Início Calendário Roma em Outubro: mês das Ottobrate ou Veranico Romano

Roma em Outubro: mês das Ottobrate ou Veranico Romano

Publicado em:

Preparar a mala para Outubro em Roma exige uma certa “ciência”, e nossos grandes aliados serão os sites de meteorologia. Mas por que Outubro é um mês assim tão especial?

Apesar de já ser Outono, nesse mês acontece um fenômeno meteorológico: as correntes de ar quente da África ainda alcançam a Itália com uma boa intensidade. Com isso temos quase sempre um veranico, que aqui tem até um nome: Ottobrate Romane.

Faz bem parte da cultura local esperar por esses dias quentes, que ainda nos dão a ilusão de estarmos no verão. Tem muita gente que vai à praia (mesmo vestido), para tomar um solzinho e até pegar um bronzeadinho no rosto.

Leia mais:

Roma em Outubro é um mês bem tranquilo do ponto de vista turístico e a atmosfera da cidade já deixou para trás os dias frenéticos do verão.

Outubro é o mês no qual Roma e muitas outras cidades italianas organizam festivais de cinema, festivais de música e gastronomia, e a vida segue prazeirosa, mas num ritmo mais lento.

Qual é a temperatura de Roma em Outubro?

Até a primeira quinzena de Outubro, ainda se mantém bastante as temperaturas de Setembro e, de certa maneira, parece que ainda estamos no verão. A temperatura nesse mês registra oficialmente mínimas de 15°C e máximas de 25°C.

Porém considere que, no final do mês, a temperatura de veranico pode permanecer, mas também pode começar a baixar um pouco.

Outubro é um excelente momento para visitar a Cidade Eterna. Os dias ainda são longos, os bares e terraços panorâmicos ficam animados. A duração do dia em Roma é normalmente entre 11 horas de luz.

Ao viajar para a Itália, faça o seu seguro viagem. Além de ser obrigatório para viajar para a Itália, ele deve cobrir uma franquia mínima de 30.000 euros. Faça agora uma cotação grátis e garanta 10% de desconto.

3 DICAS RÁPIDAS DE HOSPEDAGEM:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

    1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
    2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
    3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro

Chove em Roma em Outubro?

A média de dias de chuva durante o mês de Outubro é de no máximo oito dias de chuva. E geralmente são chuvas passageiras e não temporais.

Obviamente cada ano pode mudar, e estamos vivendo mudanças climáticas drásticas no nosso planeta, mas para entender um pouco como é Roma em Outubro, aconselho sempre a fazer uma busca nos sites de meteorologia.

 

O que fazer em Roma em Outubro?

Com o outono, as temperaturas em leve queda e os dias ficando um pouco mais curtos, é normal que privilegie-se as atividades em lugares fechados.

Para quem visita Roma em Outubro é a época ideal para assistir a grandes mostras e exposições em museus de Roma que hospedam mostras internacionais.

Geralmente nessa época a cidade também está em frenesi por causa do Festival do Cinema de Roma, que conta sempre com estrelas do cinema e grandes diretores.

Mas, como já dissemos acima, dado que as temperaturas são ótimas nesse período, Outubro em Roma nos oferece a chance de flanar (sem morrer de calor ou de frio) pelas ruas da cidade.

++ Leia Mais | Festival do Cinema de Roma: ótimo evento para começar o outono

Como fazer as malas para visitar Roma em Outubro?

Então vamos a um passo a passo para você compreender como fazer as malas para Outubro:

Passo 1: Primeira ou Segunda Quinzena de Outubro

A primeira coisa a ter em mente é se você virá a Roma na primeira ou na segunda quinzena de Outubro.

Por que essa pergunta é fundamental?

Existe uma enorme probabilidade de termos veranico na primeira quizena de outubro. Na segunda quinzena, nos aproximaremos do mês de Novembro. E Novembro já é um mês que pode exigir uma mala de inverninho.

Aqui acima um print da Accuweather mostrando as temperaturas de Outubro. Mas se tivermos veranico, podemos chegar a pelo menos 28 graus.

Passo 2: Controlar as temperaturas nos sites de meteorologia

Como eu falei, o veranico depende das correntes de ar africanas. Há dias ou até uma inteira semana nas quais o calor é mais intenso. Pode acontecer da temperatura dar uma leve caída e 2 ou 3 dias depois voltar a dar uma esquentada.

Portanto, Outubro é um mês ainda “quente” considerando que já estamos no Outono, mas ao mesmo tempo existe uma boa possibilidade de oscilações de temperatura. Sobretudo na segunda quinzena.

Passo 3: Ter em mente as horas frias e as horas quentes

Nessa época do ano, considerando sempre o critério de primeira e segunda quinzena, saiba que:

Até pelo menos 10 horas da manhã fará um friozinho/fresquinho e conforme nos aproximemos do final do mês, o frio se estenderá até quase 11 da manhã

Booking.com

Ao nos aproximarmos do meio-dia até pelo menos as quatro (às vezes cinco da tarde), fará do calorzinho ao calorão, principalmente se você estiver caminhando pela cidade.

A partir das 17-18h a temperatura começa a cair. E com certeza, se você sair para jantar, ao deixar o restaurante vai precisar estar mais vestido.

Passo 4: Vamos aos finalmentes…  o que colocar na mala?

Para dias de Veranico ou primeira quinzena de Outubro

Para os dias mais quentes, ou pelo menos na primeira quinzena as principais dicas são as mesmas do texto sobre como preparar a mala para o mês de Setembro em Roma. Como uma única exceção é que eu talvez não colocasse sandálias na mala.

E se o fizer, somente uma. Tenha também um casaco (não precisa ser um casaco super pesado), jaqueta/moletom/blazer, calça comprida (mas dá para usar saias, bermudas e vestidos) e echarpes leves.

A partir da segunda quinzena de Outubro

Essa é a hora de colocar roupas mais pesadas na mala, mas ainda não é a hora de colocar roupas extremamente pesadas. Me explico melhor:

Estratégia: peças que funcionam bem para “se vestir em cebola” ou camadas

Nessa época a melhor coisa a fazer é se vestir em camadas, ou como a gente diz aqui: se vestir como uma cebola, porque você coloca uma peça leve por baixo, uma mediana por cima e depois arremata com mais uma (se for necessário).

Se você caminhar muito, sentirá calor. Se estiver em um restaurante todo fechado, ou com um mínimo de aquecimento, será desagradável estar com uma roupa quente.

Então pense em algo desse tipo: uma camiseta de meia manga, ou até uma camisa de manga comprida de algodão e por cima uma jaqueta, um blazer (se você tiver um compromisso onde quer/precisa estar mais arrumadinho) ou um moletom.

Eu acho que os cardigans são super coringas, porque se for daquelas mais leves, você pode dobrar e botar na bolsa.

Casacos

Casacos que aqueçam, mas sem necessidade de casacos forrados com lã, e nem de capuz.

Alguns modelos que podem funcionar:

Para sair na parte da manhã, se for muito cedo, use um cardigã com uma camiseta por baixo. Ou também: uma jaqueta ou moletom (que depois você pode amarrar na cintura) ou uma doudoune sem mangas (essa opção aqui mais válida para quem virá mais pra segunda quinzena de outubro).

Doudounne sem mangas

Outra peça que eu sempre aconselharia colocar na mala: esses “acolchoadinhos” dobráveis que vendem na Decathlon e a Uniqlo. Eles são super leves, mas aquecem como poucos:

Leia também:

O que colocar nos pés

Acredito não ser mais a época para sandálias. Nesta época você deve optar por tênis ou sapatos fechados.

Botas de cano curto, leves, mas impermeáveis também podem proteger os pés nos dias chuvosos.

Parte de baixo

Aconselho calças compridas. A partir da segunda quinzena não é mais a hora de calças super leves (tipo em tecido de linho), mas também não precisamos de calças térmicas e nem colocar meia calça ou segunda pele por baixo.

Para quem gosta de saias, pode ser bom trazer um par de meia calça (mas não precisa ser com fio pesado!) para proteger um pouco as pernas das temperaturas nas horas mais frias.

 

Acessórios

Ainda não é a hora de toucas, nem para luvas e, sobretudo, aposte em écharpes leves e pashminas. Tudo isso, óbvio, para as horas mais frias do dia. Por volta do meio-dia até meados da tarde pode fazer um calor considerável.

Para quem vai viajar a partir do dia 20 de Outubro

Muito provavelmente começará a temporada de chuvas. Uma capinha de chuva ou guarda-chuva começam a ser necessários.

Mais dicas de Roma para a sua viagem

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.

FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

14 COMENTÁRIOS

  1. Dicas super importantes! Fui para Roma no final de outubro. Estava um sol de rachar. Saímos e não levamos casacos… À noite quase congelamos, por conta do vento…
    Amei suas dicas e considero cruciais numa viagem a Roma

  2. Muito obrigada por esse post me salvando na hora de fazer as malas para Roma! Eu adoro o outono, gosto do friozinho, mas é bom saber que vou ter que lidar com algum calor também rsrs

  3. Adoro achar posts detalhados assim sobre como se vestir em uma determinada época do ano em algum lugar pq quando viajo na primavera ou outono, sempre acho complicado fazer mala pela possibilidade de mudança das temperaturas rs Nem sabia q tinha veranico em Roma em outubro!

  4. Que curiosidade maravilhosa, não sabia desse pormenor sobre Roma em Outubro, adorei o nome “veranico”. Em Portugal é em Novembro, chama-se “Verão de S. Martinho” por coincidir com a época das castanhas

  5. Oi Luciana. Estou com viagem marcada para o dia 09 a 29 de outubro/2022. Já chegando a hora. Vou passar por Roma, Assis, Florença e Veneza. Vou ter 1 bagagem de 23 kg + 1 mala de 10 kg e estou aínda muito indecisa com o que levar. É uma época difícil devido as alterações no clima.. help !!!

  6. Estive em Roma em outubro, mas foi antes de encontrar esse post hehehe. Como fomos para outros destinos na mesma viagem, minha mala teve algumas coisas que faltaram e outras que nem cheguei a usar, mas na próxima vez já saberei bem certinho o que levar :).

  7. Luciana!
    Adorei suas dicas
    Quanto a aluguel de carro. Compensa ou não em Roma?
    Me manda por e-mail, por favor
    Obrigada!!!

  8. Oi Luciana, talvez eu vá a Roma sozinha em outubro. Como posso fazer contato com um guia que possa me acompanhar nos passeios? Pode me mandar email?

    • Seguro de cartão não é seguro viagem. Ele é seguro reembolso.
      A imigração não criará problemas, mas se vc vir a precisar do seguro, terá que pagar as despesas com o proprio bolso e depois o cartao te reembolsa.

  9. Oii! Tudo bem? Queria uma ajuda! Meu marido faz coleção de camisas de time e estaremos em Roma no final de outubro. Vc sabe informar onde encontramos lojas que vendam camisas de coleções passadas do Lazio e outros times a preços mais em conta?
    Ele pesquisou alguns lugares e as lojas costumam vender as camisas atuais, mas ele não faz questão de ser a nova. Se tiver algum outlet ou alguma loja que vc conheça e indique, ajudaria muito!!
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: