Você está aqui
Home > Atrações > Bem pertinho do Coliseu, o Moisés de Michelangelo para ser admirado

Bem pertinho do Coliseu, o Moisés de Michelangelo para ser admirado

Numa das colinas a cinco minutinhos do Coliseu se encontra uma das igrejas mais bonitas e pouco visitadas de Roma: A Basílica (menor) de San Pietro in Vincoli. Dentro dela podemos admirar mais uma das maravilhosas esculturas de todos os tempos: o Moisés de Michelangelo.

moises-de-michelangelo-2

Leia também:

A primeira basílica surgiu aqui no ano 442 d.C. e fazia parte do complexo das Termas de Tito. Considere que essa área bem perto do Coliseu possui uma enorme importância arqueológica, pois aqui também se encontram os restos da Domus Aurea, que era a imponente residência do Imperador Nero.

moises-de-michelangelo-3

 

Depois de mais de dez anos fechada, a Domus Aurea encontra-se em restauração, mas tem algumas datas e horários para a visita do público.

moises-de-michelangelo
No altar a urna com as correntes de São Pedro, por isso o nome San Pietro in Vincoli (São Pedro acorrentado)

moises-de-michelangelo-7

 

A basílica foi construída para guardar as correntes com as quais São Pedro foi acorrentado durante a sua prisão em Roma, no Carcere Mamertino (“Prisão Mamertina”) que fica meio escondidinha na colina do Capitolino, e pode ser visitada pelo público.

A estátua foi esculpida em 1513 por Michelangelo por pedido do Papa Giulio II, para que servisse futuramente como decoração do seu túmulo. Mas a um certo ponto o Papa decidiu dedicar-se à reforma da Basílica de São Pedro (Vaticano), deixando totalmente de lado a encomenda que havia sido feito a Michelangelo, que sentiu-se ofendido e desprestigiado.

moises-de-michelangelo-8jpg
A nova moda em muitas igrejas romanas: você coloca uma moedinha para iluminar a obra de arte e poder fazer uma boa foto. Algumas igrejas são mais modestas e aceitam até moedinhas de 10 centavos. Aqui tinha um preço fixo de 1 euro

moises-de-michelangelo-8

 

O projeto foi retomado bem depois, quando o Papa já tinha morrido e somente em 1545 é que a estátua foi colocada na Basílica.

A lenda diz que Michelangelo ficou tão impressionado e admirado com a beleza e perfeição da sua obra, que bateu com o martelo no joelho do Moisés e disse: “Fala, Moisés!”. Para Michelangelo o seu Moisés não parecia uma estátua, mas um ser humano vivo!

A Basílica de São Pietro in Vincoli é uma das inúmeras igrejas romanas que possui uma importância cultural, arquitetônica e religiosa (por abrir uma relíquia) enorme, mas que tem um fluxo pequeno, se não minúsculo de turistas. Aproveite e evitando o turismo de massa, vá conhecê-la. Você não se arrependerá!

Horários:

De abril a Setembro: 8.00-12.30 15.00-19.00
De outubro a março: 8.00-12.30 15.00-18.00

Entrada grátis.

Endereço: Piazza di San Pietro in Vincoli 4/A, 00184, Roma.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

10 thoughts on “Bem pertinho do Coliseu, o Moisés de Michelangelo para ser admirado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top