Você está aqui
Home > Esporte > Assistir um jogo de futebol em Roma e comprar ingressos

Assistir um jogo de futebol em Roma e comprar ingressos

Aproveitar a viagem para assistir um jogo de futebol de Roma, pode ser uma ótima experiência para os amantes do esporte.

Hoje vivemos uma época em que há vários nichos para o turismo de experiência: há público tanto para vinícolas quanto para viagem de compras, há quem goste de ver as atrações turísticas clássicas, mas também tem quem viaje para ver o futebol pelo mundo afora.

Aqui na Europa isso é bem comum, então se o time local vai jogar em outros países do continente, os torcedores se organizam financeiramente e vão.

Estádio Olímpico – Foto: Wikimedia Commons – Atribuição 2.0 Generic

Portanto, saiba que pode ser uma ótima ideia assistir uma partida de futebol em Roma. Se você der sorte, vai poder assistir o “Derby”, ou seja, o clássico apaixonante entre os times da cidade de Roma: Roma e Lazio.


A paixão dos italianos pelo futebol

Até me mudar para a Itália, eu achava que não existia nação no mundo tão apaixonada por futebol como nós, brasileiros. Mas a versão é que, mesmo a Itália não sendo um celeiro de craques, por aqui o povo respira futebol.

Estádio Olímpico – Foto: Wikimedia Commons – GNU Free Documentation License

Mesmo que hoje a Itália não seja mais o primeiro mercado de futebol da Europa, ainda assim é um país que atrai muitos jogadores brasileiros.


Os times de futebol em Roma

Roma possui dois times na primeira divisão ou, como chamam os italianos, série A: Roma e Lazio. A rivalidade é tão grande e acirrada quanto um Flamengo x Vasco ou Palmeiras x Coríntians.


Lazio: o time da “zona norte”

A Lazio nasceu na zona norte e muitos ainda a veem como um time de burguesinhos. Há também quem a identifique como um time de “hegemonia branca” e ligada a “discursos pseudo-fascistas”.

Fato é que o time levou muito tempo para ter um jogador negro no seu time e é uma daquelas torcidas de onde frequentemente saem provocações racistas,  nazistas e antissemitas da torcida.


Roma: o time com o coração no Brasil

Quando cheguei em Roma, ainda tinha pessoas que me contavam sobre o fato do jogador Falcão ter sido o grande capitão que levou a Roma a ganhar o “scudetto”, ou seja, o campeonato de 1982. No mesmo ano em que chorávamos a derrota da seleção canarinho, o nosso jogador conquistou um time importante para o time “mais povão” da capital. Muitos brasileiros com Cafú e Aldair foram durante anos amados pela torcida da “Magica”.

Junto do time o homem que virou o símbolo da Roma: o jogador romano Francesco Toti, que começou ainda menino a jogar no time e nele se aposentou, sem nunca ter tocado de camisa… literalmente! Para os torcedores, Toti será sempre o eterno capitano (capitão).


Outros times romanos menores

A cidade de Roma possui (pasmem) 43 times de futebol que vão da primeira à quarta divisão. Veja aqui o elenco completo dos times romanos: http://www.laziowiki.org/wiki/Categoria:Squadre_Romane


A temporada e onde comprar os ingressos

A temporada de futebol dura de Julho a Maio do ano seguinte e geralmente temos os jogos de andata (ida) quando o time local joga na casa do adversário e de retorno (volta) quando é o time adversário a vir jogar em Roma.

Os ingressos para os jogos de futebol podem ser comprados nas tabacarias, no site TicketOne, nas bilheterias do Estádio Olímpico e, no caso do Roma, em todas as lojas do time espalhadas pela cidade. Para comprar bilhetes para assistir jogos de futebol na Itália, é necessário apresentar um documento de identidade. Idem para entrar no estádio. Devido às brigas entre torcidas todos devem ser identificados.


O Estádio Olímpico

O Estádio Olímpico está para os romanos, assim como o Maracanã está para os cariocas e o Pacaembu para os paulistanos. Ele é o estádio oficial dos times de primeira divisão da cidade: Lazio e Roma. Inaugurado em 1953, foi transformado em um estádio “padrão FIFA” para a Copa do Mundo de 1990.

Estádio Olímpico – Foto: Wikimedia Commons – GNU Free Documentation License

Situado na zona norte de Roma, não muito longe do Vaticano e entre o Rio Tibre e Monte Mario (uma colina bem alta de Roma, onde há um bairro com o mesmo nome). Dividido em vários setores, como nos estádios mais modernos do mundo, tem nas curvas (curva norte e curva sul), os setores mais quentes das arquibancadas e, onde fica a torcida mais inflamada.

Endereço do Estádio: Viale dei Gladiatori, porém o mais fácil é procurar por Stadio Olimpico no Google Maps.


Leia também:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

One thought on “Assistir um jogo de futebol em Roma e comprar ingressos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top