto com uma grande rede de hipermercados italiana.
museo_bambini_roma_explora10
Tem um ambiente lúdico bem grande para bebezinhos. Não é permitido entrar com sapatos, tem muitos colchões para se jogar no chão e jogos que estimulam os cinco sentidos da criança. Vale a pena!

Endereço: Via Flaminia, 80-86, Roma.

Como chegar? O museu está a menos de 200 metros da saída da linha A do metrô, estação Flaminio.

Site oficial: www.mdbr.it

Página com os horários: http://www.mdbr.it/it/info/orari.html. O preço dos ingressos é de 5 a 8 euros (dependendo da idade e se é para criança ou adulto), incluindo os laboratórios. Bebês até 1 ano não pagam.

Página para reservas e preços: http://www.mdbr.it/it/prenota-i-tuoi-biglietti.html


Mais dicas de Roma com crianças

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top