Início Toscana Lugares perto de Siena para um bate e volta

Lugares perto de Siena para um bate e volta

Publicado em:

Planejando viajar para a Toscana? Então, você precisa conferir nossas dicas de cidades perto de Siena para conhecer em um bate e volta.

Há várias possibilidades de roteiros considerando um bate e volta nas cidades da Toscana, pois para aproveitar o máximo do que a região tem a oferecer é imprescindível saber o que visitar antes de montar um bom roteiro!

Portanto, conhecer as possibilidades de passeios perto de Siena, principalmente se você optar por ficar nessa cidade é essencial para elaborar seu roteiro bate e volta.

Leia também:

Assim você vai poder curtir o melhor de Siena e arredores, e apreciar mais cidades, cultura e história da Itália.

Pensando nisso, montamos uma lista com cidades perto de Siena que valem muito a pena conhecer e vamos te dizer o porquê.

Lugares perto de Siena que valem a pena fazer um bate e volta

Sabemos que nem todos conseguem gostar de passeios bate e volta, porque podem “soar” cansativos, mas também, nem sempre é cômodo ficar mudando de hotel ou pousada cada vez que quiser conhecer uma cidade, certo?

Portanto, passeios bate e volta nas cidades da Toscana são uma ótima opção para aproveitar mais a região e totalmente aconselhável já que, para quem opta por ficar em Siena, está em uma das cidades mais bem localizadas da região.

Isso significa também que oferece além de uma boa localização geográfica, possibilidades de locomoção (trem, ônibus, etc.) que tornam os passeios perto de Siena algo mais cômodo e agradáveis.

Pensando nisso, selecionamos algumas cidades perto de Siena que valem a pena fazer um bate e volta e que, por serem próximas, você não gastará tanto tempo de viagem para chegar até elas.

Montepulciano

Esta cidade é famosa tanto pelo vinho que a dá nome, como por sua localização em uma colina a 600 metros acima do nível do mar, onde da Torre do Palácio de Montepulciano é possível ter uma visão exuberante das colinas verdes da Toscana.

Toda a paisagem local, sobretudo quando você cruza os portões da cidade proporciona a sensação de se estar fazendo uma viagem no tempo entre a Idade Média e o Renascimento, culminando a sensação no topo da vila onde se encontra a Piazza Grande.

Essa praça é praticamente o coração da cidade, além disso nos quatro cantos você tem a visão maravilhosa dos quatro palácios: Palazzo Comunale, Palazzo Contucci e Palazzo Nobili-Tarugi.

Mas os palácios não acabam aí, do lado desse último ainda temos o Palazzo del Capitano del Popolo e na frente dele o Poço dos Grifos e dos Leões com formas arquitetônicas elaboradas por Antonio da Sangallo, onde podemos ver o brasão da família Médici.

Na Praça também está a Catedral de Santa Maria Assunta, com obras de arte iniqualáveis.

Além dessa arquitetura incrível, Montepulciano tem mais a oferecer, como sua gastronomia, comidas típicas locais e vinhos.

++ Leia Mais | Saiba como evitar multas na Itália

Abadia de San Galgano

Outro dos passeios perto de Siena que vale a pena fazer um bate e volta, com certeza é para conhecer a Abadia de San Galgano.

A visão dela é de tirar o fôlego de qualquer visitante, com sua arquitetura icônica e imponente!

Afinal, como não se impressionar com uma Basílica com uma cruz latina com 3 naves, 73 metros de comprimento, 21 metros de largura, com paredes praticamente intactas e sem teto?

Sim, a Abadia de San Galgano permaneceu em pé, com exceção de seu teto que desmoronou. Ela foi construída no século 14 e teve seus momentos de opulência, porém, com o declínio a Abadia ficou reduzida a ruínas, mesmo assim sua visão é um esplendor.

Ainda no local, a poucos passos de distância ainda é possível conferir a colina de Montesiepi, onde há uma atração curiosa: a espada na rocha presa por Galgano Guidotti, que após se converter renunciou qualquer tipo de violência e por isso prendeu a espada na rocha forjando uma cruz para fazer suas orações.

++ Vine, Wine and Life: Tour de Siena com degustação de vinhos

Com essa atitude de Galgano construiu-se a Lenda da Espada na Rocha, existindo até analogias, feitas por estudiosos, entre Galgano e Galvano (um dos cavaleiros do Rei Arthur). Seriam eles a mesma pessoa?

A Abadia de San Galgano, vale ou não, um bate e volta nas cidades de Toscana?

Pienza

Pienza é uma das cidades na provincia de Siena que vale muito a pena conhecer. Ela é  considerada a cidade renascentista ideal, tudo isso graças ao papa Pio II, nascido nesta província.

O papa Pio II, encomendou e confiou a Leon Battista Alberti a grande tarefa de tornar a vila medieval de Corsignano na cidade ideal do Renascimento!

Em apenas três anos o projeto estava concluído e ao visitar a cidade você consegue ver a harmonia e a beleza local, de modo que fica fácil perceber porque Pienza é considerada uma das cidadezinhas mais bonitas dos arredores de Siena.

Mas há muito o que conhecer e visitar em Pienza, como por exemplo, a Piazza Pio II, que tem um formato peculiar de trapézio; a Catedral de Pienza, o Museu Diocesano de Pienza, o Palazzo Piccolomini e o Palazzo Comunale.

Além desse monumentos que merecem visita, você ainda pode apreciar o Corso Rossellino, onde há várias lojas que exibem os famosos Pecorino de Pienza (queijos da região feitos com leite de ovelhas) e outras especiarias locais.

Procura hotéis na Toscana? Clique na cidade para achar o seu!
 Siena  Florença Pisa Lucca Arezzo
 Chianti  Montalcino Capalbio Florença Livorno
 Isola d'Elba  Chianti Siena Orbetello Florença

Monteriggioni

Entre as cidades perto de Siena que vale a pena conhecer está Monteriggioni, que apesar de imponente e ter chamado a atenção do escritor Dante ao compor “A Divina Comédia”, trata-se de uma vila bem pequena e com poucas estradas.

Para percorrer Monteriggioni, leva-se apenas alguns minutos, porém o que impressiona é a arquitetura e a história da cidade, por ter muralhas medievais enormes cercando toda a cidade que já são visíveis ao longe.

Essa muralha, composta por 14 torres impressionantes, foi construída para proteger e defender o território das disputas entre Siena e Florença que levou séculos, no entanto, é impressionante por que elas ainda estão intactas.

Atualmente, Monteriggioni, recebe apenas turistas, artistas e escritores atraídos pela história e pela atmosfera tranquila e medieval da cidade que desemboca no único local com grande espaço na cidade: a Piazza Roma, com vista para a igreja de Santa Maria Assunta.

Acreditamos ainda que ao fazer passeios perto de Siena e incluir Monteriggioni em seu itinerário, também merece dar uma “paradinha” em Abbadia Isola, que fica apenas a 3,23 km de Monteriggioni.

Se trata de um burgo minúsculo que nasceu entorno da abadia local. É um dos melhores exemplos de cidades que nasciam em função da existência de igrejas e conventos. Algo muito comum na Idade Média.

San Gimignano

Em seu bate e volta nas cidades de Toscana não deixe de incluir San Gimignano, também uma das cidades perto de Siena que a quilômetros de distância já é possível vislumbrar suas torres.

Lamentavelmente, a cidade tinha de início 72 torres (uma para cada família rica da cidade), construídas na idade média, porém, dessas 72 só estão de pé apenas 13 torres.

Quando se entra na cidade, a sensação que temos é de entrarmos em um filme medieval e sabermos de imediato que o local tem uma história impressionante. San Gimignano é, de fato, uma verdadeira pérola das cidades toscanas.

San Gimignano conta com uma entrada principal que leva para a praça central da cidade.

Você poderá se impressionar com os afrescos do Duomo e da Igreja de Sant’Agostino, visitar o Museu Municipal do Palazzo Comunale, ou simplesmente bater perna pela cidade e curtir a atmosfera local.

++ Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma

Montalcino

Outro dos passeios perto de Siena que você pode incluir em seu itinerário é por Montalcino, localizada no alta da colina, a cidade é uma fortaleza cercada por altos muros datados do século XII ao XIX e cuja história alterna períodos de paz e guerras.

No entanto, sua localização de prestígio favorece ao cultivo de uvas e a produção de vinhos famosos como o Rosso di Montalcino e o premiadíssimo Brunello di Montalcino.

A cidade é acolhedora, tem a atmosfera medieval e ao caminhar por suas ruas você se depara com lojas de artesanato, pequenos e aconchegantes cafés e ainda pode visitar o Palazzo Comunale, o Palazzo Vescoville, onde fica o museu da cidade, com obras de arte medieval.

E, claro, deve parar para admirar as Igrejas de Sant’Agostino, Sant’Egidio e San Francesco.

San Quirico d’Orcia

San Quirico é um burgo bem pequeno e que pode ser incluído em um itinerário de visita a outras pequenas localidades da Toscana.

A cidade teve uma grande importância na idade média porque é um ponto de passagem da Via Francigena, a via de peregrinagem que conduz a Roma. Portanto aqui os peregrinos encontravam um espaço onde comer, dormir e rezar e se preparar para a caminhada até chegar à Basílica de São Pedro e às demais igrejas do caminho romeiro.

A cidade possui ainda a sua muralha medieval, muitas igrejas antigas em arquitetura românica e também um jardim à italiana, os Horti Leonini.

Talvez San Quirico seja muito famosa pela Cappella della Vitaleta: um capelinha em meio de uma colina e ciprestes, que é uma imagem muito famosa em vários veículos de comunicação, quando se fala das colinas da Toscana.

Bagno Vignoni

Bagno Vignoni é uma cidade mágica e, apesar de separada, faz parte da localidade de San Quirico d’Orcia.

A cidade é uma localidade termal conhecida e utilizada desde a época dos etruscos e dos antigos romanos.

Suas água quentes sulfúreas atraiam visitantes desde os tempos mais remotos da antiguidade.

Hoje o que faz de Bagno Vignoni uma cidade muito peculiar é justamente uma grande piscina termal no centro da cidade. Obviamente ela é somente decorativa, mas justamente pelo fato de ser muito cenográfica, atrai curiosos e também é muito utilizada para a gravação de filmes e fotos na Toscana.

Quem quiser curtir as águas termais, pode logo alguns metros fora do centro, curtir algumas fontes gratuitas, ou mesmo se hospedar em hotéis e spas que possuem piscinas com água quente.

Região Vinícola do Chianti

Siena também fica bem perto da região do Chianti. Mas o que é o Chianti?

O Chianti é uma região formada por vários municípios e que fica justamente entre as províncias de Florença, Siena e Arezzo.

As colinas do Chianti são famosas pela produção de um dos vinhos mais famosos do mundo.

De Siena chega-se rapidamente a algumas cidadezinhas produtoras de Chianti como Poggibonsi, Radda in Chianti, Castellina in Chianti, Panzano in Chianti e uma das mais conhecidas pelos brasileiros: Greve in Chianti.

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -