Início Dicas de Roma Como Participar de uma Missa do Papa: Dicas Aqui!

Como Participar de uma Missa do Papa: Dicas Aqui!

Publicado em:

Participar de uma missa do papa é um dos maiores sonhos dos visitantes católicos ou daqueles que, independente do seu credo religioso, simpatizam com a carismática figura do Papa Francisco.

A missa do papa no Vaticano é sempre um momento no qual pessoas do mundo inteiro se reúnem em um momento de fé e esperança, e com muita emoção aguardam as palavras proferidas pelo Santo Padre.

Então saiba todas as opções, possibilidades e como se organizar para esse momento.

Leia também:

Muitas pessoas que desejam ver uma missa do Papa no Vaticano, acham que ele celebra missas todos dias ou com uma grande frequência. O Papa tem uma agenda anual, que até pode passar por mudanças, mas geralmente tudo o que acontece na vida do Papa é decidido com pelo menos seis meses de antecedência.

Então a primeira coisa a fazer é consultar a agenda anual, que é publicada no site do Vaticano. Mas propriamente no site da Prefettura della Casa Pontificia.

Perceberam quantas mãos/braços/cabeças saem nas nossas fotos, né? E isso porque estávamos muito bem posicionadas!

Ver uma missa do Papa: quando ele aparece ao público?

  • Missa do Papa no Vaticano (oficialmente se chama audiência geral) às quartas-feiras: na Praça São Pedro ou no Auditório Paolo VI (às vezes, durante o inverno);
  • O Papa no domingo de manhã celebra o Angelus: ele aparece na janela do escritório na Biblioteca Vaticana;
  • Também há missa do Papa no Vaticano em datas especiais como: via crucis na sexta-feira santa, quarta-feira de cinzas, domingo de páscoa, Dia de São Pedro e Paulo (padroeiros de Roma) em 29 de junho, Festa da Imaculada (8 de Dezembro), Missa do Galo (24 de Dezembro), Missa vespertina de 31 de dezembro.
  • Em Julho não há audiências com o papa e durante o ano o papa faz algumas viagens ao exterior. Geralmente, porém, o Angelus acontece aos domingos.

Como ter acesso à agenda do Papa?

Muito simples! Primeiro você deve visitar o site do Vaticano: http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html. Ali você pode conferir os compromissos do Papa, mês a mês.

Ver o Papa em Roma: Angelus aos domingos na Praça São Pedro

O Angelus é uma celebração que dura 15 minutos e começa pontualmente ao meio-dia dos domingos. Fiéis de todas as partes do mundo se reunem na Pração São Pedro para um momento muito especial.

Não é necessário reservar. Basta chegar pelo menos meia hora antes e encontrar um bom lugar na Praça.

Pontualmente ao meio-dia o papa aparece na janela do seu escritório.

Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma

Saiba mais sobre essa a celebração do Angelus na Praça São Pedro

Nesse dia o Vaticano fica bem cheio, e você já percebe isso desde a saída do metrô Ottaviano.

angelus-na-praca-sao-pedro-2
Olhem quanta gente esperando para atravessar o sinal, mas notem também a quantidade de pessoas lá no fundo da foto! Ali fica a fila para passar no detector de metais.

Há muito policiamento nas ruas, também para controlar o trânsito porque uma quantidade enorme de pessoas se direciona à Praça São Pedro.

Ao chegar bem pertinho é necessário esperar na fila para passar nos detectores de metais, como nos aeroportos. O procedimento é o mesmo, geralmente a única coisa que não podem é parar tirar os sapatos.

Aguardei cerca de 15 minutos na fila. Por volta das 11:35 eu estava já dentro da praça.

++ Leia Mais | Benção do papa para os sacramentos

angelus-na-praca-sao-pedro-3
Todos esperando e virados para a janela. Estava sol e tinha pessoas se protegendo com guarda-chuvas.

Daí me juntei aos milhares de fiéis que a todo momento olham para a janela. Se trata da segunda janela (da esquerda para a direita) da fileira de cima.

Pontualmente às 11:50h a janela abre e colocam o “pano vermelho” na janela. Todos aplaudem porque sabem que logo verão Francisco.

angelus-na-praça-sao-pedro-4

Meio-dia o papa finalmente aparece na janela. Uma alegria contagiante no Angelus da Praça São Pedro.

Ele saúda os fiéis e, como a celebração dura quinze minutos, passa logo à homilia do dia. O sermão que escutei foi sobre Mateus e a parábola da porta larga e da porta estreita.

ver-o-papa-angelus
A gente vê o papa assim dessa distância, mas há telões espalhados por alguns pontos da praça. A voz é bem audível! Parace que ele está falando do nosso lado.

Em dois momentos o papa pediu que todos ficassem em silêncio e refletissem sobre suas vidas, seus erros e acertos. Também dedicou um momento ao terrorismo e à violência do mundo atual, exortando-nos à paz.

Após o sermão é rezado o Angelus em latim, com outras vozes masculinas além daquela do papa e, por fim, outra ave-maria em italiano.

O papa também pede que os fiéis nunca esqueçam dele nas suas orações e depois também saúda algumas delegações do mundo todo. Nessa hora os fieis começam a agitar as suas bandeiras, e também a levantar cartazes e faixas.

++ Leia Mais | Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber

ver-o-papa-no-angelus-domingo

Finalmente Francisco deseja bom domingo e que todos voltem para casa em paz.

O ambiente na praça é bem família, bem positivo, há pessoas que se emocionam e choram, muitos levam crianças de carrinho e de colo.

O que é o Angelus?

O Angelus é uma antiguíssima oração católica, cujo nome se original da anunciação que o anjo Gabriel fez a Maria, do milagre da encarnação: Angelus Domini nuntiavit Mariae

Portanto, os versos da anunciação são alternados com a Ave Maria. Isto é o Angelus.

Dá pra ver bem o papa?

Para ver o papa razoavelmente bem é bom ficar na parte direita da praça. Mas há telões que transmitem ao vivo o Angelus na Praça São Pedro. A qualidade do som é ótima e a gente ouve muito bem tudo o que o papa diz.

Leia também:

angelus-praca-sao-pedro-9

Ver o Papa em Roma: Convite para as audiências gerais às quartas-feiras

Para participar da audiência geral, uma missa com o Papa no Vaticano, é necessário requisitar os convites. Por hora, os convites podem ser requisitados diretamente ao Vaticano por email, por fax ou carta.

O email é ordinanze@pontificalisdomus.va

Você deve colar a seguinte mensagem no corpo do e-mail:

Data (dell’Udienza Generale o celebrazione liturgica)*: [Data da audiência ou celebração litúrgica]

Booking.com

Numero dei biglietti richiesti*: [Número dos bilhetes requisitados]

Cognome e Nome*: [Sobrenome e Nome]

Email*: E-mail

convite para ver o papa

Vai viajar? Compre agora seu seguro viagem com 10% de desconto

Para quem não pediu o bilhete, mas quer ver o papa

Se você não pediu um convite, mas quer ver o papa, chegue cedo no dia da audiência e peça ao guarda para entrar. Geralmente eles deixam entrar e se acomodar na Praça São Pedro.

Por cedo entendo 7:30h, mais tardar 8h da manhã. Há quem chegue até antes das 7h para pegar os melhores lugares.

Mas preste atenção: se para você é muito importante ver o papa, e principalmente se estiver participando de uma comitiva com muitas pessoas, peça o convite e tenha certeza que conseguirá ver o papa.

Em Agosto, audiência sem ter que pedir bilhetes

Como Agosto é o mês de férias dos italianos, e a cidade fica vazia, nesse mês não é necessário pedir bilhetes para a audiência geral. Basta chegar lá e entrar.

Leia Mais:

O que acontece no dia da audiência geral

Saiba que a audiência é uma cerimônia que costuma durar das 10:00 às 11:00 (oficialmente). O papa se locomove em meio aos fiéis com o papa móvel, se aproxima do público, abraça crianças e idosos.

Todos esperando o passa passar com o Papa Móvel

O último horário de entrada é às 9h, mas muita gente chega cedíssimo, antes das 7h da manhã, para pegar os melhores lugares, de modo a poder ficar mais perto dos lugares onde o papa passa.

Se a audiência for nos meses mais quentes (de Abril a Outubro) e celebrada na praça são Pedro, você pode ficar do lado das barreiras de isolamento, e mesmo assim ver a cerimônia. Porém saiba que mesmo do lado de fora da Praça São Pedro o espaço é disputado.

cerimônia para ver o papa

Benção do papa aos recém-casados no religioso

Durante a missa com o papa no Vaticano, há um momento para abençoar os recém-casados.

Então se você é um recém-casado no religioso pode participar desse momento especial.

bencao-papa-recem-casados
Fotos gentilmente cedidas por Solange Souza, fotógrafa profissional.

Passo-a-passo para receber a bênção aos recém-casados:

Condição obrigatória:

Ter casado no religioso. Não é possível receber a bênção sendo casado somente no civil e nem em casos de união estável.

A bênção é somente para recém-casados, ou seja, ter no máximo três meses de casado no dia da bênção. Exemplo: você casou dia 5 de janeiro, pode participar da cerimônia até dia 5 de abril.

Os noivos devem estar vestidos a rigor: a noiva com seu vestido de noiva e o noivo com o traje do casamento (terno e gravata). Caso o vestido seja decotado, com os ombros de fora, tomara-que-caia, etc… providencie um véu para cobrir os ombros/as costas.

Dito isso, o procedimento é quase o mesmo da audiência papal.

É necessário requisitar um bilhete gratuito para participar da cerimônia.

Para tal, faça o download do formulário que se encontra no site da Prefettura da Casa Pontificia, no link: http://www.vatican.va/various/prefettura/it/biglietti_it.html

  • Preencha o formulário indicando:
  • Data da Audiência:
  • O número de bilhetes:
  • Nome / Nome do Grupo: (em caso de mais pessoas, indique somente o nome de uma pessoa ou do grupo)
  • Endereço:
  • Número de telefone ou fax:
  • Na parte final onde está escrito NOTE: escreva que quer participar da bênção do papa aos recém-casados durante a audiência geral (Vorrei sollecitare la benedizione papale ai Novelli Sposi durante l’udienza generale)
  • Envie uma cópia da sua certidão de casamento no religioso

O número do fax para o envio do bilhete está no rodapé do formulário. Os bilhetes podem ser retirados no dia anterior (terça-feira) das 15 às 19h. Ou no mesmo dia à partir das 7:30.

Atenção: O Vaticano geralmente responde, confirmando a data. Por isso eu acho melhor enviar um número de fax para não precisar contar com os correios.

Caso não receba a resposta: apresente-se no dia anterior, com o comprovante do fax e leve uma cópia da sua certidão de casamento. Se tiver enviado tudo pelo correio, comunique seu nome.

++ Leia Mais | Museus do Vaticano [Guia Completo]: o que ver, quanto custa, onde fica

Como ver o Papa fora do Vaticano

Passeando por Roma descobri que o Papa Francisco celebraria a missa da quarta-feira de cinzas na Basílica de Santa Sabina, no bairro Aventino (aquela colina que fica de frente para o Circo Máximo).

Para saber quando acontecem essas missas do papa, é só ir até o site do Vaticano e ver a agenda de compromissos do papa. Inclusive quando ele faz viagens ao exterior.

Dica certeira: Ver o Papa dia 8 de Dezembro

Dia 8 de Dezembro é feriado nacional, a Festa dell’Immacolata, ou seja a Festa da Imaculada Conceição.

Nesse dia o Papa celebra uma missa diante da coluna da imaculada conceição, bem na Piazza di Spagna, de frente para o prédio da Embaixada da Espanha para a Santa Sé.

Obviamente milhares de pessoas vão para o local, porque sabem que o Papa celebra essa grande festa italiana.

Se estiver passando pelo local, não deixe de ir.

Mais dicas para a sua viagem a Roma

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.

FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

26 COMENTÁRIOS

  1. Luciana, bom dia. Estarei em Roma com a família de 12 a 16 de abril, semana santa, e gostaríamos de assistir uma missa com o Papa. Estou tentando mandar email para o vaticano mas nao acho o endereço. Você dá alguma dica? Obrigada.

  2. Olá Luciana,
    Estamos indo para Roma entre 26 de fev e 2 de março 2022, mas no site do vaticano não vejo as missas disponiveis nem a audiencia geral… É assim mesmo ou eu não estou a encontrar?
    Obrigada pela juda!
    Bj

    • Olá, Marta
      Também dei uma olhada. Dia 27/02 o papa estará em Florença.
      Para Março, por hora só foram publicados dois eventos no dia 06 e no dia 11.
      Acredito que mais para o fim de fevereiro publiquem as datas de março.
      Abs,
      Luciana

  3. Tem como assistir à missa sem mandar e-mail, faz ou qualquer coisa ? Pelo que li aqui Chegando com antecedência talvez consiga?
    Mas não é uma garantia né …
    Quando chegar na portaria já perguntar sobre isso e falar que não tem convite ?Mesmo sendo mês de janeiro ?

    • Gabrielle,
      Provavelmente chegando bem cedo (o acesso abre às 7:30), você consegue entrar sem ingresso.
      Dar garantias, sobretudo nessas épocas em que é necessário manter a distância e os lugares são reduzidos, eu já não saberia dizer.
      Abs,
      Luciana

  4. Estou pretendendo ir este mês de setembro para Roma, como está funcionando as missas em relação ao Covid 19?

  5. Ola.
    Temho uma dúvida.
    Tem cadeira para todos?
    Como funciona para sentar. Quero levar meu pai, quem tem uma idade avançada. Tenho medo dele não aguentar ficar tanto tempo em pé.

  6. Boa tarde, tem um Hotel maravilhoso, Hotel Amália Vaticano, que fica na rua Via Germânico 66, uma travessa da Via Ottaviano ( metrô Ottaviano) a poucos metros do Vaticano, dos Museus e da Capela Sistina que não está inserido nesse site, mas vale a pena os brasileiros e portugueses colocarem na agenda , pois ele tem coração brasileiro, um donos proprietários é brasileiros e os funcionários falam o português. Eles dão muitas dicas sobre turismo além de serem super acolhentes e disponíveis.

    • Ah detalhe do Hotel Amália Vaticano: Eles pegam o bilhete para missa Papal ( com o Papa Francesco ) . Assim que o cliente chega no hotel já encontra o bilhete da missa com seu nome na recepção . As suítes tem vista para a Cúpula da Catedral de São Pedro ( Vaticano ), tornado o passeio ainda mais encantado . Vale a pena conferir

  7. Obrigada pelas dica.
    Mas estou tentando enviar o Fax ( pela internet) e aparece informação de que o número está incorreto ( número obtido no site do Vaticano + 39 06 6988 5863) você sabe se tem outro número ou se houve modificação?

    • O número é esse mesmo, inclusive mandei um fax dias desses e da primeira vez não funcionou. Depois, tentei novamente e foi enviado.
      Abs,
      Luciana

  8. Olá! Parabém, ótimo post!
    Você sabe como é o processo para conseguir convite gratuito para a Missa do Dia Mundial dos Pobres que acontecerá no dia 17 de novembro de 2019?
    Obrigada!

  9. Excelentes dicas!
    Irei para Roma na Páscoa, para solicitar convites para a Missa de Pascoa no domingo sigo o mesmo procedimento das audiencias (pelo site stpatricksamericanrome.org preenchendo o formulário?

  10. OLA, ESTAREMOS EM 11 PESSOAS SENDO 4 CRIANÇAS. DURANTE A AUDIENCIA PAPAL QUAL O MELHOR LUGAR PARA FICAR PARA VER O PAPA E TALVEZ CONSEGUIR QUE ELE ABRACE AS CRIANÇAS? OUTRA COISA, AS CRIANÇAS PODEM IR DE SHORT? IREMOS EM MAIO DE 2019.

    • Melhor lugar perto dos tapumes (vocês os verá quando entrar na Praça) e as crianças não devem ir de short.
      Abs,
      Luciana

  11. Olá!!
    Para os eventos especiais tipo Dia de São Pedro e Paulo (padroeiros de Roma) em 29 de junho é necessário solicitar o convite?
    Em julho o Papa faz os Angelus? Existe algum jeito de vê-lo em julho?
    Obrigada.

    • Você tem que ver no site as datas que eles dizem ser necessário solicitar convite. Para S Pedro e S Paulo, pode ter convites para a Basilica (dificil de conseguir) e para a Praça (para ver no telao).
      Não, não tem como ver o Papa em Julho.
      Abs,
      Luciana

  12. O site é realmente incrível! Estaria perdido sem ele.
    Consegui a Audiência Geral em abril, e gostaria de tirar uma dúvida.
    Será que eu consigo assistir a Audiência Geral, ir nos Museus Vaticano e depois na Basílica e Cúpula no mesmo dia?
    Pensei até em sair mais cedo da Audiência, tipo 11:00, para chegar nos Museus 11:30… Não sei se é possível.
    O que você acha?
    Muito obrigado!
    Abs,
    André

    • Oi, André,
      Será cansativo, mas dá, sim.
      Curta bastante e depois volta pra contar como foi a experiência.
      Abs,
      Luciana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: