You are here
Home > Atrações > Visitar o primeiro centro comercial do mundo: os Mercados de Trajano

Visitar o primeiro centro comercial do mundo: os Mercados de Trajano

Quem passa pela área arqueológica da Via dei Fori Imperiali, no caminho de ida ou de volta que liga a Piazza Venezia e o Vittoriano ao Coliseu, pode contemplar as ruínas daquele que foi o primeiro centro comercial do mundo: os Mercados de Trajano.

Os Mercados de Trajano ficavam ao lado do Fórum de Trajano. Hoje caminhamos por uma rua asfaltada que separa as duas calçadas da área arqueológica, mas imaginem que antes todo o espaço dos vários fóruns imperiais era único.

mercados-de-trajano-2

Tanto o fórum quanto os mercados foram construídos no séc II d.C.

Trajano foi o imperador que venceu duas guerras na Dácia, área geográfica onde hoje temos alguns países do leste europeu, principalmente a Romênia. E é graças a essa dominação que o romeno também é uma língua latina.

mercados-de-trajano-3

Ali no início da Via dei Forum Imperiali, existe uma enorme coluna em baixo relevo, a famosa Coluna de Trajano, que narra os seus feitos de conquista da Dácia. Há alguns anos foi colocado um enorme painel, onde temos a narração de toda a empresa do imperador e o que os relevos significam. Vale a pena ver!

Leia também:

Muitos perguntam qual era a verdadeira função dos mercados. E a “lenda popular” é que ali existira em enorme shopping-center, talvez o primeiro shopping-center do mundo!

mercados-de-trajano-8

Como o complexo é dividido em pequenos espaços, como se fossem lojas, é natural pensar que o destino do prédio fosse acolher o peixeiro, o açougueiro, o horti-fruti, as lojas de tecidos.

Mas muitos arqueólogos e históricos afirmam que, as escadarias e a falta de acesso para carroças de transporte de mercadorias faz com que muito provavelmente ali nunca tenha funcionado um shopping-center, pelo menos não em larga escala.

mercados-de-trajano-9

Recentemente foi encontrada uma placa de mármore com a inscrição em latim Procurator Foru Divi Traiani, o que faz com que se reforce a teoria que os ambientes não eram lojas ou tabernas, mas simples salas comerciais. Muito provavelmente os Mercados de Trajano, não eram nada mais, nada menos que um conjunto de “salas comerciais” onde trabalham os funcionários que cuidavam da administração do fórum.

Depois que o império romano entrou em decadência, e os tempos áureos de riqueza e poder foram pouco a pouco deixados para trás, muitos monumentos antigos (aqueles que resistiram aos incêndios ou às invasões e saques dos povos bárbaros) tiveram vários usos, inclusive o reaproveitamento dos espaços como moradia, loja, etc.

mercados-de-trajano-11
Uma das torres medievais, a Torre delle Milizie, do séc XIII

Na idade média formou-se um “pequeno bairro” aproveitando as ruínas dos mercados. O bairro durou do séc XVI ao séc XIX, quando foi construída a Via Cavour, rua que liga a estação Termini à áreas dos fóruns imperiais. Mas ainda é possível ver os traços medievais: os andares superiores dos Mercados de Trajano, o castelo dos Cavalheiros de Malta e até torres medievais. Uma delas está escondidinha na parte traseira dos fóruns, bem no charmoso bairro Monti. A outra torre se debruça sob a Via Nazionale, uma das mais movimentadas ruas de compras de Roma.

mercados-de-trajano-10
Essa torre está fora da área arqueológica, mas também é medieval, e fica onde outrora existia o bairro Alessandrino

O Museu dos Fóruns Imperiais nos Mercados de Trajano

Hoje a antiga área arqueológica é um museu, que conta a história de todos os “outros fóruns” que estavam colados nos mercados. A dizer: o Fórum de Traiano, o Fórum de Augusto, o Fórum de Nerva e o Fórum da Paz.

mercados-de-trajano-4

Eles foram construídos pelos respectivos imperadores com cujos nomes foram batizados, em uma fase sucessiva aos fóruns imperiais.

No museu há várias explicações sobre os fóruns e todos os prédios que existiam no local, como templos e basílicas.

mercados-de-trajano-12

Uma curiosidade: na antiguidade as basílicas eram somente grandes prédios com uma nave central, uma abside e dois corredores laterais delimitados por colunas. Quando o Cristianismo virou a religião oficial do império romano, à época de Constantino, esses enormes prédios que antes tinham uma função administrativa ou de cortes de justiça, também passaram a ser usados como prédios religiosos. Até que nos nossos dias quando se fala em basílica, pensamos automaticamente em igrejas. Portanto, ao visitar as áreas arqueológicas antigas, saiba que geralmente não se trata de templos religiosos.

Ali também podem ser encontrados fragmentos de mármore e antigas estátuas encontradas nas escavações feitas no local.

mercados-de-trajano-13
Esse pé é um fragmento de uma estátua de uma Nike, ou Vitória Alada. O pé é de bronze, estava no fórum de Augusto e data do séc II a.C.

Outra coisa que impressiona é a vista panorâmica de um dos lados do Vittoriano e também ver toda a via dei Fori Imperiali.

mercados-de-trajano-6

mercados-de-trajano-7

Ao passar por Roma e se seu tempo permitir, mergulhe em mais esse capítulo da antiguidade romana. Mas enquanto não vem a Roma, que tal fazer um tour virtual do local? Vá até o link http://tourvirtuale.mercatiditraiano.it/ e contemple essa maravilha arqueológica.

Endereço: Via IV Novembre 94

Site: http://www.mercatiditraiano.it/

Preço: 11,50. Gratuito todos os primeiros domingos do mês exclusivamente para os residentes da cidade de Roma

Horários: Aberto todos os dias das 9:30 às 19:30. Nos dias 24 e 31 de dezembro fecha às 14h. A bilheteria fecha uma hora antes do horário de encerramento.

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top