Início Dicas de Roma Como ir de Roma a Paris e vice-versa: Avião, Carro, Trem, Ônibus

Como ir de Roma a Paris e vice-versa: Avião, Carro, Trem, Ônibus

Publicado em:

Roma e Paris são separadas por somente 2:10h de voo e há inúmeros voos por dia, ligando as duas capitais.

Portanto, muitos italianos passam final de semana em Paris, e os franceses fazem o mesmo viajando para Roma.

Então, já que esse eixo entre as duas cidades é um dos mais trafegados da Europa, como ir de Roma a Paris? As possibilidades são várias: avião, carro, trem e ônibus.

Mas apesar da variedade, se você tem pouco tempo para curtir as duas cidades, obviamente algumas opções para ir de Roma a Paris ou de Paris a Roma terão que ser descartadas.

Leia mais:

Como ir de Roma a Paris e vice-versa pegando um avião

A melhor maneira e também a mais rápida e, por que não também econômica para viajar entre Roma e Paris é pegar um avião.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Foto: Shutterstock

Existe uma oferta muito grande de voos entre as duas capitais. As principais companhias aéreas que oferecem voos diretos entre Roma e Paris são:

Alitalia: companhia aérea italiana com voos diretos do aeroporto Fiumicino (FCO) ao aeroporto Charles De Gaulle e vice-versa

Air France: companhia aérea francesa com voos diretos do aeroporto Fiumicino (FCO) ao aeroporto Charles De Gaulle e versa

Ryanair: companhia aérea lowcost com voos diretos do aeroporto Ciampino (CIA) ao aeroporto Paris Beauvais

Easyjet: companhia aérea lowcost com voos diretos do aeroporto Fiumicino (FCO) ao aeroporto Paris Orly (ORY)

Vueling: companhia aérea lowcost com voos diretos do aeroporto (FCO) ao aeroporto Paris Orly (ORY)

Nas minhas várias viagens a Paris passei por todos esses aeroportos. Caso deseje voar com uma lowcost, eu desaconselho usar o aeroporto Beauvais. A viagem é muito demorada e bem contra-mão. Beauvais é bem longe de Paris.

Comprando as passagens com uma certa antecedência (minhas experiências) é possível viajar entre as capitais gastando de 60 euros (com as companhias lowcost) a 110 euros (com a Air France) incluindo ida e volta.

Veja aqui as principais atrações de Paris e organize a sua viagem

Algumas considerações sobre voos lowcost em geral

Acho que a época áurea das companhias lowcosts já passou. Hoje em dia nada é tão fácil e barato como era há seis ou sete anos.

Logo no comecinho da expansão do modo de viajar de avião o mais barato possível, e quando a Easyjet e a Ryanair queriam atrair o máximo de passageiros, e competir de modo bem agressivo com as companhias aéreas tradicionais, era fácil encontrar promoções como: um trecho por EUR 0,01 (sim, um dos trechos por 1 centavo de euro).

Como é voar saindo/chegando de Paris Beauvais?

Resposta sincera: Péssimo! Meu marido costuma brincar, dizendo que o aeroporto de Beauvais é tão, mas tão longe, que a gente fica com a impressão que logo logo chegaremos à Bélgica. Mas por que foi tão ruim?

Para ter certeza que você vai chegar no aeroporto sem atrasos, ao meu ver é necessário reservar pelo menos 3-4 horas para o seu trajeto até Paris Beauvais. Não é possível chegar/sair diretamente de Beauvais usando trem ou metrô. O modo mais fácil (ou seria menos difícil?) é pegar o metrô de Paris até Porte Maillot.

Nós estávamos em Montmartre e levamos pelo menos 35 minutos até chegar a essa estação, tendo que fazer baldeações e passando por túneis infinitos e estações sem elevadores ou escala rolante.

Apesar de estar com uma mala, acho que eu tinha exagerado um pouco nas compras e arrastá-la foi um suplício! Me lembro até hoje que era inverno e eu transpirava horrores!

++ Leia Mais | Documentos para entrar na Itália como turista

monalisa-louvre
Na época tinha uma enorme muvuca para ver a Monalisa! Com guardas que não permitiam fotos.

O ônibus do terminal de Porte Maillot até o aeroporto: no site da companhia que oferecia transfer tinha os horários que os ônibus saíam do terminal, mas a verdade é que assim que o ônibus enche, o motorista vai embora e nem sempre tem outro ônibus logo depois.

Então meu conselho é: esteja no terminal de ônibus pelo menos 30-40 minutos antes do efetivo horário de saída.

Cada passageiro é responsável por colocar por conta própria a sua mala no bagageiro inferior do ônibus. Não é possível viajar com malas grandes dentro do ônibus.

Isso cria uma certa confusão, porque na hora do desembarque, todos os passageiros correm para pegar as suas malas. Acho importante ficar atento, para na hora da confusão não haver trocas de malas e/ou furto!

Foto: Shutterstock

Tinha muito trânsito na saída de Paris. A viagem de ônibus até o aeroporto levou pelo menos uns 40-50 minutos a mais do que o previsto.

++ Leia Mais | Táxi em Roma: preços e dicas para evitar furadas

A ótima experiência voando com a companhia lowcost espanhola Vueling a partir de Orly

Ano retrasado ao retornar a Paris resolvi voar com a companhia lowcost espanhola Vueling, e a experiência foi ótima.

Eles oferecem tanto voos diretos Roma-Paris-Roma, como a possibilidade de fazer uma escala intermediária em Barcelona.

voar-de-paris-para-roma

Nesse caso eu só tinha uma bolsa de mão, então a parte mais complicada de percorrer estações de metrô sem escada rolante e carregando malas foi eliminada.

O que eu gostei da Vueling é que ela usa o segundo aeroporto de Paris: o Paris-Orly, que inclusive fica perto da Disney Paris. De lá é possível pegar um metrô leve chamado Orlyval (o percurso leva menos de 10 minutos), e desse metrô leve desembarcar já dentro da estação do RER Antony.

O RER é um serviço de trens que são tão rápidos como o metrô. Foi possível fazer todo o trajeto em cerca de 40-50 minutos. Também é possível chegar até Paris de ônibus (Orlybus), mas, dada a experiência anterior de ficar presa em um engarrafamento quando voamos com Ryanair passando por Beauvais, nem cogitei essa opção.

O bilhete para o Orlyval foi comprado nas máquinas da estação.

Foto: Shutterstock

Também achei o check-in da Vueling organizado, e não sei por qual motivo (talvez por ser menos conhecida do que a Easyjet e a Ryanair), mas o voo estava com pelo menos 50% dos assentos vazios.

Na minha fileira eu era a única pessoa sentada. Isso nunca me aconteceu com voos noturnos de nenhuma outra companhia aérea lowcost.

Em último lugar, também é muito vantajoso viajar com a Vueling porque os voos chegam em Fiumicino e não em Ciampino. Assim temos mais meios de locomoção para o Centro de Roma e, simplesmente, não gosto de serviço de táxi noturno do aeroporto de Ciampino.

Viajar de Roma a Paris e vice-versa de trem

como ir de roma a paris
Estação Paris Gare de Lyon | Crédito: Shutterstock

Viajar de Roma a Paris de trem leva mais ou menos o mesmo tempo que chegar do Rio de Janeiro ou São Paulo a Paris ou Roma.

Porém essa opção pode ter o seu porquê…

Para viajar entre as duas capitais europeias é necessário fazer a viagem em duas etapas: De Roma a Milão, com o trem de alta-velocidade. A viagem dura 3 horas e 20 minutos. O trem para (muito rapidamente) em Florença e Bolonha.

Chegando em Milão é necessário descer na Stazione Centrale e dali pegar um  outro trem de alta velocidade de Milão a Paris. A viagem dura 7 horas com desembarque na estação Gare de Lyon.

Por isso, se você não curte muito viajar de avião e quer fazer uma viagem com paradas nessas outras cidades italianas, ou ainda curtir a emoção de viajar em um trem-bala europeu, pode ser interessante ir ou vir entre Roma e Paris viajando de trem.

Eu fiz um trajeto semelhante, mas no meu caso, eu fui de avião até Marselha e dali peguei o TGV até Paris. A viagem foi ótima.

Gasta-se em média de 120 a 170 euros fazer essa viagem de trem. Tudo dependerá de encontrar uma promoção e comprar as passagens com bastante antecedência.

Dicas de hotéis em Paris 

Se você está em busca de um hotel em Paris, aqui vão algumas dicas:

Como ir de ônibus de Roma a Paris e vice-versa

como ir de roma a paris
Crédito: Shutterstock

Apesar dos voos lowcost, das viagens com trem-bala, saiba que há muitos europeus que viajam de ônibus!

Claro que não são masoquistas e nem querem passar 15 a 20 horas numa viagem. Geralmente, quando a gente fala das maravilhas de viajar de trem ou avião, nem sempre “contamos a verdade”, ou seja, essas viagens podem ser muito caras se compradas de última hora.

O “grande milagre”dos voos baratinhos das companhias aéreas lowcost só acontece quando as passagens são compradas muito antes, exige um limite muito restrito de bagagem (só deixam viajar com uma mochila, caso contrário tem que se pagar a bagagem) e no voo, até um copo de água é cobrado.

Por isso, além dos viajantes mochileiros, jovens aventureiros desbravando o mundo, há europeus que precisam às vezes se deslocar para o seu país de origem sem chance de comprar passagens com antecedência.

Além disso, viajando de ônibus existe menos restrições em relação ao tamanho e quantidade das bagagens.

As viagens de ônibus costumam parar em Milão e em alguma cidade mais ao sul da França.

A Flixbus e a Omio vendem bilhetes a partir de 45 euros.

Como ir de carro de Roma a Paris e vice-versa

Muitos europeus gostam de viajar de carro, mais ou menos pelos menos motivos que escolhem viajar de ônibus: não ter que se organizar com muita antecedência. Sobretudo quando se viaja em família, a economia pode ser grande.

Eu, por exemplo, já fiz várias viagens de carro, chegando inclusive a fazer Roma-Berlim, Roma-Bratislava, etc.

Sendo 4 pessoas, e 2 adultos que dirigem, para nós foi econômico e também permite aquela liberdade de parar onde quiser, ver a paisagem que muda de um país para o outro, etc.

As opções podem ser: passar pelo principado de Mônaco e depois ir subindo do sul ao norte da França ou passar pela Suiça, em não menos de 15 horas de viagem.

Em tudo são 1400 quilômetros e gasta-se em média 300 euros entre gasolina e autoestrada. Aconselho muito usar consultar o fantástico site Via Michelin, que calcula percursos, custos, etc.

Leia também outras dicas de viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Passagens de trem na Itália e outros países da Europa
Vai viajar pela Itália, de norte a sul? A melhor opção de viagem é viajar de trem. Compre a sua passagem agora. Site em português.

FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: